Crédito editorial: DFree / Shutterstock.com

Óscares 2024: Greta Gerwig pode ajudar a fazer história

Com a ajuda de Greta Gerwig e a sua “Barbie”, este pode ser um Óscar histórico para as mulheres realizadoras.

A categoria de Melhor Realizador no Óscar tem um historial de ignorar mulheres, sendo que em 95 anos de história, apenas sete mulheres foram nomeadas.

Lina Wertmüller por “Pasqualino das Sete Beldades” na cerimónia de 1977, Jane Campion por “O Piano” em 1994 e por “O Poder do Cão” em 2022, Sofia Coppola por “O Amor é um Lugar Estranho” em 2004, Kathryn Bigelow por “Estado de Guerra” em 2010, Greta Gerwig por “Lady Bird” em 2018, Chloé Zhao por “Nomadland – Sobreviver na América” e Emerald Fennell por “Uma Miúda com Potencial” em 2021 são as únicas ocasiões em que a Academia reconheceu talento feminino na realização.

Deste clube exclusivo, apenas Bigelow, Zhao e Campion (“O Poder do Cão”) conseguiram a vitória, sendo esta última a única realizadora que conseguiu mais que uma nomeação.

Até ao momento, o maior número de indicadas num ano foi alcançado em 2021 com o reconhecimento de Zhao e Fennell, vale recordar que Regina King por “Uma Noite em Miami…” foi outro dos grandes nomes da temporada e integrou a lista do Globos de Ouro e do Critics Choice Awards, o que resultou num reconhecimento inédito de 3 realizadoras na mesma categoria.

Lê Também:   Óscar Melhor Atriz | O que dizem as previsões sobre Margot Robbie e a sua Barbie?



Naquele ano, o Óscar acabou por não reconhecer a tripla de realizadoras, mas 2024 poderá marcar uma mudança de paradigma com o reconhecimento de três ou mais cineastas na categoria.

Greta Gerwig por “Barbie” é um dos nomes mais fortes, já que estamos a falar da responsável pelo grande fenómeno do ano. Ajuda também que Greta já é um nome acarinhado pela Academia, sendo que os seus outros dois filmes, “Lady Bird” e “Mulherzinhas”, encontraram um lugar na corrida de Melhor Filme.

Juntam-se a ela possibilidades de nomes como Celine Song, uma estreante amplamente aclamada por “Past Lives”, Justine Triet, a cineasta francesa responsável pelo vencedor da Palma de Ouro “Anatomie d’une Chute”, Ava Duvernay (“Selma – A Marcha da Liberdade”) que vai a Veneza com “Origin” e ainda Emerald Fennell, a oscarizada argumentista que pode voltar a marcar presença na categoria com o seu “Saltburn”.

Neste momento, apenas Celine Song conseguiu afirmar-se no top5 do GoldDerby, onde figuram nomes como Martin Scorsese por “Killers of the Flower Moon” (o favorito), Christopher Nolan por “Oppenheimer”, Jonathan Glazer por “The Zone of Interest” e Denis Villeneuve por “Dune Parte II” mas Greta Gerwig está já à espreita em 6ºlugar.

Lê Também:   Barbie: Ou como Margot Robbie roubou a cena e a boneca | Crítica

TRAILER | BARBIE É MAIS UM TRIUNFO DE GRETA GERWIG

Que realizadoras é que acreditas que foram injustiçadas pela Academia?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *