Barbenheimer: Como vai a luta entre Barbie e Oppenheimer por esse mundo fora?
O efeito “Barbenheimer”, que junta os acalmados filmes de “Barbie” e “Oppenheimer”, continua na ordem do dia. Depois de ultrapassar a barreira dos mil milhões, estes são os países que contribuíram para o sucesso de ambos.
Nunca ninguém imaginou o sucesso que viria a ter um dos fenómenos mais viral dos últimos anos. “Barbenheimer” junta os dois filmes do ano, com “Barbie” de Greta Gerwig e “Oppenheimer” de Christopher Nolan. Mesmo depois de quase um mês da estreia de ambos os filmes, os resultados na bilheteira continuam a impressionar, e aumentarem de dia para dia.
O mundo cor-de-rosa protagonizado por Margot Robbie já ultrapassou a fasquia dos mil milhões, enquanto que o sinistro mundo de Cillian Murphy “ainda” só ultrapassou os 500 milhões de dólares na bilheteira. Para percebermos melhor os resultados, estes são os países que mais contribuíram, nos maiores mercados do mundo, para o sucesso financeiro de ambos os filmes.
Começando pelo mercado doméstico, que inclui os Estados Unidos da América e o Canadá, “Barbie” domina por completo, com mais de 485 milhões de dólares de bilheteira, enquanto que “Oppenheimer” alcançou apenas 245 milhões de dólares. De todos os mercados principais, estes são os mais importantes, ainda assim, os próximos têm um contributo acumulado entre todos significativo, e sempre com mais tendência para o filme da Greta Gerwig.
Apesar de ser um dos países com maior número de habitantes, a China tem uma forte cultura nacionalista, fechando (quase por completo) as portas aos produtos estrangeiros, seja qual for o país. Quando “Barbie” estreou, alcançou um modesto quinto lugar nos cinemas chineses, angariando “apenas” 8 milhões de dólares. Apesar das restrições dos medias neste país, o filme ficou viral nas redes sociais, e aos poucos, foi subindo na tabela. Até ontem, “Barbie” acumulou 33 milhões de dólares no mercado chinês. Já “Oppenheimer” só estreia no penúltimo dia de Agosto.
Num mercado mais liberal, no Reino Unido, o mundo cor-de-rosa de Margot Robbie é uma vez mais a grande vencedora, totalizando mais de 100 milhões de dólares em apenas quatro semanas. O novo filme histórico de Christopher Nolan está a “meio caminho”, com 58 milhões de dólares. Neste mercado, há outro dado impressionante para “Barbie”, que ultrapassou “Super Mario Bros. O Filme” como o filme mais visto do ano entre os britânicos.
Agora numa viagem para a América Latina, “Barbie” lidera também a bilheteira, nomeadamente no México, Brasil e Colómbia, com 51 milhões de dólares, 42 milhões de dólares e 8,5 milhões de dólares, respetivamente. Dentro destes três países, é no Brasil que encontra-se a maior distância com “Oppenheimer”, que apenas acumulou 11,5 milhões de dólares.
Curiosamente, é nos países mais conservadores que “Oppenheimer” levou a melhor. Por exemplo, nos Emirados Árabes Unidos, o filme de Christopher Nolan alcançou 6 milhões de dólares, enquanto que “Barbie” ficou à porta da casa dos 2 milhões. Na Índia a situação é semelhante – “Oppenheimer” com 17,6 milhões de dólares, enquanto que “Barbie” fixou-se nos 5.8 milhões de dólares.
Na Árabia Saudita, o filme de Greta Gerwig sofreu alguns atrasos, devido aos temas abordados. Ainda assim, alcançou logo o primeiro lugar, com quase 2 milhões de dólares, mas ainda faltam mais 10 para ultrapassar “Oppenheimer”.
Se “Barbie” teve dificuldades em entrar em alguns países, há um país em particular que ainda não estreou “Oppenheimer”, e ainda sem data de estreia à vista. O Japão, que sofreu dois ataques com a bomba atómica nos dias 6 e 9 de Agosto de 1945, continua sem o filme nas suas salas. Inclusive, a Warner Bros. Japão criticou a posição da empresa mãe, exigindo um pedido de desculpas. O efeito “Barbenheimer” também atrasou a estreia de “Barbie”, que só aconteceu no passado dia 11 de Agosto, alcançando apenas 1,4 milhões de dólares na bilheteira.
TRAILER | BARBIE É O SUCESSO DO ANO
Qual foi o filme que gostaste mais?