© Dziurek via ShutterStock (ID: 380907991)

A Banda Sonora de que o genial Ennio Morricone mais se orgulha

Ennio Morricone é uma lenda. O compositor italiano criou autênticas obras de arte mas há uma que se orgulha imenso.

Um filme consegue ser uma viagem única e incrível que nos transporta diretamente para dentro do ecrã. Com a narrativa certa embarcarmos nessa viagem acompanhados pelas performances dos próprios atores.

Lê Também:   Meryl Streep só protagonizou este filme de ação em toda a sua magnífica carreira

No entanto, há um aspeto, que se for executado exemplarmente, consegue-nos levar mais além, tornando a ida ao cinema numa experiência ainda mais imersiva, a banda sonora.

Quando se pensa em bandas sonoras surgem-nos vários compositores na mente – John Williams, Hans Zimmer, Max Steiner, Howard Shore, James Horner, James Newton Howard, entre muitos outros.

Lê Também:   De “Barbie” a “Lily Gladstone” os filmes, séries e celebridades mais pesquisados do ano

São autênticos mestres em transformar as imagens dos filmes em música, em que ambos dançam numa perfeita sintonia no decorrer dos mesmos. No entanto, no meio dos vários compositores, há um que se destaca dos demais e há um trabalho em particular que deixa esse compositor orgulhoso.




UM DOS MELHORES DE SEMPRE

Clint Eastwood Ennio Morricone banda sonora
© 1966 United Artists – MGM

Diretamente do Velho Continente, mais concretamente de Itália, encontramos um dos compositores mais prolíferos da história do cinema, Ennio Morricone. Ao longo da sua carreira compôs mais de 400 bandas sonoras entre westerns e filmes de terror.

Lê Também:   O ator que Francis Ford Coppola (O Padrinho) considera “The Greatest”

A sua carreira começou nos anos 40 do século passado ao compor temas clássicos. Rapidamente passou para trabalhos na rádio, para artistas famosos e terminou no cinema. Apesar de ser conhecido pela icónica banda sonora de “O Bom, o Mau e o Vilão” e ter trabalhado para alguns dos melhores realizadores de sempre – Pier Paolo Pasolini, Michelangelo Antonioni, Dario Argento, Brian De Palma e Quentin Tarantino – Ennio Morricone tem um outro favorito.




O FAVORITO MENOS PROVÁVEL

Ennio Morricone
Ennio Morricone (1928-2020), foi um dos maiores compositores da História do Cinema |©Christian Muth/enniomorricone.org (2015)

Numa conversa com a Apple Music, o compositor italiano escolheu a banda sonora de “The Red Tent”, de Mikhail Kalatozov, como a sua favorita e a que se mais orgulha.

Lê Também:   A obra prima que levou Francis Ford Coppola à ruína vai finalmente ganhar uma versão restaurada há muito aguardada

Ennio Morricone explica ainda, “é difícil para um compositor escolher os seus temas preferidos. Em cada uma das minhas composições, tentei sempre dar o meu melhor, ultrapassando os meus próprios limites, tentando superá-los”.

TRAILER | THE RED TENT, O FILME COM A BANDA SONORA QUE ENNIO MORRICONE MAIS SE ORGULHA DE FAZER

E para ti? Qual é a melhor banda sonora do compositor?

3 thoughts on “A Banda Sonora de que o genial Ennio Morricone mais se orgulha

  • Artigo interessante. Sugestão, porque não fazem artigos sobre compositores de cinema e tv portugueses. Compositores de cinema e não artistas que são convidados para isso. E dos mais e menos conhecidos. Nuno Maló, Pedro Marques, Bruno Bizarro, Manuel Paulo, José M. Afonso, Pedro Janela, entre outros.

  • Boa noite Rodrigo,

    Muito obrigado pela sugestão A sua ideia é digna de um belo texto sobre música e cinema.

  • “Era uma Vez na América” é a melhor banda sonora do Ennio Morricone de sempre. Este filme épico foi realizado por Sergio Leone em 1984.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *