Tom Hanks em "O Círculo" | © 2017 - STX Entertainment

Tom Hanks | De Forrest Gump a Elvis

[tps_header]

Considerado um dos atores mais conhecidos a nível internacional, Tom Hanks é um dos protagonistas de “Elvis”, o mais recente filme de Baz Luhrmann.

Tom Hanks nasceu na Califórnia, filho de descendentes portugueses. Desde cedo apaixonado pelo mundo da representação, Hanks sempre fez parte das peças de teatro escolares. Após ter seguido formação na área, Tom acabou a estagiar no “Great Lakes Theatre Festival”, um pequeno passo que lhe abriu as portas para os grandes estúdios de Hollywood. Com apenas 22 anos, o futuro ator viria a receber o primeiro prémio da sua carreira nas artes performativas, um Cleveland Critics Circle Award de Melhor Ator, ao qual se viriam juntar muitos mais no decorrer do seu percurso no mundo da representação.

A carreira de Tom Hanks rapidamente se direcionou para a indústria do cinema. Logo após o término do estágio, o ator fez a sua estreia no grande ecrã, com uma pequena participação em “He Knows You’re Alone”. O segundo projeto de Hanks nas telas foi já no papel principal, ao interpretar Callimaco, em “A Mandrágora”. A partir deste momento, Tom entrou numa produção frenética de longas-metragens, até que o seu esforço enquanto ator foi devidamente reconhecido com a sua nomeação ao Óscar de Melhor Ator pela sua participação em “Big” (1988). Esta foi a primeira indicação, num total de seis que viriam a surgir ao longo do tempo. “Big” marcou, assim, o descolar de uma carreira de enorme sucesso.

Em ocasião da estreia de “Elvis”, um dos fimes mais aguardados de 2022, a MHD decidiu recuperar, através de uma breve galeria, um portfólio de filmes do ator de 65 anos. Convidamos-te a conhecer alguns dos trabalhos mais marcantes de Tom Hanks dos últimos anos, para que possas estar a par da sua carreira.

[/tps_header]

1994 – FORREST GUMP

Forrest Gump
© Paramount Pictures

Em “Forrest Gump” (1994), Tom Hanks desempenhou um dos papéis mais importantes para estabelecer a sua carreira internacional. Considerado um filme de culto, no qual a personagem de Hanks experiencia diferentes eventos da sua vida, a longa-metragem acabou mesmo por contar com a participação de familiares do ator. Jim Hanks, irmão de Tom atuou como o seu duplo em algumas cenas, e a filha do protagonista, Elizabeth Hanks, participa numa cena comovente em que se recusa a abandonar Forrest. O desempenho de Tom valeu-lhe um Óscar de Melhor Ator, prémio que tinha vencido no ano anterior com “Filadélfia”, tornando-se a segunda pessoa a ser distinguido dois anos seguidos.

“Forrest Gump” acompanha a história de um homem que relata os acontecimentos marcantes da sua vida a quem se senta com ele na paragem de autocarros. Durante o seu percurso, Gump terá conhecido personalidades históricas, ao mesmo tempo que se torna testemunha dos eventos mais notórios da história dos EUA, na segunda metade do século XX.




1995 – APOLLO 13

Apollo 13
© Universal Pictures

Se em “Forrest Gump” a sua personagem testemunhou alguns dos eventos mais marcantes da história dos EUA, em “Apollo 13” Tom Hanks chegou mesmo a fazer parte da história mundial. Para dar vida a Jim Lovell, um dos primeiros astronautas a orbitar a lua, o ator chegou mesmo de tirar um curso intensivo de física. O filme foi tão realista que, inclusive, os atores gravaram cenas dentro de uma aeronave de gravidade reduzida, recebendo ainda formação da NASA.

“Apollo 13” centra-se na sétima missão do programa ‘Apollo’, o projeto que levou o homem à lua. Em 1970, Jim Lovell, Jack Swigert (Kevin Bacon) e Fred Haise (Bill Paxton) tinham o objetivo de voltar a pisar o solo lunar, a terceira vez que tal feito aconteceria. Porém, no decorrer da expedição, uma explosão a bordo aborta a missão, transformando-se numa luta pela sobrevivência dos três homens da NASA.




1998 – O RESGATE DO SOLDADO RYAN

O Resgate do Soldado Ryan
© 1998 – Amblin Entertainment

Aclamado pela sua participação em filmes históricos, Tom Hanks protagonizou “O Resgate do Soldado Ryan”, considerado um dos melhores dramas de guerra alguma vez produzidos. A longa-metragem tornou-se mesmo um filme de culto, tendo revivido o interesse de Hollywood em filmes sobre a Segunda Guerra Mundial. O desempenho de Hanks foi tão realista que lhe valeu uma nova nomeação aos Prémios da Academia. O sucesso do drama fez com que este fosse um dos filmes que mais lucros obteve na década de noventa. Estava assim marcada a primeira de muitas colaborações que viriam a acontecer entre Tom Hanks e Steven Spielberg.

O drama de guerra é inspirado na história dos irmãos Niland, quatro jovens enviados para a linha da frente na Segunda Grande Guerra, tendo dois deles falecido no campo de batalha. O argumento segue o Capitão John H. Miller, na sua missão para resgatar um dos irmãos, o Soldado Ryan (Matt Damon), desaparecido na Batalha de Omah, durante o Desembarque na Normandia, um ato importante para o desfecho do conflito armado.




2000 – CAST AWAY: O NÁUFRAGO

Tom Hanks
Photo by Zade Rosenthal – © 2000 – 20th Century Fox and Dreamworks L.L.C.- All Rights Reserved

Contrariamente aos outros filmes até aqui apresentados, “O Náufrago” não é baseado em factos reais, nem relata acontecimentos marcantes da história dos EUA. Ainda assim, não deixa de ser um (bom) drama de sobrevivência. O mais curioso de tudo, é a forma como a longa-metragem foi gravada. De dois em dois meses, o projeto era deixado em stand by, de modo a que Tom Hanks conseguisse ganhar peso (o máximo foram 23kg) ou perdê-lo para interpretar as cenas após o naufrágio. As transformações do ator foram tais, chegando mesmo a surgir irreconhecível nas telas de cinema. Mas o esforço de Hanks foi bem recompensado ao ser nomeado para mais um Óscar de Melhor Ator pela sua interpretação.

A história de sobrevivência acompanha Chuck Noland, um funcionário da FedEx que vê a sua vida mudar por completo quando o avião onde seguia se despenha e ele acaba sozinho numa ilha deserta. A longa-metragem foca-se no espírito de sobrevivência e na sua luta para conseguir regressar a casa, feito que consegue alcançar ao fim de quatro anos.




2002 – APANHA-ME SE PUDERES

Apanha-me se puderes
© 2002 – Dreamworks LLC – All Rights Reserved

Em 2002, Tom Hanks voltou a colaborar com Steven Spielberg, em “Apanha-me se Puderes”. Uma vez mais, o ator participou em mais um drama, desta vez policial, trazendo às telas mais uma história real. O papel interpretado por Hanks havia sido oferecido a James Gandolfini, mas devido a conflitos de agenda, Tom conseguiu assegurar a sua participação no filme.

Baseado na autobiografia de Frank Abagnale, “Apanha-me se Puderes” acompanha o sucesso com que o jovem Abagnale (interpretado por Leonardo DiCaprio) aplicou uma série de golpes financeiros, refugiando-se nas mais diversas profissões, enquanto piloto da PANAM, médico ou, até mesmo, procurador da paróquia, conseguindo sempre escapar ao FBI através dos seus disfarces.




2004 – TERMINAL DE AEROPORTO

Terminal de Aeroporto
© 2004 Dreamworks LLC. All Rights Reserved.

Em “Terminal de Aeroporto”, Tom Hanks voltou a trazer às grandes telas uma história baseada em factos reais, desta vez recorrendo a um género que mistura drama com comédia. Esta foi mais uma parceria entre Hanks e Steven Spielberg, um projeto que se revelou um sucesso. Uma vez que a sua personagem seria um viajante de um outro país que se vê sozinho numa civilização diferente, Tom baseou o seu papel no seu sogro, Allan Wilson, um imigrante búlgaro. Para tal, o ator chegou mesmo a ter aulas da língua eslava.

Inspirado na história de Mehran Karimi Nasseri, o filme acompanha Viktor Navorski, um turista de um país fictício, Krakhozia, que vê a sua entrada nos Estados Unidos negada, ficando com o seu passaporte apreendido, o que o impede de retornar ao seu país. Sem mais recursos, Navorski vê-se obrigado a permanecer no Aeroporto ao longo de nove meses, transformando-o na sua casa durante esse período de tempo.




2006 – 2016 TRILOGIA ROBERT LANGDON

O Código Da Vinci
Tom Hanks em “O Código Da Vinci” | © AXN Portugal

A partir de 2006, Tom Hanks começou a participar num projeto de adaptação de obras de Dan Brown ao grande ecrã, resultando numa trilogia. As longas-metragens acompanham o Professor Robert Langdon, especialista em simbologia religiosa, nas suas buscas por respostas a mistérios ligados à Igreja Católica. Apesar de a franquia ser altamente repreendida pela Igreja, os filmes tornaram-se sucessos de bilheteira. As longas-metragens chegaram mesmo a serem censuradas em países de religião mais extremista. Apesar de nenhum dos três filmes ter rendido alguma distinção ao ator, Hanks tornou-se bem conhecido no cinema por dar vida ao inigmático Langdon.

A trilogia é composta por “O Código Da Vinci” (2006), no qual o Professor procura desvendar os segredos do Santo Graal, após ser acusado de assassinar o curador do Museu do Louvre; “Anjos e Demónios” (2009), que se desenrola durante um conclave de Roma, enquanto Langdon procura descobrir a verdade sobre os Illuminati, ao mesmo tempo que investiga o desaparecimento de uma substância perigosa; e, por fim, “Inferno” (2016), no qual a personagem de Tom Hanks perde a memória ao acordar num hospital de Florença, sendo atormentado por visões infernais.




2012 – CLOUD ATLAS

Cloud Atlas
© 2012 Warner Bros. Entertainment Inc.

Após a longa lista de participações em filmes dramáticos, Tom Hanks protagonizou “Cloud Atlas“, uma longa-metragem de ficção científica. Trata-se de uma mega produção que exigiu o assumir de vários papéis por um mesmo ator. O filme acompanha seis eras diferentes, indo desde 1849 até 2321, o que fez com que se tornasse num dos filmes mais caros de sempre. Apesar de não ter rendido nenhm prémio a Tom Hanks, o ator foi altamente elogiado pela sua capacidade de interpretar diferentes papéis numa só produção.

A longa-metragem acompanha seis décadas distintas que ocorrem em locais diferentes. Num primeiro momento o trama decorre em 1849, nas Ilhas Chatham, num período em que a escravidão era habitual entre os morioris. Posteriormente, em 1936, o filme mostra o quão a bissexualidade era um tabu na sociedade inglesa. Mais tarde, a cena centra-se numa conspiração ocorrida em 1973, na Cidade de São Francisco, para produzir uma catástrofe com um reator nuclear. Avançando na cronologia, a longa-metragem foca-se na história de um gangster que comete um crime em Londres. Já numa dimensão futurista, a cena muda para Seul, em 2144, onde são produzidos clones humanóides. Por fim, o filme culmina numa era pós-apocalíptica, em 2321, centrando-se em tribos do Havai.




2013 – CAPITÃO PHILLIPS

Capitão Phillips
© AXN Portugal

Após a sua participação em “Cloud Atlas”, Tom Hanks regressou aos dramas baseados em factos reais com “Capitão Phillips“. Altamente elogiado pela crítica, trata-se de um filme inspirado no sequestro do cargueiro Maersk Alabama, em 2009. O desempenho de Hanks recebeu críticas bastante positivas, tendo sido nomeado para diversos prémios da indústria cinematográfica, como um BAFTA e um Globo de Ouro.

O drama desenrola-se no momento em que um navio mercante é sequestrado por quatro piratas da Somália, mostrando a resiliência do Capitão Richard Phillips e de toda a sua tripulação enquanto são feitos reféns. No decorrer do filme, somos confrontados com as tentativas de negociação entre as duas partes, bem como com o desespero que o capitão da embarcação sente ao ver o rumo dos acontecimentos.




2013 – AO ENCONTRO DE MR. BANKS

Tom Hanks - Saving Mr Banks
© Walt Disney Pictures

Ao dar vida a Walt Disney, em “Ao Encontro de Mr. Banks“, Tom Hanks tornou-se o primeiro ator a interpretar o empresário americano num filme comercial. O desempenho do ator recebeu críticas bastante positivas, e Hanks foi elogiado por ter capturado o carisma de Disney, ao mesmo tempo que apresenta um homem que é pai, confessor e homem de negócios. Curiosamente, além de ter dado vida a Walt Disney, Tom dá voz a um dos personagens mais queridos dos filmes da Disney, Woody, de “Toy Story“.

“Ao Encontro de Mr. Banks” centra-se no desenvolvimento do filme “Mary Poppins“, acompanhando o percurso de vida de PL Travers, autora do conto infantil homónimo. A longa-metragem começa por mostrar os primeiros anos de vida de Travers (interpretada por Emma Thompson) e a sua trágica infância que deram origem aos livros de fantasia. Paralelamente, o filme mostra as reuniões e discussões ocorridas em 1961, quando Walt Disney tentava adquirir os direitos de imagem das obras de PL Travers.




2015 – A PONTE DOS ESPIÕES

Ponte dos Espiões
Photo by Jaap Buitendijk – © DreamWorks II Distribution Co., LLC and 20th Century Fox Film Corporation. All Rights Reserved

Em 2015, Tom Hanks regressa às telas de cinema para interpretar mais um drama de guerra assente em factos reais, numa nova parceria com Steven Spielberg, em “A Ponte dos Espiões“. Desta vez, o trama centra-se no período da Guerra Fria, onde Tom dá via a James B. Donovan, um advogado e oficial da Marinha. Apesar de o grande destaque ter sido a interpretação de Mark Rylance, Hanks recebeu críticas altamente positivas pelo seu desempenho.

“A Ponte dos Espiões” segue a história verídica de Donovan, no momento em que o advogado ficou encarregue de negociar a libertação de Francis Gary Powers, um piloto da Força Aérea dos EUA, em troca de devolver Rudolf Abel, um espião soviético, ao seu país de origem. Tudo isto decorreu num período em que as duas potências mundiais se encontravam num conflito armado, o que dificultou as trocas de libertação.




2017 – THE POST

The Post
© Canal Hollywood

Em 2017, Tom Hanks voltou à corrida por um Globo de Ouro com a sua participação em “The Post“. Desta vez trata-se de um filme de suspense político histórico, novamente baseado em factos reais. Também esta longa-metragem terá sido dirigida por Steven Spielberg e retrata as tentativas que os jornalistas do The Washington Post fizeram para publicar um conjunto de documentos sobre o envolvimento dos EUA na Guerra da Indochina Francesa e do Vietname. A prestação de Hanks enquanto Ben Bradlee, redator-chefe do jornal, valeu-lhe críticas bastante positivas e a nomeação para diversos prémios cinematográficos.

Apontado como um dos melhores filmes de 2017, “The Post” acompanha a história de Katharine Graham e Ben Bradlee, dois editores do The Washington Post que arriscam as suas carreiras e a sua própria liberdade para tentar expor segredos do governo norte-americano que abrangem três décadas e quatro presidentes dos Estados Unidos.




2019 – UM AMIGO EXTRAORDINÁRIO

Um Amigo Extraordinário
Photo by Lacey Terrell – © Sony Pictures Entertainment

“Um Amigo Extraordinário” é mais um drama biográfico protagonizado por Tom Hanks, no qual o ator dá vida a Fred Rogers, um pedagogo que se tornou conhecido por apresentar programas infanto-juvenis. Considerado um dos melhores filmes do ano de 2019, o ar ternurento que Hanks conferiu à sua personagem valeu-lhe uma nova nomeação aos Prémios da Academia. Curiosamente, esta foi a primeira vez que Tom foi nomeado na categoria de Melhor Ator Secundário, o que mostra o quão bom o ator é na interpretação de personagens principais. Para se preparar para o seu papel, o ator visitou o Centro Fred Rogers e assistiu a centenas de horas de gravações do apresentador.

A longa-metragem segue a história de Lloyd Vogel (interpretado por Matthew Rhys), um premiado jornalista que se sente relutante em aceitar a proposta para escrever uma pequena biografia de Fred Rogers para uma revista de renome. No entanto, a perspetiva de Vogel muda por completo quando este conhece pessoalmente o ícone da televisao norte-americana.




2020 – MISSÃO GREYHOUND

Missão Greyhound
© Apple TV+

Após ter participado em “Capitão Phillips”, Tom Hanks voltou a comandar um navio em “Missão Greyhound”. Desta vez, para além de ter interpretado o papel principal, o ator participou também na redação do argumento da longa-metragem. Baseado no romance de CS Forester, The Good Shepherd (1955), o filme arrecadou críticas bastante positivas, estando já em cima da mesa o plano para a produção de uma sequela.

O filme de guerra acompanha a história de Ernest Krause, um comandante da Marinha dos EUA, que se encontra numa missão de comandar um grupo de soldados para defender um conjunto de 37 navios mercantes e de tropas aliadas. Porém, a missão fica em risco quando a frota é atacada por submarinos alemães, durante a Batalha do Atlântico.




2022 – ELVIS

Elvis
© 2022 Warner Bros. Entertainment Inc. All Rights Reserved

E chegamos finalmente ao filme que motivou a criação deste portefólio. Habituado a dar vida a personagens reais, que fazem parte da história e cultura dos Estados Unidos, Tom Hanks interpreta Tom Parker em “Elvis”, o seu mais recente filme. Num dos filmes mais aguardados de 2022, Hanks encarna o conhecido empresário musical que acompanhou a carreira do ‘Rei do Rock’, Elvis Presley. É ainda cedo para perceber se o filme irá render alguma distinção ao ator, mas dadas as críticas super positivas, é possível que os prémios acabem mesmo por chegar e, quem sabe, não chegue mesmo uma nomeação ao Óscar de Melhor Ator Secundário…

[tps_footer]

És fã do trabalho de Tom Hanks? Quantos destes filmes já tinhas visto? 

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *