©Warner Bros. | © HBO

Os atores de Harry Potter que já nos deixaram

Com a perda recente de Michael Gambon, identificamos os outros atores da aclamada saga “Harry Potter” nos deixaram ao longo dos últimos anos?

Harry Potter” é uma das obras mais mágicas que já saltaram do livro para o grande ecrã. O problema das adaptações cinematográficas é que ao vermos os atores a darem vida às personagens, passamos a ter caras que associamos na nossa cabeça e sentimo-nos destroçados quando descobrimos que os atores/a atrizes partiram para outra dimensão. Infelizmente, numa saga que contou com oito filmes realizados, muitos são os atores que já nos abandonaram, deixando a magia de “Harry Potter” um pouco mais negra.

Lê Também:   Harry Potter | Curiosidades para celebrar os 20 anos da saga

Foi em 1997 que J. K. Rowling publicou o primeiro livro de fantasia que contava a história de Harry Potter, um bruxo que desconhecia por completo a existência do mundo da magia dada a privação por parte dos tios. Ao longo dos sete livros que compõem a coletânea sobre a Escola de Hogwarts, o protagonista vai enfrentando vários desafios, entrando em batalhas contra os inimigos que o querem destruir pelos seus antepassados. O enorme sucesso obtido por Rowling fez com que a sua obra ganhasse uma adaptação cinematográfica, tendo a primeira longa-metragem, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, sido lançada em 2001. Desde então, os oito capítulos em que foi dividia a adaptação renderam milhões de euros à indústria cinematográfica e transformaram milhões de fãs em verdadeiros potterheads.

Os vários filmes de “Harry Potter” contaram com a participação de milhares de pessoas no elenco, sendo que, até ao momento, são já 27 os atores que nos foram deixando ao longo dos anos.

MICHAEL GAMBON (1940-2023)

michael gambon
© HBO

A mais recente morte que marcou os fãs de “Harry Potter” foi a de Michael Gambon, o ator que deu vida a Albus Dumbledore. O papel foi-lhe entregue apenas no terceiro capítulo da saga, após o falecimento de Richard Harris (2002). Após assumir o trabalho de Harris, Gambon conferiu a Dumbledore um leve sotaque irlandês, deixando a sua marca na personagem. Desde então, Michael tornou-se muito querido do público em geral, deixando todos surpreendidos com a sua partida em setembro de 2023 devido a uma pneumonia.




RICHARD HARRIS (1930-2002)

richard harris
© 2001 – Warner Bros. – All Rights Reserved

Ironicamente, se Michael Gambon foi a mais recente morte do mundo de “Harry Potter”, Richard Harris foi o primeiro ator do elenco a despedir-se do mundo físico. Na saga, Harris deu vida a Albus Dumbledore nos dois primeiros filmes da franquia, mas faleceu em 2002, aos 72 anos, vítima de um cancro, o que o levou a ser substituído por Michael Gambon. Inicialmente, o ator recusou-se a participar na adaptação de “Harry Potter“, mas aceitou após a sua neta, que era fã dos livros de J. K. Rowling, o obrigar.




ALFRED BURKE (1918-2011)

alfred burke
© Warner Bros.

Antes de Albus Dumbledore se tornar diretor de Hogwarts era Armando Dippet quem mandava na Escola de Magia. Foi Alfred Burke quem deu vida ao antecessor do fundador da Ordem da Fénix. O ator teve uma carreira ativa no mundo da representação que durou mais de seis décadas. Burke faleceu em 2011, aos 92 anos, após uma infeção no peito.




SAM BEAZLEY (1916-2017)

sam beazley
© Warner Bros.

Para além do mundo de “Harry Potter”, a vida de Sam Beazley também teve um toque de magia. O ator estreou-se no teatro com apenas dezassete anos, mas uma crítica negativa à sua participação numa peça de Shakespeare fê-lo desistir da representação. Somente aos 73 anos de idade, após se reformar, Beazley optou por se dedicou à carreira de ator. Em 2007, com 91 anos foi convidado a dar vida a Everard, um dos antecessores de Dumbledore na direção da Escola de Hogwarts. Sam faleceu em 2017, de causas naturais, com a mágica idade de 101 anos.




ROBBIE COLTRANE (1950-2022)

robbie coltrane
© HBO Max Portugal

Se Dumbledore é uma personagem querida para todos os fãs de “Harry Potter“, o que dizer do sempre leal Rubeus Hagrid, o gigante com coração amável que guarda os terrenos de Hogwarts? Foi J. K. Rowling que indicou Robbie Coltrane para o papel de Hagrid e, desde o primeiro filme, todos se apaixonaram pela sua doçura. Infelizmente, o ator faleceu em 2022, após várias complicações derivadas de doenças como a obesidade, os diabetes e osteoartrite que o forçou a andar de cadeira de rodas.




ALAN RICKMAN (1946-2016)

alan rickman severus snape
© Warner Bros.

A morte de Alan Rickman apanhou todos desprevenidos e teve um impacto enorme na comunidade de fãs de “Harry Potter“. Apesar de dar vida a uma personagem sombria – Severus Snape, o professor de Poções e de Defesa contra as Artes das Trevas – as suas verdadeiras emoções e motivos vão sendo revelados com o avançar da série, o que nos faz gostar ainda mais da personagem de Rickman. A morte de Snape deixou-nos a todos com um nó na garganta e o mesmo aconteceu quando, em 2016, Alan Rickman faleceu vítima de um cancro terminal que manteve escondido do público. É a Rickman que associamos a tão conhecida citação “After all this time? Always“.




RICHARD GRIFFITHS (1947-2013)

richard griffiths
© Warner Bros.

No início, Harry Potter é-nos apresentado como um menino órfão de dez anos que cresceu com os tios que o oprimem, maltratam, e que lhe escondem a história do seu passado, omitindo o facto de ele ser bruxo. É Richard Griffiths o ator que deu vida a Vernon Dursley, o tio de Harry, e a sua figura é bastante marcante, tendo sido a escolha perfeita para o papel. Infelizmente, Griffiths faleceu em 2013, aos 65 anos de idade, de complicações após uma operação ao coração.




ROBERT KNOX (1989-2008)

robert knox
© The Rob Knox Foundation / Q Cumber Films

Pela Escola de Hogwarts terão passado milhares de alunos, mas alguns deles deixaram a sua marca em “Harry Potter“. Um deles foi Marcus Belby, um dos alunos convidados a almoçar com o Professor Horace Slughorn a bordo do Hogwarts Express. Com apenas dezoito anos de idade, Robert Knox, o ator que deu vida a Belby, foi esfaqueado até à morte à porta de uma discoteca quando tentava proteger o seu irmão mais novo de um homem suspeito. Tudo aconteceu em 2008 e o caso ganhou um grande destaque na imprensa, dando origem a um documentário – “(K)nox: A história de Rob Knox”.




ROBERT HARDY (1925-2017)

robert hardy
© Warner Bros.

No mundo imaginário de J. K. Rowling, a Grã-Bretanha possui o Ministério da Magia, que administra tudo o que está relacionado com o universo da bruxaria. Antes de ser demitido, era Cornelius Fudge o homem que geria toda a atividade deste departamento, tornando-o num espaço corruptivo e muito pouco eficiente. Foi Robert Hardy quem deu vida ao Ministro da Magia, tendo participado em quatro dos oito capítulos cinematográficos. O ator faleceu aos 91 anos, em 2017, num lar para atores reformados.




ROGER LLOYD PACK (1944-2014)

roger lloyd pack
© 2005 Warner Bros. Entertainment Inc.

Um outro homem influente dentro do Ministério da Magia era Bartemius Crouch Sr., responsável pelo Departamento de Execução das Leis de Magia. Foi ele o responsável por enviar Sirius Black para Azkaban e toda a maldade que cometeu contra o seu filho resultou no seu assassinato. Na vida real, Bartemius foi interpretado por Roger Lloyd-Pack, o consagrado ator que faleceu em 2014 após perder a luta contra o cancro do pâncreas.




PETER CARTWRIGHT (1935-2013)

peter cartwright
© Warner Bros.

Um outro membro do Ministério da Magia foi Elphias Doge, um leal amigo de Albus Dumbledore e um dos membros da Ordem de Fénix. Peter Cartwright foi o ator que deu vida a Doge, porém, acabou por ser substituído por David Ryall em “Harry Potter e os Talismãs da Morte”. Cartwright faleceu em 2013, aos 78 anos, vítima de cancro.




DAVID RYALL (1935-2014) & MATYELOK GIBBS (1932-2023)

david ryall
© Warner Bros.

Curiosamente, David Ryall, o ator que substituiu Peter Cartwright no papel de Elphias Doge em “Harry Potter e os Talismãs da Morte” viria a falecer no Natal de 2014, um ano mais tarde que o seu antecessor, aos 79 anos de idade (coincidentemente, faleceu um ano mais velho que Peter Cartwright).

Na imagem acima é possível vermos a personagem de David Ryall à conversa com a Tia Muriel, a rígida tia-avó de Molly Weasley (Julie Walters). Foi Matyelok Gibbs, a diretora artística do Unicorn Theatre de Londres, quem deu vida à idosa da família Weasley. A atriz faleceu recentemente, em agosto de 2023, aos 91 anos de idade.




HELEN MCCROY (1968-2021)

helen mccroy
© Warner Bros.

Inicialmente, Helen McCroy foi selecionada para interpretar Bellatrix na saga “Harry Potter“. Contudo, a sua gravidez obrigou-a a ser substituída por Helena Bonham Carter. Mais tarde, McCroy voltou a ser chamada pela produção, desta vez para dar vida a Narcissa Malfoy, a mãe de Draco e irmã de Bellatrix. Em 2021, foi anunciada a perda da atriz de 52 anos na luta contra o cancro da mama, uma notícia que apanhou todos de surpresa. 




HAZEL DOUGLAS (1923-2016)

hazel douglas
© 2009 Warner Bros.

Batilda Bagshot é considerada a maior historiadora de magia de todos os tempos, tendo publicado a obra A Historic of Magic que é estudada na Escola de Hogwarts. Além disso, Bagshot era tia de Gellert Grindelwald, um bruxo das trevas, e Voldemort fez uso do seu corpo e aparência para atrair Harry para uma armadilha. Este foi um dos últimos papéis representados por Hazel Douglas que nos deixou em 2016, aos 92 anos de idade.




ERIC SYKES (1923-2012)

eric sykes
© Warner Bros.

Uma outra personagem que tem um confronto direto com Voldemort é Frank Bryce, o zelador da casa da família do jovem Voldemort. Quando os donos da casa são assassinados pelo próprio filho, Bryce é condenado como principal suspeito o que o remete para uma vida solitária longe da sociedade. Bryce foi interpretado por Eric Sykes, um ator que sofria de surdez e cegueira. Em 2012, Sykes perdeu a vida aos 89 anos vítima de doença.




JIMMY GARDNER (1924-2010)

jimmy gardner
© Warner Bros.

Desengane-se quem acredita que os bruxos só se deslocam em cima de vassouras, afinal eles também andam de autocarro! O Knight Bus é um autocarro especial que transporta quem o chamar através da sua varinha mágica. Quando Harry Potter chama acidentalmente o autocarro que circula invisivel pela Grã-Bretanha, ficamos a conhecer Ernie Prang, o seu motorista. Foi Jimmy Gardner, um veterano da Segunda Guerra Mundial, que deu vida ao condutor do veículo mágico. O ator faleceu em 2010, aos 85 anos, vitima de pneumonia.




DEREK DEADMAN (1940-2014)

derek deadman
© Warner Bros.

No mundo mágico de “Harry Potter”, Charing Cross Road é demarcada como a rua onde os bruxos podem encontrar o acesso ao mundo dos feiticeiros do Reino Unido. É lá que fica The Leaky Cauldron, o pub que oferece também guarida, sendo aqui que Harry se hospeda ao visitar Londres. O dono do local chama-se Tom e foi interpretado por Derek Deadman, um ator que sucumbiu aos diabetes em 2014.




JOHN HURT (1940-2017)

john hurt
© Warner Bros.

Nenhum feiticeiro consegue executar a sua magia sem a ajuda de uma varinha mágica, mas desengane-se quem acredita que que estas varas especiais são todas iguais. É preciso encontrar aquela que melhor se adequa a cada pessoa e o melhor local para o fazer é na loja Ollivanders, onde o seu dono, Garrick Ollivander, é um mestre nesta arte. O vendedor de varinhas foi interpretado por John Hurt, o ator que faleceu em 2017, vítima de um cancro do pâncreas, três dias após completar 77 anos de vida. 




VERNE TROYER (1969-2018)

verne troyer
© Warner Bros.

Verne Troyer era portador de acondroplasia desde que nasceu, sofrendo de nanismo que o impediu de crescer para além dos 81 centímetros de altura. O ator tornou-se popular pelos seus papéis em “Austin Powers” e em “Harry Potter”, onde deu vida a Griphook, um goblin que trabalhava no banco dos feiticeiros. Verne chegou a ser substituído por Warwick Davis anos antes de falecer vítima de alcoolismo e depressão, em 2018.




PAUL GRANT (1967-2023)

paul grant
© Warner Bros.

Um outro goblin de “Harry Potter” que nos deixou foi o chefe do Gringotts Bank, uma criatura interpretada por Paul Grant. À semelhança de Verne Troyer, também Grant sofria de nanismo, tendo apenas 130 centímetros de altura. Infelizmente, Grant lutou contra o vício das drogas e do álcool, mas teve um infeliz desfecho quando em março de 2023 desmaiou numa estação de comboios londrina, entrando em morte cerebral. O óbito foi confirmado quatro dias após o sucedido.




TIMOTHY BATESON (1926-2009)

timothy bateson
© Warner Bros.

Timothy Bateson nunca emprestou o seu corpo a nenhuma personagem de “Harry Potter”, mas deu a sua voz a Kreacher, um elfo leal à House of Black. Após a morte de Sirius Black, o elfo foi deixado a Harry que passou a tomar conta dele, contando com a sua ajuda numa das batalhas mais épicas da saga. Kreacher foi o último papel desempenhado por Timothy Bateson que nos deixou em 2009, aos 83 anos.




ELIZABETH SPRIGGS (1929-2008)

elizabeth spriggs
© 2001 – Warner Bros. – All Rights Reserved

Uma das características mais memoráveis da Escola de Hogwarts é a parede com quadros ‘vivos’ de antigos professores da instituição. Uma destas molduras estava colocada à entrada da Torre Gryffindor e nela era visível o ‘retrato da Mulher Gorda‘ que servia de guardiã do espaço. Foi Elizabeth Spriggs quem deu vida a esta personagem, sendo mais tarde substituída por Dawn French. A atriz acabou por falecer em 2008, com 78 anos de idade.




TERENCE BAYLER (1930-2016)

terence bayler
© Warner Bros.

Para além dos quadros que cobrem as paredes de Hogwarts, criaturas fantasmagóricas passeiam pelos corredores da Escola de Magia, mostrando falta de coragem para seguirem para outra dimensão. Um dos fantasmas é o Barão Sangrento, um feiticeiro que sentia uma tremenda paixão pela sua amada, mas que não era correspondido. Ao ser abandonado por ela, acaba por matá-la o que o leva a suicidar-se com a mesma faca do crime. Foi Terence Bayler quem deu vida ao Barão morto, sendo que o ator faleceu em 2016, aos 86 anos de idade.




RIK MAYALL (1958-2014)

rik mayall
© Warner Bros.

Um outro fantasma que causou imensos estragos em Hogwarts é o de Peeves, uma alma que consegue manipular objetos e que assume a personificação da desordem. A personagem foi interpretada por Rik Mayall e a sua presença em cena arrancava uma imensidão de risos, o que levava os outros atores a abandonarem os seus papéis a meio das gravações. Em resultado disso, todas as suas cenas foram eliminadas, mas Myall apenas foi informado após o lançamento do filme no grande ecrã. O ator acabou por falecer repentinamente em 2014 quando estava em casa.




PAUL RITTER (1966-2021)

paul ritter
© Warner Bros.

Eldred Worple foi um aluno de Hogwarts que passou a sua vida em contacto com vampiros, ao mesmo tempo que escrevia a obra Blood Brothers: My Life Amongst the Vampires. Foi Paul Ritter quem deu vida a Worple em “Harry Potter e o Principe Misterioso”, uma década antes de o ator sucumbir, em 2021, após o diagnóstico de um tumor cerebral.




DAVE LEGENO (1963-2014)

dave legeno
© Warner Bros.

Para além de ator, Dave Legeno foi também um lutador profissional o que lhe conferiu um corpo desenvolvido. Em “Harry Potter”, o londrino deu vida a Fenrir Gryback, um lobisomem pertencente aos devoradores da morte. Por trabalhar juntamente com Voldemort, a criatura mágica é vista como um dos lobisomens mais temíveis do mundo dos feiticeiros, tendo um recorde de pessoas que infetou com o vírus que faz os homens virarem lobos. Paul Legeno foi encontrado sem vida no deserto da Califórnia, em 2014, numa área conhecida como o ‘Vale da Morte’, dias após sucumbir por problemas relacionados com o calor.




STEVE MACKEY (1966-2023)

steve mackey
© Warner Bros.

Steve Mackey dedicou a sua vida à música e estava ligada a ela de diversas formas. Em 1989, juntou-se à banda britânica de rock Pulp como baixista, tendo feito parte do grupo musical até 2002, regressando mais tarde para novas turnés a partir de 2010. Além disso, o músico produziu diversos álbuns de conhecidas bandas, como Florence + the Machine e Arcade Fire. Foi a sua paixão pela indústria que o levou a participar em “Harry Potter”, atuando como baixista da fictícia banda de feiticeiros ‘The Weird Sisters’. O músico anunciou no início do ano de 2023 que não faria parte da nova turné dos Pulp, acabando por falecer em março, vítima de doença.




LESLIE PHILLIPS (1924-2022) l l

leslie phillips
Warner Bros.

Por fim, falamos de um outro ator que nunca surgiu fisicamente nos filmes de “Harry Potter”, mas a sua inconfundível voz ecoará para sempre nas nossas cabeças. Leslie Phillips, que faleceu em 2022, aos 98 anos, vítima de doença prolongada, emprestou a voz ao ‘Chapéu Selecionador‘. Isso mesmo, Leslie Phillips é o responsável por nos fazer odiar tanto a Casa Slytherin.

És fã dos filmes de “Harry Potter”? Qual a morte que mais te surpreendeu? Que outros trabalhos conheces destes atores?

2 thoughts on “Os atores de Harry Potter que já nos deixaram

  • Uma Saga inesquecível que foi Harry Porter, com personagens significantes, e as perdas deles e delas deixam muita saudade dos(as) mesmos(as), como atores e atrizes e pessoas fisicas. Agora não gostei do uso do termo na analise da História NEGRA, no geral concordo com a coluna.

  • E o personagem pra mim a qual mais senti foi do gigante Rubeus Hagrid, ele foi cativante demais, não assisti outro trabalho dele na Sétima arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *