"The Card Counter" e "The Tragedy of Macbeth" | © NOS Audiovisuais / Apple TV

Óscares 2022 | Os potenciais nomeados duplos

[tps_header]

Com uma award season a começar, os primeiros burburinhos começam a surgir. Será que haverá duplos nomeados para os Óscares 2022? Há alguns candidatos, sejam eles de filmes que já chegaram ao nosso país ou que ainda vão chegar antes da cerimónia de 27 de março.

São os últimos prémios da temporada e, apesar de não serem necessariamente os mais importantes para alguns amantes do cinema, são de facto os mais mediáticos. Os Óscares 2022 ainda não têm nomeados mas já se começam a fazer algumas apostas precoces com bases nas estreias nos Festivais que já aconteceram, e não é só para os melhores filmes.

Vem connosco conhecer os protagonistas que neste ano poderão estar na corrida aos Óscares em nomeação dupla por longas-metragens completamente diferentes, mas que enaltecem o quão talentosos são para a representação.

[/tps_header]

ADAM DRIVER

O Último Duelo
Adam Driver em “O Último Duelo” | © NOS Audiovisuais

Potenciais nomeações:O Último Duelo” e “Annette” e “House of Gucci

Num ano que se revelou bastante produtivo em termos de projecto (pelo menos a nível de estreias), Adam Driver tem no seu percurso três filmes que o colocam na mira dos críticos. De histórias reais, até a um musical, o actor americano poderá ser distinguido por trabalhos todos eles bastante diferentes entre si. Em qualquer um dos casos, acredita-se que a nomeação por qualquer projecto seria na categoria de Melhor Actor Principal.

Fun fact: Adam Driver já foi nomeado por duas vezes aos Óscares: Melhor Actor, “Marriage Story” e Melhor Actor Secundário, “BlacKkKlansman



ANDREW GARFIELD

Tick tick BOOM Netflix
Andrew Garfield em “Tick, Tick… Boom!” | © Macall Polay/NETFLIX

Potenciais nomeações:Tick, Tick… Boom!” e “The Eyes of Tammy Faye

Num espectro totalmente diferente do género de filme que o levou pela primeira vez aos prémios da Academia, Andrew Garfield está a conquistar o público com o seu novo projecto musical, onde interpreta o compositor de Rent, Jonathan Larson. A seu favor tem que é um filme musical, podendo entrar na corrida por se diferenciar dos restantes. Por outro lado, tem também a hipótese na categoria de Melhor Actor Secundário, pela história real de “The Eyes of Tammy Faye”, onde interpreta o marido da protagonista.

Fun fact: Andrew Garfield já foi nomeado uma vez aos Óscares, para Melhor Actor, “Hacksaw Ridge



BENICIO DEL TORO

The French Dispatch
Benicio Del Toro em “The French Dispatch”| © NOS Audiovisuais

Potenciais nomeações:The French Dispatch” e “No Sudden Move”

Sempre com papéis enigmáticos, o actor poderá obter duas nomeações em ambas as categorias de representação. A sua personagem de gangster Ronald Russo poderá levá-lo à categoria principal, mas a sua participação no 10º filme de Wes Anderson está a colocá-lo na fila para os nomeados de Melhor Actor Secundário.

Fun fact: Benicio Del Toro já foi nomeado por duas vezes aos Óscares, ambas para Melhor Actor Secundário, “Traffic” e “23 Grams”. Venceu em 2001 por “Traffic”




BRADLEY COOPER

Óscares 2022 Bradley Cooper
Bradley Cooper em “Nightmare Alley” | © NOS Audiovisuais

Potenciais nomeações:Nightmare Alley” e “Licorice Pizza”

Com possibilidade de entrar nas duas categorias de representação, Bradley Cooper tem em mãos um thriller psicológico mas também um papel mais virado para a realidade; no novo filme de Guillermo del Toro, Cooper coloca-se na corrida ao Melhor Actor mas por “Licorice Pizza, o novo projecto de Paul Thomas Anderson, está nos candidatos a Melhor Actor Secundário.

Fun fact: Bradley Cooper já foi nomeado por oito vezes aos Óscares, mas apenas quatro nas categorias de representação: Melhor Actor Principal por “Guia para um Final Feliz“, “American Sniper”, e “Assim Nasce Uma Estrela” e Melhor Actor Secundário por “Golpada Americana



COLMAN DOMINGO

Óscares Colman Domingo
Colman Domingo, “Candyman” | © NOS Audiovisuais

Potenciais nomeações:Candyman” e “Zola”

O seu talento já anda a ser reconhecido, ainda que seja nos palcos da Broadway via nomeação aos Tony Awards, mas Colman Domingo começa a emergir também nos grandes ecrãs. A 10dupla nomeação é uma hipótese remota, dado que “Zola” estreou já muito tarde em 2020 mas, havendo essa possibilidade, é certamente um dos projectos que eleva o seu talento. Por outro lado, há que não esquecer o seu trabalho em “Candyman”, que ajudou a enaltecer a performance de Yahya Abdul-Mateen II.

Fun fact: Colman Domingo nunca foi nomeado aos Óscares da Academia



FRANCES MCDORMAND

Denzel Washington
Frances McDormand em “The Tragedy of Macbeth” | © Apple TV

Potenciais nomeações:The French Dispatch” e “The Tragedy of Macbeth

Não é estranha aos Óscares, foi uma das estrelas da cerimónia passada, e este ano poderá voltar a figurar na lista de nomeações. É a única actriz que figura nesta nossa lista, ainda que as duas nomeações não sejam garantidas (é no entanto a que se coloca na iminência de o garantir). Se por um lado “The Tragedy of Macbeth” parece ser um tiro certeiro, ao trabalhar ao lado de Denzel Washington e Joel Coen, a dúvida permanece se “The French Dispatch” será suficiente para uma nomeação enquanto Melhor Actriz Secundária.

Fun fact: Frances McDormand já foi nomeada por sete vezes aos Óscares, seis das quais nas categorias de representação: Melhor Actriz por “Fargo”, “Três Cartazes à Beira da Estrada” e “Nomadland“, e Melhor Actriz Secundária por “Mississippi Burning”, “Almost Famous”, “North Country”. Venceu todas as nomeações para Melhor Actriz Principal.




OSCAR ISAAC

Duna
Josh Brolin e Oscar Isaac em “Dune” (2021) © Cinemundo

Potenciais nomeações:Dune” e “The Card Counter

Tem se destacado no último ano e tem sido um dos mais requisitados. Tendo sido o protagonista de “Scenes from a Marriage”, uma mini-série HBO, Oscar Isaac também conquistou nos cinemas com um dos grandes blockbusters do ano, “Dune”. No entanto, é “The Card Counter” (ainda por estrear em Portugal – será em novembro) que o está a colocar mais na linha da frente, ao interpretar um jogador envolvido num esquema de vingança. Por “Dune”, apesar de não ser o protagonista, está no grupo de possíveis actores a chegarem à categoria secundária de representação.

Fun fact: Oscar Isaac nunca foi nomeado aos Óscares da Academia



RICHARD JENKINS

A Forma da Água
Richard Jenkins já foi nomeado aos Óscares por “A Forma da Água” | © NOS Audiovisuais

Potenciais nomeações:Nightmare Alley” e “The Humans”

Passa muitas vezes despercebido, mas é um actor que se tem vindo a destacar e que dá sempre o seu melhor nos diversos projectos. Neste ano de 2021, com os dois projectos acima mencionados, Richard Jenkins posiciona-se nas duas categorias de representação masculina; em “Nightmare Alley”, com possibilidade de estar em disputa com o seu co-protagonista Willem Dafoe em termos de papéis secundários, e em “The Humans”, a adaptação da peça da Broadway, está na corrida para Melhor Actor Principal.

Fun fact: Richard Jenkins já foi nomeado por duas vezes aos Óscares para Melhor Actor Principal por “The Visitor” e Melhor Actor Secundário por “The Shape of Water”




TIMOTHÉE CHALAMET

dune duna critica
Timothée Chalamet em “Dune” | © Cinemundo

Potenciais nomeações: “The French Dispatch” e “Dune

Um dos “meninos bonitos” de Hollywood, Timothée Chalamet tem-se tornado um dos grandes nomes da indústria da sétima arte. Com vários projectos novos em andamento, juntou-se ao mundo de Wes Anderson, de onde poderá arrecadar uma nomeação para Melhor Actor Secundário por “The French Dispatch”. No entanto, é o seu papel enquanto protagonista de “Dune” que o colocou nas bocas do mundo neste ano de 2021 (não é uma nomeação certa, mas a acontecer dupla nomeação, é por estes dois trabalhos).

Fun fact: Timothée Chalamet já foi nomeado uma vez aos Óscares, para Melhor Actor Principal por “Chama-me Pelo Teu Nome



WILLEM DAFOE

Willem Dafoe Óscares 2022
Willem Dafoe em “Nightmare Alley” | © NOS Audiovisuais

Potenciais nomeações: “Nightmare Alley” e “The Card Counter

Ambos os filmes ainda estão por estrear em Portugal, mas do que se avizinha pelos festivais, Willem Dafoe está na luta por uma nomeação da Academia (ou duas neste caso). Em qualquer um dos casos, seria um caso para a categoria de Melhor Actor Secundário.

Fun fact: Willem Dafoe já foi nomeado por quatro vezes aos Óscares; para Melhor Actor Principal por “At Eternity’s Gate“, e Melhor Actor Secundário por “Platoon”, “Shadow of the Vampire” e “The Florida Project”

[tps_footer]

Na tua opinião, a Academia vai apostar nos mesmos talentos ou vai diversificar os nomeados e vencedores?

Lê Também:   História dos Óscares | Nomeações e prémios póstumos

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *