© 2021 Sony Pictures. All Rights Reserved.

Caça-Fantasmas: O Legado | Um dos grandes filmes para ver na TV em dezembro

O AXN permite-nos regressar, a 17 de dezembro (domingo), pelas 21h55, a um dos mais bem-amados franchises da história do cinema – “Ghostbusters”. Neste caso, a uma das mais recentes continuações do fenómeno: “Caça-Fantasmas: O Legado” (2021). O que é que esta sequela acrescentou à saga? E que curiosidades ficaram por revelar? 

Estamos em 1984: eis que o filme original “Ghostbusters” influenciou toda uma geração de obras de ficção científica mais leves e munidas de um grande sentido de humor. Com realização a cargo de Ivan Reitman e papéis centrais por Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis e Sigourney Weaver, os “Ghostbusters” ou ” Os Caça-Fantasmas” entraram pelo zeitgeist cultural adentro e nunca o abandonaram.

Ghostbusters | © The Moviestore Collection Ltd
Ghostbusters | © The Moviestore Collection Ltd

Desde então existiu a sequela original em 1989, versões televisivas, uma versão em 2016 composta por um elenco de luxo no feminino, todo ele feito de grandes comediantes da cena norte-americana; e por fim chegamos à nova versão de “Ghostbusters” com “Caça-Fantasmas: O Legado” (2021).

Lê Também:   Caça-Fantasmas: O Legado, em análise

E onde “Ghostbusters” (2016) nos apresentava uma interpretação completamente removida do original, com novas personagens sem ligação aos míticos personagens originais, “Ghostbusters: Afterlife” (2021), aproxima-se muito mais da história original e funciona como verdadeira sequela, incluindo até o regresso da maioria dos heróis originais.




O ENREDO DE GHOSTBUSTERS: AFTERLIFE (2021) E CURIOSIDADES ESSENCIAIS

Caça-Fantasmas: O Legado protagnistas
Os miúdos são os heróis do novo “Caça-Fantasmas” |©Big Picture Films

“Caça-fantasmas: O Legado” narra a história de uma mãe solteira (interpretada por Carrie Coon), que chega a uma pequena localidade com os seus dois filhos depois do seu pai morrer. Aqui, as crianças (Mckenna Grace e Finn Wolfhard) descobrem a sua ligação aos caça-fantasmas originais e a herança poderosa que o seu avô deixou para trás.

Este filme funciona como um verdadeiro legado a vários níveis: por um lado é prestada homenagem ao realizador original da saga “Ghostbusters”, Ivan Reitman (“Junior”) que morreu um ano depois da estreia desta nova versão. Porquê? O filme foi realizado pelo seu filho, Jason Reitman, cineasta de comédia nomeado a vários Óscares e mais conhecido pela sua bela comédia juvenil “Juno”. Ivan tinha já produzido uma das obras mais conhecidas de Jason (“Nas Nuvens“) e esta pode ser, de certa forma, considerada a sua última colaboração na 7.ª arte. Pelo menos em vida, uma vez que a saga continua.

Lê Também:   Indiana Jones e o Marcador do Destino, em análise

Por outro lado, a versão de 2021, que pode ser vista no AXN a 17 de dezembro às 21h55, honra Harold Ramis (1944-2014) de forma muito honesta e bela. O “caça-fantasmas” Dr. Egon Spengler já não estava entre nós quando esta nova atualização da história foi gravada mas através de fotografias, clipes de arquivo e também através de alguma magia do cinema, Spengler está brevemente de volta.

Aliás, é Ivan Reitman, o realizador do filme “Ghostbusters” original, que dá vida à versão viva e fantasma de Egon, com recurso a alguma maquilhagem, próteses e uma pequena ajuda do digital. Assim, o mundo dos vivos e dos mortos está mais próximo nesta nova versão, com uma coesão significativa entre passado e presente. E, claro, prepara-se uma nova geração de “Ghostbusters” encabeçada por jovem talento que dará que falar e com o mais simpático dos menores: Paul Rudd.




CAÇA-FANTASMAS: O LEGADO NO CICLO MEGAFILMES DO AXN

Se há algo com que podemos contar nos canais AXN é uma selecção de ciclos rica e variada. Um dos ciclos cinematográficos que nunca falha é o “Megafilmes“, para ver todos os domingos e pelas 21h55. Uma sessão de cinema de qualidade, com personagens icónicas e histórias capazes de reunir públicos diversos.

Em dezembro de 2023 é possível ver “Pixels” (a 3 de dezembro), “Homem-Aranha: Sem Volta a Casa” (10 de dezembro) e por fim “Caça-Fantasmas: O Legado” (17 de dezembro). Isto antes de entrarmos pela programação especial de ano novo que preencherá o último fim de semana do ano na companhia do canal.

SAGA GHOSTBUSTERS: O QUE NOS ESPERA NO FUTURO

Ghostbusters - Caça-Fantasmas: O Legado
Caça-Fantasmas: O Legado | © Sony Pictures

Em 2024 a saga “Ghostbusters” regressa com “Ghostbusters: Frozen Empire”. A comédia de aventura e ficção científica terá realização a cargo de Gil Kenan (co-argumentista de “Caça-Fantasmas: O Legado”) e Jason Reitman regressará no papel de argumentista.

Lê Também:   Indiana Jones e Doctor Who são as grandes estreias de dezembro no Disney+

Regressam também os protagonistas do filme de 2021, como Carrie Coon, Mckenna Grace, Paul Rudd, Finn Wolfhard e ainda os caça-fantasmas originais Bill Murray como o mítico Peter Venkman, Dan Aykroyd como Ray Stantz e Ernie Hudson como Winston Zeddemore.

A breve sinopse já revelada anuncia que: “Após a descoberta de um artefacto antigo prestes a libertar uma força maléfica, antigos e novos Ghostbusters unem forças para proteger o seu lar e salvar o mundo de uma segunda idade do gelo”. 

És fã dos filmes desta franchise?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *