Realizadores | 10 novos talentos a manter debaixo de olho em 2019

Realizadores | 10 novos talentos a manter debaixo de olho em 2019

[tps_header]

Com o final do ano começamos a antecipar o que virá em 2019 e nada melhor que começar a seguir os projetos de alguns realizadores. Curiosos?

[/tps_header]

Os Óscares ainda não chegaram mas os festivais de cinema têm sido um prenúncio para novos e promissores talentos nas diferentes áreas que se complementam no momento da criação de um filme.

Nesse sentido, podemos com certeza afirmar que o cinema contempla uma gigante equipa, com cada membro responsável por um detalhe, a fim de criar uma obra final que reflita a ideia inicial e nos transporte para outra dimensão. E, nesse sentido, ainda que estejamos a aguardar o aclamado Festival de Sundance e a cerimónia dos Óscares para conhecermos ainda mais projetos, decidimos apresentar desde já uma lista de 10 realizadores a manter debaixo de olho durante o próximo ano. Afinal de contas, o realizador é talvez o responsável máximo por juntar uma equipa que compartilhe da mesma ideia, da mesma visão, e sempre com o objetivo de apresentar a história pelo modo mais atrativo possível.

Segundo a Variety, estes 10 nomes são promessas na categoria da realização e poderão muito bem tornar-se cineastas de renome e com um currículo invejável. Recordamos que no passado a prestigiada revista já distinguiu nomes como Alfonso Cuarón (que se encontra atualmente em grande destaque com “Roma“), Wes Anderson (“Grand Budapest Hotel“) e Steve McQueen (“Víuvas“), apenas para nomear alguns.

A lista pode apresentar alguns nomes menos conhecidos do público geral mas refletem realizadores que têm vindo a demonstrar o seu talento através dos projetos apresentados em festivais de cinema, como o de Toronto e de Berlim, e até mesmo na competição Tribeca.

Fica a conhecer alguns dos cineastas mais promissores!

ALI ABBASI

Ali Abbasi

Ali Abbasi, um realizador e argumentista, realizou o seu primeiro grande filme em 2016, “Shelley“, mas é com o mais recente projeto que está a entrar nas listas dos talentos a manter em vista. “Na Fronteira“, o filme que estreou no Festival de Cannes e que lhe deu o prémio Un Certain Regard, pelo seu trabalho de realização, está neste momento na corrida ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.




BERT & BERTIE

Bert_Bertie

A dupla Bert & Bertie, ou “Berts”, entram nesta pela comédia dramática “Troupe Zero”, produzida pela Amazon, e com Viola Davis e Allison Janney como protagonistas. É interessante ver esta dupla presente na lista, principalmente com a indicação de um filme que ainda não estreou ou lançou qualquer informação sobre a sinopse. A data de estreia de “Troupe Zero” ainda está por anunciar mas o último tweet relacionado com as filmagens do filme data de agosto de 2018.



PIPPA BIANCO

Pippa Bianco

“Share”, de Pippa Bianco, é um projeto desenvolvido a partir da curta-metragem do mesmo nome, estreada em 2016, e poderá ser o grande projeto impulsionador da cineasta. Na longa metragem, Bianco conta a história do regresso de uma rapariga de 16 anos à escola, numa cidade pequena, após um vídeo explícito seu ter sido divulgado. O elenco inclui nomes como Rhianne Barreto, Charlie Plummer, Poorna Jagannathan e J.C. MacKenzie e já é um dos filmes anunciados para o Festival Sundance 2019.



ALEJANDRA MÁRQUEZ ABELLA

Alejandra-Marquez-Abella

A realizadora mexicana ganhou destaque este ano com “The Good Girls”, apresentado no Festival de Cinema de Toronto. Alejandra apresentou o seu primeiro trabalho em 2015, “Semana Santa”, no mesmo festival que agora reconheceu o seu trabalho pelo mais recente projeto. A sua visão perante a forma como decide realizar os filmes tem se mostrado como um dos pontos fortes para a sua carreira, uma vez que revela uma maturidade que por vezes os realizadores mais novos ainda não atingiram.




BRADLEY COOPER

Bradley Cooper

“A Star Is Born”, ou “Assim Nasce uma Estrela“, como tem sido anunciado em Portugal, é o primeiro grande filme de Bradley Cooper. Para além de protagonista, Cooper sentou-se também na cadeira de realizador. Sem dúvida um dos sucessos de 2018, e com grandes hipóteses na corrida aos Óscares, o ator-realizador teve a sua estreia no Festival de Veneza. O seu próximo projeto enquanto cineasta poderá ser “Bernstein”, um filme biográfico sobre Leonard Bernstein, um maestro americano. Apesar de Martin Scorsese ter sido sugerido como realizador, neste momento está indicado apenas como produtor e Bradley Cooper como o responsável pela realização.




KENT JONES

Kent Jones

Conhecido crítico de cinema e responsável por uma das edições do Festival de Cinema de Nova Iorque, Kent Jones estreou-se na cadeira de realização com “Diane” na competição Tribeca. O drama, que conta a história de uma mulher de 70 anos à procura de balanço entre lidar com a morte de pessoas chegadas e o problemático filho, constantemente a entrar e a sair da reabilitação, arrecadou vários prémios em Tribeca já tem distribuição garantida para o início de 2019. O filme foi filmado em apenas 20 dias enquanto Jones conciliava as filmagens com o Festival de Cinema pelo qual tem estado responsável.  



TAYARISHA POE

Tayarisha Poe

Tayarisha Poe, de Philadelphia, reconhecida como um talento promissor em 2016 – foi galardoada com o prémio da Fundação Knight | Instituto Sundance – tem-se destacado pela sua criatividade e vontade de novas abordagens aos filmes. O seu filme de estreia “Selah and the Spades” conta com Lovie Simone como protagonista e nomes já conhecidos do público como Jharrel Jerome (“Moonlight“), Jesse Williams (“Anatomia de Grey”), e Gina Torres (“Suits”), estes últimos em papeis secundários. O tema do filme foca-se no fascínio pelo poder e na vontade de o manter a todo o custo.




ALONSO RUIZPALACIOS

Alonso Ruizpalacios

O segundo realizador mexicano da lista, Ruizpalacios estreou-se em 2014 com “Güeros” e volta agora ao circuito de festivais com “Museo”. O seu mais recente projeto, com estreia no Festival de Cinema de Berlim, tem em Gael García Bernal o protagonista principal e é baseado na história verídica de um crime. O filme opta por focar-se na vertente filosófica das consequências de um roubo ao Museu Nacional de Antropologia, após o sismo de 1985 no México. “Museo” já deu a Ruizpalacios o Prémio para Melhor Realizador no Festival de Cinema de Atenas e de Melhor Argumento no Festival de Berlim.




LULU WANG

Lulu-Wang

“The Farewell”, que volta a dar destaque a Awkwafina, uma das estrelas revelação de “Crazy Rich Asians”, é o mais recente projeto de Lulu Wang, a realizadora americana. Wang teve como grande estreia no mundo da realização o projeto “Posthumous”, em 2014, mas o seu mais recente filme parece colocá-la novamente no mapa de novos talentos a ter em consideração. O filme já está confirmado na lista para o Festival Sundance de 2019.




OLIVIA WILDE

Olivia Wilde

Conhecida em Hollywood pelo seu trabalho como atriz por projetos como “Vinyl” e “Na Terceira Pessoa“, Olivia Wilde decidiu dar mais um passo na sua carreira e estrear-se como realizadora. O seu primeiro projeto, “Booksmart”, é uma comédia ao estilo de “Superbad” e conta com nomes como Billie Lourd, Lisa Kudrow e Jason Sudeikis no elenco. No entanto, pelas recentes alterações do calendário da Annapurna, ainda não existe data prevista de estreia, apesar de tudo indicar que seja durante 2019.

Reparaste que grande parte são realizadoras? O que pensas desta mudança no paradigma de Hollywood? 

[tps_footer]

Lê Também:   10 Revelações que não podes perder este ano no grande ecrã

[/tps_footer]

3 thoughts on “Realizadores | 10 novos talentos a manter debaixo de olho em 2019

  • Um dos realizadores que descobri em 2019 foi o Olivier Abbou, fica a sugestão. Conheci-o no Motelx do ano passado e até tirei foto com ele depois do Q&A do seu filme Ultraje: 4*

    Um filme bastante bom, contudo é algo violento e pode ferir algumas suscetibilidades.
    Agora ando mais atento aos filmes dele, mas é pena que não tenham saída por cá.
    Cumprimentos, Frederico Daniel.

  • Olá Frederico!
    Agradecemos a sugestão e serão sempre bem-vindas 🙂
    É bom saber que o cinema continua a cativar novos talentos que conseguem muitas vezes a sua projecção através dos festivais de cinema, e especialmente que há quem continue a apoiar esses mesmos festivais

    Bons filmes!

  • Sim e mais importante ainda é pegarem nesses talentos e divulgarem, neste caso a Netflix. Revi-o há dias 🙂
    Obrigado igualmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *