Cr. CAROLE BETHUEL/NETFLIX © 2020 | © Amazon Prime

Emmys 2021 | As maiores surpresas e snubs

A lista dos nomeados aos Emmys de 2021 já saiu, mas será a Academy of Television Arts & Sciences não deixou alguns nomes de fora? E incluiu outros que talvez não fizessem tanto sentido? Descobre as maiores surpresas e snubs (ignorados/esquecidos) da 73ª edição dos Primetime Emmy Awards!

A Academy of Television Arts & Sciences revelou no passado dia 13 de julho a lista dos nomeados aos Emmys de 2021. E, todos os anos, existem sempre nomes – quer de séries, quer de atores, realizadores – que ou nos surpreendem, ou nos deixam boquiabertos… no mau sentido. Ainda assim, 2021 antecipava uma ‘competição’ um pouco mais aberta face às anteriores, isto porque graças à Covid-19, séries como “Insecure,” “The Marvelous Mrs. Maisel,” “Ozark,” “Succession” ou “Westworld” ficaram de fora da competição.

Lê Também:   Emmys 2020 | E os grandes vencedores são…

Contudo, as opções eram ainda mais que muitas (principalmente na categoria das Séries Limitadas ou Antológicas) o que deu origem a  algumas surpresas e ainda maiores sunbs. Conhece aqueles que para nós foram os mais marcantes de ambas partes:

netflix emily in paris
Cr. STEPHANIE BRANCHU/NETFLIX © 2020

Vamos começar pelo “elefante na sala”: “Emily in Paris.” Embora a série tenha sido um sucesso praticamente instantâneo da Netflix (mais um para o ‘monte’), não foi adorada pela crítica. Ainda assim, parece que a plataforma fez jus ao ditado “quem ri por último, ri melhor” com esta nomeação na categoria de Melhor Série de Comédia nos Emmys de 2021.

A comédia romântica, que acompanha uma jovem americana que se muda para Paris em trabalho, é um conteúdo perfeito para um binge-watching de fim de semana, mas poderia, por exemplo, ter sido substituída por “Zoey’s Extraordinary Playlist”, mas já lá vamos…




SNUB: ZOEY’S EXTRAORDINARY PLAYLIST E JANE LEVY

cancelamentos zoey's
© HBO Portugal

Como referíamos, teria feito (muito) mais sentido incluir a série de Austin Winsberg na lista das Melhores Comédias ou Musicais. Já na edição passada, “Zoey’s Extraordinary Playlist” tinha ficado de fora e, infelizmente, este ano a história acabou por se repetir. Para nós, continua a ser uma das melhores séries do género dos últimos tempos.

Isto para não falar de Jane Levy, cujo desempenho voltou a ser ignorado, ainda que tenha conquistado a atenção da Hollywood Foreign Press Association, responsável pelos Golden Globes. A jovem atriz de 31 anos esteve na lista de nomeados da última edição, tendo perdido o prémio de Melhor Atriz numa Série de Comédia ou Musical para Catherine O’Hara (“Schitt’s Creek“). Resumindo, 2021 não é o ano de Zoey, nem da sua playlist…




SURPRESA: COBRA KAI E WILLIAM ZABKA

netflix cobra kai temporada 3
© Netflix

Cobra Kai” é, e não é uma surpresa. A série é uma das poucas que tem vindo a conquistar tanto o público, como a crítica temporada após temporada. Contudo, esta é a primeira vez que a continuação de “Karate Kid” está no ‘dojo’ principal, embora numa categoria um tanto ao ao pouco ao lado… comédia? Bom, tem traços disso, mas para todos os efeitos sempre foi referida enquanto um drama. Pormenores… O que é certo é que graças a esta ‘arrumação’, a Netflix conseguiu ter uma presença nas principais categorias – comédia, drama e série limitada -, nas quais nunca ganhou. Será 2021 o ano do gigante do streaming?

Por outro lado, também não poderíamos deixar de referir que gostaríamos de ter visto William Zabka entre os nomeados para Melhor Ator numa Série de Comédia. Talvez na quarta temporada…




SNUB: SMALL AXE

Small Axe
Small Axe: Alex Wheatle | © HBO Portugal

Ninguém pode negar que “Small Axe” merecia, pelo menos, uma nomeação para qualquer cerimónia de entrega de prémios a que pudesse concorrer. Contudo, o facto de nunca ter sido devidamente definido pode ter jogado contra si. Ou seja, é uma minissérie? É uma coleção de filmes? Nos Golden Globes, a produção de Steve McQueen concorreu na categoria de Melhor Série Limitada ou Telefilme, mas parece que terá sido um pouco mais difícil para a Academy of Television Arts & Sciences fazer o seu enquadramento… “Small Axe” teve apenas direito à nomeação para Melhor Fotografia.




SNUB: IT’S A SIN

emmys 2021 its a sin
© RED Production Company _ all3media international

A ausência de “It’s a Sin” foi provavelmente uma das mais sentidas pelos fãs. A mais recente série de Russell T. Davies (“Years and Years“; “A Very English Scandal”) sobre o começo da crise do VIH em Londres na década de 80 conquistou tanto a crítica, como o público, contanto com 98% e 93% de avaliação no Rotten Tomatoes, e 8.7 no IMDb. Contudo, a concorrência é feroz e, embora, gostássemos muito que “It’s a Sin” constasse na lista, compreendemos a sua ausência face a “I May Destroy You”, “Mare of Easttown“, “The Queen’s Gambit”, “The Underground Railroad” ou “WandaVision” – os nomeados para Melhor Série Limitada ou Antológica dos Emmys de 2021.




SURPRESA: LOVECRAFT COUNTRY

lovecraft country
© HBO Portugal

Não há melhor forma de o dizer: uns com tanto, outros com tão pouco… “Lovecraft Country” conseguiu um espantoso total de 18 nomeações, será que a HBO irá voltar com a palavra atrás face ao cancelamento? Provavelmente não, até porque a showrunner Misha Green já anunciou um novo contrato com a Apple TV+ para um outro projeto. De qualquer das formas, o número de nomeações para a adaptação do romance homónimo de Matt Ruff não deixa de ser uma das surpresas desta edição.




SURPRESA & SNUB: THE BOYS E ANTONY STARR

MHD the boys
©Amazon Prime

“The Boys” é simultaneamente uma (muito agradável) surpresa e um do dos maiores snubs dos Emmys 2021. Aplaudimos a sua presença na categoria de Melhor Série Dramática e Melhor Argumento (talvez graças à ausência de “Westworld”). No entanto, a ausência de Antony Starr (e de Ethan Hawke, mas já lá vamos) é, como dissemos, um dos maiores snubs desta edição… O trabalho do ator neozelandês enquanto o disfuncional anti-herói Homelander facilmente destrona o desempenho de Regé-Jean Page (“Bridgerton”), ou até mesmo Jonathan Majors (“Lovecraft Country”), mas lá está não se pode ter tudo. Já é uma grande conquista para a série estar entre as categorias principais.




SNUB: ETHAN HAWKE, THE GOOD LORD BIRD

HBO Portugal
© HBO Portugal

À semelhança de Starr, também a ausência de Ethan Hawke foi sentida entre a lista de nomeados. A série em questão, “The Good Lord Bird”, está atualmente na HBO Portugal, mas a sua estreia passou um tanto ao pouco despercebida o ano passado. Isto porque, para ajudar, a série nos EUA foi emitida pela Showtime com um episódio por semana, não beneficiando do mesmo ‘boost’ que séries da Netflix ou Disney+, para não falar do conteúdo em si.

Ainda assim, cabe à Academia estar atenta e não deixar passar prestações como esta em branco… Até porque, como sabemos, é através da lista de nomeados que o público faz (grandes) descobertas. “The Good Lord Bird” pode não ser de fácil digestão, mas a prestação de Hawke enquanto o abolicionista John Brown merecia mais, bem como a própria série.



SURPRESA: HAMILTON

hamilton disney+
© 2020 Disney Enterprises, Inc.

Dado que “Hamilton” não era elegível como Série Limitada, Antológica ou mesmo Telefilme, a Academia decidiu que ainda assim o musical da Disney+ deveria ser um dos destaques da 73ª edição dos Primetime Emmy Awards. Com 12 nomeações, 7 das quais para o seu elenco – incluindo duas na categoria de Melhor Actor numa Série Limitada, Antológica ou Filme… Não é que não sejam merecidas, mas é preciso reconhecer que existe uma grande diferença entre um desempenho ‘ao vivo’ vs. formato gravado de uma série. Ou seja, serão estas prestações comparáveis às de, por exemplo, John Boyega in “Small Axe” ou William Jackson Harper em “The Underground Railroad”? Será justo fazer esta comparação face ao trabalho que o respetivo projeto exige?




SNUB: WE ARE WHO WE ARE

We Are Who We Are
© HBO Portugal

Em comparação com outras menções da nossa lista, não podemos dizer que a série de Luca Guadagnino (“Chama-me Pelo Teu Nome”) seja propriamente um snub… Não obstante, gostaríamos de a ter visto entre os nomeados para Melhor Série Dramática, ou pelo menos de ver alguns dos seus brilhantes jovens atores na corrida. Contudo, a Academia continua sem valorizar conteúdos ‘mais artísticos’ como é o caso de “We Are Who We Are.”




SNUB: ELENCO DE THE UNDERGROUND RAILROAD

The Underground Railroad
© Amazon Prime Video

Que o mais recente projeto de Barry Jenkins (“Moonlight“) é uma obra-prima ninguém o pode negar, algo que felizmente a Academia de Televisão concordou ao incluí-lo nos nomeados a Melhor Série Limitada e Melhor Realização (Jenkins), entre outras cinco categorias mais técnicas, mas e o esplêndido elenco? Falamos da protagonista Thuso Mbedu, de William Jackson Harper e Joel Edgerton (entre outros) que infelizmente apenas entraram para a lista dos snubs de 2021… Para os mais distraídos, “The Underground Railroad” já se encontra disponível na Amazon Prime Video.




SNUB: MASTER OF NONE

Mapa das Séries maio 2021 master of none backstage
Aziz Ansari, Lena Waithe e Naomi Ackie nos bastidores das gravações |© CIAN OBA-SMITH/NETFLIX

“Master of None” ganhou por dois anos consecutivos, aquando o lançamento das duas primeiras temporadas, o Emmy para Melhor Argumento de Série de Comédia, por isso a ausência de QUALQUER nomeação nesta edição é um verdadeiro snub. Talvez o intervalo de quatro anos tenha provocado alguma amnésia na Academia, ou a mudança de rumo da terceira temporada não a tenha levado a considerar os cinco episódios de “Moments in Love.” De qualquer das formas, não deixa de ser uma surpresa, pela negativa.

 

E para ti? Quais foram as maiores surpresas e snubs dos Emmys 2021?

[tps_footer]

Lê Também:   Emmys 2021 | A lista dos nomeados pela primeira vez

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *