"West Side Story" é o musical mais esperado de 2021 |©NOS Audiovisuais

Musicais que chegam às salas de cinema e ao streaming em 2021

[tps_header]

Aproveitando a ocasião da estreia de “Ao Ritmo de Washington Heights”, em Portugal, em  junho de 2021, introduzimos os principais musicais a ver nas salas de cinema e em plataformas de streaming até ao final de 2021! 

A 7ª arte faz-se de uma sinestesia notável, com a nossa visão e audição a serem maravilhadas em igual dose. Tal é ainda mais verdade quando falamos de musicais e da sua capacidade de contar histórias de forma exuberante, entusiasta, melódica e repleta de alterações tonais dramáticas. Todos os anos adaptam-se grandes peças do teatro musical ao grande ecrã e por vezes criam-se mesmo obras de cinema musical de raiz (para maravilha dos fãs de um género por vezes marginalizado). Eis tudo o que nos espera nos próximos seis meses.

[/tps_header]

AO RITMO DE WASHINGTON HEIGHTS – 10 DE JUNHO NOS CINEMAS NACIONAIS 

in the heights 2021 musicais
Anthony Ramos  como Usnavi em “in the Heights” |©NOS Audiovisuais

“Ao Ritmo de Washington Heights”, no original “In the Heights”,  conta com a realização de Jon M.Chu e inspira-se na peça de teatro musical criada pelo dramaturgo e intérprete Lin-Manuel Miranda e pela autora Quiara Alegría Hudes, ambos descendentes de porto-riquenhos e aqui dedicados a homenagear a sua herança não só enquanto filhos de imigrantes, latinos, mas também cidadãos dos EUA de primeira geração.

Quiara e Lin-Manuel são ambos habitantes do bairro homenageado no filme, Washington Heights. Quanto às gravações, também elas decorreram nesta localização dominada por comunidades oriundas da América Central e do Sul, dita Latina. A celebração de uma cultura, a exaltação dos seus hábitos, do seu forte sentimento de união e o sublinhar das várias formas de segregação das quais são vítimas estão inerentes ao longo da narração desta corajosa longa-metragem.

Ao contrário de “West Side Story”, que em 1961 representou uma comunidade latina através da presença de atores na sua vasta maioria brancos, “In the Heights” reuniu um elenco muito mais latino do que o comum em produções televisivas e especialmente cinematográficas. O resultado são quase duas horas e meia de puros ritmos explosivos, numa jukebox musical feita de inúmeros géneros que harmonizam de forma exímia entre si.




ANNETTE – 8 DE JULHO NOS CINEMAS NACIONAIS

Festival de Cannes
‘Annette’ de Leos Carax. © Festival de Cannes

Um original Amazon, num ano em que o estúdio é inesperadamente a maior fonte de cinema musical, “Annette” surge como um drama com música e história escritas para o ecrã por Ron e Russel Mael (os “Sparks”). Esta não é uma adaptação de uma peça ou, sequer remotamente, encaixa nos estereótipos que possamos associar ao teatro musical.

Situada na Los Angeles dos dias de hoje, “Annette” narra a história de Henry (Adam Driver), um comediante de stand-up com um sentido de humor invulgar que se apaixona por Ann (Marion Cotillard), uma cantora de ópera de renome. Sob as luzes dos holofotes, tornam-se um casal glamoroso e reconhecido. O nascimento da sua primeira filha, Annette, vira o seu mundo de pernas para o ar quando compreendem que a criança tem um dom deveras surpreendente.

“Annette” integra a Seleção Oficial do Festival de Cinema de Cannes em 2021. Não só estará na competição como foi recentemente anunciado como filme de abertura. A sua realização fica a cargo de  Leos Carax, autor francês que previamente brilhou no festival com obras disruptivas como “Holy Motors” (2012).

O filme terá a sua estreia mundial em Cannes no dia 6 de julho, terça-feira, estreando em França no mesmo dia. Embora tenha distribuição na Amazon Prime Video nos EUA e noutros territórios, em Portugal somos presenteados com uma bem justa abertura em sala logo no dia 8 de julho e pela mão da NOS Audiovisuais.




VIVO – ESTE VERÃO NA NETFLIX PORTUGAL 

Vivo 2021 netflix
JUAN DE MARCOS GONZÁLEZ como “Andres” e LIN-MANUEL MIRANDA como “Vivo”. | ©2021 SPAI. All Rights Reserved.

Ainda sem data de estreia fixa, mas com a promessa de chegada no verão de 2021 à Netflix, damos as boas-vindas a “Vivo” – a primeira aventura animada e cantada da Sony Pictures Animation.

Esta é uma aventura musical de animação com canções para pequenos e graúdos, não só compostas como interpretadas por Lin-Manuel Miranda (“Hamilton”). “Vivo” acompanha um quincaju atípico (uma criatura felpuda chamada Vivo) que ocupa os seus dias a tocar em público numa praça movimentada de Havana, na companhia do seu dono Andrés (Juan de Marcos González, de “Buena Vista Social Club).

Vivo e Andrés não falam a mesma língua, mas o amor pela música une-os. Quando Andrés recebe uma carta da famosa Marta Sandoval (Gloria Estefan) a convidá-lo para um concerto de despedida em Miami, é a Vivo que cabe entregar uma mensagem por ler: uma carta de amor, escrita muitos anos antes. Chegar à distante Miami não será fácil para o quincaju e, para atingir o seu objetivo, terá de aceitar a ajuda de Gabi (Ynairaly Simo), uma invulgar e energética jovem.




TODOS FALAM SOBRE O JAMIE – A 17 DE SETEMBRO NA AMAZON PRIME VIDEO

musicais 2021 todos falam sobre o jamie 2021
“Everybody’s Talking about Jamie” (2021) | © 2020 20th Century Studios. All Rights Reserved.

 

Estranhamento somam-se vários musicais conceituados a chegar à versão fílmica via distribuição Amazon Prime Video (e um deles é o bem-amado “Everyone’s Talking About Jamie”). O trailer oficial português pode ser visto aqui. 

Mais uma entre as vítimas da pandemia, “Todos Falam Sobre o Jamie” apresentou já várias datas de estreia, mas agora parece ser de vez. A Amazon faz chegar, a mais de 240 territórios, o filme protagonizado pelo estreante Max Harwood na pele de Jamie New.

“Everyone’s Talking About Jamie” é um aclamado musical, o qual ocupa um lugar de destaque nas representações artísticas LGBTI+. Originalmente composto em 2017, na forma de álbum e de musical do West End Londrino, a peça de Tom MacRae,  Dan Gillespie Sells e Jonathan Butterell, tornou-se, em pouco tempo, uma das obras de referência no universo dos sucessos musicais.

A narrativa baseia-se em factos verídicos e acompanha um adolescente inglês, originário de Sheffield. Jamie (Harwood) é diferente de todos os seus colegas e, à medida que estes preparam a sua vida universitária, o jovem protagonista sonha com a vida nos palcos e com a afirmação enquanto uma drag queen forte e orgulhosa. Os seus grandes apoiantes serão a sua melhor amiga Pritti (Lauren Patel), a sua afável mãe (Sarah Lancashire), e a drag queen Miss Loco Channelle (interpretada pelo ator veterano Richard E.Grant) , responsável pela sua mentoria e preparação para a grande estreia no mundo do espetáculo.

Jaime enfrenta também um pai intolerante (Ralph Ineson), colegas que não o compreendem e uma conselheira de carreira limitada pelos seus próprios preconceitos (Sharon Horgan). Não obstante, Jaime e a sua comunidade preparam-se para uma lição motivadora de tolerância e promotora da superação de preconceitos, a qual se reforça a partir de números musicais intensos, coloridos e exuberantes.

Tom MacRae escreve o argumento cinematográfico baseado nas suas próprias letras e Jonathan Butterell (experiente em encenação tanto no Reino Unido como na Broadway), que realizou já “Jamie” na sua versão teatral, estreia-se aqui no formato de longas-metragens.



CARO EVAN HANSEN – 23 DE SETEMBRO NOS CINEMAS NACIONAIS

Caro Evan Hansen 2021 musicais
Ben Platt e Kaitlyn Dever em “Caro Evan Hansen” |©Cinemundo

Quiçá possam conhecer  Ben Platt a partir de projetos com notoriedade como “Pitch Perfect – Num Tom Perfeito” (2012) ou série “The Politician”. Contudo, foi na Broadway que este ator, cantor e compositor norte-americano começou a sua carreira, protagonizando produções icónicas como “The Book of Mormon” ou “Dear Evan Hansen”. Esta segunda obra é agora traduzida dos palcos para as telas dos cinemas e Platt volta a encarnar o protagonista Evan Hansen.

Por este papel, Platt venceu um bem-merecido Tony, pela sua prestação num tocante e aclamado musical dramático acerca de um adolescente que sofre de ansiedade social e se vê emaranhado numa teia de mentiras complexa. A dar vida a Zoe Murphy teremos o jovem talento Kaitlyn Dever (“Booksmart – Inteligentes e Rebeldes”)  e no papel da mãe de Evan temos Julianne Moore (“Magnolia”).

A realização deste musical filmado ficará a cargo de Stephen Chbosky, que embora não tenha experiência nas lides dos musicais é mais que versado no género do drama adolescente. Ao fim de contas, escreveu e realizou o clássico “As Vantagens de Ser Invisível” (2012). 

A distribuição em Portugal fica a cargo da Cinemundo.




CINDERELLA – EM SETEMBRO NA AMAZON PRIME VIDEO

Cinderella musicais 2021
Photo by Christopher Raphael © Prime Video

 

“Cinderella”, uma produção original da Sony Pictures, foi vendida à Amazon e terá portanto estreia assegurada na Prime Video . Tal significa que podemos contar com um musical para ver em casa, nesta que é uma nova versão moderna em imagem real do clássico. O projeto deveria ter chegado às salas de cinema em 2020, contudo a Pandemia acabou por lhe trocar as voltas e fazer a longa-metragem musical aterrar na internet. A data setembro de 2021 é a presentemente apontada para os EUA e Reino Unido, esperando-se que seja a mesma em Portugal (para a frente assim o confirmaremos).

Como personagem titular iremos encontrar a cantora norte-americana Camila Cabello, neste que será o seu primeiro papel no cinema. Num elenco icónico e repleto de estrelas, Billy Porter (“Pose”) dá vida à Fada Madrinha, Idina Menzel (a Elsa de “Frozen – No Reino do Gelo”) é a Madrasta, o apresentador James Corden vá dia a um ratinho e Minnie Driver (“O Bom Rebelde””) é a Rainha.

Idina Menzel revelou, no seu twitter, que ela e Cabello cantarão diversas músicas originais nesta nova interpretação de uma história que já foi apresentada uma e outra vez no cinema e que, ao contrário de muitos filmes desta lista, não nasce a partir de peças da Broadway ou do West End.

De acordo com os produtores, esta é a versão de “Cinderella”, entre todas até hoje, que maior empoderamento confere a esta personagem (não fosse prometida uma versão moderna).




ENCANTO – 24 DE NOVEMBRO NOS CINEMAS NACIONAIS 

Encanto Musicais 2021 disney
©Disney

A Disney prepara-se para apresentar mais uma aventura fantástica para somar ao rol de histórias fora da caixa proporcionadas nos últimos anos pela máquina Disney/Pixar. Coloca em primeiro plano, uma vez mais, outras culturas que não a anglo-saxônica e germânica, à semelhança do que aconteceu em “Coco” (2017), e celebra desta vez não a herança mexicana mas sim colombiana.

A aventura familiar, fantástica e  musical “Encanto” conta a história extraordinária dos Madrigais, criaturas fantásticas que vivem escondidas nas montanhas da Colômbia, na vibrante cidade de Encanto. Encanto tornou-se por isso uma cidade mágica, abençoando todas as crianças com dons únicos, de superforça a poder para curar doenças. Todas elas menos Mirabel Madrigal, a protagonista deste conto.

Quando Mirabel descobre que a magia especial de Encanto pode estar em risco, será ela, enquanto Madrigal “banal”, a procurar salvar a sua extraordinária família. Na voz de Mirabel temos confirmada Stephanie Beatriz, co-protagonista de “Brooklyn Nine-Nine”, que este ano já mostrou brevemente os seus dons musicais no filme “Ao Ritmo de Washington Heights”, onde foi uma das senhoras do salão (Carla).

Esta obra realizada a três por Jared Bush, Byron Howard, e Charise Castro Smith conta ainda com co-argumento e músicas originais por Lin-Manuel Miranda, um homem que teima em não abandonar esta lista. Quanto aos restantes membros do elenco, permanecem por revelar.




WEST SIDE STORY – 8 DE DEZEMBRO NOS CINEMAS NACIONAIS

West Side Story
Ansel Elgort, “West Side Story” – a “jóia” esperada dos musicais no cinema em 2021 | © 20th Century Studios

“West Side Story” é um musical com origem literária na obra de  Arthur Laurents, música criada por Leonard Bernstein e letras da autoria do grande Stephen Sondheim (“Sweeney Todd, “Into the Woods”). A sua história baseia-se na peça “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, abriu originalmente em Washington, DC em 1957, e posteriormente na Broadway e no ano seguinte chegou ao West End Londrino.

Em 1961, a já mítica peça musical de teatro foi imortalizada no cinema pela mão dos realizadores  Jerome Robbins e Robert Wise, que aqui criaram um musical vencedor de 10 Óscares da Academia. Em 2021, Steven Spielberg faz o improvável e traz esta história de regresso ao grande ecrã, com uma nova versão do filme sobre dois jovens de gangues rivais de Nova Iorque que se apaixonam por uma mesma mulher.

A versão é protagonizada por Ansel Elgort (“Baby Driver”) e pela jovem estreante Rachel Zegler. Entre o elenco não faltam diversas estrelas da Broadway e muitas surpresas, como por exemplo o regresso de Rita Morena, que em 1961 foi a interprete de Anita e agora regressa num novo papel. O teaser trailer da nova versão, situada novamente na Nova Iorque de 1957, foi já divulgado.

O argumentista Tony Kushner (“Lincoln”) adaptou o argumento original do musical, acrescentando-lhe novas cenas, diálogos e personagens. Outra grande inovação pretende-se com matérias de representatividade: desta vez, o clã dos Sharks será representado, na íntegra, por Latinos, tal como a história original assim o pedia. À semelhança do que aconteceu em “Ao Ritmo de Washington Heights”, em 2021 a comunidade hispânica nos EUA, e em Nova Iorque, é uma vez mais relembrada e homenageada na cultura dos musicais.




SING 2 – 23 DE DEZEMBRO NOS CINEMAS NACIONAIS

Sing 2
©Universal Studios

 

A sequela desta comédia de aventura animada  tem estreia marcada para a véspera da Véspera de Natal (para deleite dos fãs de musicais).

Buster Moon (Matthew McConaughey na versão original norte-americana )  e o seu grupo de amigos enfrentam nesta continuação da história um novo e árduo desafio: convencer a estrela reclusa do rock Clay Calloway (Bono) a juntar-se à trupe para a abertura de um novo espetáculo. Clay está desaparecido há mais de uma década e, por isso, convertê-lo não será fácil!

Esta será a terceira longa-metragem animada em que Matthew McConaughey dará vida a uma personagem animada, depois do sucesso de “Sing” (em português “Cantar!”)  e de “Kubo e as Duas Cordas”, ambas lançadas em 2016.

Para além de Bono, outros grandes nomes da música juntam-se ao elenco vocal da versão original, como por exemplo  Pharrell Williams e a cantora Halsey.




TICK, TICK…BOOM!  – EM 2021 NA NETFLIX PORTUGAL 

musicais 2021 tick tick boom! lin-manuel miranda

Ainda sem data de estreia assegurada, mas com a garantia de que 2021 é o ano de estreia, assim se gere a espera até à chegada do primeiro filme realizado por Lin-Manuel Miranda, de quem já falámos nesta lista a propósito da sua presente adaptação em exibição nos cinemas (“Ao Ritmo de Washington Heights”) e não só.

“Tick, Tick…Boom!” não passará pelas salas, mas antes aterrará diretamente na Netflix. Com argumento a cargo de Steven Levenson (argumentista em séries conceituadas como “Masters of Sex” ou “Fosse/Verdon”), esta narrativa musical dramática baseia-se na peça de Jonathan Larson, responsável pelo tremendo,  incontornável e revolucionário sucesso de “Rent” (1996). Os seus musicais centravam-se em temáticas pouco abordadas no seu tempo, como a multiculturalidade, vício,  ou sexualidade e, por isso, resistiram ao teste do tempo.

A história semi auto-biográfica (para Larson) baseia-se na vida de um promissor jovem compositor que, na viragem para a casa dos 30, analisa o estado da sua carreira. O filme acompanha Jon, um aspirante a compositor que serve às mesas em Nova Iorque, em 1990, enquanto escreve aquele que espera vir a tornar-se o próximo grande musical americano. Dias antes da atuação crucial do seu trabalho, Jon sente a pressão de todos os lados: da sua namorada, Susan, que sonha com uma vida artística para além de Nova Iorque; do amigo, Michael, que abandonou o seu sonho em prol de estabilidade financeira; e de toda uma comunidade artística assolada pela epidemia da SIDA.

O relógio não para, e Jon vê-se numa encruzilhada em que tem de lidar com a inevitável pergunta: o que devemos fazer com o tempo que temos?

O elenco encontra-se repleto de vencedores de Prémios Tony e é protagonizado por Andrew Garfield, neste que é o seu primeiro papel num registo cantado. O filme estreia 25 anos depois da abertura de “Rent” e da morte prematura de Jonathan Larson.




MUSICAIS NÃO FALTARÃO PARA LÁ DE 2021…O LEVANTAR DO VÉU 

matilda 2022
©Netflix

Estes são os grandes trunfos na manga para 2021. Para amantes de musicais parece complicado voltar a apresentar uma lista tão eclética no ano seguinte mas, levantando já um pouco o véu, esperam-nos outros claros grandes êxitos no grande ecrã, como por exemplo: “Cyrano”, drama musical realizado por Joe Wright (“Expiação”), acerca da vida de Cyrano de Bergerac, que deverá chegar às salas portuguesas logo a 13 de janeiro de 2022; “A Pequena Sereia”, novo filme de imagem real aguardado da Disney, apontado para o próximo ano, embora de momento sem data; ou ainda “Matilda”, a chegar à Netflix em dezembro de 2022 como a adaptação deste famoso musical vencedor do Tony e do Olivier. Emma Thompson é um dos nomes já confirmados no elenco.

Outros clássicos chegarão ao ecrã, para lá de 2022, como por exemplo “Guys and Dolls” ou “Gypsy” (este segundo realizado por Amy Sherman-Palladino, criadora de “The Marvelous Mrs. Maisel” e “Gilmore Girls”).

“Jekyll & Hyde”, baseado no musical de 1997, chega pela primeira vez aos ecrãs, numa representação criativa que se baseia vagamente na história de Robert Louis Stevenson originalmente lançada em 1886 – “O Estranho Caso de Dr.Jekyll e Mr. Hyde”.

Little Shop of Horrors” regressa uma vez mais e, num registo totalmente oposto, “Mean Girls”, que depois do popular filme adolescente de 2004 virou musical na Broadway, vê agora esse mesmo musical chegar às salas de cinema.

Estas são apenas algumas das muitas novidades para os próximos anos no mundo dos musicais na 7ª arte…

 

[tps_footer]

Feitas as contas… 2021 é ou não é um ano forte para os musicais no cinema? 

Lê Também:   Ao Ritmo de Washington Heights, em análise

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *