Angelina Mango © Andrea Bianchera

Eurovisão 2024 | “A minha música supera barreiras e viaja pela Europa”, Angelina Mango (Itália) em entrevista

Depois de vencer Sanremo, Angelina Mango representa a Itália na Eurovisão. É também a primeira mulher a solo a fazê-lo desde 2016.

Sumário

  • Angelina Mango, vencedora do Festival de Música de Sanremo 2024, representa a Itália na Eurovisão 2024 com a música “La Noia”;
  • Mango sente-se feliz por levar uma mensagem positiva ao público da Eurovisão e espera que a canção inspire as pessoas a procurar a felicidade apesar das dificuldades;
  • O sucesso da canção nas pré-festas da Eurovisão e o lançamento de uma versão em espanhol com Alvaro de Luna comprovam o apelo universal de “La Noia”.
Lê Também:   Portugal marca presença na final da Eurovisão 2024 e Iolanda já festejou nas redes sociais

Filha de Pino Mango, um cantor e compositor italiano falecido em 2014, e de Laura Valente, a histórica voz dos Matia Bazar, Angelina Mango alcançou o segundo lugar na última edição do programa de talentosos Amici e a sua vida nunca mais foi a mesma. Arrecadou triplo disco de platina com o sucesso do verão “Ci pensiamo domani“, disco de ouro com o EP “Voglia di vivere” e a melhor estreia feminina solo de 2023 com “Che t’o dico a fa’“. Depois de concertos esgotados em Itália e da passagem pelas pré-festas eurovisivas pela Europa, Angelina Mango subirá o palco na Grande Final do Festival Eurovisão da Canção 2024, representando a Itália. Será certamente um dos momentos altos da noite, não fosse a sua “La Noia”, uma das favoritas à vitória. Há quem diga que até poderá surpreender.

Eurovisão 2024
Angelina Mango no primeiro ensaio da Itália na Eurovisão 2024 © Sarah Louise Bennett / EBU

Trata-se de mais uma oportunidade da Itália mostrar a razão pela qual é um dos melhores países da Eurovisão. Diversidade de talento, de histórias e de músicas, a Itália sabe como se deve representar. O hino de Angelina Mango não é exclusivamente da cantora. É, na verdade, uma colaboração com outros dois artistas mais importantes do panorama musical do seu país: Madame, uma diva pop consolidada e Dario Faini, também conhecido como Dardust, consolidado escritor, produtor e pianista – que também co-escreveu a música do Luxemburgo, “Fighter”. “La Noia” é uma mistura da tradição melódica italiana com uma batida que nos transporta para a América Latina – aliás, Angelina faz referência à cúmbia, estilo de música tradicional muito popular na Colômbia.

Lê Também:   Eurovisão 2024 | De Johnny Logan a Benjamin Ingrosso, as músicas mais marcantes do festival

Angelina Mango canta “659568”

Mais do que referências a outros estilos, “La Noia” conserva em si um olhar profundo sobre a monotonia e sobre o seu impacto psicológico. O tédio que Angelina Mango refere é uma espécie de necessidade de procurarmos um equilíbrio entre a procura de estímulos externos – reflexo da experiência que está a ser vivida -, e saber como lidar com traumas passados.

É uma canção que sabemos bem nascer dessa era pós-COVID, onde há vontade por uma forma de vida sem fronteiras, sem limites e sem imposições. A narrativa desta fabulosa canção é ainda de aceitação da dor, dos momentos negativos, como parte integrante da vivência. Mais do que tudo, “La Noia” é sobre sabermos aproveitar a vida em todas as suas facetas. Mas mais do que nós, passemos o microfone à talentosa Angelina Mango e percebamos aquilo que nos quer transmitir.

Entrevista a Angelina Mango

MHD: Que mensagens gostarias de transmitir ao público da Eurovisão através de sua performance?

Angelina Mango: Sinto-me honrada de poder participar na Eurovisão com uma mensagem positiva. Penso que seja importante para tantas pessoas ouvirem uma canção bem disposta e alegre. Aquilo que quero dizer é, apesar de todas as coisas negativas que acontecem na tua vida, tens a possibilidade de ver as coisas positivas. Todos merecemos ser felizes e de dançar! Sinto que até temos a necessidade de ser até um pouco irónicos, às vezes.

MHD: Como descreverias a experiência de escrever “La Noia” junto com Madame e Dardust e como é que a música surgiu?

Angelina Mango: Colaborar com a Madame e o Dardust em estúdio foi uma oportunidade belíssima para mim. Fiz várias sessões em estúdio nos últimos dois anos e quando escrevemos “La Noia” havia uma dinâmica impressionante. No momento em que a ouvi – depois da nossa primeira gravação -, percebi que aquela canção não deixaria escondido. Poderia ser eu própria, de forma crua e sem quaisquer ressentimentos. Sabia que a canção tinha tudo aquilo que eu poderia dar. Portanto, estou muito contente que tenha chegado até aqui, ao palco da Eurovisão.

Angelina Mango canta “Che t’o dico a fa

MHD: Porque razão optaste por manter “La Noia” em italiano, apesar da tendência de outros anos, de outros artistas franceses, espanhóis e até italianos, de inserirem versos em inglês nas suas músicas?

Angelina Mango: Eu penso que a mensagem de “La Noia” chegou mesmo às pessoas que não entendiam aquilo que eu queria dizer com a letra. Isto é uma coisa que percebi também nas pré-festas eurovisivas nas quais participei. Vi que as pessoas cantavam mesmo sem saber o significado da canção. Isto acontece porque a música é uma mensagem universal e chega a todos. Não senti necessidade ou sequer obrigação de mudar a língua. Não quer dizer que no futuro não possa cantá-la noutras línguas. Foi, na verdade, uma escolha apenas para este momento.

MHD: Precisamente. Até porque na semana passada, foi lançada uma versão em espanhol com Alvaro de Luna. É uma estratégia para alcançar o público que principalmente ouve músicas em espanhol?

Angelina Mango: Na realidade quando vi nascer o interesse de outros países na minha canção e percebi-me que era uma oportunidade de dividir a música. Levar “La Noia” a um novo público e também de conhecer-me a mim própria. É bonito ver como a minha música consegue superar barreiras e viajar pela Europa.

Eurovisão 2024
Angelina Mango no segundo ensaio da Itália na Eurovisão 2024 © Alma Bengtsson / EBU

MHD: Como foram os teus últimos meses desde a vitória em Sanremo até hoje?

Angelina Mango: Quando saio à rua conhecem-me tantas pessoas. Mesmo assim, estou contente porque dentro de mim, quando subo ao palco sinto as mesmas emoções. O meu único objetivo na minha vida artística é manter-me fiel a mim mesma, sem filtros.

MHD: Antes de “La Noia”, foi lançada “Che t’o dico a fa'”, uma música que mistura italiano e napolitano. Qual foi a inspiração por trás dessa escolha?

Angelina Mango: Diria que não houve uma escolha. Foi-me mais espontâneo cantar em napolitano, porque conheço muito bem o dialeto e gosto de apropriar-me da língua, dos sons e daquilo que quero quando entro no estúdio. O napolitano é mais fácil de entender, quase mais fácil que o próprio italiano. Acho que muitas pessoas que não falam italiano conseguem percebê-lo muito bem. Há algo que faz o napolitano atravessar a Europa.

Angelina Mango canta Ci Pensiamo Domani

MHD: Tu saíste de Amici, um dos principais programas de música de Itália. Muitos artistas da Eurovisão também sairam deste tipo de concursos, como X Factor. Sentes que são programas pertinentes?

Angelina Mango: Não sei como funciona noutros países. Mas na Itália neste momento é uma forma de dar-se a conhecer a outras pessoas. Já tinha muitos anos de escola, mas era-me difícil chegar a mais pessoas. Acho que isso vai além do positivo e do negativo, depende muito de como a vives, como utilizas a aprendizagem a teu favor. Eu penso que cada escolha que fiz até agora foi bastante adequada.

MHD: “Poke melodrama” está prestes a ser lançado. Como é que te sentes?

Angelina Mango: Estou ansiosa à espera… Nem aguento mais. Só quero que este álbum seja lançado. Trabalhei tanto! Dei tudo de mim. Cada faixa de este álbum tem algo de verdadeiro e de mim. É muito alinhada com a minha personalidade e ao período pelo qual estou a viver. Sou uma pessoa que escreve tanto e escreve a cada momento. Este álbum é uma reflexão daquilo que vivi dentro de mim nos últimos 12 meses.

Ouve já “La Noia” de Angelina Mango com Álvaro de Luna

Entrevistas Eurovisão 2024

O que achas da canção italiana?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *