MOTELX 2024 | Os destaques de programação a não perder em setembro
O MOTELX, Festival Internacional de Terror de Lisboa, regressa à capital para a sua 18.ª edição entre os dias 10 e 16 de setembro. São estes os primeiros grandes destaques de programação a não esquecer!
Sumário:
- O MOTELX – Festival Internacional de Terror de Lisboa regressa à capital para a sua 18.ª edição e traz consigo grandes estreias nacionais de terror;
- A 18.ª edição decorre no Cinema São Jorge entre 10 e 16 de setembro;
- “The Devil’s Bath”, de Veronika Franz e Severin Fiala, é um dos destaques cinematográficos a não perder.
Uma vez terminado o verão, o outono será brindado com o melhor do cinema na reentrada cinematográfica na capital portuguesa. O MotelX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, é de novo um dos primeiros marcos festivaleiros da temporada com passagem pelo Cinema São Jorge, como habitual, desta vez entre os dias 10 e 16 de setembro de 2024.
Foram agora anunciadas as primeiras novidades de relevo na programação, com três grandes estreias nacionais que terão lugar no MOTELX.
As estreias já anunciadas para o MOTELX em 2024
Em setembro, mais concretamente entre os dias 10 e 16, o grande cinema de terror (e fantástico e scifi) regressa ao Cinema São Jorge e os primeiros destaques foram já revelados.
Realizadores de Goodbye Mommy e The Lodge de volta ao Festival
“The Devil’s Bath”, de Veronika Franz e Severin Fiala, será uma das grandes estreias da programação. A dupla austríaca assinou filmes como “Goodnight Mommy” e “The Lodge”, e até já esteve presente previamente no MOTELx para apresentar o seu trabalho. Quanto ao novo filme, bebe inspiração do livro científico “Suicide by Proxy in Early Modern Germany: Crime, Sin and Salvation” e remete-nos para a Áustria do século XVIII.
O drama histórico da dupla de cineastas tem tido um percurso invejável, tendo estreado na Berlinale e sido elogiado pelo seu retrato de uma mulher distinta das normas sociais do seu tempo. Em setembro, podemos ver este trabalho em Portugal, em estreia, no 18.º MOTELx.
Exhuma e o cinema sul-coreano no Festival de Terror de Lisboa
Também “diretamente” da Berlinale chega “Exhuma”, a terceira longa-metragem de Jang Jae-hyun (“The Priests”).
Este é um thriller sobrenatural que aborda questões de classe, tradição, religião e superstição, bem como o papel preponderante que estes sistemas de valores ocupam na formação da identidade cultural na Coreia do Sul. Destaca-se também o elenco, encabeçado pelo notável Choi Min-sik, mais conhecido por protagonizar a obra de referência “Oldboy” (de Park Chan-wook).
Sayara chega ao MOTELX para uma lição de feminismo
A primeira vaga de novidades anuncia ainda a presença, entre a programação, do grito de revolta “Sayara”, da autoria de Can Evrenol (“Baskin” e “Housewife”).
Como descrito no comunicado de imprensa do 18.º MOTELx, o filme: “promete um valente murro no estômago com uma resposta gory e destrutiva à violência de género que ameaça a vida das mulheres todos os dias, numa altura em que o número de femicídios e agressores por julgar ainda se sente um pouco por todo o mundo”.
Especiais na 18.ª edição do Festival Internacional de Terror de Lisboa
A organização do MOTELx em 2024 levanta também um pouco o véu em relação a outros destaques de programação a acompanhar em setembro, nomeadamente:
- “A Bem da Nação – Filmes de Terror Proibidos pelo Estado Novo”: Um ciclo de filmes de terror proibidos durante a época do Estado Novo, recuperando as celebrações dos 50 anos do 25 de abril;
- MOTELX AV Lab co-hosted by Liquid Sky Artistcollective: A nova programação musical no habitual “warm up “ do Festival; um programa laboratorial de fusão entre música electrónica e cinema de género, a acontecer a 6 e 7 de setembro no Beato Innovation District.
Quanto às restantes novidades de programação do 18.º MOTELx, serão anunciadas na apresentação oficial a 15 de julho. Vais marcar presença em setembro?