© Randy Miramontez via Shutterstock.com, ID 90458881

Estes são os realizadores favoritos do grande Clint Eastwood

Estes são os realizadores favoritos do oscarizado Clint Eastwood, um dos maiores nomes do cinema americano.

SUMÁRIO
  • Clint Eastwood é uma figura que se destacou não só como ator, mas também como realizador de cinema;
  • Vencedor de quatro Óscares, Clint Eastwood é conhecido por filmes como “Unforgiven”, “Million Dollar Baby” ou “Sniper Americano”;
  • Como alguém que dedicou toda a sua vida ao cinema, Eastwood tem opiniões sobre a sétima arte que valem a pena conhecer, incluindo os seus realizadores favoritos.

Quando se fala em Clint Eastwood, já não é só o ator de western como “O Bom, o Mau e o Vilão” que nos vem à cabeça, mas também o prestigiado realizador de cinema responsável por filmes como “Unforgiven”, “Million Dollar Baby” ou “Sniper Americano”.

Vencedor de quatro Óscares, Clint Eastwood foi deixando a sua marca e mostrando que é um dos cineastas americanos que vale a pena acompanhar.

Eastwood estreou-se na realização em 1971 com “Play Misty for me”, no mesmo ano em que viveu o detetive Harry Callahan, pela primeira vez, em “Dirty Harry”, de Don Siegel. Ao longo da sua carreira, o cineasta colaborou com alguns dos maiores talentos do cinema, como Sergio Leone, Wolfgang Petersen, Michael Cimino ou John Sturgers.

Durante uma conversa com o Directors Guild of America em 2006, Clint Eastwood começou por destacar, que “naquela época, não era tão comum saber quem era o realizador. Sabia-se quem estava no filme – Gary Cooper ou Ingrid Bergman – e se gostávamos daquela pessoa, então íamos ver o filme. Não se ia por causa do realizador. Mais tarde, começou-se a ir”.


Clint Eastwood em “O Bom, O Mau e o Vilão” © 1966 United Artists – MGM

Eastwood refletiu então sobre quais são os seus realizadores favoritos, prosseguindo “Eu gostava de filmes italianos – [Mario] Monicelli, [Vittorio] De Sica, [Federico] Fellini. Sempre gostei de [Akira] Kurosawa. E ao revisitar filmes antigos agora, há alguns realizadores que se valoriza mais. Olhando para um filme como ‘As Vinhas da Ira’ [de John Ford] e percebe-se que é um filme pequeno filmado num período relativamente curto, mas que tem muito alcance. ‘Consciências Mortas’ [de William  Wellman] também é uma história íntima”.

Akira Kurosawa, John Ford e Federico Fellini são cineastas sempre muito citados quando se fala dos melhores de sempre, sendo refrescante e surpreendente ver Clint Eastwood citar os nomes de Mario Monicelli e Vittorio De Sica como os seus favoritos.

O primeiro, menos conhecido, realizou “Gansgters Falhados” em 1958, enquanto De Sica é celebrado pelo seu grande clássico “Ladrões de Bicicletas”, de 1948.

TRAILER | O INESQUECÍVEL LADRÕES DE BICICLETAS, DE VITTORIO DE SICA

E tu, quais são os teus realizadores favoritos? Conhecias estes nomes referidos por Clint Eastwood?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *