Oscares 2019 Filmes Esqueçidos

Óscares 2019 | Os filmes injustamente esquecidos pela Academia

Depois das nomeações para os Óscares, é altura de recordar e honrar os grandes filmes que, infelizmente, foram ignorados pela Academia de Hollywood.

1 de 26

Apesar da sua fama, encarar os Óscares como reflexo de uma meritocracia pura e dura é um erro ingénuo. A Academia de Hollywood foi formada originalmente por grandes personalidades dos maiores estúdios de Hollywood que queriam novas oportunidades de promover seus produtos e encontrar validação prestigiosa para o seu trabalho.

O reconhecimento de mérito artístico nunca foi a ordem do dia e inúmeros fatores contribuem para que, todos os anos, os Óscares sirvam mais como um reflexo do modo como Hollywood pensa sobre si mesma e a que tipo de cinema dá valor do que um apto barómetro de qualidade ou importância estética.

Lê Também:
Óscares 2019 | As nomeações mais chocantes e históricas

Com isso em conta, decidimos celebrar alguns filmes que, por uma miríade de razões, não caíram nas boas graças do corpo votante que atribui os Óscares, que é formado por alguns dos nomes mais respeitados da indústria cinematográfica americana. Como critério de seleção, optámos por apenas considerar filmes dentro da lista de elegibilidade da Academia e obras que realisticamente poderiam ter sido premiadas por esta instituição. Ou seja, nada de filmes muito obscuros ou obras experimentais.

Por essa mesma razão, temos de excluir “The Other Side of the Wind”, essa obra de Orson Welles que foi ‘terminada’ este ano e distribuída pela Netflix. O contexto histórico desta obra é tão peculiar que considerámos ser melhor pô-la de fora desta lista. Contudo, fica aqui uma menção honrosa. Outro destaque vai para os quatro filmes que Nicole Kidman estreou em 2018 no mercado americano, “Destroyer: Ajuste de Contas”, “Boy Erased”, “Aquaman” e “Como Falar Com Raparigas em Festas”. Nenhuma das obras desse quarteto cativou a Academia, mas há que admirar a qualidade e variedade do trabalho desta inigualável atriz australiana.

oscares 2019 nicole kidman
2018 foi um grande ano para Nicole Kidman.

Sem mais demoras, usa as setas para ires passando os diferentes slides deste artigo. Os filmes foram simplesmente organizados por ordem alfabética.

1 de 26

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

One thought on “Óscares 2019 | Os filmes injustamente esquecidos pela Academia

  • Não teria dito melhor… Apenas acrescento que Dakota Johnson e Tilda Swinton tb deveriam ser consideradas pelas suas representações, trabalharam muito para o respectivos papéis e foi um trabalho notável. Cada vez mais a Academia desilude com as suas escolhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *