Cillian Murphy © Cinemundo

Cillian Murphy (Oppenheimer) já não é o favorito ao Óscar de Melhor Ator 2024

O favoritismo de Cillian Murphy ao Óscar de Melhor Ator tem os dias contados, agora que um ator muito popular começa a subir nas apostas.

Com o fim da greve dos atores, a corrida aos Óscares tem aquecido, com vários movimentos de campanha e eventos de promoção a dar que falar. Uma das categorias mais disputadas é a de Melhor Ator, em que ao contrário do ano passado existem várias possibilidades viáveis para conseguir a nomeação.

Lê Também:   Óscar Melhor Ator | Cillian Murphy e Oppenheimer, haverá concorrentes à altura?

Com uma categoria tão aberta, o apoio tem-se dividido, sendo que Cillian Murphy acabou por ser beneficiado pelo estatuto de frontrunner de “Oppenheimer”, de Christopher Nolan. Mas a maré está a mudar, com Awardswatch e Variety a apostar em Bradley Cooper para vencer a estatueta com o seu “Maestro”. No Goldderby, Murphy continua a liderar as odds.

© 2022 Universal Studios. All Rights Reserved.

No entanto, Cooper já ultrapassou o segundo lugar que pertencia a Leonardo DiCaprio (“Assassinos da Lua das Flores”) e está cada vez mais perto de alcançar Murphy. Vale destacar que na secção dos experts, Cooper já leva uma pequena vantagem.

Já aqui tínhamos discutido sobre como o retrato mais introspetivo de Murphy não encaixava totalmente no tipo de desempenhos mais expansivos e chamativos que têm vindo a ser premiados, como é o caso de Gary Oldman em “Darkest Hour” ou Rami Malek em “Bohemian Rhapsody”. Apesar de interpretar um personagem real, Murphy não está soterrado em maquilhagem nem apoiado na ideia de imitação de uma figura reconhecida, o que ajuda Bradley Cooper a tomar a dianteira.

Lê Também:   Os 11 atores com mais nomeações ao Óscar e que nunca venceram

Murphy também não parece ser o tipo de ator que vai alinhar no jogo de campanha, ao contrário do seu rival que já começou a apelar pelas dificuldades que atravessou no processo.




No papel de Leonard Bernstein, Cooper parece seguir o manual de como ganhar um Óscar de Melhor Ator, interpretando um grande nome da indústria recorrendo a uma transformação física.

A seu favor, Cooper tem ainda a narrativa de que os Óscares estão em dívida para consigo, já que pelos seus esforços como ator, produtor e argumentista soma umas impressionantes 9 nomeações.

Bradley Cooper
©Netflix

Este tipo de abordagem nem sempre funciona, que o diga Glenn Close que já perdeu oito vezes, mas pode ajudar a alavancar um concorrente quando já existem elementos a seu favor.

Neste caso, “Maestro” tem sido muito bem recebido pela crítica americana e deverá figurar entre os nomeados a categoria de Melhor Filme, o que já deixa Cooper numa posição mais favorável.

Lê Também:   Óscares 2024 | De Cillian Murphy a Leonardo DiCaprio, o ano dos Biopics

Além dos três nomes já citados, Jeffrey Wright (“American Fiction”), Colman Domingo (“Rustin”) e Paul Giamatti (“The Holdovers”) têm os seus apoiantes e há quem acredite que possam triunfar na corrida.

Com tantos nomes na disputa, será certamente agradável acompanhar a forma como esta corrida se vai desenvolver ao longo da temporada.

TRAILER | BRADLEY COOPER NA CONQUISTA PELO ÓSCAR

E tu, quem acreditas que será o próximo vencedor do Óscar de Melhor Ator? 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *