© 2007 Twentieth Century Fox - All Rights Reserved.

Os 10 Melhores filmes baseados em Anime

Sabias que muitos dos teus filmes favoritos foram inspirados por anime? 

O cinema sempre viveu de inspiração, influências e referências. Por ser uma arte que transcende fronteiras, essa influência pode até acontecer entre cineastas de diferentes países e vivências. Nos últimos anos, tem se notado uma forte presença de elementos de anime em alguns dos filmes mais célebres. Em alguns casos, essa presença é interpretada como uma homenagem, mas em outros surgiram algumas controvérsias.

Lê Também:   Os 20 anime mais populares a nível mundial no Crunchyroll

Estes são dez dos filmes mais conhecidos que foram inspirados por anime:

O REI LEÃO (1994) – KIMBA THE WHITE LION (1965-1967)

© Disney

“Kimba the White Lion” e “The Lion King” apresentam notáveis semelhanças em termos de enredo e personagens. Ambas as histórias giram em torno de filhotes de leão que lutam pelo seu lugar como herdeiro legítimo ao trono após a morte dos seus pais. Além disso, ambos têm leões malévolos como antagonistas principais, apresentam babuínos sábios como mentores dos protagonistas, e incluem ainda hienas cómicas e aves histéricas.

Todavia, as semelhanças não ficam só aqui, estendendo-se à composição visual. A imagem icónica de Mufasa e Simba no topo da Rocha do Orgulho está presente em “Kimba”. Além disso, as cenas de morte dos pais dos protagonistas são surpreendentemente parecidas, assim como os planos das planícies africanas e dos animais movendo-se nelas. Até mesmo o momento em que o protagonista olha para as nuvens em forma de leão está presente em ambos os trabalhos e foi até alvo de uma paródia em “The Simpsons”.

Lê Também:   Ghost in the Shell: Agente do Futuro, em análise

Aquando do lançamento do filme no Japão, 488 artistas assinaram uma carta que pedia à Disney que creditasse “Kimba”. No entanto, Tezuka Productions, responsável pela obra, nunca tomou qualquer ação legal e o próprio Makoto Tezuka chegou a defender os dois trabalhos como histórias diferentes.




MATRIX (1999) – GHOST IN THE SHELL (1995)

© 1999 – Warner Brothers

Alguns dos elementos mais icónicos de ‘The Matrix’, e os mais cruciais para o enredo, são diretamente inspirados em ‘Ghost In The Shell’ de Mamoru Oshii, entre eles a memorável tipografia digital verde, as interfaces cérebro-computador que permitem às personagens entrar na realidade virtual, e o foco em personagens que descobrem a verdadeira natureza da sua existência. Essa inspiração está também presente nas composições de cena.

Contrariamente a outros casos, as irmãs Wachowski nunca esconderam a influência de “Ghost In The Shell” no seu trabalho.




A VIDA NÃO É UM SONHO (2000) – PERFECT BLUE (1997)

© Artisan Entertainment

Neste caso particular, o cineasta Darren Aronofsky comprou os direitos de “Perfect Blue”, filme muito influente de Satoshi Kon. Muitas das cenas de “Requiem for a Dream” são fiéis representações em imagem real de momentos que acontecem na versão animada.

Há quem também defenda que “Black Swan” (“Cisne Negro”) também se tenha inspirado no filme, mas Aronofsky insiste que tal não é verdade.

Lê Também:   Avatar 2: O Caminho da Água, em análise



AVATAR (2009) – PRINCESA MONONOKE (1997)

© Lightstorm Entertrainment

É possível encontrar semelhanças entre “Avatar” e “Princesa Mononoke”, principalmente no que diz respeito ao conflito entre o homem e a natureza e na jornada do protagonista masculino nesses dois mundos.

Inclusive, Cameron já confirmou que o filme influenciou parcialmente “Avatar” e que, além disso, as ilhas flutuantes de “O Castelo no Céu”, também de Hayao Miyazaki, inspiraram as ilhas em Pandora.

Lê Também:   MONSTRA '19 | Paprika, em análise



A ORIGEM (2010) – PAPRIKA (2006)

© Canal Hollywood

“Inception”, um dos grandes sucessos de Christopher Nolan, adota muitos dos conceitos e composições de cena de “Paprika”, mais uma obra influente de Satoshi Kon. Ao passo que “Inception” segue um ladrão que utiliza uma tecnologia de partilha de sonhos para roubar segredos corporativos, “Paprika” acompanha uma jovem terapeuta chamada Paprika após o roubo de uma máquina que permite aos terapeutas entrarem nos sonhos de pacientes psiquiátricos.

Embora os enredos sejam bastante diferentes, as semelhanças são marcantes, incluindo sequências de ação similares, composições visuais e o uso da máquina de sonhos para explorar a mente de outros, além do conflito central sobre distinguir o sonho do mundo real.




LOOPER – REFLEXO ASSASSINO (2012) – AKIRA (1988)

© Looper, LLC

Quem também é um fã assumido de anime é Rian Johnson que admitiu ter usado o filme clássico de Katsuhiro Otomo, “Akira”, como inspiração para o seu filme “Looper”. No filme de Johnson, Cid (Pierce Gagnon) é um jovem cujos os seus poderes psíquicos o levam eventualmente a transformar-se num monstro.

Embora, a história não gire diretamente em torno de Cid, o seu arco é extremamente semelhante ao de Tetsuo (Nozomu Sasaki) de Akira, cuja transformação é o ponto central da ação do filme. As habilidades telecinéticas de Tetsuo saem de controlo, levando-o aparentemente a um destino semelhante ao de um esper chamado Akira, que com o seu poder destrutivo desencadeou uma Terceira Guerra Mundial.

Lê Também:   Zack Snyder | Do pior ao melhor filme, segundo o Rotten Tomatoes



HOMEM DE AÇO (2013) – BIRDY THE MIGHTY (2008 – 2009)

© HBO Max

A principal fonte de inspiração de “Man of Steel” foi, evidentemente, a banda desenhada do personagem, e não um anime específico. No entanto, isso não impede Zack Snyder de procurar ideias noutros lugares e incorporá-las nos seus filmes.

Snyder já admitiu abertamente que a cena final de luta do seu filme foi diretamente extraída da série “Birdy the Mighty: Decode”. Cada enquadramento deste embate entre Superman e Zod é uma cópia exata de uma luta presente no anime.




BATALHA DO PACÍFICO (2013) – MECHA (GÉNERO)

© 2013 Warner Bros. Entertainment Inc. and Legendary Pictures Funding, LLC

Apesar de muitas comparações já terem sido feitas entre “Pacific Rim” e “Neon Genesis Evangelion”, tanto o argumentista Travis Beacham quanto o cineasta Guillermo Del Toro já revelaram que não tinham visto a obra quando trabalharam no filme.

Todavia, o filme é obviamente uma inspiração no género de mecha em que “Evangelion” se enquadra, mas ao que parece Del Toro baseou-se em obras ainda mais antigas no mesmo género, citando “Ultraman2, “Patlabor” e “Tetsujin-28” em particular para a sua narrativa de robôs gigantes a lutar contra kaijus numa batalha pelo destino do mundo.




TRANSCENDENCE – A NOVA INTELIGÊNCIA (2014) – SERIAL EXPERIMENTS LAIN (1998)

Peter Mountain – © 2013 Alcon Entertainment, LLC. All Rights Reserved

“Transcendence” marcou a estreia na realização de Wally Pfister, conhecido por ser o diretor de fotografia em filmes como “A Origem”. Faz sentido então que no seu primeiro filme, também produzido por Nolan, Pfister tenha encontrado inspiração em anime.

Em ‘Transcendence’, Will Caster, um investigador de inteligência artificial, transfere a sua consciência para um protótipo de computador tornando-se gradualmente omnipotente.

Já em ‘Serial Experiments Lain’, acompanhamos a história de Lain, uma jovem que descobre não ser humana, mas sim um programa autónomo capaz de transitar do mundo físico para a sua contraparte virtual, chamada de “A Rede”. Guiada por Masami Eiri, que transferiu a sua consciência para a Rede, ela aprende a tornar-se um ser omnipotente capaz de controlar o mundo digital e físico. As semelhanças são inegáveis.




TURNING RED – ESTRANHAMENTE VERMELHO (2022) – O MEU VIZINHO TOTORO (1988)

© Disney/Pixar

O filme realizado por Domee Shi é ricamente influenciado por várias obras de anime. Começando pela óbvia e bela homenagem a “My Neighbor Totoro” prestada com o panda gigante vermelho, mas não fica por aqui.

A amizade entre Mei e as suas amigas evoca o vínculo entre as “Sailor Scouts” de “Sailor Moon”, enquanto a transformação de Mei remete às mudanças mágicas em “Ranma ½” e “Fruits Basket”, em que as dificuldades de crescimento também são um tema recorrente. Em paralelo, tal como Kagome em “Inuyasha”, Mei mora junto ao santuário da sua família com a mãe, acrescentando mais uma camada de influência do mundo anime a este ternurento filme da Pixar.

Lê Também:   Turning Red - Estranhamente Vermelho | Curiosidades sobre o filme da Pixar

E tu, já tinhas reparado nestas influências? Que outros filmes faltaram nesta lista?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *