Parasite

72º Festival de Cannes | ‘Parasite’, de Bong Joon-ho, Palma de Ouro 2019

72º Festival de Cannes | O filme sul-coreano ‘Parasites’, de Bong Joon-Ho ganhou a Palma de Ouro 2019. Efectivamente não se pode falar de uma vitória surpreendente pois era um dos melhores filmes da competição de Cannes 72. Muitos dos cineastas consagrados da competição ficaram fora dos prémios. (em desenvolvimento)

O 72. Festival de Cannes terminou hoje com a cerimónia de entrega de prémios e com a Palma de Ouro 2019, atribuída a ‘Parasites’, do cineasta sul-coreano Bong Joon-Ho (‘Ojka’). Cannes celebrou, durante cerca de 12 dias a celebração do cinema com muitos cineastas e filmes de diferentes perspectivas, descobertas e sessões partilhadas igualmente por jornalistas e críticos de todo o mundo. Esta noite, no palco do Grand Théâtre Lumière,  o presidente do juri da competição o cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu, anunciou os Prémios 2019 e estão aqui as respectivas recensões de Festival de Cannes (em directo):

Lê Também:
72º Festival de Cannes | ‘It Must Be Heaven’ : O céu de Suleiman

PALMARÉS 2019

PALMA DE OURO: GISAENGCHUNG (Parasite), de BONG Joon-Ho (Coreia do Sul), anunciada por Catherine Deneuve e Alejandro González Iñárritu.

GRANDE PRÉMIO DO JURI: ATLANTIQUE (Atlantics) de Mati DIOP (França) apresentado por Sylvester Stallone.

MELHOR REALIZAÇÃO: LE JEUNE AHMED (Young Ahmed), de Jean-Pierre & Luc DARDENNE (Bélgica), apresentado por Viggo Mortensen.

PRÉMIO DO JURI (EX-ÆQUO): LES MISÉRABLES de Ladj LY (França) e BACURAU de  Kleber MENDONÇA FILHO & Juliano DORNELLES (Brasil), anunciado por Michael Moore.

MELHOR INTERPRETAÇÃO MASCULINA: Antonio BANDERAS por DOLOR Y GLORIA de Pedro ALMODÓVAR (Espanha), apresentado por Zhang Ziyi.

MELHOR INTERPRETAÇÃO FEMININA: Emily BEECHAM por LITTLE JOE de Jessica HAUSNER (Austria), apresentado por Reda Kateb.

MELHOR ARGUMENTO: Céline SCIAMMA por PORTRAIT DE LA JEUNE FILLE EN FEU (França), apresentado por Gael García Bernal.

MENÇÃO HONROSA: Elia SULEIMAN por IT MUST BE HEAVEN (Palestina), apresentado por Chiara Mastroianni.

José Vieira Mendes

José Vieira Mendes

Jornalista, crítico de cinema e programador. Licenciado em Comunicação Social, e pós-graduado em Produção de Televisão, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É actualmente Editor da Magazine.HD (www.magazine-hd.com). Foi Director da ‘Premiere’ (1999 a 2010). Colabora no blog ‘Imagens de Fundo’, do Final Cut/Visão JL , no Jornal de Letras e na Visão. Foi apresentador das ‘Noites de Cinema’, na RTP Memória e comentador no Bom Dia Portugal, da RTP1.  Realizou os documentários: ‘Gerações Curtas!?’ (2012);  ‘Ó Pai O Que É a Crise?’ (2012); ‘as memórias não se apagam’, ( 2014). Foi programador do ciclo ‘Pontes para Istambul’,(2010),‘Turkey: The Missing Star Lisbon’, (2012) Mostras de Cinema da América Latina 2010 e 2011, 'Vamos fazer Rir a Europa', 2014 e Mostra de Cinema Dominicano, 2014 e Cine Atlântico, Terceira, Açores. É o Director de Programação do Cine’Eco- Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela desde 2012. É membro da FIPRESCI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *