O clássico da Disney que Christopher Nolan considera ser “extraordinário”
Christopher Nolan, um dos maiores nomes do cinema contemporâneo, tem especial admiração por este clássico da Disney.
Christopher Nolan é um dos maiores cineastas do cinema contemporâneo, famoso pelo seu gosto pelo espectáculo e por um escopo altamente épico.
Entre os seus trabalhos mais icónicos, destacam-se a trilogia do “Batman”, “Inception”, “Interstellar” ou “Dunkirk“, sendo que é um dos raros casos que consegue cativar as audiências e a crítica com obras de grande orçamento e ambições artísticas louváveis.
Este ano, Nolan voltou a estar na ordem do dia graças ao seu mais recente esforço, “Oppenheimer”, o filme biográfico sobre a controversa figura conhecida como o “pai da bomba atómica”.
Protagonizado por Cillian Murphy, o filme já é considerado um dos melhores do ano e alcançou impressionantes 950,2 mil milhões nas bilheteiras internacionais.
Nolan é alguém que possui uma grande paixão pelo cinema, tendo já citado influências como Stanley Kubrick ou Nicolas Roeg.
No entanto, durante a promoção de “Dunkirk” em 2017, o cineasta revelou o seu amor pelos filmes da Disney, destacando “O Rei Leão” e “Mary Poppins”.
“Quando olho para ‘Mary Poppins’, o que me interessa tecnicamente é que é tão bem feito – é extraordinário. Não apenas os efeitos visuais. Tens estes artistas a cantar e a dançar sem cortes e, portanto, sem nada para esconder, o que é extremamente extraordinário. Eu vi ‘Mary Poppins’ [com os meus filhos] várias vezes.”
O cineasta defendia também que quando falamos do cinema atual, “em termos técnicos, está a piorar – o cinema está em maus lençóis e precisa de ser colocado de volta nos trilhos em termos de qualidade de imagem. Ao mesmo tempo, a qualidade do som está a melhorar muito, muito mais. Quando olhas para filmes de há 30 anos atrás, havia muito menos cortes, mas eles não são necessariamente melhores porque as expectativas, o ritmo e a capacidade de absorver mudaram – e não se pode voltar atrás. É preciso ser realista sobre o crescimento na complexidade de cada geração de filmes. Não se está a criar filmes num vácuo; está-se a construir com base no que veio antes”.
Não deixa de ser interessante que Christopher Nolan tenha reverência por um dos grandes clássicos em imagem real daquela empresa que é mais lembrada pelos seus esforços no cinema de animação. Considerado por muitos como um dos melhores musicais, “Mary Poppins” é uma obra que continua a encantar gerações.
TRAILER | A MAGIA DE MARY POPPINS CONQUISTA CHRISTOPHER NOLAN
E tu, és fã de “Mary Poppins”? E de Christopher Nolan?