Prémios Emmy 2024 | As grandes surpresas e snubs, de Emma Stone a Selena Gomez
É um clássico das temporadas de prémios televisivas e cinematográficas: quais os conteúdos rejeitados sem pudor? Nestes Prémios Emmy em 2024, identificamos as maiores surpresas e ausências entre os nomeados às distinções da academia televisiva.
Num ano (2024, claro está) em que “The Bear” passou a ser a série com o episódio mais nomeado de sempre, e naturalmente seguiu como a obra mais nomeada pela sua segunda temporada, e com a novidade “Shogun” a distinguir-se também em altas, certos nomes aclamados ficaram de fora das nomeações. Vamos examinar todas as surpresas, para o bem e para o mal!
Snub nos Prémios Emmy: The Curse fica inesperadamente de fora
Uma das séries mais controversas da temporada televisiva, “The Curse”, sendo uma produção co-criada por duas figuras aclamadas: Benny Safdie (realizador dos tensos “Uncut Gems” e “Good Time”) e ainda Nathan Fielder (criador de “O Ensaio”, na HBO), foi desde logo tida como uma certeza para os prémios Emmy seguintes.
Ao fim de contas, a série é co-protagonizada por Emma Stone, é bizarra, desconfortável e aborda com grande sarcasmo e perspicácia temáticas como privilégio, desenvolvimento sustentável e gentrificação. Esta é a história de um casal que começa a apresentar um concurso de renovações de casas, localizado numa pequena comodidade no deserto, mas que depressa se vê “amaldiçoado” depois da ação reprovável do marido.
Sem qualquer reconhecimento, a aclamada (e estranha) série “The Curse” é mesmo a grande rejeitada destes Emmy em 2024. Da excelente prestação de Stone à originalidade do conteúdo, talvez falta de promoção tenha sido a sua cruz?
Das boas surpresas: Reservation Dogs chega por fim à nomeação
A série criada por Taika Waititi (“Jojo Rabbit“) e Sterlin Harjo (“Mekko”) sempre foi aclamada pelo seu carácter arrojado e inclusividade, mas até agora nunca havia chegado à nomeação na categoria de Melhor Série de Comédia. Isto até 2024, e com a presença da terceira e última temporada.
Pela primeira vez indicado aos Emmy, “Reservation Dogs” acompanha a vida de um grupo de jovens nativo-americanos que vivem numa reserva em Oklahoma. A série é igualmente aclamada pela crítica e público, como confirma a elevada classificação no Rotten Tomatoes. Em Portugal, está disponível (completa) na Disney+.
Pouca aventura na categoria de comédia: Onde está John Mulaney?
John Mulaney é uma das vozes mais empolgantes na comédia hoje em dia. Um dos mais versáteis escritores da vida recente do programa “Saturday Night Live” (vem-nos à mente o seu hilariante “Diner Lobster”), e responsável por alguns dos sketches mais memoráveis e fora da caixa de anos recentes, Mulaney é um comediante aclamado por muitos dos maiores veteranos da indústria e não é razão para menos. Com o seu especial de stand up “Baby J”, na imagem acima, Mulaney chegou a novos patamares de honestidade com um relato capaz de desarmar acerca da sua luta com o vício das drogas.
Ora, convém recordar que no último ano John Mulaney esteve bem ativo, nomeadamente através do lançamento, novamente na Netflix, de “John Mulaney Presents: Everybody’s in L.A.”, um especial de variedades por si apresentado. Esta entrada invulgar no mundo dos Talk Shows, dividida em seis partes, é caótica da melhor forma, e foi surpreendentemente ignorada nas nomeações Prémios Emmy de 2024.
Aqui venceu a tradição e uma visão algo conservadora do formato de talkshow, com indicações para os clássicos habituais e não para este formato mais arrojado: “The Daily Show”, “Jimmy Kimmel Live!“, “Late Night With Seth Meyers” e ainda “The Late Show With Stephen Colbert”.
Surpresa: Selena Gomez com 1.ª nomeação de representação nos Emmy 2024
Selena Gomez é uma das principais estrelas da divertida comédia de “detetives” de trazer por casa (no bom sentido!) “Only Murders in the Building”, onde resolve crimes com dois velhotes (Steve Martin e Martin Short) apaixonados por podcasts de true crime.
Simultaneamente muito contemporânea mas com uma clara qualidade clássica e multigeracional, “Only Murders in the Building” foi rapidamente elogiada devido ao seu tom e elenco. E enquanto Short e Martin sempre foram aclamados e nomeados aos Primetime Emmy Awards desde a primeira temporada, esta é a primeira vez que a Mabel de Selena Gomez lhe vale uma indicação ao Emmy (embora já tivesse sido nomeada na qualidade de produtora).
Ao seu lado, Martin e Short estão de novo nomeados, bem como Paul Rudd e Meryl Streep pelos seus papéis secundário. Com esta nomeação, Selena Gomez torna-se apenas a quarta atriz latina a receber esta importante distinção. Para além disso, Gomez é também nomeada na qualidade de produtora pela 3.ª vez consecutiva, tornando-se assim a latina mais nomeada neste campo.
Esquecida: Nicole Kidman pela sua prestação em Expats
Voltamos aos snubs centrais destes Prémios Emmy de 2024 para dar conta da ausência de um nome que muitos esperavam ver na categoria dramática: Nicole Kidman.
Já sabemos que Kidman tem o poder de ser uma figura bem-amada pela Academia de Televisão e mais além, não tivesse vencido todos os prémios de televisão possíveis com a sua participação memorável em “Big Little Lies”, incluindo o Emmy. Ultimamente, Nicole Kidman tem-se destacado no pequeno ecrã com produções de qualidade como “The Undoing” ou “Nine Perfect Strangers”.
E apesar do drama de prestígio da Prime Video “Expats” ter muito pedigree, entre o seu elenco e a realização a cargo de Lulu Wang (“A Despedida”), Kidman não chegou ainda assim à nomeação em 2024 (nem tão pouco a série).
Esquecidos na competitiva categoria de Melhor Série Limitada nos Emmy
Muito conteúdo breve e de elevada qualidade entrou, em 2024, nesta categoria de série limitada nos Emmy. E para que grandes séries arrojadas como “True Detective: Night Country”, “Ripley”, “Lessons in Chemistry”, “Fargo” e “Baby Reindeer” tenham conquistado o seu lugar justo, outros conteúdos de qualidade tiveram de ser deixados de parte como a já mencionada série “Expats“, ou ainda “The Sympathizer” e “Fellow Travelers”.
Surpresa: A química compensou para Maya Erskine e Donald Glover
O novo remake televisivo de “Mr. and Mrs. Smith” (para ver na Prime Video) estava na calha para a nomeação na categoria de drama, mas as indicações para os protagonistas Maya Erskine ( “PEN15”) Donald Glover (“Community”) estavam longe de certas. Mas eis que a química palpável entre este par acabou por os conduzir a bom porto.
Esta é a quinta nomeação de Glover, não fosse a mente por trás de “Atlanta”, uma série com dezenas de nomeações no passado; mas para a sua co-protagonista, temos uma estreia nas nomeações de representação (embora tenha sido indicada antes pela escrita e produção de “PEN15”.
A cerimónia dos Primetime Emmy Awards decorre na madrugada de 15 para 16 de setembro. Consideras que alguém foi “roubado” nas nomeações?