Cillian Murphy © Cinemundo

Cillian Murphy revela o motivo pelo qual Oppenheimer estreou no mesmo dia que Barbie

Para colmatar o debate da data de estreia de “Barbie” e “Oppenheimer”, Cillian Murphy esclareceu porque o filme de Robert Oppenheimer tinha de estrear naquele dia, e está relacionado com Christopher Nolan. 

Oppenheimer” de Christopher Nolan e “Barbie” de Greta Gerwig tornaram-se sem dúvida dos maiores filmes do ano 2023.

A sombria obra biográfica acerca de Robert Oppenheimer, o criador da bomba atómica durante a Segunda Guerra Mundial, contou com os papéis principais de Cillian Murphy, Florence Pugh e Emily Blunt, e é um dos grandes candidatos aos Óscares da Academia. Por outro lado, o filme cuja estrela é a boneca da Mattel mais famosa do mundo tornou-se o filme mais rentável do ano, tendo no seu elenco Margot RobbieRyan Gosling, Simu Liu, Will FerrellDua Lipa, John Cena, Michael Cera, entre outros.

Lê Também:   Barbie deixa de ser o filme mais visto da HBO Max em Portugal

O facto de as duas produções terem estreado nos cinemas no exato mesmo dia, 21 de Julho (em Portugal, dia 20 de julho), levou os espectadores a fazer uma escolha de qual assistir no primeiro dia – ou então a assistir a ambos.

A conjunção dos dois filmes, sobretudo para quem assistiu de forma seguida, levou a que ficassem virais não só pela sua qualidade cinematográfica mas também pela dualidade de temáticas e cores, dando origem ao fenómeno Barbenheimer

Lê Também:   A próxima série sensação da HBO Max estreia já em Março

Este fenómeno ultrapassou a internet, tendo já os vários intervenientes dos filmes sido questionados acerca deste tópico. Mais recentemente, os protagonistas de ambos, Margot Robbie e Cillian Murphy foram colocados frente a frente no programa “Actors on Actors” da Variety, de forma a partilhar a sua opinião acerca do fenómeno – e foram questionados, claro, pela polémica escolha de estreia no mesmo dia.




AFINAL, PORQUE ESTREOU OPPENHEIMER NAQUELE DIA? CILLIAN MURPHY EXPLICA

Oppenheimer
Oppenheimer © 2022 Universal Studios. All Rights Reserved.

Antes da estreia de “Barbie” e “Oppenheimer”, já havia sido reportado pelo Business Insider que o realizador Christopher Nolan não estava agradado que a Warner Bros., o estúdio com que trabalhou durante anos, tivesse optado por lançar “Barbie” na mesma semana do lançamento do seu filme da Universal Pictures.

Adicionalmente, durante a entrevista no programa “Actors on Actors”, Margot Robbie, que também é produtora do filme cor-de-rosa, já havia revelado que foi contactada por um dos produtores de “Oppenheimer”, Chuck Roven, para alterar a data de estreia de “Barbie”, e que recusou o pedido. A atriz confirmou que Chuck Roven insistiu para que “Oppenheimer” mantivesse a sua data original. 

Lê Também:   Margot Robbie está rendida a Quentin Tarantino: "Adoro os teus filmes"

Robbie colmatou: “Eu acho que isto é um grande par, na verdade. É perfeito para faturação a duplicar, Oppenheimer e Barbie” e Murphy concordou, admitindo que “foi um bom instinto” por parte da protagonista e produtora.

Cillian Murphy disse então a Margot Robbie que Christopher Nolan estava muito “determinado” a ter uma estreia no Verão. “Ele tem uma superstição à volta dessa data, do (dia) 21” explicou o ator.




Christopher Nolan
Christopher Nolan | © Denis Makarenko via ShutterStock (ID: 1104452258)

Christopher Nolan esteve sempre determinado de que iria ser lançado no verão como um grande filme ‘tentpole’ (um filme de alto orçamento desenhado para gerar o máximo de lucro)”, disse Murphy. “Foi sempre esse o seu plano, e ele tem a superstição à volta dessa data“.

Cillian Murphy acrescentou ainda os filmes do realizador e argumentista são normalmente lançados “no dia ou à volta do 21 de Julho“. E apesar de não se aplicar a todos os filmes, esta afirmação tem o seu fundamento.

Lê Também:   Estas são as 12 melhores séries que chegam à HBO Max já em 2024

A primeira longa metragem que realizou, “Following”, estreou em Abril de 1998 parte de um festival de cinema em São Francisco. Os filmes subsequentes tiveram datas de estreia variadas, como “Memento”, lançado em Setembro de 2000 também parte de um festival de cinema, este em Veneza.

O primeiro filme da sua carreira que estreou à volta da mencionada data preferida foi “O Cavaleiro das Trevas“, o segundo filme da trilogia Batman realizada por Nolan. Desde aí, a maioria das produções com a mão de Christopher Nolan foram, de facto, lançadas nesse mês, como “Inception” (Julho de 2010), “O Cavaleiro das Trevas Renasce” (Julho de 2012), “Dunkirk” (Julho de 2017), e agora “Oppenheimer“. A regra, no entanto, não se aplica a todos; “Interstellar“, um dos filmes de maior sucesso do argumentista, estreou em Outubro de 2014.

Lê Também:   HBO Max traz o regresso de Kate Winslet e a estreia de Wonka em Março

VIDEO | CILLIAN MURPHY E MARGOT ROBBIE EM ACTORS ON ACTORS

Faz sentido a opinião de Cillian Murphy? 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *