"Tudo Em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo" | © NOS Audiovisuais

Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo | As referências do filme

“Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”  é um dos filmes da temporada de prémios de Hollywood em 2022/2023, certamente o mais premiado, e depois das vitórias nos sindicatos dos produtores, realizadores, e atores, é também o grande favorito aos Óscares, a entregar no dia 12 de março. Quais são as referências cinematográficas presentes nesta ambiciosa longa-metragem independente? 

Lê Também:   Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo: 10 universos do filme 

Na temporada de prémios de Hollywood atual, “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” tem vindo a consolidar-se como o potencial favorito à vitória nos Óscares. A apenas duas semanas da cerimónia de 2023, começam a fazer-se as contas e as votações estão prestes a encerrar. Simultaneamente, com várias vitórias ao longo desta semana, o filme está certamente na mente dos votantes.

Mas o que é que torna “Everything Everywhere All at Once” tão especial? Será a sua mistura alucinante entre temáticas de existencialismo e pura parvoíce desmiolada? Os seus complexos universos paralelos ou multiverso? Ou as premiadas prestações dos seus intérpretes centrais? Enquanto tenta acabar os impostos, sem uma multa e sem ir à falência, a severa matriarca Evelyn (Michelle Yeoh) lamenta o pouco que tem para mostrar na sua vida.

Eis que lhe é dito que o mundo está em risco, e apenas ela o pode salvar, saltando de universo em universo, e descobrindo tudo o que poderia ter sido e feito. Ambivalente, Evelyn resiste, mas acaba por embarcar numa viagem fascinante por mundos improváveis, tudo dentro de uma repartição de finanças, de todos os lugares possíveis…

E o que é o multiverso? Baseado no conceito da Interpretação de Muitos Mundos, ou IMM, oriundo da mecânica quântica, é da matemática que nos surge este conceito, afim à Teoria da Relatividade, o qual viria a inspirar a premissa “pseudo-científica” do multiverso, por sua vez aplicado às histórias de super-heróis e ao filme mais premiado desta temporada.

Mas mundos infinitos, existem um esforço criativo sem paralelo. Para criarem o seu rico multiverso, a parelha de realizadores conhecidos como os Daniels, Daniel Kwan e Daniel Scheinert, pediram emprestados cenários e contextos a partir de várias outras obras icónicas. Chamemos-lhe referência, pastiche, homenagem ou alusão, neste artigo percorremos alguns dos momentos da história do cinema referenciados por “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”.

Lê Também:   Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo, em análise

1.O MONÓLITO DE 2001: ODISSEIA NO ESPAÇO

Tudo em Todo o Lado referencias
O mundo dos dedos salsicha começa num cenário que evoca o filme “2001” |© NOS Audiovisuais

Um dos cenários mais prolíficos da história do cinema surge no filme “2001”, realizado por Stanley Kubrick em 1968. Esta aventura de ficção científica pioneira é citada uma e outra vez, em momentos improváveis, mais recentemente até no teaser trailer do filme “Barbie”, não fosse este um elemento verdadeiramente icónico e versátil.

Em “Everything Everywhere All At Once” (ou EEAAO, para simplificar), a alusão ao monólito prende-se num universo paralelo em que a Humanidade evoluiu de forma distinta. Uma referência cómica incontornável, a cena do filme de Kubrick é abordada através da apresentação de um ramo da evolução humana no qual os primatas mataram aquele que desenvolveu dedos normais. Em vez disso, a humanidade teve de se desenrascar com dedos de salsicha que deitam molhos quando chegam ao climax. Delicioso, sim?




2. DISPONÍVEL PARA AMAR OU IN THE MOOD FOR LOVE 

Fractured Personas Everything Everywhere All At Once
“Fractured Personas”, dos Daniels, um cartaz alternativo para um mundo alternativo |©A24

Um romance dramático situado na Hong Kong de 1962, “Disponível para Amar” é uma das obras mais icónicas da filmografia de Wong Kar-Wai. Esta história acerca de um amor difícil traduziu-se para a vida paralela de Evelyn e Waymond (Ke Huy Quan). Com a mesma paleta de cores e vestuários evocativos, a influência do romance determinante de Wong Kar-Wai é gritante e pretende exprimir a natureza fugidia do amor deste par, nesta realidade alternativa.

O filme de 2000, disponível para ser visto e revisto na Filmin, serviu como base para a criação de um dos universo que provoca um maior deslumbramento em Evelyn, fascinada com a vida de glamour que podia ter tido. Uma vez sem Waymond, a sua lavandaria e os seus problemas com impostos.

Curiosamente, esta referência torna-se bastante meta se considerarmos que He Huy Quan, que se afastou das câmaras por falta de oportunidades para atores asiáticos em Hollywood, trabalhou inclusive como assistente de realização numa produção de Wong Kar-Wai – “2046″.




3. TUDO EM TODO O LADO AO MESMO TEMPO HOMENAGEIA GOONIES

Goonies Ke Huy Quan EEAAO
Ke Huy Quan em “Os Goonies” (1985) |©Warner Bros.

E sim, “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” não é senão meta nas suas referências – de os realizadores do filme serem creditados como criadores dos universos alternativos, à presença dos mesmos em cameos, à inclusão de imagens reais de Michelle Yeoh na vida real, numa passadeira vermelha, num dos universos.

Outro exemplo flagrante, e que carrega consigo a referência cinematográfica, é a “fanny pack” (bolsa de cintura) do Alpha Waymond mais para o início do filme. Esta bolsa, que acaba por se revelar uma arma em peras, parece remeter-nos para a personagem de He Huy Quan em “Goonies”. No filme dos anos 80, que Quan co-protagonizou, a sua bolsa de cintura tem inúmeros objectos e funcionalidades, e é sem dúvida uma ferramenta preciosa.

E mesmo que Waymond não seja, em “Everything Everywhere All At Once”, um engenhocas ou inventor, a verdade é que o seu adereço surge como uma clara alusão ao seu Data de 1985. Não fosse também Waymond fã de recorrer ao uso de armas muito pouco convencionais.




4. UMA ALUSÃO A INDIANA JONES E O TEMPLO PERDIDO

Harrison Ford and Ke Huy Quan in Indiana Jones and the Temple of Doom (1984)
Harrison Ford e Ke Huy Quan em “Indiana Jones and the Temple of Doom ” (1984) |©Paramount

Curiosamente, Ke Huy Quan só teve dois grandes papéis no cinema na sua infância. Mas os Daniels sabem prestar homenagem à sua breve e icónica carreira na juventude, e não só referenciam visualmente o seu papel em “Os Goonies” como citam uma fala da sua primeiríssima personagem – “Short Round” – em “Indiana Jones e o Templo Perdido” (1984).

Quando Waymond grita com Evelyn e lhe diz para “snap out of it!”, estamos perante uma referência simples (mas direta) a uma conversa entre Short Round e Indy (que neste momento do filme se encontrava enfeitiçado e o seu pequeno grande sidekick tentava acordá-lo).




5. AS ARTES MARCIAIS DE MATRIX

"Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo A24 NOS
Tudo em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo ©A24/ NOS Audiovisuais

As sequências de ação de “Matrix” transformaram um género fílmico para todo o sempre. E sim, “Matrix” está longe de ser a única referência de EEAAO no campo das artes da luta ou marciais. Todavia, é uma das fortes citações visuais. A viagem de Evelyn, à medida que procura habituar-se a uma realidade alternativa e aos “saltos” entre universos, em muito se aproxima da de Neo, que precisa de se inteirar das regras que gerem o Matrix. Aliás, a forma como Evelyn e Neo aprendem Kong Fu acaba por ser bastante semelhante.

“Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” é o casamento perfeito entre as sequências arrojadas e inovadoras de acção do Matrix e uma auto-consciência e valor do absurdo a atravessar toda a acção.




6. FILMES DE KONG FU

Jamie Lee Curtis, Michelle Yeoh, Ke Huy Quan, and Brian Le in Everything Everywhere All at Once (2022)
“Tudo pode ser Kong Fu” e o mindinho furioso de Michelle Yeoh |©A24

Em geral, os filmes de Kong Fu dos anos 70 e 80, muitos eles ricos em montagens, são precisamente a inspiração para uma montagem – claro está – no universo em que Evelyn é uma estrela do cinema de ação asiático, numa realidade paralela que, com humor, mímica a carreira real de Michelle Yeoh.

A atriz e dupla Li Jing personifica aqui a figura essencial do Mestre (Pai Mai), sempre presente nestes filmes clássicos. As artes marciais são essenciais para o avanço do enredo de “Everything Everywhere all At Once”, com os realizadores preocupados com a injeção de alguma inspiração moderna (e absurdo) nas sequências.

Entre algumas referências identificáveis contamos “Clan of the White Lotus”, em geral os filmes de Jackie Chan (que inicialmente esteve planeado para protagonista deste mesmo filme) ou até uma referência a uma referência- a jornada da noiva em “Kill Bill”. Claro, com muito menos seriedade e com a adição de um mindinho de ferro inesquecível.




7. RACCACOONIE – UMA MASCOTE ALTERNATIVA

Raccacoonie Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo
Um universo e um poster alternativo |© A24

Mais um poster alternativo, mais uma face do multiverso, e mais um passo rumo ao delicioso absurdo. “Raccacoonie” é o apogeu do impensável em EEAAO – não fosse esta uma distorção grosseira e muito bem-vinda do nome e essência de uma personagem da Pixar.

Não mais um ratinho adorável, apaixonado por fazer boas refeições, Ratatouille transfigura-se aqui e apresenta-se como uma criatura assustadora, que controla, de corpo e alma, o seu humano. Todavia, a sua tóxica e complexa relação parece não estar ainda para lá de ser salva…

A primeira alusão a Raccacoonie dá-se antes deste universo nos ser apresentado, e começamos por achar que Evelyn se confundiu na sua referência. Deliciosamente, descobrimos mais à frente que tal não é o caso. Uma das referências mais óbvias do filme, mas também uma das mais inesperadas e divertidas.




8. REFERÊNCIAS INDIRETAS CITADAS PELOS REALIZADORES – DO CÉU CAIU UMA ESTRELA E O FEITIÇO DO TEMPO

Do Céu Caiu Uma Estrela
James Stewart, Donna Reed, Beulah Bondi, Carol Coombs, Karolyn Grimes, and Thomas Mitchell em “Do Céu Caiu uma Estrela (1946) © Paramount Pictures

Embora estes filmes não estejam visualmente presentes na narrativa de “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”, como acontece com outras obras, os realizadores Daniel Kwan e Daniel Scheiner citaram estas duas histórias como fortes influências para o seu trabalho. E o que têm em comum “Do Céu Caiu Uma Estrela”, “O Feitiço do Tempo” e EEAAO? Fácil, a sua temporalidade divergente – de linhas narrativas paralelas à realidade dos protagonistas, à repetição de padrões com pequenas variações.

Os Daniels, como são intitulados, não escondem a sua admiração por narrativas não lineares e que se tornaram revolucionários quando lançados no seu tempo.




9. PARA ALÉM DOS FILMES – CITAÇÃO MUSICAL

Tudo em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo
Tudo em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo © NOS Audiovisuais

O grande herói da trama, salvo seja, o herói dramático e que se sacrifica pelo bem maior, é sem dúvida Alpha Waymond. E quando Alpha surge abruptamente na vida de Evelyn e a tenta convencer a salvar o mundo usa várias deixas decisivas, e uma delas é esta citação: “Your clothes never wear as well the next day, your hair never falls in quite the same way” (“As tuas roupas assentam um pouco pior no dia seguinte, o teu cabelo nunca cai bem da mesma forma”).

Mas de onde vem esta frase enigmática que Waymond utiliza para tentar convencer Evelyn a combater um agente de caos? Ora, vem, nada mais nada menos do que da música “Absolutely (Story of a Girl), uma canção da banda Nine Days, acerca de uma rapaz que se apaixona por uma rapariga, não obstante a sua infindável tristeza. Além disso, a música toca também brevemente na sequência situada numa sala de sexo.




10. PARA LÁ DO CINEMA – PISCAR DE OLHOS À NINTENDO

super mario bros
Super Mario Bros

Certo, esta vai para lá do campo do cinema, mas mantém-se na linhas das referências audiovisuais. Por vezes, o ritmo alucinante dos eventos de “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo tempo” levam-nos até um tipo de frenesim antes característico das histórias de videojogos. Quanto às sequências alucinantes de luta presentes neste filme, parece que muitas delas evocam os sons do jogo clássico da Nintendo “Super Mario Smash Bros”.

O som não é o mesmo, mas é uma aproximação e homenagem criada pela equipa do filme. Mais notoriamente, esta referência surge quando Evelyn luta com os seus dedos mindinhos contra um grupo de atacantes, isto enquanto relembra as lições de Kong Fu que recebeu noutra vida.

***

O filme mais premiado desta temporada de prémios está em reposição nas salas de cinema da NOS, às terças e quartas-feiras, até 8 de março. Está também disponível no VOD dos Canais TVCine, para ver ou rever!

Que outras referências detetaste ao longo de “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”? 

One thought on “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo | As referências do filme

  • Oi Maggie, os dedos de salsicha não surgiram assim do nada, também são referência. Não me lembro se foi Carl Sagan, Stephen Hawking ou outro astro físico, não lembro mesmo. Mas eu vi a explicação sobre universos paralelos/Metaverso onde as possibilidades de combinações eram infinitas, mundos onde você poderia ser qualquer coisa, rico, pobre, artista…. inclusive um universo (em tom de exagero para exemplificar as possibilidades) onde as pessoas teriam dedos de salsicha. Tô tentando lembrar quem disse isso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *