©Lucasfilm | ©Square Enix | © Warner Bros. Entertainment | ©Electronic Arts

TOP MHD | Os Jogos Mais Antecipados de 2023

Chegou um novo ano e com ele chegou a altura de conhecer “Os Jogos Mais Antecipados de 2023”, segundo a nossa equipa, neste TOP MHD especial!

Já é uma longa tradição na Magazine.HD, sempre que começa um novo ano, de dar a conhecer aos leitores quais os jogos, filmes e séries que se revelaram os melhores dos melhores. No entanto, este ano, para além de darmos a conhecer o melhor que o passado nos trouxe, a equipa decidiu reunir-se para dar a conhecer aqueles que são os jogos mais aguardados para o ano que começa.

2022 foi um ano muito rico em videojogos, mas a verdade é que as limitações causadas pela pandemia ainda se fizeram sentir, e muitos dos grande jogos acabaram por deslizar até 2023. Devido a esta constante mudança, a lista de jogos elegíveis cresceu exponencialmente e muitos dos jogos que outrora poderiam se tornar os “mais antecipados”, como é o caso de “Starfield“, “The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom“, ou até “Suicide Squad: Kill the Justice League“, acabaram por ficar de fora.

O TOP MHD que se segue é construído não só por jogos com data de lançamento confirmada para 2023, mas também por alguns que poderão chegar às lojas até ao final do ano, ou deslizar até ao inicio de 2024.

DEAD SPACE (REMAKE)

Dead Space
© Motive Studios

A franquia Dead Space, produzida pela Visceral Games e publicada pela Electronic Arts começou em 2008. A icónica trilogia de terror destinada às diversas plataformas de gaming angariou uma leal base de fãs ao ponto de, mais de uma década depois, os rumores começarem e ser confirmado o desenvolvimento de um novo jogo: o remake de “Dead Space”. Apesar do título, este não será uma recriação exata do jogo original, nem terá as mãos de toda a equipa original. Ainda assim, os criadores são fãs da saga e pretendem homenagear os antecessores.

O futuro jogo de sobrevivência e ficção científica, que está a ser desenvolvido pela Motive Studios da EA, veste o jogador, em terceira pessoa, com uma armadura brilhante e umas botas blindadas e leva-o ao espaço. Aqui está tudo o que a MHD conseguiu apurar sobre este “Dead Space”.

Embora a estética visual se mantenha, a qualidade vai ser muito superior, uma vez que se utilizou o mecanismo Frostbite. Em termos de jogabilidade, já foi indicado que alguns detalhes como a possibilidade de voar vão ser novamente incluídas. As mortes dos monstros parecerão mais reais havendo diferentes níveis de os danificar – a pele pode ser afetada num nível e ao intensificar-se o ataque pode partir ossos. “Dead Space Remake”, concebido por Eric Baptizat (“Assassin’s Creed”), será lançado a 27 de janeiro, sem microtansações incluídas na jogabilidade, devido às críticas recebidas do “Dead Space 3”, nem opção de multiplayer ou co-op. A promessa de inovação, e a qualidade do jogo original, dão direito a que este remake se torne num dos jogos mais aguardados do ano para a equipa MHD.

“Dead Space” tem lançamento marcado para 27 de Janeiro, para a PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.

Rafaela Teixeira




TEKKEN 8

Tekken 8
©Bandai Namco Entertainment

É, inegavelmente, uma das melhores franquias do género de luta. Ao contrário de grande parte dos “concorrentes”, este jogo prima pela sua complexa história, com foco na intriga geracional da família Mishima, desde do bisavô até ao bisneto. Mas não só, pois há dezenas de personagens com histórias igualmente ricas, com que faça que nos identifiquemos com uma determinada personagem. Apesar de existirem vários títulos, os jogos de “Tekken” costumam ter um grande intervalo entre si, com o último, “Tekken 7”, lançado em 2015. Agora passados oito anos, vamos poder embarcar numa nova batalha, com melhores gráficos e melhor jogabilidade. Mas melhor ainda, vamos voltar acompanhar, uma vez mais, a intriga entre Jin Kazama e Kazuya Mishima. Mas há outros aspetos mais divertidos que (possivelmente) voltaremos. Para quem jogou os primeiros títulos da franquia deverá lembrar-se das icônicos danças de Eddy e Christie. É de relembrar, que o jogo anterior teve direito à versão para realidade virtual. Por isso, existe uma forte hipóteses de também entrarmos na luta.

“Tekken 8” tem lançamento previsto para 2023, para a PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.

David Passos




FINAL FANTASY XVI

Final Fantasy XVI 1
©Square Enix

Após um “Final Fantasy XV” dedicado a misturar a tecnologia à fantasia, a saga regressa às origens com este novo jogo dedicado puramente ao fantástico. “Final Fantasy XVI” decorre em Valisthea, apresentando ao jogador um mundo fraturado, governado por seis facções distintas sedentas de poder. Com o progredir da história, Hiroshi Takai e Kazutoyo Maehiro dão a conhecer uma civilização caída no caos e no medo, avançando, muito que ligeiramente em direcção a uma guerra que poderá por fim à humanidade.

O jogo está a ser desenvolvido pela Square Enix Creative Business Unit III, e estreará em exclusivo para a mais recente consola da Sony, a PlayStation 5, chegando eventualmente às outras plataformas numa data posterior, ainda a revelar. Tal como os seus antecessores, “Final Fantasy XVI” promete introduzir aos fãs um mundo rico e colorido, cheio de ameaças perigosas e desafios constantes capazes de revitalizar esta saga com 36 anos. Este jogo voltará a apostar num estilo de combate mais ativo, abandonando uma vez mais o combate por turnos dos capítulos mais antigos. Para além disso, as capacidades inimagináveis da mais recente gerações de consolas prometem dar a oportunidade aos developers de construir um mundo ainda mais detalhado do que já é habitual, o que contribui para a nossa antecipação deste projecto.

“Final Fantasy XVI” tem lançamento marcado para 22 de Junho, para a PlayStation 5.

João Fernandes




DIABLO IV

Diablo IV
©Blizzard Entertainment

Depois de diversas promessas, adiamentos e controvérsias, o quarto capitulo da saga Diablo está finalmente a chegar. O jogo foi revelado originalmente em 2019, durante o Blizzcon 2019, após longos anos de rumores, o que levou a um crescente entusiasmo dos fãs da saga, que há muito aguardavam pela chegada de um novo jogo no franchise. No entanto, desde então muitos dos criativos por detrás do seu desenvolvimento abandonaram o projecto, mas isso não significa que o nosso entusiasmo tenha diminuído de todo.

“Diablo” continua a ser uma das sagas de jogos mais populares do mundo digital, e a Blizzard Entertainment não se esqueceu disso, terminando o ano de 2022 com um dos maiores vislumbres que já tivemos a este quarto jogo. “Diablo IV” promete ver o regresso de algumas das principais ferramentas de jogos anteriores, como a customização e as dungeons geradas proceduralmente, mas os developers já prometeram a inclusão de novas mecânicas como PVP e secções de open-world no mapa do jogo. Todas estas características, e muitas mais, tornam este um dos mais distintos e inovadores jogos de 2023 e não podíamos estar mais ansiosos por o jogar.

“Diablo IV” tem lançamento marcado para 6 de Junho, para a PlayStation 5, Xbox Series X|S, PS4 e Xbox One e PC.

João Fernandes




THE WOLF AMONG US 2

The Wolf Among Us 2
©LCG Entertainment

Inspirado na banda desenhada com o mesmo título, a Telltale Games criou um dos seus melhores jogos com “The Wolf Among Us”. Com a mesma premissa dos seus jogos anteriores, em que as escolhas dos jogadores iriam afetar o desenrolar da narrativa, mas com uma história interessante e diferente das outras. Aqui entrávamos num mundo mágico, com criaturas fantásticas, mas não num bom sentido, dado que era um mundo repleto de crime e violência. Com o irreverente detetive Bigsby, tivemos várias horas de puro suspense, onde as nossas escolhas iriam decidir (literalmente) a vida ou a morte de uma personagem. Acabou por ser um dos melhores jogos do ano de 2013, que também coincidiu com a “época dourada” da produtora. Agora, quase uma década depois, vamos poder descobrir o que realmente aconteceu (ou não aconteceu). Ainda não há uma data de lançamento definida, mas eventualmente, se tudo correr bem, o jogo será lançado este ano. O regresso de um novo jogo da Telltale Games, dita também a parceria com a AdHoc Studio, uma produtora composta por antigos membros da produtora.

“The Wolf Among Us 2” tem lançamento previsto para 2023, para a PlayStation 5, Xbox Series X|S, PS4, Xbox One e PC.

David Passos




AVATAR: FRONTIERS OF PANDORA

Avatar Frontiers of Pandora Ubisoft
© Ubisoft Entertainment

Voltando atrás do tempo, a coincidir com o lançamento de “Avatar” (2009), saiu também um jogo inspirado no filme, intitulado “James Cameron’s Avatar: The Game”. Apesar da história ser semelhante, os gráficos estavam longe de chegar aos níveis do filme, mesmo nas melhores consolas da época, com a PlayStation 3, Xbox 360, e até a PlayStation Portable. Apesar de tudo, proporcionava uma experiência imersiva para quem queria ir além do filme, com momentos de grande tensão semelhantes ao que vimos no primeiro filme. Agora, com a chegada de “Avatar 2: O Caminho da Água”, o interesse e entusiasmo por este mundo está mais alto que nunca. Apesar de ter sido anunciado no ano passado, vamos poder finalmente embarcar numa aventura neste universo com “Avatar: Frontiers of Pandora”, com registo digno dos próprios filmes, sobretudo no que diz respeito aos gráficos. E quem sabe, se com a chegada da PlayStation VR2, não poderemos entrar em Pandora como Jake Sully fez no primeiro filme? Além disso, a potencialidade da nova geração pode ser decisiva.

“Avatar: Frontiers of Pandora” tem lançamento previsto para o final de 2023 ou início de 2024, para a PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.

David Passos




RESIDENT EVIL 4 (REMAKE)

Resident Evil 4
©Capcom

LEON! HELP! Sim… Estas palavras certamente trazem memórias traumatizantes de teres de andar a tomar conta de uma das personagens mais irritantes dos videojogos, contudo, lembram-me também dias e dias bem passados com Resident Evil 4. Ainda hoje revisitado pelos fãs do franchise e descoberto por jovens gamers, RE4 recebe este ano um remake que nem todos queríamos necessariamente mas que todos apreciamos.

Com novos gráficos e uma adaptação da história original, os primeiros trailers deixam-nos esperança que este remake vá ao encontro do que aconteceu com RE2 e menos com os cortes e alterações desajeitadas de RE3. Assim, junta-te a nós no regresso a El Pueblo onde Leon, enviado numa missão para resgatar a filha do Presidente dos Estados Unidos da América, terá de enfrentar novos inimigos, e alguns conhecidos do passado.

Lê Também:
Resident Evil | Melhores Jogos da Série

Para alguém que já completou Resident Evil 4 20 vezes, este é um lançamento porque muito espero, curiosa para saber o que mantiveram, o que alteraram e, especialmente, o que melhoraram. Afinal, (peço que os Millennials se preparem mentalmente para estas próximas palavras), o jogo original foi lançado há quase 20 anos e muito mudou a nível de tecnologia.

“Resident Evil 4” tem lançamento marcado para 24 de Março, para a PlayStation 5, Xbox Series X|S, PS4, Xbox One e PC.

Ângela Costa




STAR WARS JEDI: SURVIVOR

Star Wars Jedi - Survivor
©Electronic Arts

Com o fracasso de “Star Wars: Battlefront” e da sua sequela, a Electronic Arts apostou na reinvenção da saga Star Wars no formato de videojogo e introduziu ao mundo ” Star Wars Jedi: Fallen Order”, um jogo incrivelmente diferente e cativante que levou os fãs de longa data da saga, bem como os mais novatos, a explorar os vários cantos da galáxia muito distante e a conhecer novas personagens e a aprofundar os seus conhecimentos sobre a Força. Agora, quatro anos depois, Cal Kestis está de regresso com o lançamento de “Star Wars Jedi: Survivor”.

Lê Também:
Star Wars | As melhores personagens da Galáxia

“Star Wars Jedi: Survivor” promete ser uma evolução natural do jogo anterior, trazendo de volta a mobilidade e combates introduzidos no primeiro jogo, e apostando na sua evolução, introduzindo novas mecânicas e detalhas nunca antes imaginados. A história desta sequela ainda está envolta em segredo, mas a proximidade cronológica com os eventos de “Obi-Wan Kenobi”, poderão levar ao aparecimento de algumas caras familiares. “Star Wars Jedi: Survivor” torna-se assim, muito facilmente, um dos principais jogos com lançamento marcado para este ano, podendo mesmo chegar ao título de Melhor Jogo de 2023, mas isso é uma conversa para mais tarde.

“Star Wars Jedi: Survivor” tem lançamento marcado para 17 de Março, para a PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.

João Fernandes




HOGWARTS LEGACY

Hogwarts Legacy
©Warner Bros. Games

Hogwarts Legacy” tem tudo para ser o jogo com que qualquer fã de Harry Potter sonha, mesmo que não tenha relação direta com as obras de J.K Rowling, já que se passa em 1800, muitos anos antes das aventuras que acabaram por ser retratadas em vários filmes. Trata-se de um jogo em mundo aberto com um mapa enorme e super detalhado que está (muito) longe de se restringir ao, já de si gigantesco, castelo de Hogwarts e arredores. Foi pensado e construído para explorar e combater. Tratando-se de um AAA, há pouco a apontar a nível técnico… estaremos, com toda a certeza, perante uma obra de arte.

Até ao momento, do que já pudemos observar dos gameplays, foi possível descortinar cenas de magia, criação de poções, uso de feitiços para derrotar inimigos, exploração do mundo aberto – onde irás dar de caras com locais que não te deverão ser estranhos, como a Floresta Proibida e a Vila de Hogsmeade – com recurso à mítica vassoura e até montado num um Onyx Hippogriff.

Lê Também:
Harry Potter | As revelações do regresso a Hogwarts

Em “Hogwarts Legacy”, a personagem é um estudante – aceite tardiamente na Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry – que guarda a chave de um segredo antigo que ameaça destruir o mundo de magia. Ao ingressares nesta escola, rapidamente descobres que não és um estudante normal e possuís uma habilidade incomum de perceber e dominar a Magia Antiga.

“Hogwarts Legacy” tem lançamento marcado para 10 de Fevereiro, para a PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC; seguindo-se da PS4 e Xbox One a 4 de Abril e Nintendo Switch a 25 de Julho.

Tomás Cascão




SPIDER-MAN 2

Spider-Man 2 PS5
©Sony Interactive Entertainment

A tão aguardada sequela “Spider-Man 2” da Sony e a Insomniac Games vai ser lançada este ano, mostrando o Homem-Aranha (Peter Parker e Miles Morales) numa luta contra novos vilões, com Venom em destaque. O lançamento está previsto para o outono, segundo as informações da Playstation. A data exata ainda está por revelar. Para já o jogo está confirmado na PS5, mas não está fechada a hipótese de chegar ao computador numa data futura.

Quanto à narrativa ainda só temos rumores, mas o elemento colaborativo entre os dois Homem-Aranha é muito provável. Os limites desse modos jogáveis ainda não são conhecidos, mas circula nas redes sociais a possibilidade de não só os protagonistas colaborarem, como também virarem-se um contra o outro, dependendo da escolha dos jogadores. A Insomniac Games não deu qualquer confirmação destes rumores.

Lê Também:
Homem-Aranha | Quem é o melhor Peter Parker?

Algumas imagens já foram vistas em setembro de 2021, quando foi divulgado o trailer com um minuto e meio. No vídeo vemos Peter e Miles à luta com vilões, sugerindo que poderemos jogar com os dois. Há até um vislumbre de Venom, provavelmente o grande destaque dos maus da fita nesta sequência. Da jogabilidade pouco foi revelado, mas com as vislumbres mostrados é possível adivinhar que os poderes nos fatos podem voltar.

Por mais que a informação ainda não seja muita, há uma certeza que foi dada pelo vice-presidente criativo da Marvel, Bill Rosemann recentemente num podcast – esta sequela vai ser mais sombria que o jogo original. O vilão Venom vai contar com a voz da estrela do cinema de terror Tony Todd (“Candyman”). Yuri Lowenthal e Nadji Jeter vão interpretar respetivamente as personagens de Peter e Miles.

“Spider-Man 2” tem lançamento previsto para o outono de 2023, para a PlayStation 5.

Rafaela Teixeira

Qual dos jogos com lançamento previsto para 2023, e além,  é o teu mais antecipado?

João Fernandes

Licenciado em Cinema, venerador de banda desenhada, fotografia e videojogos!

João Fernandes has 2235 posts and counting. See all posts by João Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.