Estes são alguns dos filmes que quase ganharam nas 5 categorias principais dos Óscares | ©United Artists, Selznick Pictures, Dreamworks

História dos Óscares | 15 Filmes perto do Big Five

Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Argumento e ainda Melhor Atriz e  Melhor Ator, este é o Big Five, e neste artigo irás conhecer mais sobre a história dos Óscares.

Com uma diversidade de filmes de qualidade a competirem todos os anos, e com milhares de votantes na Academia, é natural que a “razia” de prémios para um único título seja uma ocorrência rara. Aliás, é tão rara que ainda só aconteceu três vezes – com cinco filmes consensuais que, ao longo dos 95 anos de história dos Óscares, conseguiram limpar as categorias de Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Argumento e ainda Melhor Atriz e  Melhor Ator.

Foram estes – “Uma Noite Aconteceu, logo na sétima edição dos Óscares, em 1935, “Voando Sobre Um Ninho de Cucos”, em 1975, passadas quatro décadas e, por fim, “O Silêncio dos Inocentes”, em 1992. O que significa que tal sucesso e unanimidade não foram ainda alcançados no século XXI.

Todavia, este não é um artigo acerca das obras que chegaram ao “Big Five”, mas antes uma chamada de atenção para algumas das longas-metragens que, ao longo da sua história de premiações, quase chegaram a esta marca histórica.

Quais são os 15 filmes perto do “Big Five”? É isso que escrutinamos abaixo!

1 – E TUDO O VENTO LEVOU (ÓSCARES DE 1940)

15 Filmes perto do "Big Five" | história dos óscares.
Vivien Leigh e Hattie McDaniel também levaram os seus Óscares para casa por “Gone with the Wind” | © 2011 Silver Screen Collection

Sinopse:Gone With the Wind” é um dos primeiros grandes épicos da história do cinema norte-americano, numa reconstituição, em grande escala, dos eventos da Guerra Civil Norte-americana, adaptada a partir do longo romance de Margaret Mitchell. No papel central encontramos Vivian Leigh como Scarlett O’Hara, uma debutante mimada que verá a sua vida totalmente transformada pelo contexto da guerra.

Número de Óscares vencidos: Melhor Filme (que na altura se chamada ‘Outstanding Production’)), Melhor Atriz, Melhor Realizador, Melhor Argumento, entre outras quatro estatuetas.

O que faltou para chegar ao “Big Five”: Clark Gable foi nomeado para Melhor Ator mas não venceu, tendo a honra ido para Robert Donat.




2 – A FAMÍLIA MINIVER (ÓSCARES DE 1943) 

Richard Ney and Teresa Wright in Mrs. Miniver (1942)
Richard Ney e Teresa Wright em “Mrs. Miniver” (1942) |©MGM

Sinopse: Kay Miniver, uma dona de casa de classe média, lida com problemas irrelevantes. Em conjunto com o seu marido, Clem, vigiam o seu filho, Vin, enquanto este corteja uma encantadora rapariga nascida em berço de ouro. Isto até a guerra chegar e Vin decidir juntar-se à Força Área.

Número de Óscares vencidos: De um total de 12 nomeações (!), a “Família Miniver” arrecadou 6 estatuetas, incluíndo Melhor Filme, Argumento Adaptado, Realizador e Melhor Atriz.

O que faltou para chegar ao “Big Five”: O Óscar escapou a Walter Pidgeon, indicado a Melhor Ator, e por isso o filme ficou quase lá.




3 – ATÉ À ETERNIDADE (ÓSCARES DE 1954) 

Donna Reed in From Here to Eternity (1953)
Dona Reed em “Até à Eternidade” |©Columbia Pictures

Sinopse: Um dos vários dramas de guerra presentes nesta lista de 15 filmes perto do ‘big five’, “Até à Eternidade”  baseia-se num romance homónimo de James Jones e remete-nos à base militar Oahu, no Havai, em vésperas do ataque das forças japonesas.

Número de Óscares vencidos: Ao todo, o filme venceu 8 estatuetas douradas.

O que faltou para chegar ao “Big Five”: Frank Sinatra e Dona Reed venceram Óscares pelos seus papéis secundários, e o filme venceu também nas categorias de Argumento, Realização e Melhor Filme. Todavia, e apesar de ter contado com três nomeações nas categorias principais de atuação, o filme falhou esses prémios nos óscares.




4 – A PONTE DO RIO KWAI (ÓSCARES DE 1958) 

A Ponte do Rio Kwai (1957) | 15 Filmes perto do "Big Five" nos Óscares
Alec Guinness em A Ponte do Rio Kwai (1957) © Columbia Pictures

Sinopse: “A Ponte do Rio Kwai”, filme de 1957, apresenta-se como uma narrativa situada na Segunda Guerra Mundial e no Japão. Este filme testemunha a construção de uma ponte por parte de soldados aliados, a mando dos seus captores japoneses. Para muitos, este épico de guerra, que testemunhou a construção de uma ponte em grande escala, é um dos grandes épicos de Segunda Guerra Mundial da história do cinema.

Número de Óscares vencidos: Nomeado a um total de oito Óscares, “A Ponte do Rio Kwai” foi o filme da noite levando sete dessas estatuetas.

O que faltou para chegar ao “Big Five”: Para se “encaixar” nos requisitos do “Big Five”, o filme precisaria de ter vencido Melhor Atriz, mas não havia qualquer atriz a concorrer nessa categoria.




5 – O APARTAMENTO (ÓSCARES DE 1961) 

filmes na tv
Shirley MacLaine e Jack Lemmon em “O Apartamento” © TVCine

Sinopse: Uma comédia romântica de luxo, “O Apartamento” é a história de um trabalhador que empresta, aos executivos da sua empresa, o seu apartamento para que lá possam ter os encontros românticos extra-conjugais. As coisas tornam-se complicadas quando o nosso protagonista descobre que a mulher dos seus sonhos é uma das amantes.

Número de Óscares vencidos: Entre 10 indicações, o filme venceu cinco estatuetas, entre elas Melhor Filme, Melhor Realizador para Billy Wilder e ainda Melhor Argumento Original.

O que faltou para chegar ao “Big Five”: Os dois protagonistas, Shirley MacLaine e Jack Lemmon, não foram indicados às categorias respetivas de representação.




6 – ANNIE HALL (ÓSCARES DE 1978) 

Woody Allen 15 Filmes perto do "Big Five"
Annie Hall © United Artists
Sinopse: Alvy, um comediante judeu divorciado, reflete sobre a sua relação já terminada com Annie Hall (Diane Keaton), uma aspirante a cantora.
Número de Óscares vencidos: 4 – Melhor Filme, Melhor Atriz para Diane Keaton, Melhor Realizador para Woody Allen e Melhor Argumento Original.
O que faltou para chegar ao “Big Five”: Woody Allen foi nomeado para Melhor Ator, mas não levou a estatueta.



7- O REGRESSO DOS HERÓIS (ÓSCARES DE 1979)

história dos Óscares | 10 filmes perto do big five
“O Regresso dos Heróis” | © United Artists

Sinopse: Um drama romântico de guerra, “Coming Home”, de 1978,Jane Fonda na pele de Sally Hyde, a mulher de um militar de serviço no Vietname. Esta é a história da sua paixão por um veterano massacrado pela guerra, o Luke Martin de Jon Voight. Quando o marido de Sally regressa da guerra, a protagonista será confrontada com uma decisão difícil.

Número de Óscares vencidos: Jon Voight e Jane Fonda foram oscarizados pelas suas prestações centrais, bem como o argumento do filme.

O que faltou para chegar ao “Big Five”: Prémios para melhor filme e realização.




8 – KRAMER CONTRA KRAMER ( ÓSCARES DE 1980)

Kramer vs. Kramer
© 1979 – Columbia Pictures. All rights reserved.

Sinopse: Joanna (Meryl Streep) deixa a sua família, o que leva a que o seu marido viciado em trabalho, Ted (Dustin Hoffman), fortaleça a sua relação com o filho do casal. A discórdia irrompe quando Joanna decide pedir custódia total, o que provoca uma árdua batalha legal entre o ex-casal.

Número de Óscares vencidos: Um enorme sucesso crítico e junto do público, indicado a um total de 9 estatuetas, “Kramer vs. Kramer” venceu cinco Óscares, incluíndo Melhor Filme, Melhor Ator para Dustin Hoffman, Melhor Realização e ainda Melhor Argumento Adaptado.

O que faltou para chegar ao “Big Five”: Meryl Strep venceu o Óscar, aliás, venceu aqui o seu primeiro Óscar, numa carreira que viria a acumular, até ao dia de hoje, 21 indicações. Todavia, a sua campanha foi direccionada para a categoria de Melhor Atriz Secundária e por isso o filme quase se qualifica como um dos “Big Five”, quase…




9 – A CASA DO LAGO (ÓSCARES DE 1982)

mulheres com mais vitórias nos óscares
Jane Fonda e Katharine Hepburn em “On Golden Pond” | © Universal Pictures

Sinopse: Quase 40 anos depois, um filme chega quase ao “Big Five”, “A Casa do Lago”, drama protagonizado por Henry Fonda e Katharine Hepburn na pele de um casal envelhecido, que passa uma temporada na sua casa de férias e que terá de tomar conta do enteado da sua filha. Aqui, a filha do casal é interpretada por Jane Fonda, filha de Henry Fonda. Ao regressar, a filha Chelsea (Jane Fonda) apercebe-se de que o seu enteado estabeleceu uma relação muito próxima com o seu pai.

Número de Óscares vencidos: Nomeado a um total de 10 Óscares, “On Golden Pond” venceu em categorias imprescindíveis – Melhor Argumento Original, Melhor Ator para Henry Fonda e Melhor Atriz para Hepburn ( o seu histórico quarto Óscar). Apesar de impressionante, este número de vitórias ficou logo de um “sweep”.

O que faltou para chegar ao “Big Five”: Melhor Filme e Melhor Realizador.




10 – LAÇOS DE TERNURA (ÓSCARES DE 1984) 

Terms of Endearment 10 filmes perto do big five
Jack Nicholson, Shirley MacLaine e Debra Winger em ‘Terms of Endearment’ (1983) |©Paramount Pictures

Sinopse: Um filme lançado em 1982, “Laços de Ternura” apresenta uma história ao longo de trinta anos, acompanhando a relação central entre uma mãe e uma filha, representadas por Shirley MacLaine e Debra Winger.

Número de Óscares vencidos: Indicado a 11 estatuetas, o filme venceu cinco Óscares.

O que faltou para chegar ao “Big Five”: o filme não foi indicado para Melhor Ator e por isso não poderia tornar-se um dos nossos 15 filmes perto do ‘big five’.




11 – AMADEUS (ÓSCARES DE 1985) 

OS-ÓSCARES 15 Filmes perto do "Big Five"
“Amadeus” ©AMLF

Sinopse: Este drama biográfico, o grande vencedor dos Óscares em 1985, narra a vida, trabalho e morte de Wolfgang Amadeus Mozart, bem como a sua rivalidade com Antonio Salieri.

Número de Óscares vencidos: “Amadeus”, um dos mais consensuais dramas biográficos do cinema, venceu um total de 8 estatuetas, as quais incluíram Melhor Filme, Melhor Realização para Milos Forman, Melhor Ator para F.Murray Abraham e ainda Melhor Argumento Adaptado para Peter Shaffer.

O que faltou para chegar ao “Big Five”: Para o raríssimo ‘big five’, faltou a este filme uma vitória na categoria de Melhor Atriz.




12 – FORREST GUMP (ÓSCARES DE 1995) 

Forrest Gump
© Paramount Pictures

Sinopse: Esta é a história já mítica de Forrest, interpretado por Tom Hanks, um jovem com um problema de desenvolvimento que não deixa de sonhar em grande. Esta é a história emotiva da sua vida ao longo de várias décadas, denunciando esta personagem tão querida como uma das mais amáveis do cinema.

Número de Óscares vencidos: 6 dum total de 13 indicações.

O que faltou para chegar ao “Big Five”: Ninguém obteve uma nomeação na categoria de Melhor Atriz (nem tão pouco Atriz Secundária).




13 – BELEZA AMERICANA (ÓSCARES DE 2000) 

hbo portugal 15 Filmes perto do "Big Five" | história dos oscares
© Dreamworks LLC

Sinopse: Saltamos finalmente para o Século XXI e para uma obra aclamada, realizada por um dos grandes autores deste milénio, Sam Mendes, presença assídua nas premiações da Academia. “American Beauty” (2000), com o agora caído em desgraça Kevin Spacey no papel do protagonista Lester Burnham, é uma sátira perfeita ao estilo de vida idealizado nos Estados Unidos. Retrata-se a vida de um homem de meia idade em crise.

Número de Óscares vencidos: No total, “Beleza Americana” levou cinco estatuetas nos Óscares.

O que faltou para chegar ao “Big Five”: Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Argumento e Melhor Ator foram categorias conquistadas, mas ficou a faltar uma premiação  de Melhor Atriz (Annette Bening falhou a estatueta por este filme, o qual foi para Hilary Swank por “Boys Don’t Cry”.




14 – MILLION DOLLAR BABY – SONHOS VENCIDOS (ÓSCARES DE 2005) 

million dollar baby fox
“Million Dollar Baby – Sonhos Vencidos” | ©Warner Bros. Entertainment, Inc.

Sinopse: Deparamo-nos com uma obra aclamada co-protagonizada e realizada por Clint Eastwood – “Million Dollar Baby“. Esta é a história de uma boxista profissional, Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), que encontra em Frankie Dunn (Clint Eastwood) o mentor perfeito.

Número de Óscares vencidos: O filme venceu quatro Óscares – Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Ator Secundário (Morgan Freeman) e ainda Melhor Realização.

O que faltou para chegar ao “Big Five”: Faltou a ‘oscarização’ do argumento e da performance de Clint Eastwood.




15 – O DISCURSO DO REI ( ÓSCARES DE 2011) 

filmes na tv 10 filmes perto do big five
Colin Firth e Helena Bonham Carter em “O Discurso do Rei”, um dos 10 filmes perto do big five

Sinopse: Um dos grandes sucessos nos Óscares na década passada, “O Discurso do Rei” vê Colin Firth na pele do Rei George IV, num momento de impasse, em que precisará de confortar a nação, através da sua palavra, numa altura em que a guerra paira sobre a população como uma ameaça transversal. Gago, o rei tudo fará para se preparar para este discurso histórico.

Número de Óscares vencidos: De umas 12 impressionantes indicações, “O Discurso do Rei” venceu em várias categorias centrais como Melhor Filme, Argumento, Realização e Ator.

O que faltou para chegar ao “Big Five”: Helena Bonham Carter foi nomeada para Melhor Atriz Secundária e, portanto, o filme falharia sempre a marca.

Que filmes icónicos e vencedores de inúmeros Óscares, encontrados nesta lista de 15 filmes perto do big five, ainda pairam na tua watchlist? 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *