Casting de sonho para IT: Capítulo Dois
[tps_header]
Depois do êxito de “IT” a Warner Bros. tem pela frente o desafio de encontrar os atores adultos certos para interpretarem o adorável grupo de pré-adolescentes do primeiro capítulo. Que escolhas dariam à sequela um casting de sonho?
[/tps_header]
O pacto feito pelos Losers obriga-os a regressar a Derry e irão fazê-lo. Vinte e sete anos depois na narrativa de Stephen King, provavelmente em 2019 nas salas de cinema. Na mini-série de dois episódios de 1990, com Tim Curry como Pennywise, as duas partes foram lançadas com dois dias de intervalo. Depois do tremendo sucesso de “IT” a Warner Bros. até podia dar-se ao luxo de esperar 27 anos e deixar o tempo passar por Jaeden Lieberher, Finn Wolfhard e Sophia Lillis à la Boyhood. No entanto, a produtora e distribuidora quer capitalizar já este novo tesouro, e “IT: Capítulo Dois” irá manter os miúdos, que surgirão em flashbacks, passando-se a ação principal quando estes tiverem aproximadamente 40 anos.
Fazer casting de desconhecidos (Finn Wolfhard graças a “Stranger Things” era o mais conhecido do grupo) é relativamente fácil no que toca a crianças ou pré-adolescentes. Voltará a Warner Bros. a apostar em atores desconhecidos de 40 anos como supostamente pretende? É difícil. O capítulo dois promete ser mais sombrio e exigente, e embora não se devam esperar DiCaprios e Tom Hardys, será difícil encontrar bons atores que com vários anos de carreira continuem… desconhecidos. O objetivo pode passar, assim, por encontrar um misto entre atores habitualmente subvalorizados e nomes fortes mas não fortíssimos. Há ainda um fator muito importante a considerar: têm que nos fazer a acreditar que são Bill, Beverly, Richie, Eddie, Mike, Ben e Stan vários anos depois.
O exercício a seguir apresentado sugere entre uma e 3 opções para cada um dos Losers, e ainda inclui uma personagem bónus. Desnecessário dizer que Bill Skarsgård tem que continuar como Pennywise. Como curiosidade, quando questionados relativamente aos atores que gostariam de ver interpretá-los no capítulo dois, os sete jovens atores não hesitaram. Jaeden Lieberher escolheu Christian Bale. Finn Wolfhard escolheu Bill Hader. Sophia Lillis escolheu Jessica Chastain. Jeremy Ray Taylor escolheu Chris Pratt. Chosen Jacobs escolheu Chadwick Boseman. Jack Dylan Grazer escolheu Jake Gyllenhaal. E Wyatt Oleff escolheu Joseph Gordon-Levitt. Parece muito improvável que “IT” consiga captar por exemplo Bale ou Gyllenhaal, mas as crianças podem sonhar.
Beverly Marsh 1.1 – Amy Adams
Idade: 43
Comecemos por Beverly. Dos nomes apresentados, Amy Adams é claramente a atriz mais conceituada. Afinal, já são cinco nomeações para óscar. No entanto, é impossível não referir a atriz nascida em Itália quando é o primeiro nome que nos assalta a mente de cada vez que Sophia Lillis surge no ecrã.
Curiosamente, Sophia Lillis já foi escolhida para interpretar uma versão jovem de Amy Adams na série “Sharp Objects”, uma das próximas apostas da HBO. Poderemos ter o inverso?
Beverly Marsh 1.2 – Jessica Chastain
Idade: 40
É possível que o nome mais forte do elenco de atores adultos do segundo capítulo seja a atriz que irá assumir Bev. E embora Amy Adams seja mais parecida com Lillis, Jessica Chastain é um nome mais provável.
A atriz trabalhou com o realizador Andy Muschietti em “Mama”, e o argentino já disse publicamente que gostaria de contar com ela. E até Sophia Lillis a escolheu para sua sucedânea.
Beverly Marsh 1.3 – Kristen Wiig
Idade: 44
Há qualquer coisa no olhar de Sophia Lillis que nos transporta para Kristen Wiig. Um nome menos pujante do que Adams e Chastain, a atriz tradicionalmente associada à comédia tem abraçado alguns desafios dramáticos, mas nunca a vemos no terror.
Também dependendo dos atores escolhidos para Bill e Ben, na construção do triângulo amoroso, pode fazer mais sentido Wiig do que as atrizes acima mencionadas.
Bill Denbrough 1.1 – Patrick Wilson
Idade: 44
Escolher Bill é escolher aquele que foi o protagonista do primeiro capítulo, e o líder dos Losers. A WB tentará encontrar um equilíbrio entre alguém que consiga ser um lead carismático mas ao mesmo tempo contido, e que seja uma possível consequência do crescimento físico do jovem ator. E este último dado terá maior peso ao continuarmos a ter os atores originais nos flashbacks.
Patrick Wilson não é tão parecido como Lieberher como a escolha seguinte, mas é um homem habituado ao terror, um ator subvalorizado e “Fargo” confirmou-o como excelente protagonista.
Bill Denbrough 1.2 – Tobey Maguire
Idade: 42
Era possível Jaeden Lieberher crescer e tornar-se Tobey Maguire. O antigo Homem-Aranha já não tem um papel de destaque há alguns anos e isso torna-o provavelmente mais “barato”.
Bill Denbrough 1.3 – Jason Bateman
Idade: 48
Mais velho do que Patrick Wilson e Tobey Maguire, Jason Bateman também faz sentido para liderar o Losers Club vinte e sete anos depois.
Considerando que Bill cresce e torna-se um escritor de sucesso, Bateman até tem ar de escritor (se é que isso existe) e “Ozark” provou que tem mais do que estofo para ser figura de primeiro plano.
Richie Tozier 1.1 – Bill Hader
Idade: 39
E porque não seguir o desejo de Finn Wolfhard? Enquanto outros jovens atores apontaram logo para Christian Bale ou Jake Gyllenhaal, Wolfhard escolheu Bill Hader. E faz sentido.
Hader é versátil, e não teria dificuldade (bem longe disso) em manter o humor de Richie e a sua tendência para fazer imitações.
Richie Tozier 1.2 – Scoot McNairy
Idade: 39
Também com 39 anos, Scoot McNairy encaixa na categoria de “atores subvalorizados”. Os óculos nem são um fator a ter presente uma vez que, no livro de Stephen King, Richie em adulto passa a usar lentes de contacto. Mas McNairy saberia ser a cola do grupo, o comic relief e serve perfeitamente para um eventual tom mais sombrio e negro da sequela.
Richie Tozier 1.3 – Adam Driver
Idade: 33
Senhoras e senhores, Kylo Ren. É certo que Adam Driver é um dos rostos daquele que é o franchise mais mediático da atualidade, mas isso não o tem impedido de ir fazendo coisas diferentes.
Tal como os candidatos anteriores, não tem quaisquer problemas em ser cómico. É bastante mais novo do que muitos dos atores aqui apresentados, mas a equipa de caracterização também tem que ter alguma coisa para fazer.
Ben Hanscom 1.1 – Jerry O’Connell
Idade: 43
Ponto prévio: em adulto, Ben torna-se um arquiteto famoso extremamente preocupado em manter-se em forma. Por isso, preparem-se para uma transformação. A escolha de Ben é aquela que permite maior liberdade à Warner Bros.
Jeremy Ray Taylor, o jovem ator que interpreta Ben e que conquista os espectadores logo na primeira cena, quer Chris Pratt. E o raciocínio que conduz até Jerry O’Connell tem algumas similaridades com Pratt. Dois atores “gordinhos” que mudaram significativamente.
O caso de O’Connell é ainda mais peculiar. Era o miúdo gordinho do grupo em “Conta Comigo” (1986) ao lado de River Phoenix.
Ben Hanscom 1.2 – Joel Edgerton
Idade: 43
Se a WB quiser um ator que, pelo que ambos demonstraram até hoje, seja um pouco mais capaz do que Jerry O’Connell, Joel Edgerton é uma escolha possível. Com umas lentes castanhas e está feito.
Mike Hanlon 1.1 – Chadwick Boseman
Idade: 40
Uma vez mais, faz sentido seguir a sugestão do ator original. Chosen Jacobs quer o Pantera Negra da Marvel a fazer frente a Pennywise. No capítulo dois, Mike terá maior peso porque é o único dos Losers que fica e cresce em Derry, e é ele quem “convoca” a reunião.
Mike Hanlon 1.2 – Sterling K. Brown
Idade: 41
Chadwick Boseman pode ser um alvo complicado graças à Marvel. Mas Sterling K. Brown está naquele ponto perfeito – já todo o setor e os fãs lhe reconhecem o brutal talento, mas ainda não é um ator de topo a nível dos projetos para os quais é chamado.
Por isso, antes de ganhar um óscar daqui a uns anos (é provável que aconteça, se continuar a sua ascensão iniciada em “American Crime Story” e “This Is Us”), podia ser um excelente Mike.
Eddie Kaspbrak 1.1 – Fred Savage
Idade: 41
Um desafio. Vejam imagens de Fred Savage, habitualmente associado a “The Wonder Years”, em criança. Parece ou não parece Jack Dylan Grazer? Está feito.
Eddie Kaspbrak 1.2 – Ethan Embry
Idade: 39
Tal como Kristen Wiig relativamente a Sophia Lillis, Ethan Embry tem uma expressão ou olhar que facilmente podiam fazer o espectador acreditar que seria a versão adulta de Eddie.
Stanley Uris – James Badge Dale
Idade: 39
Há algum ator que vos surja primeiro na cabeça quando olham para o Stan de Wyatt Oleff?
Henry Bowers – Norman Reedus
Idade: 48
Para além dos sete magníficos, Henry Bowers terá também a sua importância no desenvolvimento de “IT”. Norman Reedus e Daryl Dixon são dois nomes que se misturam hoje em dia, mas a verdade é que Reedus não tem tido assim tantas oportunidades no cinema.
O facto de ter 48 anos até é um ponto positivo, considerando a ligeira diferença de idades entre Henry e os Losers.
E tu? Que atores escolhias para interpretarem os miúdos de “IT” na versão adulta? Qual era o teu casting de sonho?
It: 5*
O filme é excelente e e deixou-me com os nervos à flor da pele, recomendo.
Sobre a sequela quero ver como irão trazer os acontecimentos para a atualidade, pois a história irá desenrolar-se por estas alturas pois a parte dois da minissérie foi na década de noventa.
E por falar na sequela, apenas vejo duas atrizes parecidíssimas com a Beverly.
Eu queria tanto que Isla Fisher entrasse no segundo capítulo do filme, contudo Amy Adams seria também uma excelente escolha.
O Tobey como Bill seria bom, ele com cabelo grande seria giro de se ver.
E o Richie tem que ser alguém sem óculos, acho que ele depois põe lentes.
Cumprimentos, Frederico Daniel.
Sou fã de filmes de terror
Adorei o filme