"Riverdale", "Stranger Things" e "Westworld" são apenas algumas das inúmeras séries que receberam ordem de cancelamento em 2022, quer por vontade da emissora ou da equipa criativa |©HBO/Netflix

O guia das séries terminadas em 2022

Chegou uma vez mais uma difícil altura de revelações, aquela em que, no início de um novo ano, fazemos balanços e, neste caso, apresentamos o mapa das séries terminadas em 2022. Assim, poderás saber se a tua série de eleição está na calha para terminar muito em breve (ou não)! 

Estamos no centro da era do streaming e cada vez mais conteúdo televisivo é produzido e cancelado numa sucessão quase alucinante e que nos deixa na dúvida: que séries ver? Será que a minha série favorita vai terminar, não obstante o sucesso crítico e/ou junto do público? Milhares de séries são produzidas todos os anos, e muitas delas não sobrevivem durante mais do que uma, duas ou três temporadas.

Com o ano de 2022 terminado, recordamos todas as séries que receberam, este ano, ordem de fim. A ordem pode ser motivada pelo canal ou plataforma de streaming ou, por oposição, no caso dos “finais felizes”, resultar da vontade dos criadores ou criadoras de uma série – a de colocar um ponto final orgânico na história.

Algumas destas séries já disseram adeus, outras vão ainda emitir os capítulos finais neste ano de 2023. Sempre que possível, deixaremos a nota do que motivou o fim: a ordem por parte da emissora ou a iniciativa por parte da sua equipa criativa.

Naturalmente, estas lista irá centrar-se nas produções mais transmitidas na televisão portuguesa por cabo e streaming – séries maioritariamente norte-americanas e britânicas. Aqui ficam elas:

GUIA DAS SÉRIES TERMINADAS EM 2022 – ATLANTA (FX) 

atlanta fox
“Atlanta” | © 2022 FX Productions, LLC

Esta comédia segue dois primos, ambos envolvidos na cena rap da cidade de Atlanta, Georgia, mas com visões muito diferentes da arte e do negócio musical. Um deles desiste da faculdade com a ambição de se tornar num rapper famoso e o outro torna-se numa estrela da noite para o dia.

“Atlanta” é uma das comédias mais galardoadas dos últimos anos, criada e co-protagonizada por Donald Glover. A quarta (final) temporada estreou a 15 de setembro e terminou a sua emissão em novembro deste ano. A série acompanhou um grupo de millennials negros, residentes em Atlanta, e foi um sucesso junto das maiores premiações, tendo vencido inúmeros prémios Emmy.

A decisão de cancelamento não foi inesperada, uma vez que Donald Glover abandonou o seu acordo com a Disney (à qual a FX pertence) em favor de uma nova parceria com a Amazon.

Em Portugal, as primeiras temporadas de “Atlanta” emitiram na FOX Comedy. Todavia, não existe ainda data de distribuição para a T4.


ANOTHER LIFE/ UMA OUTRA VIDA (NETFLIX)

Uma Outra Vida - Guia das séries canceladas em 2022
©Netflix
Após a queda de um enorme artefacto alienígena na Terra, Niko Breckinridge lidera uma missão interestelar para localizar a sua origem e estabelecer o primeiro contacto.

Um drama de ficção científica com algum orçamento à mistura, empenhado na exploração de outros mundos e descoberta de vida extraterrestre, recebeu críticas atrozes por parte dos especialistas e não conseguiu compensar com os números do público. Foi assim cancelada no início de 2022, com ambas as temporadas da série já disponíveis na plataforma.


ARCHIVE 81 (NETFLIX) 

Arquivo 81 séries canceladas em 2022
“Arquivo 81” | © Netflix

Um arquivista é contratado para restaurar VHS danificadas e vê-se enredado num mistério que envolve a pessoa que as gravou, entretanto desaparecida, e um culto demoníaco.

Estreada e cancelada em 2022, a série “Arquivo 81″, dos produtores executivos Rebecca Sonnenshine (“The Boys”) e do gigante James Wan (“A Evocação”), e baseada no popular podcast de terror, não conseguiu chegar a bom porto, tendo sido cancelada uns meros três meses depois da estreia da sua primeira temporada.


THE BABY-SITTERS CLUB (NETFLIX)

MHD Doctor Strange 2 Adds Xochitl Gomez
Xochitl Gomez em “The Baby-Sitters Club” | Kailey Schwerman/Netflix © 2020

Apesar de não ser uma série extremamente conhecida,“The Baby-Sitters Club foi recebida por uma base de fãs entusiasta e nostálgica. Perante alguma indignação, esta adaptação literária dos romances acerca de um grupo de amigas que gerem uma agência de baby sitting disse adeus depois de apenas duas temporadas, não obstante a receção positiva por parte da crítica.

Rachel Shukert, produtora da série, já previamente desiludida pela Netflix com o cancelamento da sua co-produção “GLOW”, manifestou abertamente a sua desilusão: “Não sei que mais poderiam querer”, anunciou nas redes em relação à série que excedeu largamente as expectativas de visualização.

As duas temporadas estão disponíveis na Netflix.


BATWOMAN (THE CW) 

The CW Cancelamento
Batwoman © HBO

“Batwoman” , série situada no mundo de Gotham City, passou por muito, isto antes de chegar ao seu cancelamento depois da emissão da terceira temporada. A série estreou originalmente na CW em 2019, com Ruby Rose no papel central. Isto até a atriz ter abandonado a produção no final da primeira temporada, alegando que as condições no set não eram seguras. Javicia Leslie assumiu posteriormente o papel.

De acordo com murmúrios da indústria reportados pelo The Hollywood Reporter, a CW tencionava continuar com esta série no seu universo de “Arrowverse”, mas a Warner decidiu não avançar.


THE BIG LEAP: O GRANDE SALTO (FOX) 

séries canceladas em 2022 the big leap
The Big Leap © 2021 Fox Media LLC. All rights reserved

O espetáculo gira em torno de um grupo de personagens diversificado e na mó de baixo e da sua tentativa de mudar de vida ao participar num programa de dança que pretende ser uma produção ao vivo de “O Lago dos Cisnes”.

Adeus a esta comédia musical da FOX, que em Portugal podia ser vista na FOX Life. “The Big Leap: O Grande Salto“, uma comédia repleta de fortes valores, estreou em março na televisão portuguesa e infelizmente não regressará para a segunda temporada.

Narrou-se, aqui, a história da equipa e elenco de uma competição de dança. Num dos papéis centrais encontrámos Piper Perabo, mais conhecida por dançar e cantar no sucesso popular “Coyote Ugly”. Quanto às audiências deste ‘grande salto’, ficaram aquém das expectativas.


BLOCKBUSTER (NETFLIX)

BLOCKBUSTER netflix
© Ricardo Hubbs/Netflix

Ironia das ironias, a Netflix, largamente responsável por destruir (e substituir) o modelo de negócio dos videoclubes, produziu em 2022 uma série de comédia sobre a última loja aberta pertencente à outrora grande cadeia de videoclubes “Blockbuster”. A série, estreada no outono deste ano, não sobreviveu a uma primeira temporada com pouco impacto em termos de visualizações e uma reação crítica muito morna.

Os 10 episódios emitidos podem ser vistos na Netflix.


B POSITIVO (CBS)

B Positivo
©HBO Max

Drew, um pai terapeuta recentemente divorciado, tem de encontrar um doador de rins e é então que se depara com Gina, uma mulher um pouco rude, que lhe oferece o seu rim. Juntos formam uma amizade improvável e inspiradora.

Uma comédia produzida por Lorne Michaels, a mente por detrás do famoso programa de sketches “SNL”, “B Positivo” acompanha dois ex que se voltam a encontrar devido a uma doação de órgãos. Sem conseguir atingir as audiências necessárias, a série vê-se agora canceladas depois de emitidas duas temporadas.

Uma produção da CBS, em Portugal integra o catálogo da HBO Max.


BULL (CBS)

bull t5
© 2020 CBS Broadcasting Inc. All Rights Reserved.

Bull é um drama inspirado no início da carreira de Dr. Phil McGraw, o fundador de uma das empresas mais produtivas de consultoria de direito de sempre. Brilhante, atrevido e charmoso, o Dr. Bull é um dos melhores mestres de marionetas, pois combina psicologia, intuição humana e dados de alta tecnologia para descobrir os gostos de jurados, advogados, testemunhas e acusados. Bull emprega uma equipa invejável de especialistas na “Trial Analysis Corporation” para criar defesas bem-sucedidas, tomando em linha de conta todos os detalhes.

Em Portugal exibida pela FOX Life, “Bull” é um carismático “courtroom” drama – drama de tribunal. Este drama foi cancelado logo no início do ano de 2022, e estava no ar desde 2016. Todavia, desde 2018 que a popularidade e reputação do conteúdo se via afetado por uma acusação de assédio por parte da antiga integrante do elenco Eliza Dushku (“Dollhouse”).


CARNIVAL ROW (PRIME VIDEO)

Orlando Bloom Cara Delevingne
© Amazon Studios

Uma série de fantasia mitológica com elementos góticos situada no período vitoriano, “Carnival Row”, protagonizada por Orlando Bloom e Cara Delevigne despede-se com a segunda temporada. A série, inclusive nomeada a três prémios Emmy pela primeira temporada, regressa à plataforma de streaming em fevereiro de 2023 para os episódios finais.

Vários problemas logísticos contribuíram para o cancelamento da série, nomeadamente o atraso nas filmagens devido à pandemia, bem como o nascimento da filha de Orlando Bloom, que acabou por o afastar das gravações.


CHARMED (THE CW) 

charmed cw guia das séries canceladas em 2022
“Charmed” |©The CW

Após a morte trágica e misteriosa da mãe, as irmãs Mel e Maggie têm dificuldade em seguir em frente. Três meses depois, descobrem algo que vai mudar as suas vidas para sempre: têm uma outra irmã e são bruxas.

Um remake de um grande sucesso dos anos 90 cancelado em 2022, certamente não o único, “Charmed”, uma história encantada que recupera a narrativa de 1998, diz adeus depois de quatro temporadas. Em Portugal, a série, por agora, está disponível na HBO Max.

O número de espectadores nunca foi muito satisfatório, acabando “Charmed” por apenas conseguir metade do número de temporadas que a série original esteve no ar (8 anos).


CHESAPEAKE SHORES (HALLMARK CHANNEL) 

Canais AXN em setembro Chesapeake Shores T3
©AXN White

A série, original do Hallmark Channel e em Portugal emitida pelo AXN White, foi renovada em 2022 para a sua sexta e última temporada. Esta produção canadiana não conseguiu atingir os objetivos de audiência do canal, e por isso dizemos adeus a esta narrativa familiar, que explora a vida pessoal e familiar do clã O’Brien na localidade de Chesapeake Shores.


DC’S LEGENDS OF TOMORROW (THE CW) 

Brandon Routh
Brandon Routh em “Legends of Tomorrow” ©Berlanti Productions

Um misterioso “mestre do tempo” do futuro reúne um improvável grupo de super-heróis e vilões para salvar o mundo de um perigoso mal.

Um dos múltiplos conteúdos da CW, inseridos no universo DC, cancelados em 2022, “Legends of Tomorrow” emitiu, no total, sete temporadas no canal (e 5 delas estão já disponíveis na Netflix portuguesa).


SÉRIES CANCELADAS EM 2022 – DC’s STARGIRL (THE CW) 

HBO Portugal
Stargirl | © HBO Portugal

O adeus a mais uma série de super-heróis, “Stargirl” despede-se na CW com a terceira temporada, a qual terminou a sua emissão nos EUA em dezembro de 2022.

Esta é a história de uma estudante de liceu que inspira uma nova geração de heróis extraordinários. As audiências da série eram satisfatórias, mas especula-se que a nova empresa proprietária da CW se esteja a focar em conteúdo mais barato (e os efeitos nas séries de super-heróis puxam mais para o caro).

Em Portugal, as três temporadas de “Stargirl” encontram-se disponíveis na HBO Max.


DERRY GIRLS (NEFLIX) 

derry girls rotten tomatoes
“Derry Girls” | ©Netflix

Uma produção Netflix (que emite no Reino Unido no Channel 4, a casa de “Skins” e de outras séries icónicas) bem britânica co-protagonizada por Nicola Coughlan (“Bridgerton”), esta é a história cómica de cinco adolescentes a crescerem na Irlanda do Norte dos anos 90, durante um período da história bem conturbado, que chega ao final com a terceira temporada.

Os 7 episódios finais já se encontram disponíveis na Netflix.


DYNASTY (THE CW/ NETFLIX)

netflix em maio Dinastia
© Netflix

Mais um remake emitido na CW que se viu cancelado em 2022, “Dynasty” adapta a popular história telenovelesca dos anos 80 – a qual acompanha a rixa mítica entre duas famílias populares. A série viveu (salvo seja) durante cinco temporadas, encontrando-se já completa na Netflix portuguesa.

Os números de visualizações não chegaram para garantir a sexta temporada, com o cancelamento anunciado na primavera do ano passado. Previamente, a quinta temporada foi garantida pela Netflix, não obstante uma ordem de cancelamento prévia. Desta vez, foi de vez para “Dinastia“.


DOC MARTIN (ACORN TV

Séries Canceladas em 2020 Doc Martin
©AMCnetworks/AcornTV

A série britânica “Doc Martin” tem já um longuíssimo legado, tendo começado a sua emissão em 2004. Dez temporadas e um especial de Natal depois, a série protagonizada por Martin Clunes chega ao fim.

Apresenta-se a história do Médico Martin Ellingham, um cirurgião que desenvolve uma fobia relativa a sangue e se vê forçado a mudar-se para uma pequena vila.

Quanto a este cancelamento, não chega devido a más audiências ou qualquer razão incentivada pela produtora, mas antes porque a equipa criativa acredita que está na altura e que a história está já contada. Que todas as séries pudessem terminar de forma tão orgânica.

Em Portugal, a Acorn TV, um serviço de streaming pertencente à AMC, está disponível na cabo portuguesa desde o outono de 2022.


DOLLFACE (HULU)

Dollface
© HBO Portugal

“Dollface” é uma comédia acerca de amizade e solidariedade feminina, protagonizada pelo grupo empático Kat Dennings (“Two Broke Girls”), Shay Mitchell (“Pretty Little Liars”), Brenda Song (“Zack & Cody”) e Esther Povitsky (“Crazy Ex-Girlfriend”).

A segunda temporada da série atrasou a sua estreia devido à pandemia de COVID-19, chegando em 2022 em vez de em 2020. Entretanto, a Hulu não renovou a comédia para a sua terceira temporada, não dando contudo, ao contrário do habitual, uma razão para o cancelamento.

Em Portugal, “Dollface” está disponível na HBO Max.


ENDEAVOR (PBS) 

endeavour fox séries canceladas em 2022
“Endeavour” | ©Mammoth Screen Limited 2021

Passada nos anos 70, a série segue Endeavour Morse nos seus primeiros anos como agente policial. Com Fred Thursday como seu parceiro sénior, Morse desenvolve uma série de investigações na zona de Oxford.

Uma prequela da série do Inspector Morse, esta é uma série de investigação que se centra na juventude do Detetive Endeavour Morse (protagonizado por Shaun Evans). A série britânica chega ao fim com a sua nona temporada.

Em Portugal, a casa de “Endeavour” é a FOX Crime, onde a temporada 8 foi exibida em abril deste ano. Quanto aos últimos três episódios do Inspetor Morse, foram filmados no verão de 2022 e deverão chegar à tv britânica (e portuguesa) em 2023.


FATE: THE WINX SAGA (NETFLIX) 

winx saga séries canceladas em 2022
Netflix © 2022

Determinado a dominar os seus poderes mágicos, um grupo de adolescentes lida com a rivalidade, o romance e os estudos sobrenaturais em Alfea, um internato mágico.

É o adeus oficial a uma série infanto-juvenil que traduziu uma animação do Nickelodeon para uma narrativa de imagem real. A Netflix pegou num conteúdo infantil e tentou enquadrá-lo no género do sobrenatural adolescente, mas sem conseguir ter muito impacto nos elementos.

As duas temporadas podem ser vistas na Netflix (e não vêm mais episódios a caminho). A segunda e última temporada chegou à plataforma em setembro.


GENTEFIED (NETFLIX)

Gentefied
“Gentefied” na Netflix © 2021

Como o nome deixa adivinhar, esta é uma comédia da Netflix acerca de gentrificação que diz então adeus nesta temporada de cancelamentos. Adeus então, depois de duas temporadas, à família Morales, os protagonistas descendentes de mexicanos desta história, que fazem de tudo para salvar a loja de tacos do seu avô.

Apesar da recepção bem positiva por parte da crítica, “Gentefied” nunca conseguiu chegar ao top das séries mais vistas e apresenta-se, assim, como mais uma série latina cancelada. A segunda temporada foi para o ar no final de 2021 e a ordem de cancelamento surgiu logo no início de 2022.


GOOD SAM (CBS) 

Good Sam no AXN em fevereiro
Sophia Bush em “Good Sam”| ©AXN

“Good Sam“, série protagonizada por Sophia Bush e emitida em Portugal nos canais AXN, diz adeus depois de apenas uma temporada. Este drama médico foi criado por Katie Wech (“Rizzoli & Isles”) e contou com Bush e Jason Isaacs (Saga “Harry Potter”) nos papéis centrais.

Lançada originalmente no início de 2022, “Good Sam” viu-se cancelada em maio do mesmo ano. A série nunca conseguiu ganhar tração junto dos espectadores e acabou por ser a série de ficção com piores resultados, na CBS, no decurso da última temporada.


I KNOW WHAT YOU DID LAST SUMMER/ SEI O QUE FIZESTE O VERÃO PASSADO (PRIME VIDEO)

i know what you did last summer
“I Know What You Did Last Summer” | © Amazon

Numa cidade repleta de segredos, um grupo de adolescentes é perseguido por um misterioso assassino, isto um ano depois de um acidental fatal acontecer na noite do seu baile de finalistas.

Por vezes, o original lança uma sombra demasiado longa sob a nova adaptação televisiva. “I Know What You Did Last Summer” é, sem dúvida, uma enorme referência cinematográfico entre os filmes de terror de culto. Por isso, tornar esta história numa série foi, sem dúvida, uma manobra arriscada.

Esta nova versão só durou uma temporada, e foi cancelada pela Amazon Studios logo no início de 2022.


AS INSEPARÁVEIS (NETFLIX

netflix em fevereiro
NETFLIX © 2021

“As Inseparáveis” ou “Firefly Lane”, da Netflix, é definida frequentemente como uma comédia romântica sobre amizade. Sarah Chalke e Katherine Heigl despendem-se das suas personagens depois da estreia recente da segunda temporada transportar também a notícia da ordem de cancelamento.

O cancelamento surge de uma forma orgânica, uma vez que a própria série se baseia numa narrativa literária composta por apenas dois livros. A primeira parte da segunda temporada estreou recentemente. Sete episódios estão ainda por estrear em 2023.


THE FLASH (THE CW)

The Flash guia das séries canceladas em 2022
The Flash | © The CW

“The Flash” é a série de super-heróis com mais longevidade em exibição na The CW, a casa das séries do universo DC. A série terminará com a sua nona temporada, com estreia na estação das séries adolescentes no primeiro semestre de 2023.

O conteúdo despede-se depois de exibir durante 9 anos, com uma temporada final composta por 13 episódios. Uma das séries mais populares do canal, “The Flash” Como uma série altamente popular, o cancelamento de “The Flash”, anunciado no verão passado, apanhou os fãs de surpresa.

Desta forma, o “Arrowverse” na CW chega ao fim em 2023. Os episódios finais podem ser vistos a partir de fevereiro. Já em Portugal, a série tem como casa a Netflix.


THE GOOD FIGHT (PARAMOUNT+) 

rose leslie séries canceladas em 2022
Rose Leslie em “The Good Fight” | ©2017 – CBS All Access

Uma sequela de “The Good Wife” iniciada um ano após os acontecimentos desse drama televisivo, esta é a história das advogadas Diane Lockhart (Christine Baranski, “The Big Bang Theory”) e Maia Rindell (Rose Leslie, “Game of Thrones”).

O drama legal chega ao final com a sexta temporada, tendo a temporada final estreado, em Portugal, a 22 de setembro de 2022 na Prime Video. O cancelamento surgiu por iniciativa do criador da série, Robert King, com o intuito de “acabar em altas”.


HUNTERS (PRIME VIDEO) 

Globos de Ouro 2021 Al Pacino Hunters Caçadores Amazon (séries canceladas em 2022)
Al Pacino em “Hunters” |©Prime Video

Por vezes, certo conteúdo televisivo surge no panorama com grande promessa que acaba por ficar por cumprir. É esse o caso de “Hunters”, uma série com nomes centrais sonantes, como Logan Lerman e Al Pacino, focada numa tresloucada história de caça de nazis na Nova Iorque de 1977.

Para lá do seu pedigree, “Hunters” chega ao final na sua segunda temporada, a qual estreia na Amazon Prime Video a 13 de  janeiro de 2023. Assim dizemos adeus a este drama histórico alternativo, no qual Hitler se encontra vivo nos Estados Unidos dos anos 70.


THE IMPERFECTS (NETFLIX)

Netflix
The Imperfects © Netflix

Em oposição, algumas séries são canceladas antes de sequer ganharem nome. Ora, neste guia das séries canceladas em 2022, “The Imperfects” é exatamente esse tipo de caso. Esta série da Netflix foi cancelada depois da sua primeira temporada, inicialmente lançada em setembro de 2022. Passados dois meses da estreia, esta narrativa de ficção científica via-se cancelada.

“The Imperfects” é a história de três adultos em Seattle que são transformados em monstros e precisam de encontrar o cientista que o fez. A série só passou 3 semanas no top 10 e, portanto, a popularidade moderada garantiu que a segunda temporada nunca existirá.


LEGACIES (THE CW) 

HBO Portugal
“Legacies” | © HBO Portugal
Pela primeira vez desde 2009, nenhuma série do universo de “The Vampire Diaries” deverá ir para o ar em 2023. No ano passado, a CW cancelou abruptamente o último spin-off da série que se encontrava ainda na grelha de programação (depois de “The Originals” se ter despedido em 2018).
O adeus vem depois de quatro temporadas emitidas. “Legacies” apresentou a história da Escola Salvatore para Jovens e Super-dotados – trocado por miúdos, um escola para bruxas e outros heróis improváveis. Todavia, Julie Plec, responsável por este já vasto universo, nega que este seja o fim para os spin offs de TVD. Em Portugal, a casa de “Legacies” é a HBO Max.

LOS ESPOOKYS (HBO) 

Los Espookys
Los Espookys, a nova comédia onde o que reina é o gosto pelo terror | @HBO Max
Os comediantes Julio Torres e Ana Fabrega juntam-se a Fred Armisen e Lorne Michaels para uma nova série de comédia sobre um grupo de amigos excêntricos que transformam a sua paixão por terror num negócio peculiar.
Em dezembro de 2022, a HBO divulgou a ordem de cancelamento de “Los Espookys”, uma série de comédia co-criada pelo ator cómico Fred Armisen. Uma das séries mais fora da caixa do universo do conteúdo televisivo norte-americano, a criação HBO durou duas temporadas, tendo inicialmente estreado em 2019.
Esta comédia bilingue teve uma reação bastante positiva por parte da crítica (e uns invejáveis 100% nos Rotten Tomatoes”), mas não chegou a atingir os números de visualizações para continuar. A pandemia também não ajudou, uma vez que passaram mais de quatro anos entre a emissão da primeira e da segunda temporada, devido a atrasos de produção, o que acabou por cortar os ratings ao meio. Quiçá noutra conjuntura…


LOVE LIFE (HBO MAX) 

Anna Kendrick em Love Life
© HBO MAX
Mais uma série “cruelmente” cancelada e removida do catálogo da HBO Max, “Love Life” é outra das várias produções televisivas que tinha tudo para durar mais tempo – não fosse um romance moderno antológico.
Com uma primeira história protagonizada por Anna Kendrick (Saga “Twilight”) e uma segunda, independente, liderada por William Jackson Harper (“The Good Place“), “Love Life” poderia ter vindo a contar ainda várias histórias de amor moderno, não fosse esta uma das vítimas da fusão entre a HBO MAX e a Warner Bros. Discovery, a qual envolveu inúmeros cancelamentos com o intuito de reduzir custos.
Infelizmente, como aconteceu com várias das outras séries canceladas em 2022 pela HBO, o conteúdo abandonou já a plataforma Max.

LOVE, VICTOR (HULU)

Love, Victor séries canceladas em 2022
Love, Victor | ©Disney Plus

“Love, Victor”, em Portugal exibida pela Disney Plus, é uma comédia romântica queer que se situa no universo do filme “Love, Simon”, uma das primeiras longas-metragens mainstream centradas na experiência de um adolescente homossexual.

A série despede-se ao final de três temporadas, mas sai numa nota positiva. Numa entrevista lançada em 2022, o showrunner da série, Isaac Aptaker, revelou que o fim foi assim planeado e que a história fora contada na sua íntegra. 


MADE FOR LOVE (HBO MAX) 

Cristin Milioti
Cristin Milioti © HBO Max
Uma série com uma receção crítica bastante entusiasta acerca de uma mulher controlada pelo marido através de um micro-dispositivo, “Made for Love” tinha tudo para durar mais do que apenas duas temporadas, mas foi cancelada pela HBO Max no verão de 2022. Acima de tudo, foi uma vítima da burocracia, apanhada pela fusão entre a WarnerMedia e a Discover, levando ao sucessivo cancelamento de vários dos seus conteúdos originais.
Em dezembro de 2022, a série foi também removida da plataforma e, por agora, não encontrou ainda um novo catálogo para integrar.

THE MARVELOUS MRS. MAISEL (PRIME VIDEO)

The Marvelous Mrs Maisel T4
“The Marvelous Mrs. Maisel” exibiu, este ano, a sua quarta temporada |©Amazon Prime Video

Em fevereiro de 2022, logo no início do ano e passados poucos dias da estreia de uma maravilhosa quarta temporada, que aqui analisamos, a Prime Video anunciou um cancelamento algo chocante: “The Marvelous Mrs. Maisel”, uma das séries mais populares e premiadas da Prime Video.

A hilariante história de uma dona de casa que se torna comediante, situada na Nova Iorque do final dos anos 50, é uma criação de Amy Sherman-Palladino e do seu marido, Dan Palladino, também responsáveis pela icónica série “Gilmore Girls”. A quinta temporada será a última, não devido a problemas de ratings ou insucesso, longe disso, mas antes porque a sua parelha de criadores considera que a história estará completa com este último capítulo, que deverá estrear em 2023, uma vez que as gravações da temporada final decorreram em 2022.


THE MIDNIGHT CLUB/ O CLUBE DA MEIA NOITE (NETFLIX)

The Midnight Club Iman Benson
© Netflix

Uma narrativa co-criada por Mike Flanagan, o contador de histórias de terror por excelência da Netflix, responsável por histórias de sucesso como “The Haunting of Hill House”“The Haunting of Bly Manor” ou “Midnight Mass”, “The Midnight Club” segue um grupo de adolescentes próximos da morte que se reúnem para contar histórias assustadoras.

A série foi cancelada depois da primeira temporada, o que não é estranho, uma vez que Flanagan mudou o seu contrato de produção de conteúdo da Netflix para a Amazon, com exclusividade. Ainda assim, Flanagan irá ainda produzir uma última série na Netflix, a adaptação de Poe – “The Fall of the House of Usher”.


MINX (HBO MAX) 

Minx na HBO Max
O elenco central de Minx |©HBO Max

Um dos diversos originais HBO Max cancelados em em 2022, “Minx”, uma divertida e inteligente comédia de época acerca do lançamento de uma revista erótica feminina na década de 70, foi inicialmente renovada para uma segunda temporada na Max e, posteriormente, as vontades mudaram e a s série foi cancelada. Contudo, embora “Minx” seja incluída nesta lista, temos excelentes notícias para reportar – os criadores lutaram muito e a série acabou por encontrar uma nova casa – a Starz (emissora de “Outlander”).

Ophelia Lovibond (“Elementary”) e Jake Johnson (” New Girl”) irão então regressar às suas personagens centrais. Recordamos que a segunda temporada já estava quase concluída quando a surpresa do cancelamento chegou, e por isso a Starz tem um produto já quase completo.

Enquanto esperamos pela próxima temporada desta série “repescada”, porque não ler a nossa análise do primeiro conjunto de episódios?


MONARCH (FOX) 

Monarch canais axn em novembro de 2022
©AXN White

Um drama musical com muito pedigree e uma participação especial de Susan Sarandon no elenco, “Monarch” narra a história de uma família que se apresenta como uma dinastia da música country.

“Monarch” foi cancelada precisamente na noite em que a sua primeira temporada terminou a sua emissão, não sobrevivendo ao mundo selvagem das séries na televisão por cabo. Esperava-se que a série fosse um sucesso de audiências, mas tal não aconteceu e o seu final viu-se traçado com apenas 11 episódios emitidos.

Em Portugal, a série vai para o ar no AXN White.


NAOMI (THE CW)

naomi cw dc comic books
©DC Comic

A jornada de uma adolescente da sua cidade até as alturas do Multiverso. Naomi tenta desvendar a origem de um fenómeno sobrenatural que abala a sua cidade. O que ela descobre vai desafiar aquilo em que acreditamos sobre os nossos heróis.

Em 2022, o canal para jovens adultos The CW não poupou nos cancelamentos. Uma das vítimas foi precisamente a nova série sobrenatural “Naomi“, que em Portugal encontra uma casa na HBO Max. Apesar da desilusão por parte dos fãs, a verdade é que “Naomi” não conseguiu atingir os seus objetivos em termos de visualizações e sofreu também com problemas de calendarização das filmagens. Fica assim a primeira temporada deste conteúdo baseado num comic da DC.


NANCY DREW (THE CW) 

Mapa das Séries Nancy Drew
©HBO Portugal

Nancy Drew é uma brilhante detetive adolescente, cuja identidade vinha de resolver mistérios na sua cidade natal de Horseshoe Bay, no Maine, até que a morte prematura da sua mãe faz descarrilar os seus planos para a universidade.

Uma produção da CW, a casa das séries adolescentes e sobrenaturais nos EUA, “Nancy Drew” é uma narrativa para jovens adultos misteriosa baseada na famosa saga de romances de mistério infantis. A série despede-se com a quarta temporada, a qual irá ainda para o ar nos EUA em 2023. É o adeus de uma divertida série que associa mistério ao sobrenatural.

Em Portugal, a casa de “Nancy Drew” é a HBO Max.


NEVER HAVE I EVER (NETFLIX) 

Eu nunca guia das séries canceladas em 2022
© Netflix

Uma comédia adolescente sobre a entrada na vida adulta, “Never Have I Ever” baseia-se na experiência de adolescência da sua criadora, a atriz, argumentista e produtora Mindy Kaling (“The Office”).

A narrativa acompanha o dia-a-dia de uma rapariga filha de indianos, aqui interpretada por Maitreyi Ramakrishnan. A temporada quatro, que deverá chegar no verão de 2023, será a sua final. O final será orgânico, uma vez que a personagem central concluirá o liceu, o que coloca um ponto final na história a contar.


THE NEVERS (HBO MAX)

séries canceladas em 2022 the nevers
The Nevers © HBO Portugal

Nos últimos anos do reinado de Vitória, Londres é agitada por um grupo de pessoas, na maioria mulheres, com habilidades especiais.

“The Nevers”, uma produção do bem-sucedido Joss Whedon (“Buffy”) foi cancelada sem cerimónia, em dezembro de 2022, pela HBO Max, juntamente com o polémico “adeus” a Westworld. Esta é a narrativa original acerca de um grupo de mulheres vitorianas com poderes especiais. A série de Whedon não foi apenas cancelada, mas também removida do catálogo da HBO Max. Todavia, vários episódios por emitir encontram-se já gravados (metade de uma temporada ficou por lançar) e, como é o caso também de outras séries desta lista, “The Nevers” procura agora uma nova casa onde emitir.


NEW AMSTERDAM (NBC)

new amsterdam
“New Amsterdam” | ©2021 Universal Television LLC.

O mais antigo hospital dos EUA dá as boas-vindas ao seu novo diretor, o dissidente Dr. Max Goodwin, que está apostado em mudar o statu quo e salvar pacientes.

Um drama de sucesso, “New Amesterdam” segue as histórias da equipa médica do Dr. Max Goodwin (Ryan Eggold) no Centro Médico New Amsterdam. A narrativa despede-se com a quinta temporada, a exibir em 2023.

Em Portugal, as primeiras duas temporadas podem encontrar-se para streaming na Netflix e na nova plataforma Sky Showtime. Quanto à televisão por cabo, a emissão atualizada exibe em Portugal na Fox Life.


ON THE VERGE (NETFLIX)

netflix on the verge
“À Beira do Caos” | ©NETFLIX 2021

Uma chef, uma mãe solteira, uma herdeira e uma mulher à procura de trabalho conciliam amor, emprego e as crises da meia-idade em Los Angeles, antes da pandemia.

O caso de cancelamento mais caricato deste guia de séries canceladas em 2022 é, muito possivelmente, “On the Verge”, série da Netflix co-protagonizada pelo astro francês Julie Delpy (da saga “Before”). A atriz foi questionada por fãs em relação às filmagens da segunda temporada, isto na primavera de 2022, e eis que a atriz anunciou que a série havia sido cancelada. O que é que ficou a faltar? Um anúncio oficial por parte da plataforma de streaming, aparentemente esquecido…


PRETTY SMART (NETFLIX)

Pretty Smart on Netflix
©Netflix

Quando o namorado acaba inesperadamente com ela, Chelsea (Emily Osment) — uma intelectual de Harvard com pretensões a escritora — é forçada a ir viver na Costa Oeste com Claire (Olivia Macklin), a sua irmã animada, despreocupada e não particularmente intelectual, e os seus três adoravelmente excêntricos e não particularmente intelectuais colegas de quarto: Grant (Gregg Sulkin), um personal trainer giro que dói; Solana (Cinthya Carmon), uma advogada que decidiu tornar-se curandeira; e Jayden (Michael Hsu Rosen), um influenciador das redes sociais.

Emily Osment, que provavelmente recordarão como a atriz que dava vida a Lily, a melhor amiga da Hannah Montana, protagoniza esta história algo cliché acerca de um grupo de jovens adultos que vivem juntos. A série nunca levantou grandes ondas aquando da sua estreia no outono de 2021 e, sem grande surpresa, foi cancelada após a emissão da sua primeira temporada.


RAISED BY WOLVES (HBO MAX)

Raised by Wolves T2 Corpo
Raised by Wolves | © HBO Portugal

Ora, 2022 foi um ano particularmente surpreendente no que diz respeito a política de cancelamentos de séries. Porquê? Pela primeira vez desde a proliferação de serviços de streaming, o cancelamento, anunciado neste guia das séries canceladas em 2022, implica também a remoção da plataforma – com efeito quase imediato – para vários conteúdos originais da HBO Max.

Um desses casos é precisamente “Raised By Wolves“, uma das várias séries nesta lista que ameaçavam, de início, ter uma vida mais longa. Não só a temática de ficção científica centrada no fim do mundo e numa existência em que coexistimos com androids parecia promissora, como “Raised by Wolves” tinha ainda a vantagem de ser uma série produzida por um gigante do sci-fi – Ridley Scott (“Alien”).

Nada disto importou ou salvou a série de ser cancelada após duas temporadas. A HBO Max havia inclusive afirmado que esta série era um dos seus maiores sucessos, aquando da renovação para a segunda temporada. Nenhuma justificação foi, tão pouco, apresentada para o cancelamento. “Raised by Wolves” procura agora uma nova casa para ainda conseguir produzir novos episódios, e quem sabe a remoção do catálogo da HBO seja um sinal de que tal possa vir a acontecer.


RAISING DION (NETFLIX)

Rasing Dion na Netflix - séries canceladas em 2022
“Raising Dion” © Netflix

Uma mãe viúva está determinada a descobrir o mistério por detrás dos superpoderes do filho, ao mesmo tempo que procura mantê-los em segredo.

Mais uma série de super-heróis no mundo do streaming, entre as diversas que exibem de momento, “Raising Dion” estreou a sua primeira temporada na Netflix em 2019. É agora cancelada depois de duas temporadas. A produção contou com a produção executiva de Michael B. Jordan (“Fruitvale Station – A Última Paragem”). O cancelamento aconteceu apenas três meses da estreia da segunda temporada, na primavera de 2022.


GUIA DAS SÉRIES CANCELADAS EM 2022 – RIVERDALE (THE CW)

Riverdale | Katie Yu – © 2018 The CW Network, LLC.

Falando em séries adolescentes que receberam em 2022 ordem de cancelamento, “Riverdale”, a história dramática baseada nas personagens de Archie Comics despede-se na sétima temporada. À medida que os seus intérpretes se aproximam da casa dos 30 (ou nalguns casos já lá chegaram), está mais que na altura de dizer adeus a estas personagens que há muito deixaram de ser alunos de liceu.

Em tempos um enorme sucesso, o drama neo noir tem vindo a perder audiências ultimamente e fecha assim a cortina com uma temporada de despedida em 2023. Em Portugal, a sua casa é a Netflix (onde as primeiras seis temporadas podem ser vistas).


ROSWELL, NEW MEXICO (THE CW) 

Jeanine Mason numa das séries canceladas em 2022
Jeanine Mason em “Roswell New Mexico” © HBO Max

Roswell, Novo México, é uma história de amor, um drama de relações e a história de uma pequena cidade… que acontece ter extraterrestres. Romântica e emocional, é uma história sobre pessoas que se sentem estranhos no seu mundo.

Aqui somamos, nesta lista, mais uma produção sobrenatural exibida na CW que se vê cancelada no ano de 2022 (e, uma vez mais, um reboot de um antigo êxito). Depois de quatro temporadas, este drama focado em aliens cowboys diz adeus. Esta série original da CW está, em Portugal, disponível, na íntegra, na HBO Max.


SEE (APPLE TV+)

Jason Momoa em SEE (séries canceladas em 2022)
“See” © APPLE TV+

A Apple TV+, uma plataforma com produção própria ainda limitada, tem por hábito anunciar mais confirmações que cancelamentos. Com “See”, drama protagonizado por Jason Momoa (“Aquaman”), o anúncio da terceira temporada desta história apocalíptica trouxe também a notícia de que esta seria a última temporada da série.

A terceira e última temporada foi lançada na plataforma no último verão, e de acordo com o produtor executivo Jonathan Tropper, esta foi a altura certa para concluir a série de forma satisfatória.


SERVANT (APPLE TV+)

Rupert Grint
Rupert Grint em “Servant” ©Apple TV+

Mais uma produção da Apple TV+ nesta lista de séries canceladas em 2022, “Servant” é um thriller psicológico que conta com a produção executiva do rei das reviravoltas, M. Night Shyamalan (“A Vila”, “Sinais”) e com a prestação de Rupert Grint num papel central. Esta é a história de um casal que chora uma perda inimaginável enquanto uma presença perigosa entra na sua casa.

A série fechará a cortina em 2023, com uma quarta e última temporada a estrear a 13 de janeiro. Foi Shyamalan que anunciou, via Twitter, a renovação para a quarta temporada. Neste tweet anunciou também que esta é a última temporada por vontade da equipa, que se havia proposto a “contar uma história em 40 episódios“.


SHANTARAM (APPLE TV+)

shantaram charlie hunnam
Charlie Hunnam em “Shantaram” | ©Apple TV+

Nesta temporada de 2022/2023, e com cada vez mais conteúdo também a ser produzido, a Apple TV+ está mais forte em cancelamentos. É o caso de uma nova aposta, Shantaram”, a história protagonizada por Charlie Hunnam sobre um fugitivo australiano que muda a sua identidade e foge para Bombay, na India. Ao final de 12 episódios apenas, a série diz adeus.

A ordem de cancelamento veio no final de 2022, pela ocasião da exibição do último episódio, depois de esta série ser particularmente afetada pelos efeitos da pandemia de COVID-19. Gravada em múltiplos países e com as gravações adiadas entre fevereiro de 2022 e maio de 2021, muitos foram os atrasos de produção para uma série que esteve anos para ser produzida e acabou por ter uma vida curta.


SNOWPIERCER (TNT)

Daveed Diggs
Snowpiercer © TM &Turner Entertainment Networks, Inc.

A Terra congelou, e os últimos sobreviventes lutam para coexistir no delicado equilíbrio da vida a bordo de um comboio gigantesco, que circunda continuamente o mundo.

Porque, por vezes, temos dificuldade em deixar uma coisa boa existir por si só, o filme de Bong Joon-Ho, “Snowpiercer” foi, em 2020, adaptado para o formado de série com o mesmo nome. E em 2022 o seu fim foi anunciado, tendo os produtores da série defendido que sempre foi a sua intenção acabar o drama pós-apocalíptico com a quarta temporada.

Aliás, o cancelamento foi anunciado em junho, antes da emissão da última temporada. No elenco desta versão televisiva entraram nomes sonantes como: Jennifer Connelly (“A Vida Não é Um Sonho”), Daveed Diggs (“Hamilton”) ou Sean Bean (“Game of Thrones”).


STAR TREK: PICARD (PARAMOUNT +) 

Star Trek: Picard as séries canceladas em 2022
Star Trek: Picard © Amazon

Uma produção de um novo player no mundo do streaming, a Paramount+, “Star Trek: Picard é mais uma adição ao universo muito vasto de “Star Trek” e despede-se depois de três temporadas.

Estas aventuras foram protagonizadas por Patrick Steward, que voltou aqui a dar vida ao emblemático Jean-Luc Picard.

Em Portugal, as primeiras duas temporadas encontram-se já disponíveis na Amazon Prime. Quanto à terceira e derradeira temporada, é composta por 10 episódios que começam a estrear, semana a semana, na Paramount+, a partir de fevereiro de 2023.


STEP UP: HIGH WATER (STARZ) 

Step Up, High Water
Step Up High Water |©Youtube

Exibida e criada pela norte-americana Starz a partir da terceira temporada, “Step Up: High Water” é uma aposta inicial dos Youtube Originals, uma produção de conteúdo para subscrição que a maioria esquece existir. Não obstante, a série baseada nos muito bem-sucedidos filmes de dança “Step Up” está mesmo disponível para quem tiver a subscrição do Youtube Premium. Aliás, estão disponíveis as duas primeiras temporadas no Youtube, isto antes da série ter sido repescada pela Starz – que a cancelou agora depois de uma terceira e conclusiva temporada.

Baseada no grande franchise cinematográfico, esta é a história de um grupo de alunos e professores que atuam numa escola de Atlanta.


STRANGER THINGS (NEFLIX)

stranger things 4
“Stranger Things 4” | Netflix © 2022

Todos os materiais promocionais da quarta temporada da aventura sci-fi de “Stranger Things” anunciavam este conjunto de episódios como o “princípio do fim”, tanto que muitas pessoas julgaram ser esta a última temporada. Com muitos pontos colocados nos “i’s” em 2022, “Stranger Things” irá regressar ainda para uma temporada final na Netflix (anunciada no início de 2022 como a última).

Nitidamente, não podemos bem chamar ao final de “Stranger Things” um cancelamento, tendo em conta o enorme sucesso do franchise. Simplesmente, depois de 7 anos, os Irmãos Duffer, criadores do mundo de Hawkins, Indiana, decidiram que a sua linha narrativa estava concluída. Hora de contar novas histórias com as “Upside Down Productions”, um nome que nos diz muito acerca da forte possibilidade de prequelas ou sequelas.


THE TIME TRAVELER’S WIFE (HBO MAX)

The Time Traveler's Wife
Theo James e Rose Leslie em “The Time Traveler’s Wife” © HBO Max

Quiçá haja uma lição pertinente acerca de originalidade a retirar daqui, mas eis que encontramos neste guia das séries canceladas em 2022 mais uma série baseada num conteúdo prévio. Neste caso, “The Time Traveler’s Wife” baseia-se no filme de 2009 com o mesmo nome, protagonizado por Rachel McAdams e, de si, já baseado num romance.

Em termos de visualizações, a série nunca despertou muito interesse, não obstante as suas estrelas estimulantes  – Theo James (“The While Lotus”, “Divergente”) e Rose Leslie (“Game of Thrones”).

A história, sobre viagens no tempo e romance, durou apenas uma temporada e saiu do catálogo da HBO Max – estando de momento indisponível. No total, foram emitidos apenas seis episódios. Caso gostes deste conteúdo, lê a nossa entrevista com dois dos produtores da série.


TOM CLANCY’S JACK RYAN (PRIME VIDEO)

Jack Ryan
Jack Ryan | © Amazon Studios

A Amazon Prime Video diz adeus a uma aventura de ação e guerra na qual investiu durante quatro anos. Este thriller de espiões liderado e produzido por John Krasinski (“The Office”) despede-se com uma quarta temporada final, desde logo anunciada como tal. Alegadamente, Krasinski havia inicialmente assinado um acordo para fazer quatro temporadas, sugerindo que esta sempre fora a intenção dos criadores.

As três primeiras temporadas encontram-se já disponíveis na Prime Video.


THE UMBRELLA ACADEMY (NETFLIX) 

The Umbrella Academy
Viktor e Allison, “The Umbrella Academy” © Netflix

Quando se reencontram por ocasião da morte do pai, seis irmãos dotados de poderes extraordinários descobrem segredos de família chocantes e uma ameaça para a humanidade.

O verão de 2022 foi marcado pelo anúncio de que a quarta temporada de “The Umbrella Academy”, série baseada na saga de novelas gráficas escritas por Gerard Way da banda “My Chemical Romance”, seria também a sua última. Quanto ao criador deste drama de super-heróis invulgar, Steve Blackman, tem já duas novas séries em desenvolvimento e está, portanto, na hora de dizer adeus a “The Umbrella Academy”.

A quarta temporada exibe em 2023, e as suas antecessoras estão já disponíveis na Netflix.


YOUR HONOR (SHOWTIME) 

your honor t2
© 2022 HBO MAX PORTUGAL

Michael Desiato, um juiz de Nova Orleães, é obrigado a confrontar as suas convicções mais profundas quando o seu filho se envolve num atropelamento e fuga que envolve uma família do crime organizado.

Uma série promissora da Showtime, em Portugal disponível na HBO Max, “Your Honor” é protagonizada por Bryan Cranston como um juiz de Nova Orleães. O adeus é precoce, com a segunda temporada.

No popular podcast de Dax Shepard, “Airmchair Expert”, Cranston sugeriu que a série chega a um fim natural com a segunda temporada, uma vez que a sua história seria sempre limitada e a história que o criador, Michael Desiato, queria narrar, chegara ao seu final. Os novos episódios começam a emitir, nos EUA, a 15 de janeiro de 2023.


WARRIOR NUN (NETFLIX) 

warrior nun - séries canceladas em 2022
Alba Baptista em “Warrior Nun” | ©NETFLIX

Uma jovem acorda numa morgue e descobre que tem os superpoderes da Portadora do Halo, o que faz dela a escolhida numa sociedade secreta de freiras que caçam demónios.

Um choque que veio mais para o final do ano: foi assim recebido o cancelamento de “Warrior Nun“. A série sobrenatural norte-americana, protagonizada pela atriz portuguesa Alba Baptista, teve sucesso junto dos críticos e junto do público. Não obstante, a audiência desta série cara e repleta de efeitos especiais não chegou para que a encomenda da terceira temporada acontecesse.


WESTWORLD (HBO) 

Westworld
Thandiwe Newton na T4 de “Westworld” | ©HBO

Quando “Westworld” surgiu no mundo das séries, estava nas bocas do mundo e era uma ambiciosa nova série da HBO – que prometia, inclusive, preencher o vazio que em breve seria deixado por “Game of Thrones”. Infelizmente, apenas a primeira temporada do drama de ficção científica sobre inteligência artificial conseguiu cumprir este objetivo.

Não obstante a grande produção, o excelente elenco e o enredo estimulante, “Westworld” foi decaindo de temporada para temporada. Ao chegar ao seu quarto ano, havia já encolhido a sua audiência de 12 milhões para quatro. Agora, chega o inevitável cancelamento desde complexo puzzle narrativo.

Para além do cancelamento, a HBO anunciou também, infelizmente, que a série iria abandonar o catálogo da HBO Max. No início de 2023, a série havia já abandonado o catálogo. Uma nova fase no mundo do streaming? Será que a HBO vai vender os direitos de transmissão a um dos seus concorrentes? Aqui ficamos, à espera para descobrir!


SÉRIES CANCELADAS EM 2022 – WORKIN’ MOMS/ SUPERMÃES (NETFLIX)

Supermães
“Supermães” | © Netflix

E porque também há séries canceladas depois de uma longa vida, chega ao final, com a sua 7ª temporada, a comédia canadiana “Workin’ Moms“, a qual apresenta um grupo de mulheres que lidam com serem mães trabalhadoras.

Os criadores de “Supermães” atingiram o seu objetivo, contar a história de quatro mães dedicadas e imperfeitas, como todos nós. Quanto à sétima e última temporada, estreará no próximo inverno.

Conhecido o guia das séries canceladas em 2022, qual delas deixará mais saudades? 

Lê Também:   O guia das séries canceladas em 2021



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *