© Dolce Vita Films - Miyu Productions - Palosanto Films

Galinha para Linda, a Crítica: Vencedor no Festival de Annecy e nos César triunfa também na MONSTRA ’24

“Galinha Para Linda”, uma comédia musical francesa para pequenos e graúdos, saiu premiada da 23.ª edição da MONSTRA. Vimos a sessão de vencedores, no domingo, 17 de março, e assim dissemos adeus a mais um Festival de Animação de Lisboa que agora colocamos em retrospectiva! 

Além das múltiplas secções competitivas de curtas-metragens, as quais compuseram grande parte da programação da MONSTRA em 2024, o certame de 7 a 17 de março contou também com uma competição de longas oriundas de várias partes do globo. Feitas as contas, isto é, discutidas as intenções de voto do painel de jurados, eis que “Chicken for Linda!” (ou no original “Linda veut du poulet!”) saiu vencedora (duplamente) com o Grande Prémio MONSTRA de Melhor Longa (RTP) e Prémio do Público.

Lê Também:   MONSTRA '24 | Competição Portuguesa, a crítica: Estúdios de cinema de animação nacionais em destaque

Da autoria de Chiara Malta e Sébastien Laudenbach, “Galinha para Linda” é uma longa-metragem exuberante, divertida, tresloucada e capaz de incorporar ironicamente na sua narrativa um dos mais comuns acontecimentos da cultura laboral francesa: a greve. Uma co-produção francesa e italiana, “Chicken for Linda!” parte de um lugar inesperado.

Chicken for Linda! Annecy Cannes Monstra
© Dolce Vita Films – Miyu Productions – Palosanto Films

Paulette, uma mãe solteira, cansada e ainda a chorar a morte do seu marido há muitos anos, sente-se incrivelmente culpada depois de castigar injustamente a sua filha Linda por algo que não fez. Para a compensar, decide conceder-lhe um desejo. A menina quer galinha com pimentos, tal qual como o seu pai a fazia quando era pequena – ao fim de contas, esta é uma das poucas memórias que guarda dele.

Parece suficientemente simples, mas Paulette não sabe mesmo cozinhar e, para piorar as coisas, uma greve geral fez fechar todas as superfícies comerciais e encontrar uma galinha parece agora uma missão impossível. “Galinha para Linda” apresenta-se como um rodopio constante de eventos que, ao final de apenas 75 minutos, já voltou de avesso o bairro de Linda e Paulette, provocou a desordem entre as muitas crianças das suas redondezas e mobilizou até as forças policiais.




A surpresa, a contradição, o humor sarcástico e sem freios, todos estes elementos tornam a longa-metragem vencedora da MONSTRA em 2024 uma pequena pérola animada. Grande parte do mérito vem do inteligente argumento dos também realizadores Chiara Malta e Sébastien Laudenbach. O tom que se encontra para “Chicken for Linda!” é digno de louvor, equilibrando-se na corda bamba que é criar uma obra de animação que seja capaz de estimular os mais novos sem deixar os adultos aborrecidos.

Linda veut du poulet!
© Dolce Vita Films – Miyu Productions – Palosanto Films

Pelas suas alusões a luto, a memórias difíceis e à vida depois de uma perda monumental, “Chicken for Linda!” acaba por adquirir ainda mais significado junto de um público maduro. Não obstante, as suas referências constantes a doces, o estilo de animação com cores vibrantes e a presença relevante de muitos protagonistas infantis, bem como a exploração do seu mundo interior, garante-nos que o filme é capaz de fazer a ponte entre gerações com audácia.

Lê Também:   A Concierge, Crítica | Depois de animar o Rapaz e a Garça (vencedor do Óscar deste ano), Yoshimi Itazu chega à MONSTRA '24

Damos também conta dos vários momentos musicais, três para sermos mais precisos. A brevidade dos números musicados de “Linda veut du poulet!” faz-nos concluir que o filme, nesse campo, se situa um pouco numa terra de ninguém. Ao fim de contas, quase nos esquecemos da componente musical, tendo em conta o espaçamento entre canções. Não obstante, é mesmo na comédia e em todas as situações insólitas que envolvem galinhas que o filme nos conquista. Não tanto pela música ou ausência dela.

O laço entre mãe e filha aqui retratado, com nuance, altos e baixos e imperfeições, é também um grande ponto a favor de “Chicken for Linda!”. A obra tem experienciado, com justiça, uma longa rota de festivais. Inicialmente estreou no Festival de Cannes, na secção ACID, dedicada a produções independentes. Mais tarde, esta obra pintada à mão e forjada com cuidado e dedicação venceu em Annecy, o mais famoso festival de animação do mundo. Já nos César, Prémios da Academia Francesa, venceu a distinção de Melhor Filme Animado.




chicken for linda MONSTRA
A folia de “Galinha para Linda” | © Dolce Vita Films – Miyu Productions – Palosanto Films

Depois de inúmeras distinções, para lá das enumeradas, parece apenas justo que “Galinha para Linda” tenha saído vitorioso na MONSTRA. A obra é tão expressiva, tão disposta a criar soluções, tão energética que vai adquirir a capacidade de nos fazer defender como o mundo (afinal) é um local onde o espírito de comunidade se mantém intacto e onde as segundas oportunidades existem.

Lê Também:   Robot Dreams (Pablo Berger), a Crítica | Nomeado aos Óscares 2024, brilha agora na MONSTRA

O estilo visual empregue é minimalista e invulgar, exigindo um processo de habituação por parte do nosso olhar. Uma vez alcançado, sucede-se a completa imersão na colorida perspectiva de universo que nos é proposta. E se essa proposta nos conduz ao caos constante e galopante, ainda melhor!

TRAILER | GALINHA PARA LINDA FOI A LONGA VENCEDORA NA MONSTRA 2024

Galinha para Linda, a Crítica
Galinha para Linda, a Crítica

Movie title: Galinha para Linda

Movie description: Não, não foi a Linda quem levou o anel! Paulette percebe que puniu injustamente a sua filha Linda. Para a compensar, ela promete cozinhar um frango com pimentos para ela, embora não saiba cozinhar de todo. Mas onde encontrar um frango num dia de greve, quando todas as lojas estão fechadas?

Date published: 20 de March de 2024

Country: França, Itália

Duration: 75'

Author: Chiara Malta, Sébastien Laudenbach

Director(s): Chiara Malta, Sébastien Laudenbach

Actor(s): Mélinée Leclerc, Clotilde Hesme, Laetitia Dosch

Genre: Comédia, Animação, Familiar

[ More ]

  • Maggie Silva - 80
80

Conclusão

Uma comédia musical divertida, franca e capaz de elevar por via do humor relações familiares complexas, “Galinha para Linda” vai muito além da superfície. As suas temáticas são palpáveis, já o seu desenvolvimento transporta algo de insano e surreal e por isso irresistível.

Pros

  • O invulgar estilo de animação, saturado e com traços simples de desenho à mão, aos quais nos habituamos mais na curta do que na longa;
  • A insana (mas insana) narrativa e progressão;
  • O laço familiar retratado;
  • As peripécias sem fim.

Cons

  • A inconsistência em relação ao género: é um musical ou não?
Sending
User Review
0 (0 votes)

Também do teu Interesse:


Leave a Reply