Anya Taylor-Joy é a estrela do fenómeno "The Queen's Gambit" | © Netflix

As 10 maiores estrelas de 2020, segundo o IMDB

[tps_header]

O final do ano é tempo de balanços, de medir o melhor e o pior dos últimos 12 meses. Não importa quão atípico foi 2020, as listas reproduzem-se ainda assim por volta desta altura. Hoje, trazemos a lista de maiores estrelas do ano (de acordo com o Internet Movie Data Base ou IMDB). 

À medida que o ano chega ao fim, o IMDB apresenta uma vez mais a sua lista de maiores estrelas. Esta classificação é obtida semanalmente, através do IMDB Pro, numa tabela chamada STARmeter. Esta classificação mede a popularidade das várias personalidades presentes nesta que é a maior base de dados de cinema e entretenimento da internet, baseando-se no número de visualizações que cada personalidade recebeu ao longo do ano (O IMDB recebe mais de 200 mihões de visitantes por mês).

Descobrimos agora quem foram as dez estrelas nas bocas do mundo:

[/tps_header]

10 – HENRY CAVILL

henry cavill the witcher
Henry Cavill em “The Witcher” | ©Katalin Vermes /Netflix

Posição no ano anterior: não entrou no ranking

Produção audiovisual de maior sucesso em 2020: “The Witcher”

Henry Cavill, número 99 no mapa de estrelas mais populares do IMDB à altura de redação deste artigo, mais conhecido por interpretar a personagem “Super Homem” em vários filmes do Universo DC, entra nesta lista, depois de estar ausente em 2019, devido à popularidade do conteúdo “The Witcher”, que estreou no final de 2019.

O seu é um nome atualmente nas bocas do mundo, se considerarmos a elevada popularidade de “The Witcher”, mas também o facto de se preparar para aparecer, em 2021, numa nova reinterpretação do filme “Justice League”,  desta vez adaptado para a televisão e correspondendo ao Director’s Cut definitivo de Zach Snyder, o qual será então apresentado no formato de mini-série.

Esperamos ainda poder ver Cavill na segunda temporada de “The Witcher”, a qual não tem ainda uma data de estreia definida apesar de estar planeada para o próximo ano e ter já arrancado com a produção no início de 2020.

Na Netflix, podemos vê-lo também como Sherlock Holmes no filme “Enola Holmes”, o qual estreou na plataforma de streaming no passado mês de setembro.


9 – LINDA CARDELLINI 

Dead to Me
Linda Cardellini e Christina Applegate em “Dead to Me” | © Netflix

Posição no ano anterior: 14

Produção audiovisual de maior sucesso em 2020: “Dead to Me”

Linda Cardellini é uma instituição da televisão norte-americana, tendo integrado o elenco de diversas referências do pequeno ecrã como “Freaks and Geeks”, “ER”, “Bloodline” ou “Mad Men”. No cinema, televisão e videojogos foi, por diversas vezes, a Velma de “Scooby Doo” e participou  ainda em filmes oscarizados como “Green Book” ou “Brokeback Mountain”.

Em 2019, começou a co-protagonizar com Christina Applegate a comédia negra “Dead to Me”.  Pela produção desta série, que partilha com nomes sonantes como o ator e produtor Will Ferrel (“SNL”) ou o realizador Adam McKay (“A Queda de Wall Street”), mereceu a sua segunda e terceira nomeação aos prémios Emmy (foi nomeada também, nos Emmy em 2020, na categoria de Melhor Atriz). Previamente tinha sido indicada pela sua participação especial em “Mad Men”.

Em 2020, esta atriz norte-americana de origem italiana participou em mais um filme que toca nas suas raízes, “Capone”, sobre o mestre do crime “El Capone”. Aqui deu vida a Mae Capone, esposa do criminoso.


8  – ANYA TAYLOR-JOY 

Anya Taylor-Joy
“Anya Taylor-Joy” em The Queen’s Gambit | © Netflix

Posição no ano anterior: 84

Produção audiovisual de maior sucesso em 2020: “The Queen’s Gambit”

Ao pensarmos nas maiores estrelas abaixo dos 30, Anya Taylor-Joy, atriz norte-americana de 24 anos, surge necessariamente na nossa mente. Já foram vários os papéis de protagonista em que se destacou no passado, nomeadamente “A Bruxa”, filme de 2015, foi a primeira grande produção que realizou, um filme indie de terror que se tornou um clássico instantâneo, da autoria de Robert Eggers, realizador de “O Farol”.

Anya foi também co-protagonista do filme “Fragmentado” (2016), de  M. Night Shyamalan (“O Sexto Sentido”) e recentemente foi “Emma”, numa nova adaptação da obra de Jane Austen. A sua ascensão e popularidade foram confirmadas em 2020. Foi confirmado o seu casting como a nova “Furiosa” num spin off de “Mad Max: Fury Road” no qual irá substituir Charlize Theron a encarnar a personagem, tendo em conta que este filme se trata de uma prequela localizada na juventude da personagem.

Contudo, foi com a série da Netflix “The Queen’s Gambit”, um sucesso inesperado de final de ano, que Anya chegou surpreendemente ao top 10 desta lista de maiores estrelas do ano no mundo do entretenimento (a qual é, de forma evidente, dominada  inteiramente por atores e atrizes de Hollywood).

Em breve poderemos vê-la novamente a colaborar com Eggers no seu novo filme “The Northman”.


7 – AIDAN GALLAGHER 

The Umbrella Academy
Klaus e Number 5 (Robert Sheehan e Aidan Gallagher) em “The Umbrella Academy” |@Netflix

Posição no ano anterior: não entrou no ranking

Produção audiovisual de maior sucesso em 2020: “The Umbrella Academy”

Mais um nome entra nesta lista a partir da popularidade gerada por um conteúdo Netflix. Desta vez trata-se de Aidan Gallagher, um ator relativamente desconhecido que co-protagoniza a popular série “The Umbrella Academy”.

Aidan, jovem ator nascido em 2003, entra pela primeira vez nesta lista devido ao seu papel como Number 5 ao longo de 30 episódios de “The Umbrella Academy”. Esta jovem estrela em ascensão é ainda cantor e músico, tendo inclusive apresentado já um set no festival SXSW, tornando-se o mais novo solo em nome próprio a pisar este palco.

Não é toda a gente que é capaz de representar uma versão mais jovem de outra personagem com toda a fluidez e descontração. O jovem californiano Aiden Gallagher fá-lo na perfeição!


6 – MARGOT ROBBIE 

Birds of Prey
Margot Robbie voltou a ser Harley Quinn em “Birds of Prey” | ©2020 Warner Bros. Ent. All Rights Reserved

Posição no ano anterior: 9

Produção audiovisual de maior sucesso em 2020: “Birds of Prey” e “Bombshell”

Com 30 anos acabados de completar em 2020, esta 90’s girl regressa, sem grande surpresa, uma vez mais, ao top de estrelas mais populares no IMDB. Margot Robbie teve um bom ano em 2020, tendo sido novamente nomeada ao Óscar pelo seu trabalho em “Bombshell – O Escândalo”.

Foi também, uma vez mais, a Harley Quinn do século XXI, desta vez num filme divertido e leve focado nesta personagem, “Birds of Prey (e a Fantabulástica Emancipação De Uma Harley Quinn)”. Margot Robbie foi também co-produtora desta longa-metragem estreada neste ano.

Em breve, voltará ao Universo de “O Esquadrão Suicida”, desta vez com James Gunn (“Guardiões da Galáxia”) na cadeira da realização. Contudo, tendo em conta que esta australiana é, de momento, uma das maiores estrelas da indústria, podemos contar vê-la em inúmeros projetos entre 2021 e 2022 como por exemplo (entre vários outros) Babylon de Damien Chazelle (“La La Land – A Melodia do Amor”), um novo filme de David O.Russel (“Guia Para um Final Feliz”) ainda sem nome ou como Barbie no filme do mesmo nome que será escrito por Noah Baumbach e Greta Gerwig, com Gerwig associada à realização.

Irá ainda entrar no mundo da televisão, tendo assinado recentemente contrato para trabalhar com a Amazon Studios em parceria com a sua produtora própria, a LuckyChap Entertainment (“Eu,Tonya”, “Birds of Prey”, “Promising Young Woman”.


5 – ERIN MORIARTY 

MHD the boys
Erin Moriarty em “The Boys” | ©Amazon Prime

Posição no ano anterior: 2

Produção audiovisual de maior sucesso em 2020: “The Boys”

Erin pode ser uma “newcomer” (recém-chegada) na indústria de Hollywood, mas a popularidade de “The Boys”, série da Amazon, tem vindo a garantir que figura nesta lista das maiores estrelas no mundo do entretenimento.

Nesta comédia de ação sobre anti-heróis, Erin é Annie January / Starlight . Starlight é um dos membros dos “The Seven”, um grupo de super-heróis e também aliada dos “The Boys”. Em 2021 podemos vê-la novamente na terceira temporada da série, que deverá começar as gravações no início do próximo ano.

A atriz de 26 anos participou já, antes de integrar o elenco de “The Boys”, em vários filmes indie altamente aclamados como “Capitão Fantástico” (2016) ou “Os Reis do Verão” (2013).


4 – MILLIE BOBBY BROWN 

Millie Bobby Brown
Millie Bobby Brown em “Enola Holmes” | © Netflix

Posição no ano anterior: 12

Produção audiovisual de maior sucesso em 2020: “Enola Holmes”

Millie Bobby Brown é agora uma jovem atriz de 16 anos a começar a dar os seus primeiros grandes passos no mundo do Cinema. A Eleven de “Stranger Things” popularizou-se com o universo retro dos irmãos Duffer mas começa agora a dar algumas passadas noutros projetos.

Em 2019 protagonizou não só a terceira temporada de “Stranger Things” como o blockbuster “Godzilla: Rei dos Monstros”. Não obstante o facto deste filme ter tido um sucesso limitado, Millie regressou em grande, em 2020, ao protagonizar o filme “Enola Holmes”, da Netflix, sobre a audaz (e desconhecida) irmã mais nova de Sherlock Holmes.

Provado o seu talento para carregar um filme às costas, em 2021 e para além poderemos já contar com Millie em mais um capítulo da saga “Godzilla” e ainda como protagonista do thriller “The Girls I’ve Been ” e do drama “The Thing About Jellyfish”. E claro, a quarta temporada de “Stranger Things” está já en produção e deverá também estrear no próximo ano, embora ainda sem mês definido.


3 – ANYA CHALOTRA 

Yennefer
Anya Chalotra como Yennefer | ©Netflix

Posição no ano anterior: não entrou no ranking

Produção audiovisual de maior sucesso em 2020:“The Witcher”

“The Witcher”, conteúdo televisivo produzido pela Netflix e originalmente estreado a 20 de dezembro de 2019, foi de facto um dos grandes fenómenos deste ano. A sua popularidade traduziu-se também na notoriedade dos seus intérpretes principais, em especial os novos na cena.

Anya Chalotra é uma atriz inglesa de origem indiana, de 24 anos, que até “The Witcher” era maioritariamente conhecida pelo seu papel como Jennifer Ashamn na série britânica “Wanderlust” (2018). Tornou-se conhecida do público a nível mundial com o seu papel como Yennefer of Vengerberg nesta produção fantástica da Netflix.

A jovem atriz foi inclusive a recipiente do prémio “IMDB STARmeter”, destacada como a estrela “breakout” de 2020 (ou seja, a grande surpresa da representação do ano).


2 – JULIA GARNER 

Julia Garner
Julia Garner em “Ozark” | © Netflix

Posição no ano anterior: não entrou no ranking

Produção audiovisual de maior sucesso em 2020:“Ozark”

Em segundo lugar nesta lista das maiores estrelas de 2020 (para o IMDB) encontramos mais uma atriz que está a marcar grandemente a televisão norte-americana. Julia Garner, atriz Nova Iorquina de 26 anos, tem-se vindo a destacar nos últimos anos pelo seu papel como Ruth Langmore em “Ozark”. Por esta sua interpretação marcante venceu já dois Prémios Emmy para Melhor Atriz Secundária numa Série Dramática, em anos consecutivos, o último deles 2020.

Para além disso tem desempenhado papéis marcantes ao longo dos anos como por exemplo em “The Americans”, “Maniac” ou ainda “Waco”.

Também 2021 promete ser um grande ano para a estrela em ascenção, considerando que Julia dará vida à protagonista da série “Investing Anna”, a próxima produção da gigante Shonda Rhimes (criadora de “Scandal” ou Anatomia de Grey”) para a Netflix. Aguardamos também a sua prestação na quarta e última temporada de “Ozark”, a estrear em 2021 e a qual contará com 14 episódios.

Será também a protagonista do filme “The Assistant”, sobre o escândalo do  movimento “Me Too ” envolvendo o produtor Harvey Weinstein.


1 – ANA DE ARMAS

sem tempo para morrer ana de armas
Ana de Armas integra o elenco do próximo “007” | © NOS Audiovisuais

Posição no ano anterior: 87

Produção audiovisual de maior sucesso em 2020:“Knives Out”

E a estrela mais pesquisada do ano, no IMDB, foi a atriz cubana Ana de Armas que aos 32 anos chegou finalmente ao grande campeonato depois de se ter estreado nos filmes em língua inglesa em 2015 (com o filme de terror “Knock Knock” ao lado de Keanu Reeves).

A maioria de nós apaixonou-se por Ana em 2017 com a sua prestação-revelação como Joi, a inteligência artificial de “Blade Runner 2049”. Foi em “Knives Out”, lançado em novembro de 2019 nos Estados Unidos e já em 2020 em muitos cinemas pelo mundo, que Ana teve a oportunidade de brilhar como co-protagonista ao lado de Daniel Craig. Por este papel Ana de Armas recebeu uma nomeação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz , entre diversas outras indicações por parte de associações de críticos.

Em breve irá voltar a representar ao lado de Daniel Craig no novo filme de James Bond, “No Time to Die”. Este capítulo já deveria ter sido lançado mas a Pandemia de Covid19 atrasou o seu lançamento. Não obstante, a performance de Ana andou já nas bocas do mundo e contribuiu para a encontrarmos no topo desta lista de maiores estrelas do IMDB.

Como seria de esperar 2021 (e além disso) está repleto de grandes projetos no futuro de Ana, que dará vida a Marilyn Monroe no filme “Blonde”, protagonizará o thriller “Deep Water” e ainda o filme de ação “The Gray Man”.

[tps_footer]

O que têm a dizer das maiores estrelas do IMDB em 2020? Apreciam o seu trabalho? 

Lê Também:   As 15 séries com melhor classificação IMDB da HBO Portugal

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *