79 º Festival de Veneza | Leão de Ouro 2022 para ‘All the Beauty and the Bloodshed’
O Leão de Ouro do 79º Festival de Veneza foi entregue surpreendentemente ao documentário ‘All the Beauty and the Bloodshed’, de Laura Poitras, um filme que sobre a vida e obra da fotografa Nan Goldin e sobre o seu activismo em relação, aos escândalos na indústria farmacêutica.
![79º Festival de Veneza](https://www.magazine-hd.com/apps/wp/wp-content/uploads/2022/09/aliceimg-3423.jpg)
O activismo guerrilheiro de Nan Goldin, a incontornável fotógrafa militante norte-americana, testemunha da cultura underground das últimas cinco décadas e a sua luta contra a poderosa indústria farmacêutica, estão no centro do documentário ‘All the Beauty and the Bloodshed’ (‘Toda a Beleza e o Derramamento de Sangue’), de Laura Poitras — vencedora do Óscar de Melhor Documentário por ‘Citizenfour’, em 2015, sobre Edward Snowden — um filme que ao ganhar o Leão de Ouro 2022, quebrou toda e qualquer expectativa em relação à maioria dos potenciais vencedores e aos favoritos aos prémios principais de Veneza 79.
![Leão de Ouro](https://www.magazine-hd.com/apps/wp/wp-content/uploads/2022/09/leaoimg-3334.jpg)
Era o único documentário nesta equilibrada competição e já está comprado para exibição em Portugal, pela Leopardo Filmes). Por mais que possa parecer estranho — diria mesmo desconcertante — este Leão de Ouro 2022 (e os prémios em geral), o Festival de Veneza vai manter de certeza a tradição de lançar os êxitos da próxima temporada e colocá-los nas diversas categorias das nomeações aos Óscar. Quase de certeza também este raro, ’All the Beauty and the Bloodshed’, estará na categoria de Melhor Documentário 2023.
![Taylor Russel](https://www.magazine-hd.com/apps/wp/wp-content/uploads/2022/09/taylorimg-3375.jpg)
Só que desta vez não como um produto de mainstream, como tem sido mais ou menos habitual, nas últimas edições, mas com um objecto artístico, militante e contra a corrente da própria selecção da competição de Veneza 79. Porém no que diz respeito, aos filmes de ficção, de Veneza 79, pode-se dizer que os grandes e triplos vencedores da noite foram: ‘Saint Omer’, da francesa Alice Diop (Prémio Leão do Futuro para Primeira Obra e Leão de Prata/Grande Prémio do Júri);
![79º Festival de Cannes](https://www.magazine-hd.com/apps/wp/wp-content/uploads/2022/09/colinimg-3380.jpg)
E ‘The Banshees of Inisherin’, do britânico Martin McDonagh (Prémio de Melhor Argumento), um filme protagonizado por Colin Ferrell que ganhou a Taça Volpi de Melhor Interpretação Masculina.
![Luca Guadagnino](https://www.magazine-hd.com/apps/wp/wp-content/uploads/2022/09/lucaimg-3224.jpg)
O italiano Luca Guadagnino, ganhou o Leão de Prata/Melhor Realização por um dos filmes favoritos e ‘bem-amados’, ‘Bones and All’, ao qual se pode juntar também o Prémio Marcelo Mastroianni para um Actor ou Actriz Emergente, para a jovem Taylor Russell, a parceira de Timothée Chalamet no filme. Sem surpresas Cate Blanchett, ganhou a Taça Volpi/Melhor Interpretação Feminina, pela sua brilhante actuação da controversa mestrina de ‘Tár’, de Todd Field (EUA).
![79º Festival de Veneza](https://www.magazine-hd.com/apps/wp/wp-content/uploads/2022/09/mooreimg-3275.jpg)
Resumindo e relativamente aos prémios mais importantes ou oficiais e foram atribuídos pelos cinco júris internacionais, presididos pela actriz Julianne Moore, — do qual faziam ainda parte o escritor Kazuo Ishiguro, os realizadores Audrey Diwan, Rodrigo Sorogoyen, Mariano Cohen, Leonardo Di Costanzo e a actriz Leila Hatami — durante a cerimónia de entrega de prémios realizada à pouco, foram entregues os seguintes prémios:
Leão de Ouro: ‘All the Beauty and the Bloodshed’, de Laura Poitras (EUA)
Leão de Prata/Grande Prémio do Júri: ‘Saint Omer’, de Alice Diop (França)
Prémio Especial do Júri: ‘No Bears’, de Jafar Panahi (Irão)
Leão de Prata/Melhor Realizador: Luca Guadagnino, por ‘Bones and All’ (EUA/Itália)
Taça Volpi/Melhor Actor: Colin Farrel, por ‘The Banshees of Inesherin’, de Martin McDonagh (Reino Unido)
Taça Volpi/Melhor Actriz: Cate Blanchett, por ‘Tár’, de Todd Field (EUA)
Osella de Ouro/Melhor Argumento: Martin McDonagh, por ‘The Banshees of Inesherin’
Prémio Marcelo Mastroianni para um Actor ou Actriz Emergente: Taylor Russell, em ‘Bones and All’, de Luca Guadagnino
![79º Festival de Veneza](https://www.magazine-hd.com/apps/wp/wp-content/uploads/2022/09/kateimg-3280.jpg)
No decorrer do festival, foram ainda atribuídos dois Leões de Ouro de Carreira à actriz Catherine Deneuve e ao realizador Paul Schrader; e o Prémio Glory to the Filmmaker ao realizador Walter Hill. Também um júri presidido pela cineasta espanhola Isabel Coixet escolheu, como Melhor Filme da secção paralela Orizzonti: ‘War War III’, de Houman Seyyedi (Irão). Na outra secção paralela Gionarte degli Autori/Venice Days, o júri com um colectivo de jovens cinéfilos, presidido pela cineasta francesa Céline Sciamma, atribuí o galardão de Melhor Filme, a ‘Lobo e Cão’, da realizadora portuguesa Cláudia Varejão. O realizador italiano Michelangelo Frammartino presidia um júri, onde estava a realizadora portuguesa Ana Rocha de Sousa, (‘Listen’) foi quem escolheu como Leão do Futuro, para uma Primeira-Obra, a atribuindo como já foi referido ao filme ‘Saint Omer’, da franco-senegalesa Alice Diop e uma das grandes surpresas de Veneza 79. Para o ano há mais!
JVM