©Warner Bros. Pictures

Halloween | As sugestões dos realizadores

[tps_header]

Neste Halloween os realizadores de cinema elegeram os seus filmes de terror favoritos, será que vão de encontro aos gostos dos espectadores? 

Em dia de Halloween, o dia festivo mais assustador de todos, trazemos vinte escolhas dos realizadores de cinema no que toca a filmes de terror. Esta celebração importada ocorre no último dia do mês de Outubro e promete bruxas, vampiros, sustos e gritos. Deste modo, os realizadores de cinema elegeram os seus filmes de terror favoritos, desde os clássicos com “O Exorcista” ou “Poltergeist” até aos mais underground como “Rapture” ou “O Sacríficio”.

[/tps_header]

halloween
Nosferatu © Film Arts Guild



GUILLERMO DEL TORO – “OLHOS SEM ROSTO” (1960)

halloween
©Lux Compagnie Cinématographique de France

Guillermo del Toro trouxe-nos “A Forma da Água” e, neste Halloween, opta por “Olhos Sem Rosto”. Do produtor Jules Burkon, Génessier (Pierre Brasseur) é um célebre cirurgião que tem uma filha (Edith Scob) terrivelmente desfigurada graças a um acidente automobilístico. Com a ajuda da sua assistente Louise (Alida Valli) ele sequestra jovens mulheres e transplanta as suas peles o rosto da filha, tentando reconstruir as sua beleza.




MARTIN SCORCESE – “OS INOCENTES” (1961)

halloween
©20th Century Fox

O filme é baseado na história de Henry James “Turn of the Screw”, um thriller psicológico sobre uma mulher que trabalha como governanta de dois órfãos. Decorrendo numa casa vitoriana, a governanta começa a ter visões de fantasmas e suspeita que o comportamento bizarro das crianças é influenciado por poderes sobrenaturais. 




halloween
©Universal Studios

Dirigido por George Romero, é um filme de terror independente de 1968 em preto-e-branco.

Ben (Duane Jones) e Barbra (Judith O’Dea) são os protagonistas desta história sobre a reanimação misteriosa de indivíduos recentemente mortos, e dos seus esforços, juntamente com outras cinco pessoas, para sobreviverem à noite enquanto são presos numa fazenda na região rural da Pensilvânia.




halloween
©Warner Bros. Pictures

Definido por muitos como a masterpiece do terror, “O Exorcista” é, neste Halloween, a opção de John Carpenter. Este conta a história de uma actriz que se vai gradualmente apercebendo de que a sua filha de doze anos está com comportamentos completamente assustadores. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também é um psiquiatra, e este chega à conclusão de que a menina (Linda Blair) está possuída pelo demónio. Deste modo, ele solicita ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.




halloween
©LionsGate Entertainment

Dirigido por Robin Hardy e com argumento de Anthony Shaffer, “O Sacrifício” decorre numa ilha fictícia (inspirada na verdadeira ilha de Saint Kilda, localizada ao largo da costa noroeste da Escócia)

Um policia recebe uma carta anónima sobre o desaparecimento de uma jovem e vai até a remota ilha de Summerisle para investigar o caso. Lá depara-se com costumes completamente diferentes das suas crenças cristãs, pois os habitantes da ilha escocesa seguem tradições pagãs. Disposto a resolver o enigma do desaparecimento da jovem, e suspeitando do pior, vê-se envolvido numa série de intrigas.

O filme explora, de forma densa e bastante verosímil, os antigos rituais e costumes do paganismo, nomeadamente a Festa de 1º de Maio, Festival da Primavera ou Festival de Beltane (de origem celta).




halloween
©Vortex

Da direcção de Tobe Hooper, o “Massacre no Texas” conta a história de como, em 1973, a polícia texana deu como encerrado o caso de um terrível massacre de 33 pessoas provocado por um homem que usava uma máscara feita de pele humana. Nos anos seguintes os policias foram acusados de fazer uma péssima investigação e de terem matado o homem errado. Só que desta vez, o único sobrevivente do massacre vai contar, detalhadamente, o que realmente aconteceu na deserta estrada do Texas, quando ele e mais quatro amigos estavam a caminho de visitar o seu avô.




alien
©Paramount Pictures

A cargo de Ridley Scott, trata-se do primeiro filme da tetralogia. Neste Halloween, Christopher Nolan faz-nos recordar a narrativa em que uma nave espacial, ao retornar à Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteróide. Enquanto a equipa investiga o local, um dos tripulantes é atacado por um misterioso ser. O que parecia ser um ataque isolado transforma-se num terror constante, uma vez que, o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alien, que não pára de crescer e tem como objectivo matar toda a tripulação.




halloween
©Nicolás Astiarraga P.C.

“Arrebato”, no seu original, aborda a história de um cineasta numa situação crítica, procurando, com a ajuda de uma figura marginal pitoresca, uma maneira de atingir o ponto máximo de êxtase. A este estado chama se “arrebato”.

Dirigido e com argumento de Iván Zulueta , Arrebato é trata-se de um drama com toques surreais que discute a relação entre o homem e o cinema como uma relação metafisica ou mesmo religiosa. O fascínio pela captura de imagens, que após a revelação passam a ter vida própria se confundindo com o cineasta, é uma metáfora do cinema enquanto mimetizador da vida. O cinema recria, copia e finalmente desafia o tempo e a morte.




shining
©Warner Bros.

Ti West, para este Halloween escolhe Shining, um filme baseado no livro homónimo de Stephen King, abordando a história de Jack Torrance (Jack Nicholson), um escritor alcoólico (ainda que, em recuperação) que aceita um emprego como zelador do isolado Hotel Overlook (na realidade Timberline Lodge) na época baixa. Neve, frio e um aspecto sombrio, criando uma atmosfera aterradora à medida que Jack e a família – a esposa (Wendy) e o filho (Danny) – se mudam.

No entanto, nem tudo é assim tão pacífico e linear pois Danny (Danny Lloyd) possui habilidades psíquicas, sendo capaz de ver tanto o passado como o futuro e, portanto, também os fantasmas que habitam o hotel. Pouco depois de se instalarem, a família fica presa naquele espaço aterrador graças a uma tempestade de neve e Jack é, gradualmente, influenciado por uma presença sobrenatural que o leva a desejar assassinar a esposa e o filho.




poltergeist
©Metro-Goldwyn-Mayer

Mais um dos clássicos do terror foi escrito e produzido por Steven Spielberg e dirigido por Tobe Hooper. Neste, acontecimentos estranhos e assustadores cercam uma família na Califórnia, quando fantasmas começam comunicar com eles através da TV.

Os espíritos parecem amigáveis no começo, mas tornam-se inesperadamente ameaçadores quando a filha do casal desaparece. Os pais procuram a ajuda de exorcistas para recuperar a menina perdida.




fly
©‎Brooksfilms

Dirigido por David Cronenberg, narra a história de um excêntrico cientista – Seth Brundle – que completa o seu dispositivo de teletransporte e decide testar a eficácia do experimento em si próprio. No entanto, sem que ele perceba, uma mosca cai no aparelho durante o processo e provoca uma fusão dele com o insecto. Contudo, ele pensa que o experimento foi um sucesso, até que começa a notar que as células da mosca estão tomando conta do seu corpo, acabando por se transformar numa criatura deveras monstruosa.




JORDAN PEELE – “MISERY: O CAPÍTULO FINAL” (1990)

misery
©Castle Rock Entertainment

Neste Halloween, Jordan Peele escolhe este filme de suspense de 1990 dirigido por Rob Reiner, sendo baseado no livro homónimo de Stephen King. É protagonizado por Kathy Bates que interpreta Annie Wilkes, papel este que lhe garantiu o Óscar de Melhor Actriz em 1991.

Após sofrer um acidente em uma região isolada, um escritor é salvo por uma ex-enfermeira que é grande fã de seus livros. Entretanto, após saber que ele matou a sua personagem mais querida no próximo livro, ela passa a torturá-lo na intenção de fazer com que ele desista da decisão. Ela queima-lhe o livro, obrigando-o a escrever outro. Deste modo, ele descobre o lado obscuro e obsessivo da sua cuidadora, passando a querer fugir dali.




funny games
©Concorde-Castle Rock/Turner

Dirigido por Michael Haneke, “Brincadeiras Perigosas” conta a história uma família que se encontra de férias numa casa à beira lago, sendo surpreendidos por dois jovens psicopatas. Estes mantêm a mulher, o marido e o filho como reféns, submetendo-os a um jogo de perversão, violência e humilhações.




QUENTIN TARANTINO – “ANJO OU DEMÓNIO” (1999)

audition
©Omega Project

Quentin Tarantino, um dos realizadores mais falados do momento, neste Halloween escolhe “Anjo ou Demónio”, um filme de terror japonês, dirigido por Takashi Miike e Ryo Ishibashi e protagonizado por Eihi Shiina. É baseado no romance Murakami Ryu com o mesmo título.

Este aborda a história de Oyama, que 10 anos após a morte da sua esposa, juntamente com um amigo criam uma falsa audição para um suposto filme, cujo objectivo é encontrar uma nova esposa. Aquando das audições, conhecem  a doce e tímida Asami, criando um ambiente bastante tenso.




os outros
©Las Producciones del Escorpion, SL

James Wan, tido como um dos magos do terror, neste Halloween, escolhe “Os Outros”. Com direcção e argumento de Alejandro Amenábar, “Os Outros” decorre durante a Segunda Guerra, onde a devota Grace (Nicole Kidman) aguarda com os filhos o regresso do marido dos campos de batalha. No entanto, nem tudo o que parece é e, numa situação em que se encontram isolados numa mansão, Grace e os filhos passam a observar estranhos acontecimentos à sua volta.




halloween
©Fox Searchlight Pictures

Escrito por Alex Garland e dirigido por Danny Boyle (“Trainspotting), “28 Dias Depois” trata-se de um filme de drama e terror ambientado num mundo pós-apocalíptico. No início do filme um grupo de jovens entra num laboratório onde vários cientistas fazem experiências com o vírus da raiva em macacos, que logo atacam os activistas. Vinte e oito dias depois, um desses jovens – Jim (Cillian Murphy) – acorda num hospital deserto e, ao sair dele, descobre Londres no mesmo estado. Ao ser atacado por um zombie, é salvo por Selena (Naomie Harris), uma das poucas sobreviventes da cidade.

Rapidamente percebemos que os protagonistas têm de lutar contra os infectados e contra tudo o que lhes era familiar.

Em 2007, este filme teve direito a uma sequela – “28 Semanas Depois”.




green room
©A24

“Green Room” teve a sua primeira aparição no Festival de Cinema de Cannes, contando a história de Pat (Anton Yelchin), que faz parte de uma banda de punk, lutando pelo seu lugar ao sol. Para se tornar conhecida, a banda faz um show num clube nos bosques de Oregon. Mas tudo muda e o ambiente fica estranho e sombrio, pois depois do show Pat testemunha um assassinato.




JOSEPHINE DECKER – “SUSPIRIA” (2018)

halloween
©Amazon Studios

Susie Bannion (Dakota Johnson), uma jovem bailarina americana, vai para a prestigiada Markos Tanz Company, em Berlim. No entanto, aquando da sua chegada, a também dançarina Patricia desaparece misteriosamente. Tendo um progresso extraordinário e destacando-se desde logo, com a orientação de Madame Blanc, Susie acaba por se tornar amiga de outra dançarina, Sara. Ela partilha com Susie todas as suas suspeitas obscuras e ameaçadoras acerca da companhia de dança. “Suspiria” é um remake do clássico de terror italiano que Dario Argento estreou em 1977.




DAVID LOWERY – “HEREDITÁRIO” (2018)

hereditário
©A24

Dirigido por Ari Aster, Hereditário conta a história da família Graham. Após a morte da reclusa avó, a família Graham começa a desvendar algumas coisas. Mesmo após a partida da matriarca, ela permanece presente como se fosse uma sombra sobre a família, especialmente sobre a solitária neta adolescente – Charlie – por quem ela sempre manteve uma fascinação incomum. Com um crescente terror tomando conta da casa, a família explora os lugares mais escuros para escapar do infeliz destino que herdaram. 

[tps_footer]

Lê Também:   Terror | Os 50 Melhores Filmes Para Ver Entre Amigos

Os realizadores mais falados no universo cinematográfico de terror manifestaram-se, fizeram as suas opções para este Halloween, baseando-se nas suas preferências pessoais. É curioso podermos ver que alguns realizadores são opções de outros colegas de profissão, o que revela o poder de influência que existe neste universo. Agora, neste dia de Halloween é hora de escolher um destes filmes, ir buscar a manta mais quentinha existente em casa e apreciar o medo, o horror e os gritos assustadores.

E tu? Identificas-te mais com a opção de que realizador? 

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *