"The Last of Us", "Servant" e "Shrinking" são algumas das estreias do mês |©Apple TV+, HBO Max

Mapa das Séries | Estreias em janeiro de 2023

Novo ano, novas vida e novas temporadas de séries. Depois de revelarmos quais as mal-fadadas séries canceladas, com o nosso guia de séries canceladas em 2022, está na altura das boas notícias: estas são as temporadas que vão definir o primeiro mês de 2023! 

Lê Também:
Prime Video em Janeiro | As estreias do novo ano

MAPA DAS SÉRIES | ESTREIAS DE 1 A 8 JANEIRO

Ginny & Georgia Netflix
Ginny & Georgia © Netflix 2022

Estreia da semana: “Ginny e Georgia” –  5 de janeiro (Netflix)

Série Elenco Estreia
Olhar Indiscreto – T1 Débora Nascimento, Emanuelle Araújo, Ângelo Rodrigues Netflix, 1 de janeiro
Caleidoscópio – T1 Giancarlo Esposito, Paz Vega, Rufus Sewell Netflix, 1 de janeiro
Reginald the Vampire – T1 Jacob Batalon, Mandela Van Peebles, Em Haine Syfy, 2 de janeiro às 22h15
Law & Order: Organized Crime – T3 Christopher Meloni, Dylan McDermott, Tamara Taylor TV Cine Action, 3 de janeiro às 21h25
A Vida Mentirosa dos Adultos – T1 Giordana Marengo, Valeria Golino, Alessandro Preziosi Netflix, 4 de janeiro
Reservation Dogs – T2 Devery Jacobs, Elora Danan Postoak, D’Pharaoh Woon-A-Tai Disney +, 4 de janeiro
Star Wars: O Lote Estragado – T2 Dee Bradley Baker, Ming-Na Wen, Rhea Jo Perlman Disney+, 4 de janeiro
Os Larkins – T2 Bradley Walsh, Joanna Scanlan, Sabrina Bartlett AXN White, 4 de janeiro às 21h25
A Senhora dos Mortos – T1  Anna Maria Mühe, Romina Küper, Emilia Pieske Netflix, 5 de janeiro
Copenhagen Cowboy – T1 Angela Bundalovic, Lola Corfixen, Zlatko Burić Netflix, 5 de janeiro
Ginny e Georgia – T2 Brianne Howey, Antonia Gentry, Diesel La Torraca Netflix, 5 de janeiro
Mentes Criminosas – T16 Thomas Gibson, Shemar Moore, Matthew Gray Gubler AXN, 5 de janeiro às 22h50
Death in Paradise – T11 Ben Miller, Sara Martins, Danny John-Jules FOX Crime, 6 de janeiro às 22h00
The Rig – T1 Emily Hampshire, Iain Glen, Martin Compston Amazon Prime Video, 6 de janeiro

O primeiro dia de 2023 lança, com as primeiras estreias neste mapa das séries, o mote para uma temporada televisiva repleta de originalidade. Logo no dia 1, a Netflix estreia “Caleidoscópio”, a história de um grande assalto. O enredo pode até não parecer tão único assim, mas esta série protagonizada por Giancarlo Esposito (“Breaking Bad”) distingue-se das demais, isto porque os seis oito episódios não têm uma ordem cronológica obrigatória, e existe um total de 40.320 combinações para consumir a história. Com curiosidade para ver a obra não linear da Netflix?

A programação da primeira semana do ano começa em grande, não só no streaming, mas também na televisão por cabo. Ao Syfy chega, logo no segundo dia do ano, a comédia sobrenatural “Reginald the Vampire”, protagonizada por Jacob Batalon (melhor amigo do “Spider Man” de Tom Holland). Este é um dos destaques do canal nos últimos meses, tendo inclusive o protagonista marcado presente na Comic Con Portugal 2022 para apresentar a série.

E porque os clássicos são para sempre, e a televisão por cabo faz-se de dramas criminais, “Law & Order: Organized Crime”, um spin-off de sucesso, chega à sua terceira temporada logo a 3 de janeiro, no canal TvCine Action, pelas 21h25.

Depois do sucesso que “A Amiga Genial” foi no pequeno ecrã, com a HBO, e especialmente que “A Filha Perdida” foi no cinema, a obra literária de Elena Ferrante é novamente adaptada, desta vez na Netflix. “A Vida Mentirosa dos Adultos” é uma história sobre crescimento pessoal e transição da infância para a idade adulta, localizada na Nápoles dos anos 90.

No mesmo dia, 4 de janeiro, o AXN White estreia uma nova temporada da aventura familiar “Os Larkins” e a Disney+ lança o mote para um novo ano em grande, com a chegada da segunda temporada da aventura fantástica animada “Star Wars: O Lote Estragado”. Por último, mas não menos importante, o dia traz ainda a chegada da segunda temporada de “Reservation Dogs” à Disney+. Esta série, criada por neozelandês Taika Waititi, acompanha o dia-a-dia de quatro adolescentes nativo-americanos que vivem numa reserva na zona de Oklahoma.

O dia 5 de janeiro é outro dia em cheio para as estreias neste mapa das séries de janeiro de 2023. Destacamos a chegada da 16ª temporada de “Mentes Criminosas” ao AXN, continuando uma longa tradição de transmissão. Destaque ainda para a chegada da bem-sucedida temporada 2 de “Ginny & Georgia“, uma comédia negra familiar que é parte “Gilmore Girls” e parte “Donas de Casa Desesperadas” – e que a 20 de janeiro, era a terceira série mais popular no IMDB.

A aposta para a primeira semana de 2023, por parte da Amazon Prime Video, é o drama de mistério “The Rig”, uma história de cortar a respiração acerca da tripulação de uma plataforma petrolífera que luta pela sobrevivência. Como co-protagonistas temos Emily Hampshire (“Schitt’s Creek”) e Iain Glen (“Game of Thrones”).




ESTREIAS DE 9 A 15 DE JANEIRO

Mapa das Séries para Janeiro de 2023 Servant
“Servant” termina em janeiro de 2023 |©Apple TV+

Estreia da semana: “Servant – T4” – 13 de janeiro (Apple TV+)

 

Série Elenco Estreia
9-1-1 – T6 Angela Bassett, Peter Krause, Oliver Stark FOX Life, 9 de janeiro às 22h20
Bem-vindos ao Chippendales: Clube de Sedução – T1 Kumail Nanjiani, Murray Bartlett, Annaleigh Ashford Disney+, 11 de janeiro
Time – T1  Stephen Graham, Sean Bean, Hannah Walters Disney+, 11 de janeiro
Sister Boniface – T1 Lorna Watson, Max Brown, Jerry Iwu FOX Crime, 11 de janeiro às 22h00
FBI: International – T2 Luke Kleintank, Heida Reed, Carter Redwood FOX, 11 de janeiro às 23h05
FBI – T5 Missy Peregrym, Zeeko Zaki, Ebonée Noel FOX, 11 de janeiro às 22h15
A Makanai: Na Cozinha da Casa Nana Mori, Natsuki Deguchi, Aju Makita Netflix, 12 de janeiro
Vikings: Valhalla – T1 Frida Gustavsson, Bosco Hogan, Joakim Nätterqvist Netflix, 12 de janeiro 
Velma – T1  Mindy Kaling, Constance Wu, Sam Richardson HBO Max, 12 de janeiro
Hunters – T2  Logan Lerman, Al Pacino, Jerrika Hinton Amazon Prime Video, 13 de janeiro
Servant – T4 Lauren Ambrose, Toby Kebbell, Rupert Grint Apple TV+, 13 de janeiro
Your Honor – T2  Bryan Cranston, Hunter Doohan, Michael Stuhlbarg HBO Max, 13 de janeiro
No Me Gusta Conducir – T1 Juan Diego Botto, Lucía Caraballo, David Llorente HBO Max, 13 de janeiro
Sky Rojo – T3 Verónica Sánchez, Yany Prado, Lali Espósito Netflix, 13 de janeiro

Uma das diversas séries da imbatível dupla Brad Falchuk e Ryan Murphy (“Glee“, “American Horror Story”), “9-1-1” é um drama sobre quem está responsável por resolver situações de emergência – polícias, paramédicos e bombeiros. Estes heróis invisíveis são honrados neste conteúdo que chega, a 9 de janeiro, à sexta temporada na FOX Life.

11 de Janeiro de 2023 apresenta-se como outro dia prolífico para este mapa das séries, com 5 temporadas a chegaram ao streaming e/ou à televisão por cabo. Começamos com a comédia criminal “Bem-vindos ao Chippendales: Clube de Sedução”, uma produção que estreia na Disney+ e é protagonizada pelo talentoso comediante Kumail Nanjiani (nomeado ao Óscar pelo argumento de “The Big Sick”). Esta é a história improvável de um imigrante indiano que funda um gigante império de striptease masculino.

Esse mesmo dia, 11 de janeiro, é também de destacar no campo da televisão por cabo. Aos canais FOX chegam novas temporadas do universo “FBI” (5ª temporada) e de “FBI: International” (que chega ao seu segundo ano). Além disso, a série criminal “Sister Boniface” estreia a sua primeiríssima temporada. Esta história acompanha as aventuras da Irmã Boniface – enóloga, motociclista, cientista forense e freira do Convento de St. Vincent.

O dia seguinte traz também ele variedade, com a estreia do drama japonês “A Makanai: Na Cozinha da Casa”, uma comédia dramática que chega à Netflix. O que é que torna esta série especial? Foi criada e realizada por Hirokazu Kore-eda, vencedor da Palma de Ouro pelo seu belíssimo filme “Shoplifters”. Também na Netflix é possível ver, a partir de dia 12 de janeiro, a segunda temporada do drama histórico “Vikings: Valhalla”, segunda temporada do spin-off (ou antes, da sequela) da história original do canal History. Já na HBO Max, o dia traz-nos a comédia de animação “Velma”, baseada numa das personagens centrais do gang do Scooby Doo e com as vozes de nomes como Mindy Kaling (“The Office”), Constance Wu (“Fresh Off the Boat”) ou Sam Richardson (“Veep”).

Curiosamente, o dia 13 de janeiro vê estrear várias últimas temporadas, como por exemplo, na Amazon Prime Video, poderemos ver a segunda e última temporada de “Hunters”, o drama aventureiro sobre caça de nazis protagonizado por Logan Lerman (“The Perks of Being a Wallflower”) e Al Pacino (“O Padrinho”);  Rupert Grint (“Harry Potter”, “Sick Note”) e companhia estão também de volta para a quarta e última temporada de “Servant”, a série de terror da Apple TV+ criada pelo mestre das reviravoltas – M.Night Shyamalan; e na HBO Max, o drama de tribunal “Your Honor”, que coloca Bryan Cranston na pele de um juiz, despede-se com a segunda temporada; por fim, esta sexta-feira 13 de despedidas conclui-se com a terceira e derradeira temporada do drama criminal da Netflix, “Sky Rojo”.




MAPA DAS SÉRIES | ESTREIAS DE  16 A 22 DE JANEIRO

The Last of Us é uma das esteias de janeiro (mapa das séries)
©HBO Max

Estreia da semana:“The Last of Us” – 16 de janeiro (HBO+)

Série Elenco Estreia
The Last of Us – T1 Pedro Pascal, Bella Ramsey, Gabriel Luna HBO Max, 16 de janeiro
1923 – T1 Harrison Ford, Helen Mirren, Brandon Sklenar SkyShowtime, 16 de janeiro
Chicago Med – T8  Yaya DaCosta, Torrey DeVitto, Rachel DiPillo TVCine, 17 de janeiro às 22h10
Miracle Workers – T4 Daniel Radcliffe, Steve Buscemi, Geraldine Viswanathan HBO Max, 17 de janeiro
Chicago Fire – T11 Jesse Spencer, Taylor Kinney, Teri Reeves TV Cine, 18 de janeiro às 22h10
De brutas, nada – T1 Tessa Ía, Alejandro Montero, Carolina Ramírez Amazon Prime Video, 18 de janeiro
Chicago P.D. – T10 Jason Beghe, Jon Seda, Jesse Lee Soffer TVCine, 19 de janeiro
Contos Macabros de Junji Ito  – T1 Rie Suegara, Yumiri Hanamori, Yuji Mitsuya Netflix, 19 de janeiro
The Legend of Vox Machina – T2  Matthew Mercer, Ashley Johnson, Laura Bailey Amazon Prime Video, 20 de janeiro
Truth Be Told – T3 Octavia Spencer, Lizzy Caplan, Aaron Paul Apple TV, 20 de janeiro
Vale dos Esquecidos – T1 Daniel Rocha, Caroline Abras, Felipe Velozo HBO Max, 20 de janeiro

O mapa das séries relativo a janeiro de 2023 continua numa nova semana com aquela que é, indiscutivelmente, a estreia do mês. “The Last of Us, que chega a 16 de janeiro à HBO Max, é um dos mais elogiados videojogos de todos os tempos e o piloto desta nova adaptação poderá, inclusive, reclamar o título de melhor adaptação de um jogo de sempre. Com Pedro Pascal e Bella Ramsey de “Game of Thrones” como protagonistas, este drama pós-apocalíptico entrega uma história emotiva sobre um fungo que dizimou o planeta terra.

A 16 de janeiro, outra proposta inédita chega à SkyShowtime, uma nova plataforma de streaming que começa a mostrar os trunfos. “1923”, do mesmo criador de “Yellowstone” (e uma prequela dessa série de sucesso), Taylor Sheridan (“Hell or Highwater”), é um drama western histórico protagonizado pelos grandes nomes Harrison Ford (“Indiana Jones”) e Helen Mirren (“A Rainha”). No dia seguinte, a HBO Max recupera uma das suas mais enigmáticas comédias – “Miracle Workers” – protagonizada por Daniel Radcliffe (“Swiss Army Man”) e Steve Buscemi (“Fargo”) e sobre dois anjos que procuram lidar com as preces da Humanidade.

Já no dia 19, uma estreia empolgante no campo da animação chega à Netflix, na forma da adaptação dos contos do grande mestre do manga de terror – Junji Ito. Agora, o pequeno ecrã recebe a adaptação de alguns dos mais bizarros contos de terror que já sairam da sua caneta, com “Contos Macabros de Junji Ito”.

A animação continua em altas a 20 de janeiro de 2023, neste mapa das séries, com a estreia da segunda temporada da animação fantástica de “The Legend of Vox Machina”, a história de um grupo de mercenários desajustados. Para ver na Amazon Prime Video. No mesmo dia, a Apple TV+ volta a apresentar, para a terceira temporada, o drama criminal “Truth Be Told”, uma empolgante narrativa de drama criminal com um elenco de luxo que conta com nomes como Octavia Spencer (“Hidden Figures”), Kate Hudson (“Glass Onion”) ou ainda Aaron Paul (“Breaking Bad”).




MAPA DAS SÉRIES – ESTREIAS DE 23 A 31 DE JANEIRO

Harrison Ford
Shrinking © Apple TV

Estreia da semana: “Shrinking” –  27 de janeiro (Apple TV+)

Série Elenco Estreia
Extraordinária – T1 Mairéad Tyers, Sofia Oxenham, Bilal Hasna Disney+, 25 de janeiro
Trigger Point – T1  Vicky McClure, Tom Stokes, Cal Macaninch Disney+, 25 de janeiro
A Noiva Negra – T1 Caraly Sánchez, Scarlet Gruber, Michelle Rodriguez Netflix, 25 de janeiro
A Menina de Neve – T1 Milena Smit, Jose Coronado, Tristán Ulloa Netflix, 27 de janeiro
Lockwood e Cia. – T1 Ruby Stokes, Cameron Chapman, Ali Hadji-Heshmati Netflix, 27 de janeiro
Shrinking – T1  Jason Segel, Jessica Williams, Harrison Ford Apple TV+, 27 de janeiro
Hudson & Rex – T3 John Reardon, Mayko Nguyen, Kevin Hanchard AXN, 30 de janeiro às 22h00

A última semana do primeiro mês do ano fecha com propostas muito distintas. Nomeadamente, na Disney+, o dia 25 de janeiro traz tanto a chegada da comédia fantástica “Extraordinária”, como também a primeira temporada do drama criminal “Trigger Point”. A primeira é a história de um mundo no qual todas as pessoas desenvolvem um dom especial aos 18 anos, excepto a protagonista Jen. A segunda, uma narrativa sufocante e pessoal sobre ação anti-terrorista.

Neste final do mês, mais precisamente no dia 27, temos também uma grande aposta a estrear na Apple TV+, a comédia dramática “Shrinking”, protagonizada por Jason Segel (“How I Met Your Mother”) e por Harrison Ford (“Star Wars”). De parte da equipa de “Ted Lasso”, um dos maiores sucessos da plataforma, “Shrinking” acompanha Segel na pele de um terapeuta em crise e que começa a dizer aos seus pacientes tudo o que lhe passa pela cabeça. O teaser trailer pode ser encontrado aqui.

Por fim, o AXN apresenta, a 30 de janeiro pelas 22h00, a terceira temporada de “Hudson & Rex”, uma nova interpretação da história de Rex, o Cão Polícia, com um dos seus descendentes canídeos no papel principal.

O mapa das séries da Magazine.HD, em janeiro de 2023, lança o mote para mais um ano repleto de séries de qualidade. E desse lado, ainda achas que estamos na nova época de ouro da televisão (agora via streaming?) ? 

Maggie Silva

Comunicadora de profissão e por natureza. Dependente de cultura pop, cinema indie e vítima da incessante necessidade de descobrir novas paixões. Campeã suprema do binge watch, sempre disposta a partilhar dois dedos de conversa sobre o último fenómeno a atacar o pequeno ou grande ecrã.

Maggie Silva has 499 posts and counting. See all posts by Maggie Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.