Inglorious Basterds © Universal Pictures

Estes são os 9 melhores filmes de guerra da Netflix

Se és fã de filmes de guerra então este artigo é para ti! Nesta lista que te preparámos vais poder escolher entre nove filmes que estão na Netflix.

A Netflix tem disponível um vasto leque de filmes de guerra que mostram a intensidade, complexidade e até coragem dos conflitos ao longo da história. Estas longas-metragens não só retratam batalhas épicas, como também exploram os aspetos emocionais, morais e humanos da guerra.

Lê Também:   Este surpreendente thriller já é o filme mais visto da Netflix

Alguns dos melhores filmes de guerra disponíveis na Netflix transportam os espectadores para a Segunda Guerra Mundial, proporcionando um vislumbre do heroísmo na Normandia, a luta pela sobrevivência no Pacífico, ou as intrigas de resistência nos territórios ocupados. Outros abordam conflitos mais recentes, como o do Iraque ou do Afeganistão, explorando as complexidades e dilemas éticos enfrentados pelos exércitos.

Além disso, há filmes de guerra que mergulham em guerras civis, revoluções e conflitos contemporâneos em diferentes partes do mundo. Essas histórias revelam as tensões sociais, as lutas por liberdade e os sacrifícios pessoais que definem os conflitos. Independentemente de preferires filmes de guerra baseados em eventos reais ou histórias fictícias que exploram o impacto da guerra na humanidade, a Netflix oferece opções para todos os gostos.

Lê Também:   Estas são as 7 séries de mistério mais intrigantes da Netflix




O RESGATE DO SOLDADO RYAN

Retrata de forma impressionante as cenas de batalha que decorreram do desembarque dos Aliados na Normandia, no famoso “Dia D” (6 de junho de 1944), acompanhando um conjunto de tropas norte-americanas. Ao grupo de militares, liderado pelo Capitão John Miller (um extraordinário Tom Hanks) é depois entregue uma missão quase impossível! Tem de encontrar o soldado James Ryan que, em virtude do falecimento de todos os seus irmãos em combate, recebeu ordem estatal para regressar a casa.

Lê Também:   Segunda Guerra Mundial | Os melhores filmes sobre o conflito

Salvar o único filho da Sra. Ryan poderá ser um símbolo maior de que os Estados Unidos da América não abandonam os seus filhos. O filme é um conflito constante entre os diferentes indivíduos que fazem parte do grupo e que, de alguma maneira, sentem já os efeitos do transtorno do stress pós-traumático. Significa isto que Spielberg procura que o público sinta alguma empatia com aqueles indivíduos que terão dificuldade de se reintegrar na sociedade americana. Uma obra prima histórica que está na Netflix.




MÁQUINA DE GUERRA

O escritor e realizador David Michôd recria a trajetória ascendente e subsequente queda de um general do exército americano. O filme oscila entre momentos de realismo e outros de humor selvagem que reflete a volatilidade da linha que separa esses extremos na atualidade. Michôd apresenta uma visão que desafia a ordem estabelecida e destaca o militarismo através de uma narrativa de guerra centrada num líder inato e extraordinariamente autoconfiante.

Lê Também:   Se gostaste de Oppenheimer, estes são os 5 filmes que vais querer ver de seguida

Brad Pitt está no cerne da história, retratando uma das figuras militares mais contraditórias da sua geração: um general altamente condecorado e carismático que alcançou a fama quando comandou as forças da NATO no Afeganistão e que caiu em desgraça fruto das polémicas declarações à imprensa. O filme aborda o dever perante os soldados de questionar as razões daqueles que os lideram.




SACANAS SEM LEI

Numa França ocupada pelos alemães, a história dos judeus em busca de vingança liderados por Shosanna Dreyfus (Mélanie Laurent), pelo Tenente Aldo Raine (Brad Pitt) e pelos seus “Sacanas”, confronta-se com a história de Hans Landa, um coronel nazi perspicaz, cruel e sanguinário. Tarantino reescreve a história com a violência que tanto o caracteriza, ao mesmo tempo que o faz com uma sensibilidade subtil, homenageando aqueles que morreram nas mãos dos nazis.

Lê Também:   TOP Quentin Tarantino | 3. Sacanas Sem Lei

Aproveitando a Segunda Guerra Mundial, o filme ainda consegue ser uma homenagem, à sua maneira cruel, embora poética, ao cinema. Isto porque a Queda do Terceiro Reich acontece num cinema onde vai passar o último filme de propaganda Nazi. São usadas bobinas de 350 películas de nitrato (extremamente inflamáveis) para queimar uma sala de cinema, onde estão os líderes alemães, como Joseph Goebbels e Adolf Hitler. Assim, chega ao fim o cinema de propaganda, permitindo abrir portas ao cinema como mero sentido artístico.




DUNKIRK

Relembra a Operação Dínamo que decorreu entre 26 de maio e 4 de junho de 1940 e que foi decidida por Winston Churchill, que se tinha tornado o primeiro-ministro do Reino Unido. O filme prefere enfatizar o lado mais logístico e estratégico da operação. Aliás, estamos a falar de uma evacuação em que foram resgatados mais de 340 mil combatentes aliados do Império Britânico encurralados em França.

Lê Também:   Oppenheimer perto de alcançar feito histórico

Entre a terra (onde os soldados britânicos aguardam ansiosos por voltar a casa), o mar (onde voluntários britânicos procuraram cruzar o Canal da Mancha para salvar os seus filhos, irmãos e amigos na desocupação) e o ar (onde os pilotos da Força Aérea Britânica tentavam salvar os navios de eventuais bombas), Nolan une as forças da natureza para contar uma história de corrida contra o tempo, mas também de orgulho patriótico inglês.




SAND CASTLE

Passado no Iraque em 2003, acompanha um grupo de soldados americanos nos primeiros dias da Segunda Guerra do Golfo. O jovem e inexperiente soldado Matt Ocre (interpretado por Nicholas Hoult) testemunha o calor e o horror, sendo enviado com outros companheiros para os arredores de Baqubah com a missão de reparar uma estação de bombeamento de água danificada pelos ataques americanos.

No entanto, Ocre rapidamente percebe que conquistar os corações e as mentes dos habitantes locais é uma tarefa perigosa. É nas ruas, praças e escolas desse cenário que vivencia o verdadeiro preço da guerra. “Sand Castle” oferece uma perspetiva impactante sobre os desafios enfrentados pelos soldados e a complexidade das relações durante um conflito.




PAI, SOLDADO, FILHO

Isaac e Joey crescem com um pai que é um verdadeiro super-herói. Brian Eisch, um soldado condecorado de terceira geração, dedica a maior parte da infância dos rapazes ao serviço militar no Afeganistão, enquanto outros membros da família assumem o papel de cuidadores. No entanto, Brian tem de a regressar a casa por culpa de graves ferimentos e é um homem profundamente diferente.

O documentário, uma notável obra etnográfica de Catrin Einhorn e Leslye Davis, explora a masculinidade americana e a tragédia geracional ao seguir os Eischs ao longo de quase uma década.




BEASTS OF NO NATION

Ambientado na África Ocidental, narra a história de Agu (Abraham Attah), um jovem que desfruta de uma infância despreocupada na sua aldeia. A rotina de brincadeiras com o irmão, partidas com amigos no campo de refugiados e jantares em família é subitamente interrompida pela chegada de tropas armadas oriundas da capital. O objetivo é reprimir uma rebelião contra o regime corrupto do país.

Lê Também:   The Killer de David Fincher estreou e foi direto ao top da Netflix

A mãe e a irmã de Agu fogem para uma cidade próxima, deixando-o para trás com o pai e o irmão. No entanto, este acaba por ficar sozinho quando também o pai desaparece. Aterrorizado, busca refúgio na floresta. Aí, é capturado por um exército de jovens rebeldes liderados pelo carismático Comandante (Idris Elba). Inicia-se, então, uma saga de torturas, rituais de iniciação e discursos inflamados do Comandante.




JADOTVILLE

Em 1961, a ONU envia uma tropa de manutenção da paz irlandesa, comandada pelo Comandante Pat Quinlan, para Katanga, no Congo, para proteger os habitantes da cidade mineira de Jadotville, no início de uma guerra civil. Entretanto, o conselheiro das Nações Unidas, Dr. Conor Cruise O’Brien, lança um ataque militar chamado Operação Morthor contra os mercenários franceses e belgas. Em breve, surge uma represália dos mercenários e Quinlan e os seus homens são cercados por um grande número de Katangese e tropas mercenárias. Será que os soldados irlandeses irão conseguir resistir ao ataque?




PRIMEIRO, MATARAM O MEU PAI

No contexto dos anos 70, uma jovem cambojana de classe média enfrenta uma reviravolta devastadora quando os Khmer Vermelhos invadem o Camboja. O confortável apartamento e o estilo de vida que conheciam dão lugar a condições primitivas num campo de trabalho.

Lê Também:   Esta minissérie de 4 episódios arrasada pela crítica é a mais vista da Netflix a nível mundial

Assim, a narrativa desenrola-se quando a família é forçada a enfrentar as severas mudanças impostas pelo regime opressor. O pai, um antigo oficial, paga o preço máximo pelo seu passado, sendo brutalmente morto. Perante a tragédia, a família tem de tomar decisões difíceis para assegurar a sobrevivência, levando à divisão do núcleo familiar.

Tens Netflix? Já viste algum destes filmes que estão na Netflix?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *