Os Fabelmans © NOS Audiovisuais

Directors Guild Awards 2023 revela os seus nomeados

A temporada de prémios ainda decorre e os Directors Guild Awards também já têm os seus nomeados para este ano. Os filmes da A24 estão em destaque.

Nos prémios do sindicato de realizadores dos Estados Unidos não há espaço para nomeados repetidos mas há margem para se revelar os grandes favoritos da temporada. Se no passado vários foram os que saíram dos Directors Guild Awards consagrados e no bom caminho para o cobiçado Óscar, este ano são vários os trabalhos que estão a chamar a atenção da comunidade cinematográfica.

Como é habitual, os Directors Guild Awards distinguem realizadores em duas categorias: Melhor Realizador e Melhor Estreia em Realização. Não havendo nomeados duplos, voltam a estar em destaque favoritos como “Tudo em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo” ou “Tár”, mas são deixados de fora os trabalhos de James Cameron, “Avatar: O Caminho da Água”, Darren Aronofsky, “The Whale” e ainda Baz Luhrmann, “Elvis”.

Lê Também:
10 Realizadores portugueses a conhecer

No entanto, ao contrário de outros prémios da temporada que foram destacando realizadoras nas suas nomeações, como Sarah Polley (“Women Talking“), Maria Schrader (“Ela Disse”) ou Gina Prince-Bythewood (“A Mulher Rei“), os DGA Awards voltam a contar com um grupo de nomeados completamente masculino (à semelhança de edições anteriores). Em contrapartida, a categoria de estreia na realização destaca nomes como Charlotte Wells, que se tem destacado com “Aftersun”.

Conhece a lista completa dos nomeados, que conhecerão o resultado final no próximo dia 18 de fevereiro, ainda antes dos SAG Awards.

NOMEADOS AOS DGA AWARDS 2023

"Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo A24 NOS
“Tudo em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo” conquista mais uma nomeação nesta temporada ©A24/ NOS Audiovisuais

MELHOR REALIZADOR

MELHOR ESTREIA EM REALIZAÇÃO

  • Alice Diop, por “Saint Omer” (Neon)
  • Antoneta Alamat Kusijanovic, por “Murina” (Kino Lorber)
  • Audrey Diwan, por “Happening” (IFC Films)
  • Charlotte Wells, por “Aftersun” (A24)
  • John Patton Ford, por “Emily the Criminal” (Bleecker Street)

Quais são as cerimónias da awards season que acompanhas mais de perto?

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 3069 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.