Sem Oppenheimer na corrida, quem irá vencer o Óscar de Melhores Efeitos Visuais?
Depois de “Oppenheimer” ter ficado de fora da corrida, a categoria de Efeitos Visuais virou uma das mais incertas da noite dos Óscares.
A 96ª cerimónia dos Óscares acontece já no Domingo, dia 10 de março, pelas 23h00 em Portugal Continental e contará com Jimmy Kimmel na apresentação pela quarta vez. Será uma noite que se antecipa previsível e em que o nome de “Oppenheimer” vai ser muito ouvido.
Com várias corridas praticamente fechadas, é interessante olhar para as poucas onde ainda parece haver alguma margem para surpresas.
Depois de olharmos para o que se passa em Melhor Atriz e Melhor Filme de Animação, chegou a hora de perceber o que é que vai acontecer com Melhores Efeitos Visuais.
Para um espectador menos atento, a categoria de Efeitos Visuais parece uma das mais fáceis da noite, mais um Óscar para “Oppenheimer”. Porém, numa das maiores reviravoltas dos últimos anos, a Academia não considerou o filme de Christopher Nolan entre os seus 15 finalistas. Por norma, o vencedor nesta categoria costuma estar relacionado com a categoria principal. Ou seja, se há um nomeado mais prestigioso, ele tende a vencer. Mesmo quando o seu nível de trabalho não é tão impressionante ou óbvio assim, como ocorreu com “1917“.
Sem “Oppenheimer” na corrida, o foco virou-se para “Pobres Criaturas”, que acabou mesmo por vencer o BAFTA. Todavia, o inesperado voltou a acontecer com o filme protagonizado por Emma Stone a ficar de fora da lista. No final de contas, os Óscares escolheram então reconhecer: “Napoleão”, “O Criador”, “Guardiões da Galáxia Vol.3”, “Missão: Impossível: Ajuste de Contas” e “Godzilla Minus One”.
Nesta lista, não há aquele candidato com maior prestígio, porém “Napoleão” tem três nomeações do seu lado e é o mais próximo da ideia de Melhor Filme. No entanto, o filme de Ridley Scott falhou em conseguir qualquer vitória nesta área, inclusive perdendo a sua categoria no Visual Effects Society para “Nyad”.
Supondo que os filmes do Universo Cinematográfico da Marvel vão continuar a não conseguir vencer nesta categoria e que não há um argumento forte que justifique uma vitória de “Missão Impossível”, resta-nos olhar para “O Criador” e “Godzilla Minus One”.
“O Criador” venceu, como já era esperado, junto do VES e apresenta realmente um dos trabalhos visuais mais impressionantes do ano. Porém, não foi muito bem recebido e só conseguiu 100 milhões de dólares na bilheteira, o que pode indicar que não foi assim tão visto. Do outro lado, temos então o grande sucesso “Godzilla Minus One” que ainda não materializou a sua paixão em nenhuma vitória.
Todavia, em categorias tão disputadas, a paixão normalmente faz a diferença e este é o único sítio onde os votantes podem reconhecer este grande fenómeno. A aposta segura aqui seria mesmo “O Criador”, ainda que com bastantes contras, no entanto, desta vez vou apostar que “Godzilla Minus One” vai surpreender e conseguir esta vitória nos Óscares 2024.
TRAILER | GODZILLE NA CORRIDA AOS ÓSCARES
E para ti, quem é que vai ganhar a categoria de Melhores Efeitos Visuais?