LEFFEST ’17 | O que não podes perder no festival

 

O Lisbon & Sintra Film Festival, que se realizará de 17 a 26 de novembro, já divulgou a sua programação e a Magazine HD selecionou alguns dos seus maiores destaques a não perder.

 

1 de 11

Depois de o ano passado ter celebrado uma década de existência, o LEFFEST está de regresso e pronto a deliciar a cinefilia lusitana. Esta 11ª edição marca também uma crucial mudança de nome e localização naquele que antes se chamava Lisbon & Estoril Film Festival e agora é Lisbon & Sintra Film Festival. Pela primeira vez, o festival originalmente concebido por Paulo Branco não vai marcar presença no Estoril, mas Sintra e sua coleção de estupendos espaços e atmosfera cultural será certamente um bom substituto.

Antes ainda de referirmos a programação de filmes, dentro e fora de competição, convém mencionar que este é um festival que estende o seu olhar a outras artes que não a sétima. Em Sintra, por exemplo, irá realizar-se um evento especial em volta da leitura bilingue de diários pessoais e correspondência entre três importantes escritores anglófonos do início do século XX após uma visita a Sintra. Quem sabe, talvez um dos convidados ilustres desta edição, que inclui alguns dos melhores atores do cinema atual como Isabelle Huppert e Robert Pattinson, possa participar e emprestar a sua voz a esta leitura pública.

 

leffest david cronenberg
David Cronenberg, o presidente do júri do LEFFEST ’17

 

Para além de literatura, também teatro, música, fotografia e artes plásticas estão em destaque nesta programação multifacetada, mas, como sempre, é o cinema que está no meio das festividades. Este ano, o júri da competição oficial que irá atribuir alguns dos maiores prémios do festival, será presidido pelo incomparável cineasta canadiano David Cronenberg. A acompanhar o realizador de clássicos tão perturbadores como “A Mosca” e “Crash” está uma coleção de outros importantes nomes do panorama da arte. Eles são a poetisa e romancista grega Ersi Sotiropoulos, a escritora libanesa Hanan al-Shaykh, a célebre pianista japonesa Momo Kodama, a encenadora portuguesa Mónica Calle e a realizadora húngara Ildikó Enyedi.

 

Lê Também:
LEFFEST ’16 | Palmarés e considerações finais

 

A maior parte dos membros do júri estará ainda envolvido noutras atividades e iniciativas englobadas no projeto do festival. Cronenberg, por exemplo, está incluído numa conversa e discussão pública sobre a máfia, Calle irá apresentar uma versão atualizada do seu mais recente sucesso “Ensaio para uma Cartografia” no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra e Enyedi estará presente para uma homenagem ao seu trabalho, que inclui a antestreia nacional do filme que lhe valeu, este ano, o Urso de Ouro na Berlinale.

 

leffest
“Ensaio para uma Cartografia” de Mónica Calle

 

Ao todo, serão exibidos mais de 180, muitos deles com a presença de atores e realizadores com quem o público poderá dialogar, assim como uma espetacular miríade de outras propostas culturais. Para teres acesso a toda essa informação, visita o site oficial do LEFFEST, onde também poderás já começar a comprar bilhetes para as festividades. Pela nossa parte, a Magazine HD irá realizar, mais uma vez, a cobertura do festival e deixamos aqui uma seleção dos 10 grandes eventos, iniciativas, filmes ou secções que não podes mesmo perder nesta 11ª edição de uma das mais luminosas celebrações da sétima arte em território português.

Podes ler as nossas recomendações especiais nas próximas páginas, usa as setas para navegares ao longo do artigo sem dificuldade.

 

1 de 11

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Cláudio Alves has 1577 posts and counting. See all posts by Cláudio Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.