Jason Sudeikis, "Ted Lasso" | © AppleTV

Emmy Awards 2021 | 73ª edição em números

[tps_header]

A 73ª edição dos Emmy Awards acontece já em setembro! Vem connosco conhecer um pouco desta edição em números de séries, actores, actrizes e nomeações.

Todos os anos os entusiastas da televisão gostam de comparar os nomeados às estatuetas dos Emmy Awards e a verdade é que este ano não é diferente. Com as plataformas de streaming a ganharem cada vez mais terreno no mundo do entretenimento, via conteúdo original, é sabido que as contas serão sempre feitas ao nome de cada uma. mas a verdade é que não são apenas esses números que contam…

Já repararam que certo talentos conseguem múltiplas nomeações num só ano? Ou que algumas séries atingem recordes de nomeações totais a prémios? Então, se não estão bem a par do que falamos, venham connosco conhecer alguns desses factos/curiosidades antes da cerimónia!

[/tps_header]

OS EMMY ADORAM O STREAMING

The Mandalorian
Arte Conceptual de “The Mandalorian” | © Disney/LucasFilm

Se no início os conteúdos originais das plataformas de streaming faziam levantar o sobrolho, agora sabe-se que os críticos adoram e já são de facto verdadeiros concorrentes das “clássicas” estações de televisão (networks) como FOX, NBC, ABC, etc. Numa altura em que houve várias junções de grupos, a HBO apresentou-se na corrida reunindo por exemplo as séries HBO e HBO Max. Já a Disney, que se impôs largamente desde que lançou a Disney+, concorre com um conjunto de estúdios que reúne a ABC, Hulu, Disney+, FX Networks, Nat Geo e Freeform. No entanto, a Netflix continuou a entrar na corrida assim como a Amazon Studios, a Apple Tv+, entre outros. Mas, feitas as contas, quem é o favorito dos Emmy Awards 2021?

Juntando tudo, a grande vencedora é mesmo a Disney! Juntando todos os seus estúdios, reúne um total de 146 nomeações, tendo logo no encalce a HBO e a Netflix que arrecadaram, respectivamente, 130 e 129 nomeações cada!




THE CROWN,  A SÉRIE RAINHA

Olivia Colman
Olivia Colman, “The Crown” | © Ollie Upton/Netflix

Inspirada em eventos reais da família real britânica, “The Crown” continua a ser uma das séries favoritas do público e dos críticos. Com 4 temporadas já disponíveis, esta é a verdadeira Rainha das nomeações; sozinha arrecadou cerca de 24 nomeações para a Netflix, com múltiplas nomeações nas categorias principais de Série Dramática.

NOTA: “The Mandalorian”, da Disney, também conquistou 24 nomeações, embora tenham sido mais orientadas para categorias técnicas.




WANDAVISION, A SURPRESA NAS NOMEAÇÕES

WandaVision 2021
©2021 Marvel Studios

A primeira série original da Marvel Studios, “WandaVision” tornou-se a verdadeira surpresa dos Emmy Awards 2021. Não por ser uma série original de uma plataforma de streaming nomeada às estatuetas, mas porque foi a primeira de super-heróis a conseguir um estatuto de reconhecimento que até agora não havia sido feito ao género. No total, a série juntou 23 nomeações aos Emmys, incluindo Melhor Série Limitada e Melhor Actor numa Série Limitada (Paul Bettany) e Melhor Actriz numa Série Limitada (Elizabeth Olsen).




MÚLTIPLOS NOMEADOS

Black Panther Michaela Coel
Michaela Coel, “I May Destroy You” | © HBO Portugal

Se as séries conquistam múltiplas nomeações num só ano, também uma personalidade individual consegue alguns números especiais na corrida aos Emmy Awards. Este ano, a lista de múltiplos nomeados reúne vários nomes dos quais distinguimos Bo Burnham (6 nomeações), Ben Winston (3 nomeações), David Attenborough (2 nomeações), Sterling K. Brown (2 nomeações), Aidy Bryant (2 nomeações), Steven Canals (2 nomeações), Dave Chapelle (4 nomeações), Michaela Coel (3 nomeações), Jon Favreau (2 nomeações), Derek Hough (2 nomeações), Brendan Hunt (3 nomeações), Maya Rudolph (2 nomeações), Jean Smart (2 nomeações), Jason Sudeikis (3 nomeações) e Kenan Thompson (2 nomeações).



A PRIMEIRA VEZ NOS EMMY AWARDS

Kaley Cuoco
Kaley Cuoco, “The Flight Attendant” | © HBO Portugal

Se por um lado existem nomes que conseguiram arrecadar múltiplas nomeações pelo trabalho desenvolvido durante um ano, esta 73ª edição também acolhe diversos novatos e novatas na categoria de ‘nomeados pela primeira vez‘. Se analisarmos apenas as categorias de interpretações principais, são 13 nomes que entram pela primeira vez na história dos nomeados dos Emmy Awards: Paul Bettany (“WandaVision”), Michaela Coel (“I May Destroy You”), Emma Corrin (“The Crown”), Kaley Cuoco (“The Flight Attendant“), Cynthia Erivo (“Genius: Aretha“), Jonathan Majors (“Lovecraft Country“), Josh O’Connor (“The Crown“), Elizabeth Olsen (“WandaVision“), Regé-Jean Page (“Bridgerton”), MJ Rodriguez (“Pose”), Jurnee Smollett (“Lovecraft Country”), Jason Sudeikis (“Ted Lasso”) e Anya Taylor-Joy (“Queen’s Gambit”).




TED LASSO, NOVATO E RECORDISTA

Apple Jason Sudeikis ted lasso
©AppleTV

Uma série de comédia original da AppleTV+, “Ted Lasso” conquistou e bateu recordes no seu primeiro ano à procura de uma estatueta! com Jason Sudeikis como protagonista, a série conquistou 20 nomeações, incluindo Melhor Série de Comédia, batendo assim o recorde de 2009, de 19 nomeações, de “Glee”, de Ryan Murphy.



OS NÚMEROS DE ALLISON JANNEY

mom
“Mom” | ©2019 Warner Bros. Entertainment Inc.

Nomeada para Melhor Actriz numa Série de Comédia por “Mom”, Allison Janney tem nesta sua nomeação a sua hipótese de atingir o oitavo Emmy! A conseguir este feito, a actriz juntaria-se a Cloris Leachman e Julia Louis-Dreyfus com o maior número de Emmys ganho por uma actriz.



OS INTOCÁVEIS

Saturday Night Live
Saturday Night Live (há umas temporadas atrás!) | © 2012 NBCUniversal, Inc.

Ao longo da história dos Emmy Awards há vários nomes que se destacam, sejam eles produtores, actores, estações de televisão ou até mesmo séries. A verdadeira intocável era, e continua a ser pelas nomeações de 2021, “Saturday Night Live“. Um formato que continua bem presente na televisão norte-americana, e que reúne vários sketches de humor e nos apresenta diversos talentos da área, SNL acaba de reunir um total de 306 nomeações desde a sua existência. E é pouco provável que alguém lhe roube o lugar num futuro próximo! O segundo lugar é de “Game of Thrones“, da HBO, e reúne apenas 161!

Paralelamente, também Lorne Michaels, produtor executivo do SNL, é um intocável! O homem já conquistou 92 nomeações aos Emmys, colocando-se bem à frente do segundo lugar, Sheila Nevins, que conta com 77.

[tps_footer]

Já tens favoritos para as estatuetas dos Emmys 2021?

[/tps_footer]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *