Meryl Streep inspirou-se nestes 5 atores para construir a sua carreira como atriz
Com uma carreira de quase cinquenta anos, Meryl Streep inspirou-se em cinco atores bem conhecidos para seguir a sua profissão como atriz.
Meryl Streep é hoje uma das maiores atrizes de todos os tempos, sendo um nome de referência para muitos atores e atrizes de Hollywood, e não só. Com uma carreira que está prestes a alcançar meio século, a artista é também uma das mais premiadas atrizes de sempre, sendo detetora do recorde de nomeações ao Óscar, com 21 indicações à estatueta dourada, e aos Globos de Ouro, tendo sido nomeada em 29 ocasiões diferentes. Além disso, ninguém venceu mais vezes este último prémio do que Meryl Streep, vencedora por nove vezes, e apenas Katharine Hepburn recebeu um Prémio da Academia a mais do que a atriz de “Mamma Mia“.
Além de ser um dos maiores nomes de Hollywood, a carreira de Meryl Streep estende-se também pelo pequeno ecrã e, sobretudo, pelos palcos do teatro. A sua versatilidade permitiu-lhe participar em longas-metragens de enorme sucesso, como “A Escolha de Sofia”, “A Dama de Ferro” e, mais recentemente, “The Post“. Já no pequeno ecrã, tem dado vida a personagens memoráveis em projetos como “Anjos na América”, “Big Little Lies” e, atualmente, em “Assassinos ao Domicílio”.
Mas antes de se tornar uma atriz de grande renome, Meryl Streep era apenas uma jovem que pretendia seguir teatro após concluir o seu curso universitário centrado na representação. Mais tarde, ambicionou chegar ao expoente máximo dos palcos, e conseguiu participar em diversas peças da Broadway. Mas o interesse pelo grande ecrã surgiu apenas quando começou a namorar com John Cazale, na altura um já conhecido ator de cinema. Foi assim que a atriz participou no seu primeiro filme, “Julia”, em 1977, e, desde então, nunca mais parou de fazer longas-metragens, tornando-se numa das mais conceituadas artistas de sempre.
As Maiores Inspirações de Meryl Streep
Em entrevista aos Golden Globes, Meryl Streep fez questão de mencionar quais os artistas que mais a inspiraram ao longo da sua carreira como atriz. Apesar de ter sido o cinema a área que mais consagrou Streep, as suas primeiras inspirações vieram do meio televisivo. Segundo a veterana atriz, quando era mais nova costumava assistir às séries protagonizadas por Lucille Ball, como “I Love Lucy”, o programa que catapultou a esposa de Desi Arnaz para a fama. Para todos os curiosos, o filme “Being the Ricardos“, que conta a história dos bastidores desta famosa série, está disponível na Prime Video.
Também Carole Lombard, esposa de Clark Gable, foi uma das atrizes que captou a atenção de Meryl Streep enquanto atuava no pequeno-ecrã. Apesar de Streep durante a sua juventude não saber o nome de Lombard, a atriz deslumbrava-se com as várias personagens que Carole desempenhava num registo que ficou conhecido como Screwball, remetendo para um estilo mais cómico e inusitado. Aliás, foi exatamente este o registo que rendeu a Lombard a sua única nomeação aos Prémios da Academia.
Katharine Hepburn é mais uma das atrizes que Meryl Streep aponta como uma verdadeira inspiração para a sua carreira. Com uma carreira que durou mais de sessenta anos, Hepburn sempre demonstrou ser uma mulher à frente do seu tempo, uma personalidade que apresentava dentro e fora do grande ecrã. Por isso mesmo, Katharine é a atriz mais vezes premiada com um Óscar, tendo um Prémio da Academia a mais que Meryl Streep.
À semelhança de Katharine Hepburn, também Judy Holliday se tornou numa das atrizes preferidas de Meryl Streep. Tanto Hepburn como Holliday participaram no filme “A Costela de Adão”, juntando numa longa-metragem a contracena de duas das maiores inspirações de Streep. Tal como Meryl, também Judy Holliday venceu importantes prémios, como o Óscar, o Globo de Ouro e o Tony, faltando-lhes um Emmy para atingirem o estatuto de EGOT.
Mas não foram só profissionais femininas que inspiraram Meryl Streep. Também Robert De Niro tornou-se uma verdadeira fonte de inspiração para a atriz que sempre admirou a carreira do intérprete de Vito Corleone em “O Padrinho: Parte 2“. Ainda no início do seu percurso profissional, Streep teve a sorte de trabalhar com o seu ídolo no filme “O Caçador”. Depois dessa experiência, De Niro não desiludiu a atriz e acabaram por se tornar grandes amigos, continuando este a ser uma inspiração para uma das melhores artistas de todos os tempos.
És fã do trabalho de Meryl Streep? Que atores/atrizes te inspiram mais?
Tem desempenhos quase ” desumanos ” !