Jason McDonald/Netflix © 2023.

Bradley Cooper e Carey Mulligan podem fazer história nos Óscares 2024 com Maestro

Com “Maestro” da Netflix, Bradley Cooper e Carey Mulligan podem conquistar um feito raro e juntar o seu nome a um grupo muito restrito na história dos Óscares.

Descrito como “uma imponente e destemida história de amor que narra a relação vitalícia entre Leonard Bernstein (Bradley Cooper) e Felicia Montealegre Cohn Bernstein (Carey Mulligan). Numa carta de amor à vida e à arte, ‘Maestro’ é, acima de tudo, um emocionante retrato épico da família e do amor”, “Maestro” é o segundo filme da carreira de Cooper como realizador e já está disponível na Netflix.

Estreado em Veneza, a receção foi positiva o suficiente para catapultar o filme na corrida aos Óscares, sendo a prioridade da gigante do streaming na temporada.

Para interpretar Bernstein, Cooper passou por uma grande transformação, algo que costuma ser bastante atrativo quando se fala em premiações, que o digam Gary Oldman (“Darkest Hour”) ou Rami Malek (“Bohemian Rhapsody“).

Lê Também:   Calendário da Award Season 2023/2024 | Todas as datas, links e cerimónias
© Netflix

Para além disso, Cooper tem conquistado uma grande admiração nos últimos anos, destacando-se com 9 nomeações aos Óscares. Destas 9, quatro são pelos seus desempenhos em “Guia para um Final Feliz” (2012), “Golpada Americana” (2013), “Sniper Americano” (2014) e “Assim Nasce uma Estrela” (2018). Adicionalmente, foi também reconhecido por produzir não só estes dois últimos projetos, mas também “Joker” (2019) e  “Nightmare Alley – Beco das Almas Perdidas” (2021).

Lê Também:   Óscar Melhor Ator | Cillian Murphy e Oppenheimer, haverá concorrentes à altura?

Pelo seu remake de 2018, Cooper conquistou ainda uma nomeação de Melhor Argumento Adaptado e foi muito cotado para Melhor Realizador, acabando por ser surpreendentemente ignorado pela Academia de Hollywood.

Com uma narrativa forte e uma transformação chamativa, é natural que o ator seja visto como um dos grandes favoritos à estatueta. No entanto, ainda está atrás de Cillian Murphy (“Oppenheimer”) que detém a vantagem segundo os apostadores do GoldDerby.




© Netflix

Apesar de tudo isto, é importante salientar que os maiores elogios acabaram por ser dirigidos a Carey Mulligan, que interpreta a esposa do maestro. Nomeada anteriormente por “Uma Outra Educação” (2009) e “Uma Miúda com Potencial” (2020), Mulligan volta a estar na corrida e há quem acredite que o par pode mesmo vencer.

Todavia mesmo com a aclamação do seu lado, Mulligan encontra-se apenas em 3ºlugar no GoldDerby, atrás de Emma Stone por “Pobres Criaturas” (1º)  e Lily Gladstone  por “Assassinos da Lua das Flores” (2º).

Lê Também:   Óscar Melhor Atriz | O que dizem as previsões sobre Margot Robbie e a sua Barbie?

Caso a dupla consiga vencer Melhor Ator e Melhor Atriz, Cooper e Mulligan fariam história, uma vez que este é um fenómeno raro que aconteceu sete vezes na história da Academia, sendo 1998 com Jack Nicholson e Helen Hunt (“Melhor é Impossível“) o último exemplo.

Se tal acontecesse, os dois atores juntariam-se a um grupo restrito que inclui ainda: Clark Gable e Claudette Colbert (“It Happened One Night”); Jack Nicholson e Louise Fletcher (“Voando sobre um Ninho de cucos”); Peter Finch e Faye Dunaway (“Network – Escândalo na TV”); Jon Voight e Jane Fonda (“Coming Home”); e ainda Jodie Foster e Anthony Hopkins (“O Silêncio dos Inocentes”).




É de salientar que em duas das três vezes que Bradley Cooper concorreu como Melhor Ator, a sua contracena feminina (Jennifer Lawrence / Lady Gaga) também estava nomeada em Melhor Atriz, sendo que Lawrence acabou mesmo por triunfar. Quando concorreu em Melhor Ator Secundário por “American Hustle“, também Christian Bale e Amy Adams estavam nomeados nas categorias principais.

Lê Também:   Tudo sobre os principais prémios e previsões da Award Season 2023/2024

ANTES DOS ÓSCARES, A DUPLA CONCORRE AOS GOLDEN GLOBES

© Poetra.RH via Shutterstock.com, ID 2250312215

A primeira prova de fogo para a dupla de “Maestro” será já dia 7 de janeiro de 2024 com a cerimónia dos Golden Globes, o primeiro percursor televisivo da temporada. Com a separação entre Drama e Comédia/Musical, Carey Mulligan não irá enfrentar Emma Stone, vista como a favorita aos Óscares. Já Bradley terá o seu primeiro confronto direto com Murphy, que tem liderado nos prémios da crítica.

Lê Também:   De Oppenheimer a Barbie | Os 10 grandes candidatos aos Óscares

A aposta da Netflix concorre também em Melhor Filme de Drama e Melhor Realizador, mas não é esperado que triunfe em nenhum destes, frente ao favoritismo de Christopher Nolan e o seu “Oppenheimer”.

E tu, acreditas que Bradley Cooper e Carey Mulligan podem triunfar nos Óscares?

One thought on “Bradley Cooper e Carey Mulligan podem fazer história nos Óscares 2024 com Maestro

  • Eu penso que o Bradley Cooper é um excelente ator e realizador de sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *