Tom Hanks em "O Círculo" | © 2017 - STX Entertainment

Tom Hanks | De Forrest Gump a Elvis

Considerado um dos atores mais conhecidos a nível internacional, Tom Hanks é um dos protagonistas de “Elvis”, o mais recente filme de Baz Luhrmann.

Tom Hanks nasceu na Califórnia, filho de descendentes portugueses. Desde cedo apaixonado pelo mundo da representação, Hanks sempre fez parte das peças de teatro escolares. Após ter seguido formação na área, Tom acabou a estagiar no “Great Lakes Theatre Festival”, um pequeno passo que lhe abriu as portas para os grandes estúdios de Hollywood. Com apenas 22 anos, o futuro ator viria a receber o primeiro prémio da sua carreira nas artes performativas, um Cleveland Critics Circle Award de Melhor Ator, ao qual se viriam juntar muitos mais no decorrer do seu percurso no mundo da representação.

Lê Também:
50 atores irreconhecíveis em filmes do século XXI

A carreira de Tom Hanks rapidamente se direcionou para a indústria do cinema. Logo após o término do estágio, o ator fez a sua estreia no grande ecrã, com uma pequena participação em “He Knows You’re Alone”. O segundo projeto de Hanks nas telas foi já no papel principal, ao interpretar Callimaco, em “A Mandrágora”. A partir deste momento, Tom entrou numa produção frenética de longas-metragens, até que o seu esforço enquanto ator foi devidamente reconhecido com a sua nomeação ao Óscar de Melhor Ator pela sua participação em “Big” (1988). Esta foi a primeira indicação, num total de seis que viriam a surgir ao longo do tempo. “Big” marcou, assim, o descolar de uma carreira de enorme sucesso.

Em ocasião da estreia de “Elvis”, um dos fimes mais aguardados de 2022, a MHD decidiu recuperar, através de uma breve galeria, um portfólio de filmes do ator de 65 anos. Convidamos-te a conhecer alguns dos trabalhos mais marcantes de Tom Hanks dos últimos anos, para que possas estar a par da sua carreira.

1 de 15

1994 – FORREST GUMP

Forrest Gump
© Paramount Pictures

Em “Forrest Gump” (1994), Tom Hanks desempenhou um dos papéis mais importantes para estabelecer a sua carreira internacional. Considerado um filme de culto, no qual a personagem de Hanks experiencia diferentes eventos da sua vida, a longa-metragem acabou mesmo por contar com a participação de familiares do ator. Jim Hanks, irmão de Tom atuou como o seu duplo em algumas cenas, e a filha do protagonista, Elizabeth Hanks, participa numa cena comovente em que se recusa a abandonar Forrest. O desempenho de Tom valeu-lhe um Óscar de Melhor Ator, prémio que tinha vencido no ano anterior com “Filadélfia”, tornando-se a segunda pessoa a ser distinguido dois anos seguidos.

“Forrest Gump” acompanha a história de um homem que relata os acontecimentos marcantes da sua vida a quem se senta com ele na paragem de autocarros. Durante o seu percurso, Gump terá conhecido personalidades históricas, ao mesmo tempo que se torna testemunha dos eventos mais notórios da história dos EUA, na segunda metade do século XX.

1 de 15

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.