Óscares 2024 | Previsões finais para todas as categorias
É já amanhã, dia 23 de janeiro, que a Academia revela os nomeados aos Óscares 2024. Estas são as nossas apostas finais.
Considerados como a maior celebração do cinema e de Hollywood, os Óscares ainda são um dos eventos mais prestigiados e mais assistidos no mundo.
Depois de meses em preparação com vários percursores da crítica e dos sindicatos, a Academia irá amanhã, dia 23 de janeiro, revelar os seus nomeados em 23 categorias.
Na categoria de Melhor Filme, o Sindicato de Produtores trocou-nos as voltas ao reconhecer os 10 filmes mais cotados segundo as apostas do GoldDerby. A grande surpresa é que este corpo votante tão predominantemente americano e historicamente resistente a filmes em língua não inglesa e o cinema com caráter mais independente abraçou “Past Lives”, “A Zona de Interesse” e “Anatomia de uma Queda”.
Perante este cenário, qual será o candidato em posição mais vulnerável? Com uma recepção do público pouco expressiva, “Maestro” parece encaixar nessa posição, ainda que o seu desempenho nos BAFTA e em outros sindicatos possam indicar alguma força.
AUNJANUE ELLIS-TAYLOR, A NOVA ANDREA RISERBOROUGH?
ORIGIN | Conversation with Ava DuVernay and Aunjanue Ellis-Taylor moderated by Angelina Joliehttps://t.co/QsSVgi1JUm via @YouTube@ORIGINTheMovie @Ava @aunjanuejlt #AngelinaJolie
Opens nationwide January 14— Frances Fisher (@Frances_Fisher) January 17, 2024
Vale também a pena considerar a campanha para elevar “Origin”, de Ava Duvernay, que foi levada a cabo durante o período de votação por Frances Fisher, a veterana atriz que foi uma das principais impulsionadoras do fenómeno Andrea Riserborough que resultou numa nomeação sem precedentes em Melhor Atriz no ano anterior.
Este ano, está a tentar o mesmo, com várias celebridades como Cher, Sarah Paulson ou Angelina Jolie a espalharem a palavra do filme de Duvernay que foi escanteado pela Neon.
A principal diferença entre estas duas iniciativas é que a deste ano parece ser menos focada numa só categoria e com uma mensagem menos direta que abrange tanto Melhor Filme como Melhor Atriz para a previamente nomeada Aunjanue Ellis-Taylor. Todavia, será que um raio acertará duas vezes no mesmo sítio?
Por fim, depois de se ter feito história no ano anterior com a nomeação para “Ice Merchants”, há mais um filme português a caminho dos Óscares, a curta-metragem “Um caroço de abacate”. Será que Portugal terá motivos para sorrir dois anos consecutivos?
Com várias questões por responder e vários cenários passíveis de acontecer, estas são as nossas previsões finais para os Óscares:
PREVISÕES FINAIS – ÓSCARES 2024
MELHOR FILME
- “Oppenheimer”
- “Assassinos da Lua das Flores”
- “Past Lives”
- “Barbie”
- “Pobres Criaturas”
- “Os Excluídos”
- “American Fiction”
- “Anatomia de uma Queda”
- “A Zona de Interesse”
- “Origin”
Alt: “Maestro”
MELHOR ATOR
- Paul Giamatti, “Os Excluídos”
- Cillian Murphy, “Oppenheimer”
- Bradley Cooper, “Maestro”
- Jeffrey Wright, “American Fiction
- Colman Domingo, “Rustin”
Alt: Leonardo DiCaprio, “Assassinos da Lua das Flores”
MELHOR ATRIZ
- Emma Stone, “Pobres Criaturas”
- Lily Gladstone, “Assassinos da Lua das Flores”
- Sandra Hüller, “Anatomia de uma Queda”
- Margot Robbie, “Barbie”
- Aunjanue Ellis-Taylor, “Origin”
Alt: Carey Mulligan, “Maestro”
MELHOR ATOR SECUNDÁRIO
- Robert Downey Jr., “Oppenheimer”
- Ryan Gosling, “Barbie”
- Robert De Niro – “Assassinos da Lua das Flores”
- Willem Dafoe, “Pobres Criaturas”
- Sterling K. Brown, “American Fiction”
Alt: Mark Ruffalo, “Pobres Criaturas”
MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA
- Da’Vine Joy Randolph, “Os Excluídos”
- America Ferrera, “Barbie”
- Sandra Hüller, “A Zona de Interesse”
- Emily Blunt, “Oppenheimer”
- Penélope Cruz, “Ferrari”
Alt: Danielle Brooks, “A Cor Púrpura”
MELHOR REALIZADOR
- Christopher Nolan, “Oppenheimer”
- Martin Scorsese, “Assassinos da Lua das Flores”
- Greta Gerwig, “Barbie”
- Jonathan Glazer, “A Zona de Interesse”
- Justine Triet, “Anatomia de uma Queda”
Alt: Yorgos Lanthimos, “Pobres Criaturas”
MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL
- “Anatomia de uma Queda” (Justine Triet & Arthur Harari)
- “Past Lives” (Celine Song)
- “Os Excluídos” (David Hemingson)
- “May December: Segredos de um Escândalo” (Samy Burch)
- Saltburn (Emerald Fennell)
Alt: “Maestro” (Bradley Cooper & Josh Singer)
MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO
- “Barbie” (Greta Gerwig & Noah Baumbach)
- “Assassinos da Lua das Flores” (Eric Roth & Martin Scorsese)
- “Oppenheimer” (Christopher Nolan)
- “Pobres Criaturas” (Tony McNamara)
- “American Fiction” (Cord Jefferson)
Alt: “A Zona de Interesse” (Jonathan Glazer)
MELHOR FOTOGRAFIA
- Hoyte van Hoytema, “Oppenheimer”
- Matthew Libatique, “Maestro”
- Rodrigo Prieto, “Assassinos da Lua das Flores”
- Robbie Ryan, “Pobres Criaturas”
- Łukasz Żal, “A Zona de Interesse”
Alt: Rodrigo Prieto, “Barbie”
MELHOR MONTAGEM
- Nick Houy, “Barbie”
- Jennifer Lame, “Oppenheimer”
- Yorgos Mavropsaridis, “Poor Things”
- Thelma Schoonmaker, “Assassinos da Lua das Flores”
- Laurent Sénéchal, “Anatomia de uma Queda”
Alt: Kevin Tent, “Os Excluídos”
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
- Ruth De Jong, “Oppenheimer”
- Shona Heath & James Price, “Pobres Criaturas”
- Jack Fisk, “Assassinos da Lua das Flores”
- Sarah Greenwood, “Barbie”
- Chris Oddy, “A Zona de Interesse”
Alt: Suzie Davis & Charlotte Watts, “Saltburn”
MELHOR GUARDA-ROUPA
- Jacqueline Durran, “Barbie”
- Holly Waddington,”Pobres Criaturas”
- Jacqueline West, “Assassinos da Lua das Flores”
-
Ellen Mirojnick, “Oppenheimer”
- Janty Yates & David Crossman, “Napoleão”
Alt: Lindy Hemming, “Wonka”
MELHOR CARACTERIZAÇÃO
- “Maestro”
- “Oppenheimer”
- “Pobres Criaturas”
- “Golda”
- “Drácula: O Despertar do Mal”
Alt: “Sociedade da Neve”
MELHORES EFEITOS VISUAIS
- “Sociedade da Neve”
- “Guardiões da Galáxia Vol.3”
- “O Criador”
- “Indiana Jones e o Marcador do Destino”
- “Godzilla Minus One”
Alt: Missão: Impossível: Ajuste de Contas
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
Alt: “Tartarugas Ninja: Caos Mutante”
MELHOR FILME INTERNACIONAL
- “A Zona de Interesse” (Reino Unido”)
- “Sociedade da Neve” (Espanha)
- “Folhas Caídas” (Finlândia)
- “A Sala de professores” (Alemanha)
- “Four Daughters” (Tunísia)
Alt: “20 Days in Mariupol” (Ucrânia)
MELHOR DOCUMENTÁRIO
- “Four Daughters”
- “20 Days in Mariupol”
- “Beyond Utopia”
- “Desperate Souls, Dark City and the Legend of Midnight Cowboy“
- “Going To Mars: The Nikki Giovanni Project”
Alt: “American Symphony”
MELHOR CURTA-METRAGEM LIVE-ACTION
- “The Wonderful Story of Henry Sugar”
- “The Anne Frank Gift Shop”
- “Um Caroço de Abacate”
- “The Shepherd”
- “The After”
Alt: “The One Note Man”
MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
- “The ABCs of Book Banning”
- “The Last Repair Shop”
- “Deciding Vote”
- “Camp Courage”
- “Nai Nai & Wài Pó”
Alt: “Black Girls Play: The Story of Hand Games”
MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO
- “WAR IS OVER! Inspired by the Music of John and Yoko”
- “Pete”
- “Letter to a Pig”
- “Ninety-five senses”
- “Our Uniform”
Alt: “Once Upon a Studio”
MELHOR SOM
- “Oppenheimer”
- “Barbie”
- “Ferrari”
- “A Zona de Interesse”
- “Maestro”
Alt: “O Assassino”
MELHOR BANDA SONORA
- “Oppenheimer” (Ludwig Göransson)
- “Assassinos da Lua das Flores” (Robbie Robertson)
- “Pobres Criaturas” (Jerskin Fendrix)
- “A Zona de Interesse” (Mica Levi)
- “Indiana Jones e o Marcador do Destino” (John Williams)
Alt: “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” (Daniel Pemberton)
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
- “What Was I Made For?” (“Barbie”)
- “I’m Just Ken” (“Barbie”)
- “Road to Freedom” (“Rustin”)
- “The Fire Inside” (“Flamin’ Hot”)
- “It never went away” (American Symphony)
Alt: “Superpower (I)”(“A Cor Púrpura”)
Quais são as tuas apostas para os Óscares 2024? E os teus desejos?
Oppenheimer é o melhor.