Crédito editorial: Claudio Bottoni / Shutterstock.com

Este filme que valeu o único Óscar a Martin Scorsese foi banido na China

Martin Scorsese apenas ganhou um Óscar em toda a sua carreira e foi com este filme banido na China.

Parece inacreditável que Martin Scorsese, o cineasta responsável por algumas das maiores obras-primas do cinema como “Taxi Driver” (1976), “O Touro Enraivecido” (1980) e “Tudo Bons Rapazes” (1990), tenha demorado tanto tempo a conquistar um tão merecido Óscar.

Foi em 2007, graças ao suspense policial “The Departed – Entre Inimigos“, que Martin Scorsese conquistou, finalmente, a categoria de Melhor Realizador, com o filme a triunfar também em Melhor Argumento Adaptado para William Monahan, Melhor Montagem para Thelma Schoonmaker e ainda, a categoria de Melhor Filme, entregue ao produtor Graham King.

Lê Também:   Estes são os 10 melhores filmes de sempre para Martin Scorsese

“The Departed – Entre Inimigos” é um remake americano de “Infernal Affairs”, de Andrew Lau e Alan Mak, que transporta a história para o cenário de Boston onde acompanhamos a guerra entre a polícia e o crime organizado.

No filme, Billy Costigan (Leonardo DiCaprio), um jovem polícia é encarregado de uma missão arriscada: infiltrar-se no grupo de mafiosos liderados por Frank Costello (Jack Nicholson). À medida que a narrativa se desenrola, Billy ganha a confiança do chefe da máfia. Simultaneamente, Colin Sullivan (Matt Damon) é um criminoso infiltrado na polícia, que serve como informador de Costello, e que também ascende dentro da polícia. Quando a máfia e a polícia descobrem a existência de infiltrados, Billy e Colin passam a correr um grande risco de vida.

Lê Também:   Lily Gladstone em Assassinos da Lua das Flores | Sem Oscar 'scene' mas com Oscar 'face'



© Warner Bros. Entertainment Inc.

Este grande vencedor do Óscar, no entanto, foi banido na China. Segundo o The Hollywood Reporter, a controvérsia deu-se por causa de uma trama secundária que envolvia a menção da intenção da China em adquirir material militar avançado, um enredo que alegadamente desagradou profundamente o governo chinês.

Na altura, uma fonte revelou que ““Os reguladores simplesmente não conseguem entender por que é que o filme quis envolver a China. Podem falar sobre o Irão ou o Iraque ou o que quer que seja, mas não há razão para envolver a China”.

Oficialmente, a China alegou que a longa-metragem de Martin Scorsese continha violência extrema e conteúdo considerado impróprio para a sua população. De destacar que o país já censurou e proibiu vários filmes famoso, como “Piratas das Caraíbas” e até mesmo o filme dirigido a um público mais infantil “Christopher Robin”.

Lê Também:   Os melhores filmes de Martin Scorsese, segundo os críticos de cinema

Mesmo banido na China, a influência e o impacto global de “The Departed” na indústria cinematográfica é inegável. Mesmo não sendo o melhor filme da carreira do mestre Martin Scorsese, é um dos filmes mais cativantes e estimulantes da década passada. É a oportunidade perfeita de ver um dos maiores realizadores da história do cinema a operar ao mais alto nível numa história descomprometida e com grande poder de entretenimento.

Com um elenco de luxo, onde além de Damon, DiCaprio e Nicholson estavam nomes como Vera Farmiga, Alec Baldwin, Martin Sheen, acabou por ser Mark Wahlberg quem conquistou a única nomeação de representação pelo filme.

TRAILER | THE DEPARTED É UM DOS GRANDES FILMES DE SCORSESE

E tu, és fã de “The Departed”? Sabias que o filme tinha sido banido na China?

One thought on “Este filme que valeu o único Óscar a Martin Scorsese foi banido na China

  • Olha o elenco desse filme, excelente demais, uma reunião principalmente a ala masculina, só feras da dramaturgia americana, agora não foi como os Mercenários reuni um montão de bons atores mas não tão representante como esse, com certeza serei mais um apreciador dessa obra depois de assisti-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *