Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal TM & © 2008, Lucasfilm Ltd. All Rights Reserved. Used Under Authorization.

Hollywood | Os castings que quase aconteceram 

Seja por decisão de estúdios ou pressão de fãs, Hollywood está repleto de histórias de “E Se…” no que diz respeito a castings. Quais é que conheces?

Quando os filmes são adaptações por vezes já existem favoritos aos papéis mas a verdade é que nem sempre os estúdios seguem as sugestões dos fãs. Outras vezes, no entanto, Hollywood ouve quem vê os filmes e vai atrás dos castings de sonho. Por entre conflitos de agenda, diferenças criativas ou mesmo muita vontade, vem conhecer os castings que quase aconteceram e que poderiam ter alterado o rumo de muitos actores e actrizes de Hollywood.

50 SOMBRAS DE GREY

filmes em tv
Dakota Johnson e Jamie Dornan em “As Cinquenta Sombras de Grey” © Universal Pictures

O duo protagonista é Jamie Dornan e Dakota Johnson mas afinal não foram os primeiros nomes na mesa. Emilia Clarke, mais conhecida por ser Daenerys Targaryen em “Game of Thrones”, confessou que lhe ofereceram o papel de Anastasia Steele. A atriz recusou pelo número de cenas de nudez envolvidas no projeto. Já para o papel de Christian Grey, a oferta chegou até Charlie Hunnam. O ator adorou a ideia de pegar na personagem mas confessou que tinha medo do falhanço e que não acreditava conseguir sair da personagem de Jax Teller, de “Sons of Anarchy”, para a de “50 Sombras de Grey” de uma maneira fácil.




AMERICAN PSYCHO

realizadoras
Christian Bale e Mary Harron em “American Psycho “(2000) |© Universal Studios

Antes de Christian Bale entrar para um dos seus papéis mais icónicos, Patrick Bateman esteve quase a ser interpretado por Johnny Depp. Mas a hipótese foi antes de Mary Harron entrar para a realização. A revelação surge de Stuart Gordon, que em tempos esteve ligado ao projeto como realizador, e que na altura escolheu o ator – no entanto o autor do livro, Bret Easton Ellis, não gostou da escolha e veio comentar negativamente esta escolha para os tablóides.




AVATAR

Avanços Tecnológicos no cinema
Sam Worthington em “Avatar” (2009) © Twentieth Century Fox

É uma das histórias mais conhecidas e que ainda hoje, mais de 10 anos depois, se fala. Especialmente porque Avatar voltou aos cinemas muito recentemente. Antes de Sam Worthington ser apontado como protagonista, enquanto Jake Sully, James Cameron ofereceu o papel a Matt Damon. O ator na altura não aceitou mas hoje confessa que foi um erro.




BATMAN RETURNS

Catwoman
Michelle Pfeiffer deu vida a Selina Kyle/Catwoman em “Batman Returns” © 1992 – Warner Bros. Entertainment Inc.

Antes de Michelle Pfeiffer se tornar a Selina Kyle/Catwoman do Batman de Michael Keaton, Madonna esteve na corrida para o papel. A cantora e actriz admitiu em tempos, numa entrevista com Jimmy Fallon, que recusou o papel de Selina Kyle/Catwoman, pela mesma altura em que dizia que não à possibilidade de ser a protagonista de “Showgirls”. Perante as duas recusas, Madonna afirma ter se arrependido de dizer que não a Catwoman.




BREAKFAST AT TIFFANY’S

Breakfast at tiffany's 1961
Audrey Hepburn (1961) |© Paramount Pictures

É um dos papéis mais icónicos da carreira de Audrey Hepburn, e valeu-lhe uma nomeação aos Óscares, mas ao que parece Truman Capote queria outra leading lady para a adaptação de “Breakfast at Tiffany’s”. A primeira escolha do autor era na verdade a it girl do momento, Marilyn Monroe. Curiosamente, a atriz recusou o convite por lhe terem dito que ser Holly Golightly poderia ter um impacto negativo na sua imagem.

Lê Também:   TOP 10 | Melhores Personagens de Marilyn Monroe



BRIDESMAIDS

Bridesmaids
A Melhor Despedida de Solteira | Suzanne Hanover – © 2011 Universal Studios. ALL RIGHTS RESERVED.

Kristen Wiig e Maya Rudolph fizeram furor numa das comédias modernas que mais chamou a atenção nos últimos anos, “Bridesmaids”, mas o duo poderia ter sido bem diferente. Antes de Rudolph, Mindy Kaling era o nome escolhido para ser Lilian. A atriz confirmou que esteve prestes a entrar no filme, mas nunca se soube o motivo pelo qual o seu casting não avançou.



BROKEBACK MOUNTAIN

brokeback mountain
“O Segredo de Brokeback Mountain” | © Focus Features

Heath Ledger e Jake Gyllenhaal conquistaram nomeações aos prémios da Academia enquanto protagonistas do filme de Ang Lee, mas se o filme tivesse ficado nas mãos do realizador Gus Van Sant, o desfecho poderia ter sido bastante diferente. Ao que parece, Van Sant (“Good Will Hunting” e “My Own Private Idaho”) esteve quase para pegar no projeto e na sua cabeça os possíveis protagonistas teriam sido dois entre o grupo de nomes Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Matt Damon e Ryan Phillipe. O problema? É que aparentemente nenhum dos atores mostrou qualquer interesse em aceitar os papéis.




CAPITÃO AMÉRICA

Captain America
©2014 Marvel Studios

Chris Evans já tinha sido uma das caras dos primeiros filmes de “Quarteto Fantástico” mas foi como Steve Rogers/Capitão América que conquistou os fãs da Marvel. Mas a luta afinal foi renhida. Ao que parece John Krasinski fez várias audições para o papel, e uma até foi vestido a rigor para o papel. Curiosamente, o ator nunca chegou a entrar em filmes de MCU até recentemente, quando deu vida a Mr. Fantastic, muito por pressão dos fãs que o consideram o casting perfeito para o reboot da história.




CAPTAIN MARVEL

filmes na tv
© 2019 MARVEL

Brie Larson foi a primeira grande protagonista de um filme a solo liderado por uma super-heroína na MCU mas o caminho não foi fácil. Ainda que de enorme talento, e já com um Óscar de Melhor Atriz no currículo, Brie Larson esteve na luta pelo papel com nomes como Katheryn Winnick, a grande favorita dos fãs, Natalie Dormer, Katee Sackhoff, Yvonne Strahovski, Rebecca Ferguson  e Bryce Dallas Howard.

Lê Também:   Captain Marvel | E se Brie Larson não tivesse sido a escolhida?




CHARLIE’S ANGELS

filmes na tv
“Os Anjos de Charlie”: Lucy Liu, Cameron Diaz e Drew Barrymore | © 2003 Columbia Pictures. All rights reserved.

Ver Lucy Liu, Cameron Diz e Drew Barrymore já se sabe que é sinónimo de ação mas, conseguem imaginar caras diferentes neste trio? Sim, havia um outro nome envolvido quando o projeto começou a ser trabalhado: Angelina Jolie. A atriz era um dos nomes indicados para ser Alex Munday mas em entrevista ao Film Ink, em 1999, Jolie justificou a recusa por ser um papel “mais do mesmo”. Afinal de contas, ela já tinha mostrado que era uma mulher de ação noutros projetos. O papel acabou por ficar entregue a Lucy Liu.




CHICAGO

Chicago 2002 Hollywood
Chicago © 2002 – Miramax

Charlize Theron é uma das atrizes de maior sucesso da sua geração mas isso não significa que não tenha alguns filmes que lhe tenham escapado pelos dedos. De acordo com a atriz, numa entrevista a Howard Stern, um dos projetos que mais gostava de ter participado era o musical “Chicago“. Theron afirma que esteve mesmo envolvida no início do projeto, e que adorava o projeto, ainda para mais por ter um passado de dança, mas que acabou por ser retirada do projeto pelo próprio realizador quando houve também várias mudanças na cadeira da realização. O papel que lhe era destinado? O que ficou com Renée Zellweger.




DIE HARD

Die Hard
Die Hard | © Twentieth Century Fox

Bruce Willis tornou-se uma das maiores estrelas de ação quando aceitou ser John McClane, nos filmes “Die Hard”, mas não foi a primeira escolha. Aparentemente, o ator de “O Padrinho”, Al Pacino, foi de facto convidado a ser McClane. Pacino inclusivamente já brincou em certas ocasiões que deu a carreira a Bruce Willis por ter recusado papéis, numa altura em que lhe choviam dezenas de propostas.




DJANGO LIBERTADO

django libertado quentin tarantino
“Django Libertado” | © Columbia Pictures

São poucos os que dizem que não a trabalhar com Quentin Tarantino e Will Smith aparentemente está nesse grupo. Antes de Jamie Foxx tomar o papel de Django, em “Django Libertado”, Smith era o nome em cima da mesa. A história reza que o ator passou horas a discutir o filme com Tarantino mas que em última instância não aceitou o projeto por diferenças criativas com o realizador.

Lê Também:   15 Filmes mais sobrevalorizados do século XXI | Django Libertado (2013)




FORREST GUMP

forrest gump tom hanks Hollywood
“Forrest Gump” | ©Paramount Pictures

Tom Hanks perdeu alguns papéis mas também ganhou de outras recusas. Antes de se tornar o protagonista do lendário “Forrest Gump”, em 1994, o filme estava a ser planeado com John Travolta em mente. Ainda que Travolta tenha conquistado as bilheteiras nesse ano também, com “Pulp Fiction”, competindo inclusivo com Hanks pelo Óscar de Melhor Ator, o mesmo admite que foi um erro dizer que não a “Forrest Gump”.

Tom Hanks eventualmente levou mesmo o Óscar para casa pelo filme, deixando uma das suas primeiras grandes marcas em Hollywood.




GLADIADOR

Gladiador
©AMC

Russell Crowe será para sempre o icónico Maximus mas antes dele Ridley Scott teve outra visão: Mel Gibson. O ator já era conhecido por papéis como “Braveheart”, “Lethal Weapon” e “The Patriot”, mas por sentir que era demasiado velho para o papel naquela altura, optou por não aceitar o convite.




GRAVITY

Gravidade
Gravity © Warner Bros

Antes de Sandra Bullock, o filme de Alfonso Cuaron contava com Angelina Jolie apontada ao papel de protagonista. A atriz acabou por recusar em definitivo durante o verão de 2010.




HARRY POTTER

dumbledore harry potter
Dumbledore em “Harry Potter e o Cálice de Fogo” | ©2005 Warner Bros. Entertainment Inc. – Harry Potter Publishing RightsJ.K.R

A saga de Harry Potter nunca foi fã de fazer recastings, e os que possam ter acontecido foram sempre por força maior. O mais reconhecido é o de Albus Dumbledore. Interpretado inicialmente por Richard Harris, a personagem teve de encontrar novo ator quando Harris morreu entre as filmagens dos filmes. E, antes de Michael Gambon pegar no papel, os estúdios tiveram em mãos grandes nomes da sétima arte. Na mira estiveram Sir Ian McKellen, que recusou porque afirmava que Harris nunca iria aprovar o seu casting, e Peter O’Toole, que recusou por Harris ser o seu melhor amigo e sentir que pegar no papel seria demasiado intrusivo.




HOMEM DE FERRO 2

Hollywood castings
Black Widow | © Marvel Studios

Quando falamos em Viúva Negra ninguém imagina outra cara que não a de Scarlett Johansson mas houve uma outra primeira escolha: Emily Blunt. A atriz britânica era a primeira escolha do realizador, Jon Favreau, quando a personagem foi apresentada em “Homem de Ferro 2”, e ao que parece simplesmente não aceitou o papel por conflitos de agenda. Mais tarde também não viria a aceitar o papel de Peggy Carter pelo mesmo motivo. Já Scarlett Johansson virou as mesas ao tornar-se a melhor segunda escolha e cimentando uma posição de relevo na MCU.




INDIANA JONES

Anthony Powell RIP
Harrison Ford, “Indiana Jones, Temple of Doom” | © Lucasfilm

Anos e anos após o primeiro filme, Indiana Jones voltou aos cinemas em 2023 e novamente com Harrison Ford no papel principal mas sabias que havia um outro nome à frente? Tom Selleck! O ator era um dos nomes apontados, favorito até, mas por estar ligado a projetos televisivos teve de recusar o papel de explorador.

Lê Também:   Indiana Jones | Curiosidades que provavelmente não sabes sobre a saga




LA LA LAND

la la lamd
Emma Stone e Ryan Gosling em “La La Land” (2016) |©Summit Entertainment/ Pris Audiovisuais

Durante seis anos o duo protagonista de “La La Land” foi-se mantendo uma incógnita, devido a sucessivas mudanças e alterações de planos. Antes de assentar em Emma Stone e Ryan Gosling, Damien Chazelle teve os olhos postos noutro duo improvável: Emma Watson e Miles Teller. Quanto a Watson sabe-se que o filme live-action da Disney “Bela e o Monstro”, impediu-a de se envolver a sério com o musical de 2017.




LINCOLN

Daniel Day Lewis
Lincoln | © Twentieth Century Fox

Daniel Day-Lewis ganhou o Óscar de Melhor Ator por “Lincoln” e parte do seu agradecimento deveria ir para Liam Neeson. Neeson era o primeiro ator designado para o projeto, quando Steven Spielberg o abordou 10 anos antes das filmagens do filme. No entanto, dado o tempo entre a abordagem e o início das filmagens, Liam Neeson perdeu o interesse no projeto e percebeu que aquele papel já não era para ele. Assim, fora do projeto, abriu-se a possibilidade de ir a Daniel Day-Lewis.




MILK

Filmes Hollywood
“Milk” | © Focus Features

Sim, parece que é o ator mais recorrente desta lista de “E Se…?”. Matt Damon volta à chamada e desta vez por causa de “Milk”. O ator quase que foi Dan White, e apenas recusou o papel por conflitos de agenda com as filmagens de outro projeto, “Green Zone”. O papel acabou por ficar nas mãos de Josh Brolin.




PARQUE JURÁSSICO

Parque Jurássico
Richard Attenborough, Laura Dern, e Sam Neill em “Parque Jurássico” | © Universal Pictures

Harrison Ford é um nome de peso em Hollywood, com papéis como Han Solo, da saga Star Wars, ou Indiana Jones, mas consegues imaginá-lo no meio de dinossauros? Ford era o nome de Spielberg para o papel de Dr. Alan Grant quando o realizador avançou com “Parque Jurássico”. O ator acabou mesmo por dizer que não, abrindo as portas a Sam Neill para entrar na saga.




PRECIOUS

Filmes Hollywood
Precious (2009) © Lionsgate

Gabourey Sidibe entrou em Hollywood com “Precious” mas o desfecho para a sua carreira poderia ter sido bastante diferente. Antes da jovem atriz ter sido escolhida para “Precious”, os estúdios tinham escolhido Jennifer Hudson. A atriz e cantora revela na sua memória, “I Got This: How I Changed My Ways and Lost What Weighed Me Down”, que lhe foi oferecido o papel mas que o recusou por não querer ganhar peso para interpretar o filme. Depois de já ter feito algo do género para ser Effie, em “Dreamgirls”, a atriz quis afastar-se dos papéis que se focassem nesse aspecto.




REGRESSO AO FUTURO

Canal Cinemundo - Regresso ao Futuro
“Regresso ao Futuro” (1985) ©Canal Cinemundo

Michael J. Fox já era um nome bem reconhecido no mundo do entretenimento mas foi “Regresso ao Futuro” que cimentou a sua presença em Hollywood. Mas a verdade é que o jovem ator não foi a primeira escolha. A história de Marty McFly iniciou filmagens com Eric Stoltz no papel de protagonista mas apenas durou cinco semanas. Robert Zemeckis, o realizador, não estava a gostar do resultado e decidiu esperar que Michael J. Fox ficasse liberto das filmagens da série “Family Ties” para voltar a entrar no filme.




SENHOR DOS ANÉIS

Senhor dos Anéis
Viggo Mortensen como Aragorn © 2001 – New Line Productions, Inc.

Viggo Mortensen alcançou fama mundial e um lugar em Hollywood quando deu vida ao grande Aragorn na saga “O Senhor dos Anéis”, mas não foi a primeira escolha de Peter Jackson. O ator apenas se juntou ao gigante projeto quando o primeiro filme da trilogia já estava a iniciar filmagens, isto porque o primeiro ator não esteve à altura das expectativas. Stuart Townsend foi o escolhido, depois de Peter Jackson ter tentado Daniel Day-Lewis para o papel; e a história que circula por Hollywood é que Townsend se recusou a fazer os treinos para as sequências de acção, algo que não agradou à equipa de produção.




SHAKESPEARE IN LOVE

gwyneth paltrow oscares marvel
“Shakespeare in Love” | © Miramax

Quase como que uma troca direta, Gwyneth Paltrow assegurou um dos maiores papéis da sua carreira quando Kate Winslet o recusou. A atriz americana tornou-se Viola de Lesseps, em “Shakespeare in Love”, conseguindo arrecadar um Óscar de Melhor Atriz Principal e cimentando a posição em Hollywood. Mas, além de Winslet também o nome de Julia Roberts esteve em cima da mesa, confirmado pela própria Paltrow.




THE DARK KNIGHT

Hollywood Castings
Aaron Eckhart participou na trilogia de Batman de Christopher Nolan © Warner Bros

Matt Damon deixou escapar mais uma saga de sucesso do mundo de Hollywood. O ator era o nome escolhido por Christopher Nolan para ser Harvey Dent, uma das personagens de “The Dark Knight” e que poderia vir a ter mais participações em filmes futuros. Damon disse que não, por conflitos de agenda, e o papel acabou por ficar com Aaron Eckhart.




THE MATRIX

The Matrix Hollywood
The Matrix | © 2003 WARNER BROS. – U.S., CANADA, BAHAMAS & BERMUDA.2003 VILLAGE ROADSHOW FILMS (BVI) LTD – ALL OTHER TERRITORIES

Conseguem imaginar alguém além de Keanu Reeves para ser a cara de Matrix? Sim, quase que aconteceu. O nome mais sonante que foi mesmo convidado é o de Will Smith, que já admitiu em entrevistas que quando apresentado o projeto simplesmente não o entendia. Disse que não e aos dias de hoje continua a dizer que foi a melhor escolha para ele.

Lê Também:   Matrix Resurrections | Curiosidades sobre o ambicioso regresso




TITANIC

Titanic Hollywood
Leonardo DiCaprio e Kate Winslet | © 1997 – Paramount Pictures

Leonardo DiCaprio e Kate Winslet são uma das duplas mais adoradas do cinema, em parte por causa de “Titanic”, mas a história de James Cameron poderia ter outras caras a representar a épica história de amor. Matthew McConaughey fez audições e até Claire Danes esteve envolvida no projeto. A atriz diz que o projeto esteve em cima da mesa mas que já havia feito “Romeu e Julieta” com DiCaprio e que não estava minimamente interessada em envolver-se noutro projeto com o ator que era o grande nome do momento. Quem também esteve muito perto foi Gwyneth Paltrow. A atriz não foi escolhida mas em contrapartida ficou com outro projeto de Hollywood que poderia ter sido de Winslet, “Shakespeare in Love”.




X-MEN

Casting Hollywood
X2 © 2003 Twentieth Century Fox. All Rights Reserved

Anna Paquin entrou no mundo dos super-heróis com a saga de “X-Men”, ainda antes dos filmes Marvel e DC Comics, mas não foi a primeira escolha para ser Rogue. Antes dela Rachael Leigh Cook, que era uma das atrizes do momento, recebeu a oferta do papel para o filme de 2000. Em entrevista ao The New York Times, Rachael revelou que recusou o papel por não querer representar à frente de um ecrã verde. O arrependimento surgiu assim que começou a ver os primeiros posters do filme, considerando um dos maiores erros da sua carreira.

Já conhecias algum destes possíveis castings? Que outras história de Hollywood conheces?

Lê Também:   Hollywood | Os verdadeiros nomes das estrelas


Também do teu Interesse:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *