©Sony Interactive Entertainment

PlayStation | Antevisão do que aguarda os fãs em 2023

Vem conhecer todas as novidades que a PlayStation tem programadas para entreter os fãs durante o decorrer de 2023.

Depois de um ano incrível, recheado de lançamentos exclusivos e muitas novidades, a Sony Interactive Entertainment prepara-se para oferecer aos fãs da PS5 um 2023 que promete não desapontar, contando com o lançamento de diversos novos jogos, mas não esquecendo o hardware inovador a que já nos habituou. Em baixo poderás conhecer todas as novidades deste ano já confirmadas pela empresa.

– HARDWARE –
DUALSENSE EDGE

DualSense Edge
© Sony Interactive Entertainment

A Sony Interactive Entertainment começa o ano em grande com o lançamento do DualSense Edge, um comando premium capaz de satisfazer as necessidades dos jogadores mais exigentes. Este comando é completamente customizável e adaptável, permitindo a substituição de diversos componentes e a adição de botões traseiros para os jogos mais complexos. O lançamento do DualSense Edge está marcado para 26 de Janeiro.




PROJECTO LEONARDO

PlayStation
© Sony

O Projecto Leonardo foi revelado durante a edição de 2023 do CES e trata-se de um comando desenvolvido a pensar na acessibilidade, algo em que a Sony Interactive Entertainment tem apostado muito nos últimos anos. O desenvolvimento do comando foi concebido em parcerias com organizações como AbleGamers, SpecialEffect e Stack Up, que incluem membros da comunidade de jogadores com limitações físicas, de forma a produzir a melhor experiência para os jogadores de todo o mundo. A empresa ainda não revelou a data de lançamento deste comando especial, mas é esperado que aconteça ainda este ano.

Lê Também:
PlayStation VR2 | Os próximos lançamentos para o novo sistema



PLAYSTATION VR 2

PlayStation VR2
© Sony / PlayStation

Depois do sucesso da PlayStation VR em outubro de 2016, a Sony está de regresso com o PSVR 2 que promete inovar e trazer até ao jogadores de todo o mundo uma imersão de alta qualidade, nunca antes alcançada. Este periférico conta com um painel OLED de 2000 pixeis por olho, 110º de campo de visão, sensor de movimentos, rastreio ocular, Haptic Feedback e muito mais. O PSVR 2 tem lançamento marcado para 22 de Fevereiro de 2023.




– JOGOS –
SEASON: A LETTER TO THE FUTURE

Season: A Letter To The Future
© Scavengers Studio

Concebido pelo Scavengers Studio, “SEASON: A letter to the future” é um jogo conceptual vislumbrante, cheio de cor e com uma história que promete ser revitalizante. A história do jogo vê o jogador abandonar o conforto do seu lar à procura de memórias sobre a sua civilização, de forma a que estas fiquem registadas em preparação par a chegada de um cataclisma que irá por fim há humanidade como a conhecemos. “SEASON: A letter to the future” chega à PlayStation e ao PC já no próximo dia 31 de Janeiro de 2023.




FORSPOKEN

Forspoken
©Square Enix

Desenvolvido pela Luminous Productions e publicado pela Square Enix, “Forspoken” coloca o jogador na pela de Frey Holland (Ella Balinska) uma jovem rapariga órfã, que se vê atirada para um mundo de fantasia conhecido como Athia, onde um perigoso cataclisma tem cindo a destruir toda a sua civilização, transformando-os em criaturas malévolas. No entanto, devido à sua imunidade, Frey terá de se aventurar pelas paisagens perigosas de Athia e por um fim a esta crescente ameaça e a governação tirânica da líder deste reino desconhecido. “Forspoken” já chegou às lojas, estando disponível para a PS5 e PC.




STELLAR BLADE

STELLAR BLADE
© Sony Interactive Entertainment

O jogo da  SHIFT UP tem lugar no futuro, após a humanidade ter sido obrigada a abandonar o planeta Terra. Pronta a regressar, Eve, a protagonista reúne um conjunto de lutadores na colónia de humanos para enfrentar os NA:tives, os novos inquilinos do planeta de forma a restaurar a civilização de humanos. No entanto, ao encontrar um sobrevivente humano nas ruínas do planeta, Eve depara-se com uma realidade que desconhecia e que a levará numa aventura que nunca antes imaginou. O jogo tem lançamento previsto para 2023.




MARVEL’s SPIDER-MAN 2

Spider-Man 2 PS5
©Sony Interactive Entertainment

Com lançamento previsto para o outono de 2023, Spider-Man 2 irá ver o regresso de Peter Parker e Miles Morales numa nova aventura pelos céus de Nova Iorque, onde terão de unir esforços para enfrentar um conjunto de novas ameaças que incluem, acima de tudo, a introdução de Venom a este universo de videojogos. Até ao momento a Insomniac Games continua a manter o enredo do novo em segredo, mas se o primeiro jogo é alguma indicação, os fãs poderão esperar uma história emocional e intrigante capaz de entreter até os fãs mais casuais.

Lê Também:
TOP MHD | Os Jogos Mais Antecipados de 2023



FINAL FANTASY XVI

Final Fantasy XVI 1
©Square Enix

Depois de uma longa espera, Final Fantasy está de regresso e promete levar os fãs da saga de jogos de regresso às origens, com um jogo completamente dedicado à fantasia, modernizando uma vez mais o gameplay que entreteve gerações de jogadores. O jogo está a ser desenvolvido pela Square Enix Creative Business Unit III, o estúdio responsável pelo popular Final Fantasy XIV e conta com a direcção criativa de Hiroshi Takai e Kazutoyo Maehiro. O lançamento do jogo está previsto para 22 de junho de 2023.




HORIZON: FORBIDDEN WEST – BURNING SHORES

Guerrilla Games
© Guerrilla Games

O sucesso de” Horizon: Forbidden West” é inegável e, como tal, a Guerrilla Games prepara-se para expandir o mais recente jogo com o lançamento de “Burning Shores“, um DLC que verá Aloy abandoinar San Francisco em direcção ao sul, onde irá encontrar novos desafios com a sua chegada a Los Angeles. Nesta nova cidade em ruinas, Aloy deverá encontrar novos mistérios, inimigos para defrontar e máquinas para desmantelar, incluindo o poderoso Horus até agora adormecido. A expansão chega em exclusivo à PS5 a 19 de Abril de 2023.




HOGWARTS LEGACY: DLC

Steam jogos hogwarts legacy
© Avalanche Software

Os fãs do mundo de feitiçaria e bruxaria de Harry Potter vão poder desfrutar da sua primeira aventura completamente original quando “Hogwarts Legacy” chegar às lojas, um jogo que verá o jogador assumir o papel de um jovem bruxo de 15 anos que é recrutado para a escola de Hogwarts para fortalecer os seus conhecimentos na magia que rodeia este mundo mágico. Neste momento, ainda pouco é conhecido sobre o enredo, mas estamos certamente ansiosos por explorar este Hogwarts e todos os segredos que tem para esconder. Todavia, além do jogo, os fãs da PlayStation terão acesso a algo mais, com a exclusividade temporária de Hogsmeade’s Haunted Shop, uma série de quests que irão acesso a uma loja assombrada que os jogadores terão de libertar. “Hogwarts Legacy” tem lançamento marcado para 10 de Fevereiro, para a PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC; seguindo-se da PS4 e Xbox One a 4 de Abril e Nintendo Switch a 25 de Julho.




HORIZON: CALL OF THE MOUNTAIN VR

Horizon Call of the Mountain
©Sony Interactive Entertainment

Com o lançamento da PSVR 2 surgem também novos jogos, e este trata-se da principal aposta da empresa para o lançamento deste novo periférico de VR. Expandindo o mundo de Horizon, “Call of the Mountain” acompanha uma nova personagem, um guerreiro Carja que recebe uma missão urgente e que terá de a completar com o auxilio dos jogadores. O projecto foi desenvolvido pela Firesprite em parceria com a Guerrilla Games, e promete introduzir novas mecânicas ao mundo do VR que irá revolucionar a forma como o mundo vê esta tecnologia. “Horizon: Call of the Mountain” tem lançamento marcado para 22 de Fevereiro.




THE DARK PICTURES: SWITCHBACK VR

The Dark Pictures Switchback VR
©Supermassive Games

“The Dark Pictures: Switchback VR” é mais um jogo a usufruir da mais recente tecnologia de realidade virtual a caminho da PSVR 2. Este jogo é mais uma entrada na saga “The Dark Pictures”, que já viu o lançamento de jogos como “Little Hope”, “Men of Medan” e “House of Ashes“. Depois do grande sucesso dos jogos anteriores, a Supermassive Games apostou em expandir o conceito antológico até à nova plataforma de VR da Sony. “The Dark Pictures: Switchback VR” tem lançamento marcado para 16 de Março de 2023.




FINAL FANTASY VII: REBIRTH

Final Fantasy 7 PlayStation
©Square Enix

Continuando a popular história do aclamado “Final Fantasy VII: Remake“, este “Rebirth” coloca os jogadores em direcção à reta final desta história épica, explorando um pouco mais a jornada de Cloud Strife, Tifa Lockhart, Barret Wallace e Aerith Gainsborough, contra as forças de Sephiroth. O jogo da Square Enix promete, uma vez mais, explorar aprofundadamente o percurso das personagens nesta história já familiar para os fãs da saga, sem esquecer todo aquilo que as torna especial, e sem colocar de lado no novo estilo de combate introduzido no remake de 2020. O lançamento de “Rebirth” ainda não foi confirmado, mas deverá ocorrer já no final de 2023.




– ATUALIZAÇÕES –
INTEGRAÇÃO DO DISCORD

PlayStation 5 casino
©Sony Interactive Entertainment

Após dois anos de espera, o beta para a atualização de software 7.00 revelou que a integração do Discord na consola da Sony irá decorrer com o próximo update. Esta atualização, que deverá ser lançada em meados de Março, permitirá a expansão da comunidade de jogadores, oferecendo a comunicação entre os jogadores da PS5, PC e outras plataformas com acesso ao chat de voz da plataforma.




STREAMING

PlayStation Sony
© Sony Interactive Entertainment

Para além da integração do Discord, o próximo grande update de software da PlayStation 5 irá contar com a expansão da tecnologia de streaming via cloud, permitindo aos jogadores usufruir da experiência de jogar projecto da PS5 sem a necessidade de instalar os jogos nas suas consolas, e poupando o preciso espaço no SSD. Até ao momento ainda não se sabe como esta tecnologia irá funcionar, mas é espectável que se torne numa das regalias oferecidas aos subscritores do plano Premium da PlayStation Plus.

Lê Também:
TOP MHD | Os Melhores Jogos 2022



– CONTEÚDO ADICIONAL –
PLAYSTATION PLUS

PlayStation DualSense Sony
© Sony Interactive Entertainment

O ano de 2022 viu o lançamento da nova PlayStation Plus, revelando um serviço que inclui diversos planos que oferecem múltiplas regalias. Para além dos jogos mensais, o serviço aposta no acesso a diversos jogos, tanto recentes como mais antigos, bem como num catálogo crescente de jogos clássicos da era PS1, PS2, PSP e PS3. Apesar de não termos conhecimento sobre quais os conteúdos que vão ser adicionados e oferecidos nos restantes 11 meses do ano, os jogos disponíveis em janeiro prometem um 2023 bastante cativante, com a oferta de “Star Wars Jedi: Fallen Order”, “Fallout 76” e “Axiom Verge 2”, bem como a adição ao catálogo de  “Back 4 Blood”, “Dragon Ball FighterZ”, “Devil May Cry 5: Special Edition”, “Sayonara Wild Hearts”, “Jett: The Far Shore”, “Just Cause 4: Reloded”, “Omno” e “Erica”, entre outros.

Qual das novidades da PlayStations para 2023 estás mais ansioso por usufruir?

João Fernandes

Licenciado em Cinema, venerador de banda desenhada, fotografia e videojogos!

João Fernandes has 2239 posts and counting. See all posts by João Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.