Emmy Awards | 25 curiosidades sobre a cerimónia
[tps_header]
Os Emmy são a grande noite da televisão e já têm mais de 70 anos de história! Vem descobrir algumas curiosidades que rodeiam a cerimónia e os vencedores.
Este ano os Emmy serão definitivamente diferentes! Com um evento totalmente virtual, dada a situação actual da pandemia global, a cerimónia dos prémios da televisão irá inovar pela primeira vez em muitos anos, fazendo com que este ano seja sem dúvida um que ficará na história dos prémios da Academia.
E, talvez por a cerimónia em si já ir fazer parte da história, decidimos que esta seria a altura ideal para relembrar algumas curiosidades que têm marcado a história dos Emmys desde a sua criação. Por isso, reunimos cerca de 25 curiosidades, desde a origem do prémio, até à pessoa mais nomeada de sempre, e outros recordes que foram sendo conquistados pelos actores e actrizes que adoramos. Será que já conheces alguma?
[/tps_header]
A ORIGEM DO NOME
A origem do nome dos prémios da Academia de Artes & Ciências Televisivas é “Immy”. O nome, com I, é uma abreviação de uma câmara onde os tubos de imagem eram encontrados com facilidade. Mais tarde passou a ser chamado de Emmy, tornando-se assim os prémios mais cobiçados da televisão nos dias de hoje.
A ESTATUETA DOURADA
A estatueta do Emmy foi desenhada por Louis McManus, um engenheiro, e escolhida pela Academia em 1948. O modelo da estatueta foi a sua mulher e cada símbolo tem um significado: as asas representam a musa da arte, e o atómo é a representação da televisão.
EMMY | O PROCESSO DA ESTATUETA
A PRIMEIRA CERIMÓNIA
A primeira cerimónia de prémios dos Emmy foi apresentada a 25 de janeiro de 1949 no Hollywood Athletic Club. Destinou-se apenas a programas de Los Angeles, teve 6 prémios atribuídos e cada bilhete para o evento tinha o custo de 5 dólares.
O PRIMEIRO EMMY
O primeiro Emmy de sempre a ser atribuído foi para Melhor Personalidade e foi para a ventríloqua Shirley Dinsdale, do programa de crianças “Judy Splinters”.
GANHASTE UM EMMY… MAS PODES NÃO O LEVAR
Sim, isso mesmo! Ao que consta, o acto de dar o Emmy para a mão do vencedor é meramente simbólico. Caso o vencedor queira levar o prémio para casa após os Emmy, terá mesmo de o comprar porque as estatuetas não são baratas. Feitas de cobre, níquel e prata, para serem revistas a ouro, cada estatueta tem um peso de 2,7 kg e custa à volta de 400 dólares cada uma.
Quando o vencedor paga pelo prémio, a organização procede então à gravação do nome do vencedor e do nome da personagem ou série que lhe valeu a estatueta dourada.
Claro que isto poderá não se aplicar a todos os vencedores, e há quem diga mesmo que é uma taxa aplicável apenas às categorias onde os vencedores sobem até aos 15 ou 20 nomes por categoria (argumentistas ou criadores por exemplo).
VÍDEO | MO ROCCA PAGOU PELO EMMY QUE GANHOU POR “THE DAILY SHOW”
UMA TENTATIVA DE ROUBO EM PALCO
Pode parecer insólito mas é verdade. Foi na cerimónia de 1985, no momento em que Betty Thomas ganhou o Emmy para Melhor Actriz Secundária numa Série de Drama, por ” Hill Street Blues”. Estando a actriz na audiência, foi estranho ver um homem a subir ao palco para aceitar o prémio em seu nome, até porque Betty não o conhecia. Afinal, o homem mistério que tentou roubar o Emmy em palco era Barry Bremen, também conhecido com ‘O Grande Impostor’, e que era conhecido por pregar várias partidas em grandes eventos desportivos, como o Super Bowl. Em último instância, o prémio foi dado a Betty Thomas e Bremen recebeu uma multa de 175 dólares e ficou em liberdade condicional por 6 meses.
PERSONALIDADE MAIS NOMEADA DE SEMPRE
Não é um actor, nem muito menos uma actriz… A personalidade mais nomeada de sempre da história dos Emmy é Lorne Michaels, o criador do icónico “Saturday Night Live“. À data de hoje, o argumentista conta com umas impressionantes 90 nomeações a título individual, que até aos dias de hoje nunca ninguém conseguiu alcançar.
No entanto, o número de nomeações não se reflecte no maior número de prémios Emmy ganhos a título individual (esse recorde é de Sheila Nevins, a presidente da HBO Documentary Films).
O NOMEADO MAIS VELHO
Por momentos Carl Reiner foi o recordista desta categoria mas agora não há dúvidas! O nomeado mais velho de sempre a um Emmy Award é Norman Lear, com 96 anos. A sua mais recente nomeação é para os prémios deste ano, onde foi nomeado para Melhor Especial de Variedade (Live), por “Live in Front of a Studio Audience: ‘All in the Family’ e ‘Good Times'”. A sua nomeação faz com que ultrapasse Reiner por 114 dias!
ACTRIZ COM MAIS EMMYs
Não há dúvidas que há só uma rainha dos Emmys: Julia Louis-Dreyfus! A actriz já contabiliza 24 nomeações aos Emmy Awards, das quais arrecadou cerca de 11 estatuetas! Nem todos os prémios são da categoria de representação, uma vez que também é produtora de “Veep”, um dos seus maiores sucessos e que já ganhou vários Emmy Awards na categoria de Comédia. No entanto, apenas na categoria de representação, Julia conta com 8 estatuetas
- Melhor Actriz numa Série de Comédia (2017) – “Veep”
- Melhor Actriz numa Série de Comédia (2016) – “Veep”
- Melhor Actriz numa Série de Comédia (2015) – “Veep”
- Melhor Actriz numa Série de Comédia (2014) – “Veep”
- Melhor Actriz numa Série de Comédia (2013) – “Veep”
- Melhor Actriz numa Série de Comédia (2012) – “Veep”
- Melhor Actriz numa Série de Comédia (2006) – “The New Adventures of Old Christine”
- Melhor Actriz Secundária numa Série de Comédia (1996) – “Seinfeld”
ACTOR COM MAIS EMMYs
Já na categoria masculina, quem detém o recorde para maior número de Emmys é Edward Asner, com um total de 7 prémios.
- Melhor Actor numa Série de Drama (1980) – “Lou Grant”
- Melhor Actor numa Série de Drama (1978) – “Lou Grant”
- Melhor Actor Secundário numa Série Comédia ou Drama (1977) – “Roots”
- Melhor Actor Principal por aparição única em Série Comédia ou Drama (1976) – “Rich Man, Poor Man”
- Melhor Actor Secundário, por participação contínua, numa Série de Comédia (1975) – “Mary Tyler Moore”
- Melhor Actor Secundário numa Série de Comédia (1972) – “Mary Tyler Moore”
- Melhor Actor Secundário numa Série de Comédia (1971) – “Mary Tyler Moore”
BETTY WHITE E OS SEUS RECORDES
Neste momento, a icónica actriz Betty White tem de figurar na lista de curiosidade dos Emmy Awards por diversos motivos. Ainda que alguns recordes já tenham sido batidos, o seu nome faz parte dos anos das várias cerimónias.
Com uma carreira de quase 80 anos, a actriz já recebeu mais de 20 nomeações aos Emmy e levou cerca de cinco troféus. Foi em tempos a vencedora mais velha de sempre (perdeu o título em 2019 para Norman Lear) e até aos dias de hoje é a única actriz a conseguir ser nomeada aos prémios em seis décadas diferentes! Dos prémios podemos indicar que foram recebidos em 4 décadas diferentes.
MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO NUMA SÉRIE DE DRAMA
Foi em 2019 que se quebrou um recorde dos Primetime Emmy Awards! Peter Dinklage deixou o seu nome na história dos prémios com o seu papel de Tyrion Lannister na série de sucesso da HBO, “Game of Thrones“. Depois de ter conquistado o prémio de Melhor Actor Secundário numa Série de Drama em 2011, 2015 e 2018, na cerimónia de 2019 o actor arrecadou a 4ª estatueta, dando-lhe o estatuto de ser o único actor a conseguir tal feito.
Deste modo, saiu do também restrito grupo de actores com 3 prémios na mesma categoria, que na altura integrava juntamente com Art Carney (“The Jackie Gleason Show”), Don Knotts (“The Andy Griffith Show”) e Aaron Paul (“Breaking Bad”).
ACTOR COM MAIS NOMEAÇÕES NA COMÉDIA
Actualmente, Ted Danson é o recordista na categoria de Melhor Actor numa Série de Comédia. Conta já com 13 nomeações, graças ao trabalho em “Cheers” e “The Good Place“, mas apenas arrecadou o prémio da categoria por duas vezes.
ACTRIZ COM MAIS NOMEAÇÕES NA COMÉDIA
Não só tem múltiplos prémios, como é a detentora do título de actriz com mais nomeações para a categoria principal de representação feminina nas séries de comédia! Julia Louis-Dreyfus já arrecadou 12 nomeações na categoria, pelo seu trabalho nas séries “Seinfeld”, “The New Adventures of Old Christine” e “Veep”, esta última a que lhe valeu mais Emmy no currículo.
MÚLTIPLA NOMEADA, NUNCA VENCEDORA
É um nome icónico da indústria e todos a conhecem, mas nem as 18 nomeações aos Emmy lhe valeram uma única estatueta ao longo dos anos. Angela Lansbury recebeu, só pelo seu trabalho em “Murder She Wrote”, 12 nomeações, mas nunca conseguiu um reconhecimento pelo papel de Jessica Fletcher.
SÉRIE MAIS NOMEADA NUM ANO… E SEM PRÉMIOS
Ser muitas vezes nomeada é sempre uma conquista, mas também não é sinónimo de saída vitoriosa ao final da noite. E se não acreditam aceitem o exemplo de “Mad Men”. A aclamada série dramática recebeu, para a cerimónia de 2012, 17 nomeações no total. Para casa… foram zero prémios.
UMA PERSONAGEM, TRÊS SÉRIES
Em toda a história dos Emmy, Kelsey Grammer é o único actor que conseguiu ser nomeado pelo mesmo papel mas em três séries diferentes. Tendo interpretado a sua icónica personagem Frasier Crane, o actor foi nomeado pelo seu trabalho em “Wings”, “Cheers” e “Frasier”.
Não ganhou em todas mas foi vencedor por quatro vezes na categoria de Melhor Actor numa Série de Comédia por “Frasier”.
MAIS VITÓRIAS POR UMA PERSONAGEM, NA MESMA SÉRIE
Julia Louis-Dreyfus é a rainha dos Emmy! Não só é a actriz com mais Emmy Awards em mãos, é também a que ganhou mais por interpretar a mesma personagem! E que personagem é que lhe deu o título? Selina Meyer, a protagonista de “Veep”. No total foram 6 Emmy pelo seu trabalho na série enquanto actriz principal.
MAIS VITÓRIAS POR UMA PERSONAGEM, SÉRIES DIFERENTES
Ficará para sempre na história como Lou Grant, a mesma personagem que lhe valeu cinco Emmy Awards! Apesar de ter ganho os prémios pela mesma personagem, os prémios foram divididos pelo seu trabalho em “Mary Tyler Moore Show” e “Lou Grant”.
- Melhor Actor numa Série de Drama (1980) – “Lou Grant”
- Melhor Actor numa Série de Drama (1978) – “Lou Grant”
- Melhor Actor Secundário, por participação contínua, numa Série de Comédia (1975) – “Mary Tyler Moore”
- Melhor Actor Secundário numa Série de Comédia (1972) – “Mary Tyler Moore”
- Melhor Actor Secundário numa Série de Comédia (1971) – “Mary Tyler Moore”
SATURDAY NIGHT LIVE – O MAIS NOMEADO DE SEMPRE
Feitas as contas às nomeações, “Saturday Night Live” está neste momento no primeiro lugar na história dos Emmy. A série que reúne vários sketches de comédia tem actualmente no seu currículo 285 nomeações aos prémios Emmy, posicionando-se bastante à frente do segundo lugar, que pertence a “Game of Thrones”, com 161 nomeações.
NOTA: Até aos dias de hoje já conquistou 72 Emmys.
A MELHOR SÉRIE ANIMADA
“Os Simpsons” são a série de animação que está há mais tempo no ar, na história da televisão, e também a mais premiada nos Emmy. Até aos dias de hoje, conquistara 85 nomeações, das quais levaram o prémio para casa 32 vezes!
O DISCURSO MAIS CURTO
Já se sabe que em todas as cerimónias há um som que marca o tempo excessivo onde já vão os discursos mas o que ninguém estava à espera nos Emmy era de um discurso curto! Mas aconteceu em 2013, quando Merritt Wever ganhou o prémio para Melhor Actriz Secundária numa Série de Comédia por “Nurse Jackie”. Wever subiu ao palco para aceitar o Emmy e todo o seu discurso totalizou umas meras 11 palavras! Até aos dias de hoje, ninguém se aproximou de tal façanha.
“Thanks so much. Thank you so much. I gotta go. Bye.”
EMMY AWARDS 2013 | O CURTO DISCURSO DE MERRITT WEVER
O STREAMING NOS EMMY – DRAMA
Com os originais das plataformas de streaming a ganharem terreno nos últimos anos, seria inevitável que começassem a chegar às cerimónias dos prémios Emmy. A primeira série a fazer história foi “The Handmaid’s Tale“, baseada no livro de Margaret Atwood. Estreada em 2017 na plataforma da Hulu, foi a primeira série de streaming a ganhar um Emmy na categoria de Melhor Drama.
O STREAMING NOS EMMY – COMÉDIA
A primeira série de comédia a conquistar um Emmy, e cuja origem veio de uma plataforma de streaming, foi “The Marvelous Mrs. Maisel“, da Amazon Prime Video. Protagonizada por Rachel Brosnahan, conquistou o público com a sua estreia em 2018, e nesse ano arrecadou não só o prémio para Melhor Comédia como mais 7 prémios, incluindo Melhor Actriz em Série de Comédia para Brosnahan e Melhor Actriz Secundária em Série de Comédia para Alex Borstein.
DIVERSIDADE NOS EMMYs
Será sempre um tema controverso e até nos Emmys é falado. A primeira mulher negra a conquistar um Emmy foi Isabel Sanford, em 1981 (Melhor Actriz numa Série de Comédia, por “The Jeffersons”), mas no que diz respeito à categoria de drama, a diversidade continuou a ser tabu durante mais de seis décadas, até 2015. Foi apenas nesse que Viola Davis se consagrou vencedora na categoria de Melhor Actriz numa Série de Drama por “How To Get Away With Murder“. No seu discurso, falou sobre a raça, a oportunidade e apelou a uma maior diversidade.
[tps_footer]
Sabes mais alguma curiosidade dos Emmy que nós não tenhamos descortinado?
[/tps_footer]