© Warner Bros.

Surpresa nos Óscares 2024 | Barbie enfrenta Oppenheimer em mais uma categoria

Há uma grande reviravolta nos Óscares 2024 que coloca “Barbie” em confronto direto com “Oppenheimer” em mais uma categoria.

A Academia dá as boas-vindas a 2024 com o anúncio de uma das maiores reviravoltas da temporada de premiações até aqui. Como já tinhamos aqui falado anteriormente, havia uma dúvida real sobre em que categoria de Argumento é que “Barbie”, de Greta Gerwig, iria concorrer nos Óscares 2024.

Quando a Warner Bros. anunciou que iria promover “Barbie” na categoria de Melhor Argumento Original, a maioria acreditou que esta seria a decisão final sobre a categoria. No entanto, já aqui tinhamos esclarecido que não era tão simples quanto isso.

Lê Também:   Tudo sobre os principais prémios e previsões da Award Season 2023/2024
© Cinemundo

Pela perspetiva da distribuidora, fazia muito mais sentido colocar “Barbie” na disputa de Original, já que em Adaptado iria enfrentar três dos maiores favoritos: “Oppenheimer”, “Assassinos da Lua das Flores” e “Pobres Criaturas”. Todavia, os interesses da distribuidora e os da Academia não são os mesmos.

E os mais atentos sabem que os Óscares tem um historial bastante exigente e rígido com o que consideram Adaptado, indo até contra as decisões de outros percursores e do próprio sindicato de argumentistas, como comprovam os casos de “Whiplash – Nos Limites”, declarado inelegível em original devido à existência de um curta que serviu para garantir financiamento da longa-metragem, ou “Moonlight” que a Academia considerou adaptado já que o argumento do filme era baseado na peça nunca produzida “In Moonlight Black Boys Look Blue”, de Tarell Alvin McCraney.

Segundo as regras, Argumento Adaptado contempla todos os guiões que se baseiam em material previamente publicado ou que usam personagens pré-estabelecidos (o que torna qualquer sequela obrigatoriamente elegível nesta categoria, como foi o caso de “Glass Onion: Um Mistério Knives Out”).

Lê Também:   De Oppenheimer a Barbie | Os 10 grandes candidatos aos Óscares



© Cinemundo

O próprio filme indica ser “Baseado em “Barbie” da Mattel”, mas não credita qualquer obra ou material em que se tenha apoiado. Todavia, a maioria das suas personagens e iconografia advém de uma criação anterior.

Em termos de história, Greta Gerwig e Noah Baumbach apresentaram um trabalho verdadeiramente original que examina e contextualiza a influência de Barbie na nossa cultura. Todavia, esse trabalho só é efetivo porque a personagem e as suas ideias-base já existiam.

Até podemos usar o mesmo argumento para filmes biográficos como “Maestro”, que está na categoria de Argumento Original. No entanto, o longa-metragem de Bradley Cooper não credita nenhum material literário para a construção do argumento em volta do maestro Leonard Bernstein, e essa é a prática aceite pela Academia em relação a biografias.

Lê Também:   Óscar 2024 Melhor Filme | Simplesmente Barbie vs Oppenheimer, ou algo mais?

Porém, um exemplo pertinente é o de “Joker”, de Todd Phillips, que nos apresenta uma leitura de um personagem oriundo da banda desenhada, mas que não se baseia em nenhuma obra em específico. Mesmo assim, concorreu em Adaptado, onde perdeu para “Jojo Rabbit”.

Com a confirmação da Variety de que a Academia moveu “Barbie” para a categoria de Argumento Adaptado, o filme protagonizado por Margot Robbie terá de duelar diretamente com os seus maiores rivais pela estatueta que seria uma bonita forma de premiar o casal Greta e Noah.

Outra questão interessante é que nos últimos anos, vencer a categoria de Melhor Argumento tem sido essencial para um candidato ao prémio máximo, como ditam os exemplos de “Spotlight”, “Green Book” ou “CODA”. O que pode indicar que esta categoria funcionará como uma prévia do que vai acontecer em Melhor Filme.

No meio disto tudo, concorrentes como “All of Us Strangers”, “A Zona de Interesse” e “Are you there God? It’s me Margaret“. perdem espaço na corrida aos Óscares, com um Top 5 a consolidar-se que inclui ainda “American Fiction”.

TRAILER | BARBIE CADA VEZ MAIS PERTO DOS ÓSCARES

Para ti, “Barbie” é um Argumento Original ou Adaptado? Acreditas que pode vencer nos Óscares?

One thought on “Surpresa nos Óscares 2024 | Barbie enfrenta Oppenheimer em mais uma categoria

  • Eu penso que “Oppenheimer” vai ganhar um Óscar de Melhor Filme, o Christopher Nolan vai ganhar um Óscar de Melhor Realizador, o Bradley Cooper vai ganhar um Óscar de Melhor Ator, o Robert Downey Jr. vai ganhar um Óscar de Melhor Ator Secundário, “Elemental” vai ganhar um Óscar de Melhor Filme de Animação e o Thomas Newman vai ganhar um Óscar de Melhor Banda Sonora Original no filme da animação da Disney/Pixar “Elemental”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *