Emma Thompson com Dustin Hoffman em "The Meyerowitz Stories" (2017) de Noah Baumbach |©Netflix

Emma Thompson, os filmes essenciais

Emma Thompson é uma das mais notáveis atrizes a trabalhar hoje no cinema britânico e americano. Premiada com Óscares tanto no campo da representação como do argumento. A 15 de abril completou 61 primaveras e celebramos agora recordando os seus filmes essenciais. 

A intérprete que hoje homenageamos já conta muitos anos de carreira e é sem dúvida uma das grandes referências entre as atrizes britânicas - não apenas da sua geração - e assim o confirmam as suas mais de 60 vitórias e mais de 100 nomeações a prémios. Coleciona já, entre estas premiações, dois Óscares, um Emmy, três BAFTAs e ainda dois Globos de Ouro.

Destaca-se principalmente no campo do romance histórico, como boa britânica que é, mas o seu registo enquanto atriz é vasto e tem mestria em outros géneros - como a comédia. Nasceu a 15 de abril de 1959 em Paddington, Londres,  e cresceu numa família de atores. Estudou em Cambridge e integrou o grupo de teatro Footlights, celéebre devido ao facto de membros dos Monty Phyton se terem conhecido por lá.

Terminados os seus estudos em 1980, a primeira década da sua carreira foi dominada pelo teatro e pela televisão. Destacou-se com a peça "Me and My Girl" no West End londrino e na televisão teve o seu início do programa de sketches "Alfresco", de 1983, no qual colaborou com membros do seu grupo de teatro que viriam a tornar-se influentes no mundo do cinema e televisão como por exemplo Hugh Laurie ("Dr.House").

Em 1987 protagonizou "Fortunes of War" (1987), uma mini-série da BBC pela qual viria a receber o seu primeiro BAFTA.  A partir daí iniciou-se um longo trajeto que vamos recordar e com direito a um extra: indicaremos onde podem ser vistos alguns dos filmes mencionados.

13 de 15

“THE MEYEROWITZ STORIES (NEW AND SELECTED)” DE NOAH BAUMBACH (2017) 

The Meyerowitz Stories (New and Selected)
Emma Thompson e Dustin Hoffman como um casal excêntrico em “The Meyerowitz Stories (New and Selected)” |©Netflix

Em 2017, Emma Thompson foi uma chávena de chá -Mrs. Potts- na nova versão em imagem real de “A Bela e o Monstro”. Foi também Maureen no primeiro filme de Noah Baumbach para a Netflix – “The Meyerowitz Stories”. Este abriu em Cannes e cumpriu uma curta rota de festival antes de integrar o catálogo da plataforma.

É um filme perfeitamente identificável como pertencente à filmografia de Baumbach, e como é habitual tem o drama familiar no centro da narrativa. Escrito e realizado pelo autor do recente “Marriage Story” (2019), “The Meyerowitz Stories” é um conto cómico mas emotivo  que atravessa diversas gerações e coloca Ben Stiller, Adam Sandler e Elizabeth Marvel como filhos que têm vivido na sombra de um pai exigente aqui interpretado por Dustin Hoffman. Mais uma interessante família disfuncional entre as frequentes do talentoso realizador. Emma Thompson interpreta a mulher do Harold de Hoffman.

Evidentemente, o filme pode ser encontrado na Netflix.

13 de 15

Maggie Silva

Comunicadora de profissão e por natureza. Dependente de cultura pop, cinema indie e vítima da incessante necessidade de descobrir novas paixões. Campeã suprema do binge watch, sempre disposta a partilhar dois dedos de conversa sobre o último fenómeno a atacar o pequeno ou grande ecrã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *