© Prime Video

Prémios Emmy 2024 | As grandes surpresas e snubs, de Emma Stone a Selena Gomez

É um clássico das temporadas de prémios televisivas e cinematográficas: quais os conteúdos rejeitados sem pudor? Nestes Prémios Emmy em 2024, identificamos as maiores surpresas e ausências entre os nomeados às distinções da academia televisiva. 

Num ano (2024, claro está) em que “The Bear” passou a ser a série com o episódio mais nomeado de sempre, e naturalmente seguiu como a obra mais nomeada pela sua segunda temporada, e com a novidade “Shogun” a distinguir-se também em altas, certos nomes aclamados ficaram de fora das nomeações. Vamos examinar todas as surpresas, para o bem e para o mal!

Snub nos Prémios Emmy: The Curse fica inesperadamente de fora

the curse emma stone nathan fielder
© A24 / SkyShowtime

Uma das séries mais controversas da temporada televisiva, “The Curse”, sendo uma produção co-criada por duas figuras aclamadas: Benny Safdie (realizador dos tensos “Uncut Gems” e “Good Time”) e ainda Nathan Fielder (criador de “O Ensaio”, na HBO), foi desde logo tida como uma certeza para os prémios Emmy seguintes.

Lê Também:
Apple TV+ com novo histórico de nomeações nos Prémios Emmy 2024

Ao fim de contas, a série é co-protagonizada por Emma Stone, é bizarra, desconfortável e aborda com grande sarcasmo e perspicácia temáticas como privilégio, desenvolvimento sustentável e gentrificação. Esta é a história de um casal que começa a apresentar um concurso de renovações de casas, localizado numa pequena comodidade no deserto, mas que depressa se vê “amaldiçoado” depois da ação reprovável do marido.

Sem qualquer reconhecimento, a aclamada (e estranha) série “The Curse” é mesmo a grande rejeitada destes Emmy em 2024. Da excelente prestação de Stone à originalidade do conteúdo, talvez falta de promoção tenha sido a sua cruz?


Das boas surpresas: Reservation Dogs chega por fim à nomeação

Reservation Dogs
Reservation Dogs © STAR/Disney

A série criada por Taika Waititi (“Jojo Rabbit“) e Sterlin Harjo (“Mekko”) sempre foi aclamada pelo seu carácter arrojado e inclusividade, mas até agora nunca havia chegado à nomeação na categoria de Melhor Série de Comédia. Isto até 2024, e com a presença da terceira e última temporada.

Lê Também:
Há 5 grandes séries da Marvel a caminho da Disney+ em 2024

Pela primeira vez indicado aos Emmy, “Reservation Dogs” acompanha a vida de um grupo de jovens nativo-americanos que vivem numa reserva em Oklahoma. A série é igualmente aclamada pela crítica e público, como confirma a elevada classificação no Rotten Tomatoes. Em Portugal, está disponível (completa) na Disney+.


Pouca aventura na categoria de comédia: Onde está John Mulaney?

John Mulaney Baby J Netflix
© Netflix

John Mulaney é uma das vozes mais empolgantes na comédia hoje em dia. Um dos mais versáteis escritores da vida recente do programa “Saturday Night Live” (vem-nos à mente o seu hilariante “Diner Lobster”), e responsável por alguns dos sketches mais memoráveis e fora da caixa de anos recentes, Mulaney é um comediante aclamado por muitos dos maiores veteranos da indústria e não é razão para menos. Com o seu especial de stand up “Baby J”, na imagem acima, Mulaney chegou a novos patamares de honestidade com um relato capaz de desarmar acerca da sua luta com o vício das drogas.

Ora, convém recordar que no último ano John Mulaney esteve bem ativo, nomeadamente através do lançamento, novamente na Netflix, de “John Mulaney Presents: Everybody’s in L.A.”, um especial de variedades por si apresentado. Esta entrada invulgar no mundo dos Talk Shows, dividida em seis partes, é caótica da melhor forma, e foi surpreendentemente ignorada nas nomeações Prémios Emmy de 2024. 

Lê Também:
As melhores séries a chegar à Netflix em maio

Aqui venceu a tradição e uma visão algo conservadora do formato de talkshow, com indicações para os clássicos habituais e não para este formato mais arrojado: “The Daily Show”, “Jimmy Kimmel Live!“, “Late Night With Seth Meyers” e ainda “The Late Show With Stephen Colbert”.


Surpresa: Selena Gomez com 1.ª nomeação de representação nos Emmy 2024

selena gomezonly murders in the building nomeada emmy 2024
© 2022 Hulu

Selena Gomez é uma das principais estrelas da divertida comédia de “detetives” de trazer por casa (no bom sentido!) “Only Murders in the Building”, onde resolve crimes com dois velhotes (Steve Martin e Martin Short) apaixonados por podcasts de true crime.

Simultaneamente muito contemporânea mas com uma clara qualidade clássica e multigeracional, “Only Murders in the Building” foi rapidamente elogiada devido ao seu tom e elenco. E enquanto Short e Martin sempre foram aclamados e nomeados aos Primetime Emmy Awards desde a primeira temporada, esta é a primeira vez que a Mabel de Selena Gomez lhe vale uma indicação ao Emmy (embora já tivesse sido nomeada na qualidade de produtora).

Ao seu lado, Martin e Short estão de novo nomeados, bem como Paul Rudd e Meryl Streep pelos seus papéis secundário. Com esta nomeação, Selena Gomez torna-se apenas a quarta atriz latina a receber esta importante distinção. Para além disso, Gomez é também nomeada na qualidade de produtora pela 3.ª vez consecutiva, tornando-se assim a latina mais nomeada neste campo.


Esquecida: Nicole Kidman pela sua prestação em Expats

Expats Nicole Kidman Prime Video falha prémios primetime emmy 2024
© Prime Video

Voltamos aos snubs centrais destes Prémios Emmy de 2024 para dar conta da ausência de um nome que muitos esperavam ver na categoria dramática: Nicole Kidman.

Já sabemos que Kidman tem o poder de ser uma figura bem-amada pela Academia de Televisão e mais além, não tivesse vencido todos os prémios de televisão possíveis com a sua participação memorável em “Big Little Lies”, incluindo o Emmy. Ultimamente, Nicole Kidman tem-se destacado no pequeno ecrã com produções de qualidade como “The Undoing” ou “Nine Perfect Strangers”. 

Lê Também:
Nine Perfect Strangers, primeiras impressões

E apesar do drama de prestígio da Prime Video “Expats” ter muito pedigree, entre o seu elenco e a realização a cargo de Lulu Wang (“A Despedida”),  Kidman não chegou ainda assim à nomeação em 2024 (nem tão pouco a série).


Esquecidos na competitiva categoria de Melhor Série Limitada nos Emmy

SkyShowtime em Novembro
Jonathan Bailey como Tim Laughlin em FELLOW TRAVELERS. Photo credit: Courtesy of SHOWTIME.

Muito conteúdo breve e de elevada qualidade entrou, em 2024, nesta categoria de série limitada nos Emmy. E para que grandes séries arrojadas como “True Detective: Night Country”, “Ripley”, “Lessons in Chemistry”, “Fargo” e “Baby Reindeer” tenham conquistado o seu lugar justo, outros conteúdos de qualidade tiveram de ser deixados de parte como a já mencionada série “Expats“, ou ainda “The Sympathizer” e “Fellow Travelers”.


Surpresa: A química compensou para Maya Erskine e Donald Glover

Donald Glover Prime Video - série nomeada aos prémios emmy
Glover nesta nova versão de “Mrs. and Mrs. Smith” © David Lee/Prime Video – Amazon MGM Studios

O novo remake televisivo de “Mr. and Mrs. Smith” (para ver na Prime Video) estava na calha para a nomeação na categoria de drama, mas as indicações para os protagonistas Maya Erskine ( “PEN15”) Donald Glover (“Community”) estavam longe de certas. Mas eis que a química palpável entre este par acabou por os conduzir a bom porto.

Esta é a quinta nomeação de Glover, não fosse a mente por trás de “Atlanta”, uma série com dezenas de nomeações no passado; mas para a sua co-protagonista, temos uma estreia nas nomeações de representação (embora tenha sido indicada antes pela escrita e produção de “PEN15”.

A cerimónia dos Primetime Emmy Awards decorre na madrugada de 15 para 16 de setembro. Consideras que alguém foi “roubado” nas nomeações? 



Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual dos serviços mais usas?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *