Bran Stark e Jon Snow em "Game of Thrones" |©HBO

Emmys 2019 | Os Nomeados Por Números

Os Emmys 2019 estão cada vez mais próximos. A cerimónia acontece já na madrugada de segunda para terça-feira, à 1 da manhã. Muitos são os repetentes entres os nomeados, e muitas são as séries que acumulam múltiplas nomeações ou até existem as que quebram recordes na cerimónia. Vamos descobrir os nomeados dos Emmys 2019 por números! 

Entre os canais mais nomeados encontramos em primeiro lugar a HBO, com 137 nomeações, seguida da Netflix com 117 nomeações. Em terceiro lugar, e bem longe dos primeiros dois gigantes, encontramos a NBC com 58 nomeações. Em quarto lugar, fica a Amazon Prime Video com 47 nomeações. Mais do dobro das nomeações do ano anterior, o que prova como este serviço tem crescido. E quanto às séries propriamente ditas, quais são as que levam mais vantagem?

1 – GAME OF THRONES

emmys 2019 alfie allen game of thrones
“Game of Thrones” | © HBO

A última temporada de “Game of Thrones” foi tudo menos consensual, provocando a ira de milhões de fãs à volta do globo. Contudo, a Academia de Televisão mais famosa e influente da indústria não parece concordar com o descontentamento, e decidiu premiar o valor de produção da série, e outras coisas discutíveis, verdade seja dita.

“Game of Thrones” foi nomeado para 32 prémios, muitos deles nas categorias mais cobiçadas. Aliás, 10 dos seus membros de um longo elenco foram nomeados para Emmys, alguns deles pela primeira vez, tal como Alfie Allen, interprete de Theon e estreante nas nomeações. Este elevado número de nomeações originou uma certa competição entre co-protagonistas nas mesmas categorias.

A série leva já 10 vitórias, diretamente dos Creative Emmy. Vamos ver com quantos fica depois da noite de domingo para segunda-feira! “Game of Thrones” já é a série mais premiada da história dos Emmy,




2 – MARVELOUS MRS.MAISEL 

the marvelous mrs maisel emmy 2019
“The Marvelous Mrs. Maisel” | © Amazon Studios

A seguir de “Game of Thrones”, a série com mais nomeações aos Emmys 2019 é “The Marvelous Mrs. Maisel”, uma produção original da Amazon. A série criou uma estrela gigante na forma de Rachel Brosnahan. A série foi criada por Amy Sherman-Palladino , responsável pelo clássico “Gilmore Girls”.

Amy regressa com mais um forte conteúdo no feminino, sobre mulheres fortes e irreverentes, algo que caracteriza o seu trabalho.  “The Marvelous Mrs. Maisel”, nomeada a 20 prémios nos Emmys 2019, é uma criação que nos apresenta em “Midge” a sua protagonista, uma dona de casa nos anos 50 que deixa a sua vida para trás e se transforma numa comediante de stand up.

“The Marvelous Mrs. Maisel” passa-se na Manhattan dos anos 80. Conhecemos Miriam “Midge” Maisel, uma energética jovem judia, que segue a vida que lhe estava destinada: universidade, marido, filhos. Midge tem uma boa vida familiar no Upper West Side. Um dia, o seu marido abandona-a por outra mulher. Midge descobre acidentalmente que as suas capacidades para a comédia lhe permitem criar uma nova vida. A série segue Midge, e sua jornada rumo a uma nova vida e uma nova carreira, carreira esta dominada por homens, especialmente nos anos 50…




3 – CHERNOBYL 

Chernobyl HBO Portugal
Chernobyl | © HBO Portugal

Em terceiro lugar deste “pódio” informal encontramos Chernobyl. A mini-série da HBO fez furor quando estreou este ano, e chegou temporariamente ao primeiro lugar do Top de séries na plataforma IMDB. Aqui, encontra-se com 19 nomeações aos Emmys 2019, tendo já vencido em 5 categorias, mais ligadas a aspectos técnicos, as quais foram entregues a semana passada, nos Creative Emmys. Foram estes: fotografia, produção, música, edição e edição de som. Concorreu assim ainda em 14 outras categorias, algumas ainda por revelar amanhã à noite, na cerimónia dos Emmy Awards.

A série responsável pelo aumento do turismo na região de Chernobyl, na Ucrânia, já não se encontra em primeiro lugar no top do IMDB, mas mantém um impressionante 4º lugar, com uma pontuação de 9,5 votada por mais de 350 000 pessoas. O conteúdo agradou tanto à crítica quanto ao público, um equílibrio por vezes difícil de atingir.

A série de ficção reflecte sobre os eventos ocorridos em abril de 1986, quando uma gigante explosão ocorreu na central nuclear de Chernobyl, no norte da Ucrânia. Aqui segue-se a história daqueles que tentaram conter o desastre, e os que deram as vidas para tentar impedir as inevitáveis ramificações da tragédia.  A HBO prova, há vida para lá de Game of Thrones.




4- SATURDAY NIGHT LIVE 

SNL Emmys 2019
Emma Thompson está nomeada pela sua participação especial no SNL |©NBC

O Saturday Night Live é um programa campeão nos Emmy. Existente desde 1975, nunca escapa às nomeações como programa de variedades/comédia, às nomeações ao seu ótimo elenco fixo e rotativo, ou às nomeações para os atores e outras celebridades que convida para fazer as honras da apresentação do episódio. A série ganhou já 65 Emmy no seu longo passado, sendo um dos programas com mais longevidade na televisão pública norte-americana. Por ele passaram já enormes nomes da comédia como: Amy Poehler, Tina Fey, Kristen Wiig, Bill Hader, Eddie Murphy, Will Ferrell, entre muitos, muitos outros. O SNL, como é frequentemente apelidado, é uma espécie de longa família, com um impacto imenso na cultura norte-americana e principalmente na estrutura da comédia em Hollywood.

Vamos ver quantos prémios consegue a série conquistar nestes Emmys 2019, pela sua 44ª temporada.




5- BARRY e FOSSE/VERDON 

FOSSE/VERDON Emmys 2019
Fosse/Verdon | ©FX

Encontramos duas séries empatadas com 17 nomeações cada. A comédia produzida e protagonizada pelo antigo membro do elenco do SNL Bill Hader, “Barry”, e “Fosse/Verdon” – uma mini-série.

“Barry” conta-nos a história de um hit man chamado Barry Berkman. Deprimido e mal-sucedido, Barry decide mudar de vida, e encontra santuário na cidade de Los Angeles. Barry decide começar uma nova vida como ator e deixar os homicídios no passado.

“Fosse/Verdon” é um conteúdo bem distinto, uma visão intimista da parceria entre o coreógrafo Bob Fosse, interpretado por Sam Rockwell, e Gwen Verdon, uma das mais famosas dançarinas da Broadway, aqui interpretada por Michelle Williams.




6- WHEN THEY SEE US

When They See Us
When They See Us | © Netflix

Com 16 nomeações, encontramos a mini-série da Netflix “When They See us”. Uma narrativa para lá de pesada, baseada numa história verídica, sobre cinco adolescentes do bairro de Harlem, que são falsamente acusados de um brutal homicídio ocorrido no Central Park. A narrativa passa-se em 1989, quando uma jovem que corria no Central Park foi atacada e violada, e cinco jovens foram acusados do crime. Durante anos, o quinteto manteve a sua presunção de inocência. Esta série cobre um quarto de século, do momento em que o crime ocorre até ao acordo atingido em 2014.

“When They See Us” é composto por um elenco repleto de estrelas, e conta ainda com o co-argumento e realização da conceituada realizadora Ava DuVernay. Nos Creative Emmy, a série saiu já vencedora do prémio de Melhor Casting.




7 – RUSSIAN DOLL

russian doll emmys 2019
Russian Doll |©Netflix

Com 13 nomeações, encontramos “Russian Doll”, da Netflix. A série, protagonizada pelo ícone Natasha Lyonne (“Orange is The New Black”), narra a história de uma nova iorquina que não consegue parar de reviver o dia do seu 36º aniversário, no qual morre sucessivamente de diversas e criativas formas.

Natasha Lyonne fora já nomeada ao Emmy em 2014, por Nicki em “Orange is the New Black“, é nomeada tripla por “Russian Doll”, pela produção da série, como intérprete e pelo argumento. Relembramos que criou este conteúdo em conjunto com a comediante Amy Poehler.




8 – ESCAPE AT DANNEMORA 

emmys 2019 escape
Escape at Dannemora | © Showtime

“Escape at Dannemora” é um conteúdo da Showtime notório pelo seu elenco de luxo. A mini-série, estreada em 2018, valeu já a Patricia Arquette um Globo de Ouro na edição de 2019. Conta ainda esta série com Benicio Del Toro e Paul Dano nos papeis principais.

A série, baseadas em eventos reais, narra a história de uma funcionária de uma prisão nova iorquina que se envolve romanticamente com prisioneiros, e que os ajuda a escapar. “Escape at Dannemora” dramatiza os atos reais de Joyce “Tilly” Mitchell e encontra-se nomeada para 12 Emmy.




9 – FLEABAG E THE HANDMAID’S TALE

fleabag rotten tomatoes
“Fleabag”, Temporada 2| ©Steve Schofield

A série de comédia da Amazon “Fleabag” encontra-se nomeada para 11 Emmy em 2019. Esta comédia negra tem vindo a ser um dos enormes destaques do serviço de streaming da Amazon – o Prime Video, que se encontra já disponível em Portugal. O seu sucesso critico atesta-se através das 100% de críticas positivas na plataforma Rotten Tomatoes.

“Fleabag” é protagonizado pela sua criadora Phoebe Waller-Bridge, e baseia-se numa peça sobre uma jovem mulher que vive em Londres, e precisa de aprender a viver com uma tragédia que atingiu a sua vida recentemente.

Tal como “Fleabag”, outro conteúdo no feminino acumulou 11 nomeações aos Emmy Awards em 2019 – “The Handmaid’s Tale”. Com as novas leis do aborto nos Estados Unidos, a série, baseada no livro de Margaret Atwood, torna-se cada vez mais provocadora e essencial. Acima de tudo, torna-se uma distopia cada vez mais “próxima”.




10 – OUR PLANET

Our Planet Emmys 2019
Our Planet |© David Reid / Silverback/Netflix

Com 10 nomeações, encontramos a série documental “Our Planet”. A série ecológica pretende ensinar uma preciosa lição sobre aquecimento global e sobre as ameaças que assolam o nosso planeta Terra. Episódio por episódio, começando por um capítulo mais genérico de contextualização, vamos acompanhando as ameaças que colocam em risco a vida na terra, um ecossistema de cada vez.

A série da Netflix, de 8 episódios, possui uma imagem maravilhosa, tendo sido filmada em 4K, a qual suplanta muitos outros documentários do género. O amado conteúdo tem uma impressionante pontuação de 9,4 no IMDB, tornando-a a 9ª série mais popular da plataforma,  é narrada pelo aventureiro David Attenborough, que mesmo na casa dos 90 nunca desiste do seu sonho de melhorar o mundo e informar as populações.

Uma bela série, num formato clássico mas actual, que leva já duas vitórias: Narrador e Série Documental.

São estas as séries mais nomeadas aos Emmys 2019. Vais acompanhar a cerimónia amanhã, a partir da 1 da manhã, de domingo para segunda, para descobrir quais são os grandes vencedores da noite? 

Maggie Silva

Comunicadora de profissão e por natureza. Dependente de cultura pop, cinema indie e vítima da incessante necessidade de descobrir novas paixões. Campeã suprema do binge watch, sempre disposta a partilhar dois dedos de conversa sobre o último fenómeno a atacar o pequeno ou grande ecrã.

Maggie Silva has 499 posts and counting. See all posts by Maggie Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.