"The Green Knight" abre a 15ª edição do MOTELX |©NOS Audiovisuais

MOTELX ’21 | Os destaques de programação

[tps_header]

O MOTELX ’21 decorre entre os próximos dias 7 e 13 de setembro, assinalando a 15ª edição do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa.

Vasculhamos os destaques desta nova edição, assinalando momentos fulcrais do evento, tais como a abertura e encerramento! 

Lê Também:   MOTELx ’20 | Grandes Vencedores e Balanço Final

[/tps_header]

CERIMÓNIA DE ABERTURA DO MOTELX’21   – THE GREEN KNIGHT (2021)

7 DE SETEMBRO ÀS 20H30 NO CINEMA SÃO JORGE – SALA MANOEL DE OLIVEIRA

The Green Knight A24
Dev Patel protagoniza “The Green Knight” | ©NOS Audiovisuais

 

A 7 de setembro, pelas 20h30, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, acontece a Cerimónia de Abertura da 15ª edição do MOTELX.

“The Green Knight”, obra realizada por David Lowery e distribuída pela afamada casa A24, é uma das estreias mais aguardadas de 2021, não apenas no reino do Fantástico mas em geral no panorama cinematográfico. A longa-metragem deveria ter já estreado em 2020, mas a pandemia apenas aumentou a expectativa em relação à chegada deste Rei prometido:

Uma aventura de fantasia épica baseada na intemporal lenda arturiana, “The Green Knight” conta a história de Sir Gawain, o sobrinho imprudente e obstinado do Rei Artur, que embarca numa missão ousada para enfrentar o Cavaleiro Verde, um gigantesco estranho com pele cor de esmeralda, desafiador de homens. Gawain tem de enfrentar fantasmas, gigantes, ladrões e vigaristas no que se irá tornar uma jornada mais profunda que irá definir o seu caráter e provar o seu valor aos olhos da sua família e reino, enfrentando o maior desafiador de todos.

O filme terá estreia comercial, em Portugal, no dia 9 de setembro, com o título “A Lenda do Cavaleiro Verde”, servindo a sessão do MOTELX ’21 como antestreia. Existem ainda alguns bilhetes disponíveis para esta sessão inaugural.

 




SECÇÃO SERVIÇO DE QUARTO – AFTER BLUE (2021) 

8 DE SETEMBRO ÀS 17H20 NO CINEMA SÃO JORGE – SALA MANOEL DE OLIVEIRA

After Blue Serviço de Quarto
©Motelx

A secção “Serviço de Quarto”, na qual se enquadram também os já apresentados filmes de abertura e encerramento deste MOTELX ’21, constitui-se como a principal secção do Festival de Cinema de Terror de Lisboa. Aqui apresentam-se as melhores longas-metragens de terror, realizadas ao longo dos últimos dois anos e um pouco por todo o mundo.

O filme francês “After Blue” integra-se precisamente nesta programação de luxo:

Num futuro distante, algures num planeta selvagem de outra galáxia, a adolescente Roxy liberta uma criminosa que estava enterrada na areia. Uma vez livre, começa a espalhar novamente o medo, o terror, e a morte. Roxy e a sua mãe são consideradas responsáveis e exiladas da comunidade, condenadas a encontrar a criminosa que libertaram. E assim iniciam uma viagem através dos territórios fantásticos e espectrais de um paraíso árido e sujo.
A segunda longa-metragem do realizador francês Bertrand Mandico leva-nos pelos caminhos perigosos de um planeta misterioso, onde a crueldade e a beleza andam de mãos dadas, ao ritmo de uma banda sonora techno. Inspirado na linguagem dos westerns, na crueldade dos contos de fadas e no lirismo da ficção científica, “After Blue” foi um dos sucessos da Selecção Oficial do último Festival de Cinema de Locarno.



SECÇÃO SERVIÇO DE QUARTO – THE MAID (2020) 

8 DE SETEMBRO ÀS 21H00 – CINEMA SÃO JORGE -SALA 3 &

12 DE SETEMBRO ÀS 00H00 – CINEMA SÃO JORGE SALA MANOEL DE OLIVEIRA

the maid MOTELx'21
©MOTELX

Joy, uma adolescente, chega a Banguecoque para trabalhar como empregada doméstica. Precisa urgentemente de dinheiro para ajudar os seus pais que atravessam momentos difíceis na sua terra natal. Os seus patrões, o casal de idosos Sr. e Sra. Nawut, parecem bondosos e simpáticos. A sua filha Nid, com deficiência mental, também gosta de Joy imediatamente. Entre limpar a casa e ajudar os Nawut no local de trabalho, Joy testemunha atividades paranormais estranhas à noite e também tem pesadelos vívidos. Descobre que havia uma empregada antes dela, entretanto falecida, chamada Ploy.

Trata-se da promissora estreia nas longas-metragens de Lee Thongkam no regresso do terror tailandês à programação do MOTELX ’21. Lee prepara o próximo projecto, o monster movie “The Lake”, em co-produção com a China e distribuição da Warner Bros.

A obra não apresenta ainda data de estreia em território nacional, sendo esta uma oportunidade única para a sua visualização.




COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – PRÉMIO MOTELX – MELHOR LONGA DE TERROR EUROPEIA/ PRÉMIO MÉLIÈS D’ARGENT 

FORTUNA (2020) 

9 DE SETEMBRO ÀS 15H30 NO CINEMA SÃO JORGE – SALA MANOEL DE OLIVEIRA

"Fortuna - The Girl and the Giants"
©Motelx

“Fortuna – The Girl and the Giants” é uma obra italiana finalizada em 2020 que, situada algures entre os reinos do fantástico, thriller e sci-fi, incide sobre a história da jovem Fortuna, de seis anos, que vive num bairro anónimo com a sua mãe. Fortuna sonha em ser Nancy, ma princesa alienígena perseguida por gigantes que a querem sequestrar e às suas amigas.

Depois de um evento traumático marcar a vida da sua amiga Nicola, a realidade e imaginação ficam cada vez mais relacionadas e revelam uma realidade horripilante neste conto de fadas que se baseia numa história verídica.

A longa-metragem conta com a realização de Nicolangelo Gelormini, antigo assistente de Paolo Sorrentino (“Juventude”, “A Grande Beleza”) nesta que é a sua estreia absoluta na cadeira da realização. Contada do ponto de vista único de uma criança, este conto surrealista e onírico conta com Valeria Golino (“The Morning Show”) no papel da mãe.

Depois de ter passado por Festivais como o Tallinn Black Nights Film Festival ou o Hong Kong International Film Festival, “Fortuna” chega à competição do MOTELX ’21 assinalando assim a sua estreia em solo nacional.




SECÇÃO SERVIÇO DE QUARTO – RUN (2020) 

9 DE SETEMBRO ÀS 21H10 NO CINEMA SÃO JORGE – SALA MANOEL DE OLIVEIRA

Serviço de Quarto MOTELX '21
©MOTELx

Diz-se que nunca se escapa ao amor de uma mãe… mas para Chloe isso não é uma ideia reconfortante, é antes uma ameaça. Há algo muito pouco natural, até mesmo sinistro, acerca da relação entre Chloe, uma adolescente confinada a uma cadeira de rodas, e a sua mãe, Diane, que a educou em total isolamento, controlando todos os passos que a filha deu desde o nascimento. Chloe começa a desconfiar da mãe e de que esta estará a esconder um grande e negro segredo. Segunda longa-metragem de Aneesh Chaganty que, depois de “Searching”, regressa ao tema das relações familiares conturbadas, desta vez centrada na relação mãe/filha com interpretações superiores de Sarah Paulson e Kiera Allen.

O filme protagonizado por Sarah Paulson (“American Crime Story”) será distribuído em Portugal com o título “Corre!” com estreia garantida pela Pris a 7 de outubro de 2021.




SECÇÃO SERVIÇO DE QUARTO – SWEETIE, YOU WON’T BELIEVE IT (2020) 

9 DE SETEMBRO ÀS 0H00 NO CINEMA SÃO JORGE – SALA MANOEL DE OLIVEIRA &

13 DE SETEMBRO ÀS 21H20 NA SALA 3 DO CINEMA SÃO JORGE

Motelx '21 serviço de quarto
©MOTELx

Oriundo do Cazaquistão e da autoria de Ernar Nurgaliev, este “Sweetie, you Won’t Believe it” apresenta muitas semelhanças ao vencedor do Prémio de Melhor Longa Europeia no MOTELx ’19 “Why Don’t You Just Die”?:

Tudo começa trivialmente – com uma zanga entre um jovem casal. Os cônjuges aguardam o primeiro filho e a cada dia a situação piora. O herói principal, Dastan, não consegue suportar a pressão contínua da sua esposa. Ele decide fugir apenas por um dia com os seus amigos: um empresário azarado e um polícia local. Juntos, planeiam ir pescar e teriam tido sucesso, se uma série de imprevistos repentinos e misteriosos não tivessem ocorrido. Esta comédia tresloucada cazaque tem conquistado o público pelos festivais onde tem sido exibido. Comentário social, sátira de costumes e gore burlesco é a receita com que Yernar Nurgaliyev nos brinda…




COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – PRÉMIO MOTELX – MELHOR LONGA DE TERROR EUROPEIA/ PRÉMIO MÉLIÈS D’ARGENT 

CROSS THE LINE/ NO MATARÁS (2020) 

10 DE SETEMBRO ÀS 17H40 NA SALA MANOEL DE OLIVEIRA DO CINEMA SÃO JORGE 

 

Cross the Line Spain (2020)
©MOTELx

Da Espanha chega, rumo à competição internacional, a longa-metragem de acção criminal “Cross the Line”, da autoria de David Victori. Depois de se destacar nos espanhóis Gaudí e Goya Awards e em diversos círculos de críticos na nossa vizinha, eis que a obra “No Matarás” chega a Portugal para o MOTELX ’21:

Exibida numa sessão especial do 53.º Festival Internacional de Cinema Fantástico de Sitges, a segunda longa-metragem de David Victori deixou o público completamente estonteado com uma overdose de stress, emoções fortes e dúvidas morais. Dani, cidadão exemplar e cumpridor das regras, dedicou os últimos anos a cuidar do pai doente. Depois do pai falecer, decide que é hora de alinhar a própria vida e compra um bilhete para começar uma viagem pelo mundo.  Antes de iniciar a sua jornada pessoal, conhece Mila e o que começa como uma noite descontraída e de aventura, transforma-se no seu pior pesadelo, levando-o para uma espiral de violência, drogas, sexo… e morte. “Cross the Line” é um dos grandes thrillers espanhóis dos últimos anos e o realizador David Victori transporta-nos na perfeição para a noite infernal e imoral vivida por Dani.




COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – PRÉMIO MOTELX – MELHOR LONGA DE TERROR EUROPEIA/ PRÉMIO MÉLIÈS D’ARGENT 

IN THE EARTH (2021) 

10 DE SETEMBRO ÀS 20H40 NA SALA MANOEL DE OLIVEIRA DO CINEMA SÃO JORGE

Motelx '21 Competição de longas
©MOTELx

Do marcante realizador britânico Ben Wheatley (responsável por obras de terror deliciosas como “Kill List” e Sightseers”), chega ao MOTELX ’21 “in The Earth”:

Enquanto o mundo busca a cura para um vírus devastador, um cientista e uma guarda-florestal aventuram-se nas profundezas da floresta para um exercício de teste de equipamento. Durante a noite, um simples exercício rotineiro vai tornar-se numa viagem aterrorizante através do coração das trevas, com a floresta a ganhar vida. O realizador e argumentista Ben Wheatley (“Kill List”, “High-Rise”) combina ficção científica, terror e o sobrenatural numa história de loucura, malevolência e (muitos) cogumelos. Estreado este ano na Selecção Oficial do Festival de Sundance, “In the Earth”, produzido durante uma pandemia e rodado apenas em 15 dias, inspira-se nas mitologias folk e é decerto um dos grandes filmes de terror de 2021, uma experiência alucinatória que pede para ser vivida à frente do maior ecrã possível.




SECÇÃO SERVIÇO DE QUARTO – THE SADNESS (2021) 

10 DE SETEMBRO ÀS 23H45 NA SALA MANOEL DE OLIVEIRA &

13 DE SETEMBRO ÀS 23H45 NA SALA 3 DO CINEMA SÃO JORGE

Motelx '21 serviço de quarto
©MOTELx

Depois de um ano de luta contra uma pandemia com sintomas relativamente benignos, uma nação frustrada baixou finalmente a guarda. É quando o vírus sofre uma mutação espontânea, dando origem a uma praga que altera a mente. As ruas explodem em violência e depravação, à medida que os infectados são levados a praticar os actos mais cruéis e horríveis que se podem imaginar. Homicídios, tortura, violações e mutilação são apenas o começo. Um jovem casal é conduzido ao limite da sanidade enquanto se tenta reencontrar no meio do caos. A era do civismo e da ordem já não existe. Existe apenas “A Tristeza”. De Taiwan surge o filme mais intenso e violento desta edição, “The Sadness” assume-se como o “28 Days Later” da era COVID, na estreia nas longas do canadiano Rob Jabbaz, sediado em Taiwan. Com estreia agendada para o Festival de Cinema de Locarno.




COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – PRÉMIO MOTELX – MELHOR LONGA DE TERROR EUROPEIA/ PRÉMIO MÉLIÈS D’ARGENT 

THE DEEP HOUSE (2021) 

11 DE SETEMBRO ÀS 21H10 NO CINEMA SÃO JORGE – SALA MANOEL DE OLIVEIRA 

Competição Motelx 2021
©MOTELx

Julien Maury & Alexandre Bustillo (“Leatherface – A Origem do Mal”) são uma dupla influente do cinema de terror em França e uma presença recorrente no Motelx. Em 2021 estão de regresso à competição de longas-metragens do festival com mais uma obra aterradora, a qual tem uma fotografia subaquática única, quebrou recordes de bilheteira em França e contou já com a sua estreia mundial no Festival de Cannes este ano:

Tina e Ben são um casal de jovens youtubers especializados em vídeos de exploração subaquática. Ao mergulhar num lago francês remoto, eles descobrem uma casa submersa em águas profundas. O que era inicialmente uma descoberta única rapidamente se transforma num pesadelo quando percebem que a casa foi palco de crimes atrozes. Presos, com as suas reservas de oxigénio a cair perigosamente, Tina e Ben percebem que o pior ainda está por vir: eles não estão sozinhos em casa.




SECÇÃO SERVIÇO DE QUARTO – WILLIE’S WONDERLAND (2021) 

11 DE SETEMBRO ÀS 00H15 NO CINEMA SÃO JORGE – SALA 3 & 12 DE SETEMBRO ÀS 19H30 NA SALA 2

Motelx '21 serviço de quarto Nicolas Cage destaques programação
©MOTELx

Quando o seu carro avaria, um homem solitário e silencioso aceita limpar o Willy’s Wonderland, um velho espaço de jogos, em troca de pagamento e da reparação do carro. Este país das maravilhas esconde um segredo obscuro, e Nicolas Cage é o protagonista da luta épica e sangrenta contra os animatronics possuídos de Willy’s Wonderland. Um filme sem vergonha de assumir o ridículo e subir o volume até ao 11, é um crescendo de gore, violência e humor num papel que parece ‘escrito’ para Nicolas Cage. Depois de “Mandy” e “Color Out of Space”, o actor parece destinado a interpretar personagens maiores que a vida, simples homens que acabam a lutar contra os piores monstros (e a rir na cara deles). Num papel silencioso, sem dizer qualquer palavra, oferece-nos uma interpretação genial e demente num filme que vai agradar aos fãs de terror, acção e comédia.

Embora tenha já estreado em diversos países europeus, aguardamos ainda a data de estreia de “Willy’s Wonderland” em território nacional. Por agora, o MOTELX ’21 é uma oportunidade única para ver a obra.




CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO DO MOTELX’21 – THE NIGHT HOUSE (2020) 

12 DE SETEMBRO ÀS 20H30 NO CINEMA SÃO JORGE – SALA MANOEL DE OLIVEIRA

The Night House destaques programação MOTELX '21
©MOTELx

De David Bruckner, realizador de “The Ritual”, disponível na Netflix, chega ao  MOTELX ’21 “The Night House”. Esta obra de terror norte-americana protagonizada por Rebecca Hall (“Tales from the Loop”) acompanha Beth,  que se encontra recentemente sozinha na casa de lago construída pelo seu recém-falecido marido.

Beth luta por se manter ciente e agarrada à realidade, mas depressa começa a ser atormentada por sonhos e por uma presença fantasmagórica que deambula pela casa durante a noite. Contra os conselhos dos seus amigos, Beth começa a vasculhar os pertences do seu marido em busca de respostas para o mistério que se vai adensando. Depressa este thriller sobrenatural chega à sua questão central: quão bem conhecemos aqueles que amamos?

O filme chegará posteriormente às salas nacionais pela mão da NOS Audiovisuais, a 23 de setembro, com o título “The Night House – Segredo Obscuro”. 

[tps_footer]

Prontos para uma semana repleta do melhor terror nesta 15ª edição do MOTELX? 

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *