Continuam os protestos contra a participação de Israel na Eurovisão 2024
Apesar de celebrar o melhor da música internacional, a Eurovisão 2024 está debaixo de fogo por causa da participação de Israel.
Sumário:
- Decorreu ontem a Segunda Semifinal da Eurovisão 2024 e contou com a atuação de Eden Golan, de Israel;
- A segunda semifinal da Eurovisão 2024 ficou marcada pelo protesto contra a participação de Eden Golan, que foi vaiada durante e antes da performance em direto;
- A Grande Final acontece já no próximo sábado, dia 11 de maio, com transmissão na RTP1.
Aconteceu ontem (9 de maio) a segunda Semifinal da Eurovisão 2024 e ficou-se a saber quais são os últimos finalistas – Arménia, Geórgia, Suíça, Estónia, Grécia, Israel, Noruega, Países Baixos, Áustria e Letónia.
Os representantes destes países vão encontrar os outros 13 escolhidos da primeira semifinal para decidirem no sábado qual é o grande vencedor. Foi uma segunda semifinal em que a cultura ficou a ganhar, com várias músicas cantadas na língua nativa da maioria dos países, com destaque pela incrível e alegre música da Arménia.
No entanto nem todo está a correr bem e o público fez ouvir o seu descontentamento. Desde que foi anunciada, a participação de Israel tem sido um alvo constante de críticas, por conta do conflito que está neste momento a acontecer. Israel passou à grande final mas as críticas até se ouviram de fora da arena.
Continuam os protestos
De fora da arena, um pouco por toda a zona envolvente do recinto, milhares de pessoas percorrem as ruas em protesto contra a participação de Israel devido ao ataque que o país está a fazer em território palestiniano.
Já dentro da arena a situação foi idêntica. Durante o ensaio geral, Eden Golan foi bastante assobiada, assim como durante a sua performance em direto, do início ao fim da música.
Entrevistas
- Nemo: Eurovisão 2024 | “Surreal e divertido”, Nemo prepara-se para representar a Suíça (Entrevista)
- Electric Fields: “Algo impressionante!”, os Electric Fields da Austrália estão prontos para a Eurovisão 2024 (Entrevista)
- Marina Satti: Eurovisão 2024 | “Já cantei fado e gosto muito de Portugal”, Marina Satti da Grécia em entrevista
- FAHREE e Ilkin Dovlatovm: Eurovisão 2024 | Factos que provavelmente não sabias sobre FAHREE e Ilkin Dovlatovm, do Azerbaijão
- SABA: Eurovisão 2024 | “Quero inspirar os outros”, revela SABA da Dinamarca em entrevista
- Luna: Eurovisão 2024 | “Sair das sombras e deixar a negatividade para trás”, pede Luna da Polónia (Entrevista)
- Windows95Man: Eurovisão 2024 | “Criei esta personagem louca por acidente”, confessa Windows95Man, da Finlândia (Em entrevista)
- Angelina Mango: “A minha música supera barreiras e viaja pela Europa”, Angelina Mango (Itália) em entrevista
Concordas com a participação de Israel?