Rutger Hauer | © DWDD, imagem modificada

Rutger Hauer, vilão de Blade Runner, morreu aos 75 anos

Faleceu Rutger Hauer, ator conhecido como o lendário vilão de “Blade Runner“, e também referido como escritor e um veemente ambientalista.

Rutger Hauer começou a sua carreira como ator em 1969, com a série “Floris”. Depois, envolveu-se em diversos projetos, tendo sido amplamente reconhecido pelo o seu papel como Roy Batty em “Blade Runner: Perigo Eminente”, em 1982, contracenando com o icónico Harrison Ford. Segundo o seu agente, Hauer morreu no dia 19 de julho em casa, na Holanda, após o desenvolvimento de uma doença breve. Ele tinha 75 anos, tendo sido realizado o seu funeral na passada quarta-feira.

Lê Também:
Os 10 piores vencedores do Óscar para Melhor Ator

Nos últimos anos, Hauer marcou presença em diversos filmes e programas televisivos, desde o filme “Sin City”, sob a pele do Cardeal Roark, e “Batman: O Início”, como o vilão corporativo que comanda a Wayne Corp, até a um velho sábio em “24 Horas para Viver” e Presidente Intergalático em “Valerian e a Cidade dos Mil Planetas“. De facto, Rutger era um ator extremamente versátil, interpretando desde personagens românticas e de ação até aos mais sinistro vilões. O ator conquistou o Golden Globe de 1988 como Melhor Ator Secundário com a sua prestação no filme “Fuga de Sobibor”. Antes de morrer, Hauer mantinha a sua agenda preenchida, com a participação em 5 projetos televisivos e cinematográficos a estrear em breve.

Por fim, é de salientar que Hauer era ativista em múltiplas causas sociais. A título de exemplo, como patrocinador da Greenpeace e como fundador da Starfish Association, uma organização sem fins lucrativos dedicada à consciencialização sobre o vírus da imunodeficiência humana (HIV).

De todas as prestações e ações de Rutger Hauer, qual a tua favorita?

Luis Telles do Amaral

Escritor de O Diário da Pandemia, administrador do blogue Para Lá da Kapa e a licenciar-se em Microbiologia. Considero-me um devorador de livros nato e fã assíduo do grande ecrã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *