©AMC/ Hulu/Disney+

Emmy 2020 | As maiores supresas e snubs entre os nomeados

[tps_header]

A cerimónia de 2020 dos Prémios Emmy está quase a chegar!

Antes da emissão na madrugada de 20 para 21 de setembro recordamos quais foram as grandes surpresas e os grandes esquecidos  (snubs) entre os nomeados para esta que será a 72ª edição dos Primetime Emmy Awards! 

Todos os anos, seja qual for a premiação, há sempre quem seja surpreendentemente esquecido entre os nomeados e há quem seja capaz de surpreender tudo e todos e ficar entre os mais destacados do ano.

O mundo da televisão e dos seus Prime Time Emmy Awards não é diferente, e por isso não podemos deixar de assinalar, antes da cerimónia, quem foram os nomeados inesperados e aqueles que ficaram a “faltar” nas detalhadas e extensas listas de nomeados dos Emmy.

[/tps_header]

SNUB – “POSE” ESQUECIDO NA CATEGORIA DE DRAMA

Pose
Billy Porter em Pose | © FX

Depois de ter sido nomeada, na sua primeira temporada, para seis Emmys, “Pose” chega ao seu segundo ano nos Prémios Emmys com menos uma nomeação de peso – a de Melhor Série Dramática.

Embora a sua estrela Billy Porter tenha sido nomeado pela segunda vez para Melhor Ator, a verdade é que a série da FX perdeu peso nesta segunda temporada, pelo menos no que diz respeito às suas nomeações. Esquecidos ficam os múltiplos intérpretes trans ou não binários que, caso nomeados, poderiam acrescentar diversidade aos nomeados para esta 72ª cerimónia.




SURPRESA – VÁRIAS NOMEAÇÕES DE REPRESENTAÇÃO PARA “THE MORNING SHOW” 

emmy Reese Witherspoon
The Morning Show | © appletv+

Apesar de “The Morning Show” se ter dado bastante bem no panorama de crítica e premiações até agora, as nomeações para interpretes nos Emmy Awards em 2020 foram algo surpreendentes. Por exemplo, nos Globos de Ouro apenas Jennifer Anniston e Reese Witherspoon foram nomeadas pelas suas prestações. Elas eram, aliás, as mais prováveis candidatas à indicação.

Contudo e embora Jennifer tenha também sido nomeada pela Academia dos Emmys, Reese foi deixada de lado e o favorito da casa Steve Carrell conseguiu uma nomeação, juntamente com um absoluto estreante nas nomeações Billy Crudup. Adicionalmente Mark Duplass (“Togetherness”) conseguiu também uma indicação pelo seu papel secundário.




SNUB – “NORMAL PEOPLE” PARA MELHOR SÉRIE LIMITADA 

Normal People
Normal People | © HBO Portugal

 

“Normal People” é uma elogiada série indicada a quatro Prémios Emmy, baseada no romance envolvente da autoria de Sally Rooney. Nas categorias principais, Paul Mescal, que interpreta Connell, foi nomeado a Melhor Ator Numa Mini-Série/ Série Limitada e escrita e realização da série foi também destacada.

Contudo, apesar de não ter sido esquecida, à série ficou a faltar a expectável distinção como nomeada a Melhor Série Limitada.




SURPRESA  – “THE MANDALORIAN” NA CORRIDA PARA MELHOR SÉRIE DRAMÁTICA

emmy he Mandalorian t1 dpt Disney+
©LucasFilm

“The Mandalorian” foi uma das séries mais vistas de 2019, mas é uma surpresa ver o conteúdo original da Disney+ nomeado para uma categoria tão importante quanto a de “Melhor Série Dramática”. Esta foi, possivelmente, a maior surpresa desta premiação.

Com o seu baby yoda e visão mais completa do mundo “Star Wars”, é certo reconhecer “The Mandalorian” como um dos maiores fenómenos culturais dos últimos tempos. Não sendo um frontrunner, a série chegou e conquistou inesperadamente o seu lugar.

Criada por Jon Favreau (ator virado produtor maravilha da Marvel), “The Mandalorian” venceu já 5 Emmys criativos bem merecidos e compete ainda na categoria de Ator Convidado com Giancarlo Esposito (“Better Call Saul”, Breaking Bad”).




SNUB – ELIZABETH MOSS POR “THE HANDMAID’S TALE” 

The Handmaid's Tale
The Handmaid’s Tale | © NOS Audiovisuais

Será este o snub dos snubs nesta edição dos Prime Time Emmy Awards? Quiçá! Elizabeth Moss é a cola que une a narrativa de “Handmaid’s Tale” e nunca é menos que soberba neste papel.

Apesar de ter sido menos querida da crítica, esta terceira temporada da série foi ainda assim nomeada ao Emmy de Melhor Série Dramática e Samira Wiley (“Orange is the New Black”) e Bradley Whitford (“Foge”) não foram esquecidos nos seus papéis secundários. Contudo, esquecer Moss e voltar a nomear Samira Wiley não parece senão um erro gigantesco.




SURPRESA – ZENDAYA NOMEADA PARA MELHOR ATRIZ NUMA SÉRIE DRAMÁTICA

emmy Euphoria
Euphoria © HBO
Diga-se desde logo que a ascensão de Zendaya de estrela adolescente do Nickelodeon a atriz séria foi rápida e impressionante. Ela é uma força da natureza enquanto Rue em “Euphoria” e mal podemos esperar pelo seu papel na nova versão de “Duna”.
A Academia dos Prémios Emmy decidiu aqui arriscar, e em vez de distinguir talento estabelecido como Nicole Kidman, Elizabeth Moss ou Reese Witherspoon decidiu investir nesta prestação notável que foi capaz de surpreender até os mais céticos. Venha mais!




SNUBS – BOB ODENKIRK E RHEA SEEHORN POR “BETTER CALL SAUL”

Better Call Saul
Better Call Saul | @AMC

“Better Call Saul” continua a ser uma das séries mais bem-amadas da televisão norte-americana, tal é certo. Para esta cerimónia dos Prémios Emmy, a  série segue com 7 nomeações. Um número aceitável, não fosse a ausência clara dos seus protagonistas entre os nomeados. Enquanto Seehorn nunca foi distinguida pelo seu notável trabalho em “Better Call Saul” falha aqui a sua nomeação pela série pela primeira vez depois de quatro nomeações sucessivas.

Verdade seja dita não parece haver qualquer razão para a exclusão de Bob Odenkirk tirando talvez uma vontade de diversificar.




SURPRESA – “WHAT WE DO IN THE SHADOWS” NA CATEGORIA DE COMÉDIA 

HBO Portugal
What We Do In The Shadows | © HBO Portugal

A série original do FX emitida em Portugal pela HBO chega pela primeira vez à corrida de Melhor Comédia com a sua segunda temporada. Esta série baseada no filme do mesmo nome agrada à crítica e público mas parecia longe de vir a conquistar uma nomeação.

Surpresa das surpresas, “What We Do in the Shadows” acumulou 8 nomeações em 2020, incluindo 3 pelo seu argumento.




SNUB – KAITLYN DEVER E MERRIT WEVER POR “UNBELIEVABLE”

emmy Kaitlyn Dever
© Netflix

“Unbelievable”, da Netflix, é uma série política e incisiva, que foi capaz de agitar as águas. Nos Globos de Ouro “Unbelievable” foi nomeada para Melhor Mini-Série e foram ainda distinguidas as suas poderosas interpretes Toni Collete, Kaitlyn Dever e Merrit Weber. Já nos Emmy apenas a prestação secundária de Collete recebeu uma nomeação e embora as carreiras de Dever (“Booksmart”) e Weber (“RUN”) estejam em altas, foram esquecidas na categoria principal com estas suas performances altamente emotivas e envolventes.




SURPRESA – LINDA CARDELLINI POR “DEAD TO ME” 

Dead to Me
© Netflix

Enquanto em 2019 a Academia dos Emmy apenas distinguiu Christina Applegate (“Samantha Who?”), em 2020 Linda Cardellini (“E.R”. “Green Book”) mereceu também uma distinção pelo seu papel de co-protagonista na comédia negra dramática “Dead to Me”.

Desta vez, a dupla não se anulou e recebeu a merecida dupla distinção numa série também nomeada para Melhor Comédia.




SNUB – AARON PAUL POR INÚMERAS PRODUÇÕES

emmy westworld
© HBO Portugal

Aaron Paul tem estado bem ativo. Entre o seu papel em “Westworld”, ou em “Truth be Told” ou o seu regresso a Jesse Pinkman em “El Camino” ou até a sua produção da exemplar e ignoradíssima comédia “BoJack Horseman”, o que não faltam são triunfos pelos quais poderia ter sido distinguido.

[tps_footer]

Quem mais gostavas de ter visto nomeado? 

Acompanha a cerimónia  dos Prime Time Emmy Awards hoje, na madrugada de 20 para 21 de setembro, na SIC Caras a partir das ooh30 e descobre se as tuas séries favoritas sairão vitoriosas!

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *