Tudo sobre a polémica cena de dança já viral, de Emma Stone em Pobres Criaturas
“Pobres Criaturas” é um dos grandes candidatos aos Óscares e já estreou nas salas portuguesas. Descobre tudo sobre a viral cena da dança com Emma Stone.
Yorgos Lanthimos (“A Favorita”) está de volta com “Pobres Criaturas”, um filme que tem estado nas bocas do mundo desde a sua aparatosa estreia no Festival de Veneza, onde venceu o cobiçado Leão de Ouro.
Protagonizado por Emma Stone, a obra é um dos grandes concorrentes aos Óscares tendo conquistado 11 nomeações.
CLIPE | A HILARIANTE DANÇA DE POBRES CRIATURAS
Em “Pobres Criaturas”, Bella Baxter (Stone) é uma mulher ressuscitada com a mente de um bebé que gradualmente descobre as complexidades do mundo. Livre dos preconceitos de sua época, Bella exige igualdade e libertação.
I love everything about POOR THINGS, but this crazy dance scene is one of the things I love the most. pic.twitter.com/Xsr4flkfI5
— Mike McGranaghan (@AisleSeat) December 11, 2023
Entre vários aspetos que estão a chamar a atenção em “Pobres Criaturas”, há uma envolvendo Bella a dançar com o advogado Duncan (Mark Ruffalo), depois de descobrir o que é a dança pela primeira vez, que viralizou.
Para a Variety, o diretor de fotografia Robbie Ryan desvendou alguns dos segredos e contou como é que a cena foi filmada.
Um dos principais desafios prende-se com ter sido filmada num edifício de verdade, e não em estúdio como a maioria do resto do filme. Por se tratar de uma estrutura antiga, a equipa teve de lidar com desafios adicionais na iluminação, optando por usar a luz natural filtrada por uma janela grande do teto. Desta forma, bloqueou-se as janelas para controlar a luminosidade da cena.
A escolha da lente também foi crucial para alcançar a atmosfera desejada por Lanthimos, a ideia de um “portal”, como se estivéssemos a olhar para outro mundo.
Para isso, o nomeado ao Óscar utilizou uma lente Optex Ultra Wide 4mm f/1.8, originalmente projetada para uma câmara de 16mm adaptada para o formato de 35mm. Essa lente específica proporcionou um efeito de vinheta que ajudou a transportar o público para um universo peculiar.
“Acho que de certa forma isso contribui para o humor e a amplitude do filme, porque é uma lente muito marcante”, defende o diretor de fotografia.
Para conseguir captar a cena, Ryan teve se aproximar dos atores, o que levou a que Stone, inadvertidamente, tenha pontapeado a lente da câmara durante uma cena de luta. Lanthimos optou por manter esse detalhe na versão final do filme, por considerá-lo uma adição interessante à autenticidade da cena.
CLIPE | ROBBIE RYAN DESVENDA OS SEGREDOS DE POBRES CRIATURAS
“Pobres Criaturas” já estreou nos cinemas portugueses! Vais ver o filme em sala?